Escoramento Metálico【2024】– O que é | Preços | Vantagens

O escoramento metálico é uma das opções para quem está construindo, e pode ser uma possibilidade para substituir o tradicional escoramento feito com madeiras.

Se você tem dúvidas sobre essa modalidade que vem se tornando frequente nos projetos construtivos, no post trouxemos tudo o que você precisa saber sobre escoramento metálico para tomar a decisão de escolha sobre esse tipo de estrutura.

 

O que é escoramento metálico?

O escoramento é um tipo de estrutura responsável por sustentar cargas e transportá-las ao solo temporariamente.

Um exemplo de escoramento é a utilização de estruturas que apoiam a laje durante a concretagem e o período de cura, funcionando como apoio provisório para sustentar a estrutura de uma edificação.

Assim, o escoramento pode ser utilizado como apoio provisório, e a disposição das escoras de forma planejada pode sustentar cargas maiores durante processo de obra.

Como proposta para fazer o escoramento, há as estruturas metálicas que podem ser empregadas para o suporte de cargas temporárias.

1 escoramento metalico Fokintec

Via: Fokintec

As estruturas metálicas são suportes feitos de material metálico de alta resistência, suportando cargas mais pesadas e com a vantagem da ótima resistência.

Assim, esse tipo de estrutura é uma opção feita em metal e que apresenta diversas vantagens em relação ao tradicional modelo de madeira.

2 o que e escoramento metalico Alavanca

Via: Alavanca

Principais vantagens

O escoramento metálico possui diversas vantagens em relação ao escoramento de madeira, e para exemplificar os pontos positivos desse tipo de sustentação, trouxemos as principais vantagens de utilizar a estrutura metálica na edificação.

  • Resistência: a resistência da estrutura de metal é um grande diferencial, já que a durabilidade é superior ao escoramento de madeira; sendo mais resistente em relação a mudanças de temperatura e também a exposição à umidade.
3 vantagens do escoramento metalico Andaimes Modular

Via: Andaimes Modular

  • Reutilização: a estrutura metálica tem como grande diferencial o fato de poder ser reutilizada em diversas propostas. A reutilização do item pode ser feita em uma mesma obra para execução de outros pavimentos ou em outras obras.
4 pontos positivos do escoramento metalico Grupo Teixeira

Via: Grupo Teixeira

  • Tempo: o uso do escoramento metálico pode ser menor em relação em comparação ao escoramento feito de madeira, já que o processo de montagem e desmontagem das estruturas metálicas é mais rápida e pode agilizar a obra.
5 vantagens de usar escoramento metalico Solucoes Industriais

Via: Soluções Industriais

  • Versatilidade: as estruturas metálicas são adaptáveis e podem ser utilizadas em diferentes projetos, já que essas estruturas possuem regulagens para diferentes espaços e alturas, garantindo versatilidade no uso desse tipo de escoramento.

Cuidados ao utilizar escoramento metálico

O uso das estruturas metálicas traz diversas vantagens, mas é necessário seguir algumas recomendações e cuidados para que haja sucesso e segurança durante o uso desse tipo de suporte para cargas.

  • Verificação: ao receber as estruturas metálicas no canteiro de obras, é necessário verificar se a quantidade está de acordo com a recomendação para o suporte de cargas, e verificar se os metais não apresentam qualquer tipo de trinca, corrosão ou acúmulo de concreto, fatores que podem tornar o escoramento irregular para o uso.
6 cuidados com escoramento metalico Lajes Real

Via: Lajes Real

  • Escoramento: as estruturas metálicas não devem ficar apoiadas diretamente no solo não pavimentado, e a recomendação é de utilizar apoios na base das vigas utilizando pequenos pedaços de madeira, o que evita o contato do metal diretamente com o solo sem resistência.
7 dicas para escoramento metalico Neo Formas

Via: Neo Formas

  • Espaçamento: a disposição das escoras deve ser feita de modo que suporte a carga de acordo com o cálculo feito previamente, além garantir que haja espaços para minimizar a obstrução de acessos e facilitar o fluxo dos operários.
8 cuidados e dicas de escoramento metalico Metroform

Via: Metroform

Quanto custa em média? #preço

Ao contrário do escoramento feito com madeiras em que é necessário a aquisição do material, a utilização de estruturas metálicas permite o aluguel desse tipo de escoramento, que pode reduzir custos e evitar desperdício de materiais.

O preço das escoras metálicas pode variar de acordo com quantidade necessária para sustentação temporária, e isso deve ser calculado por um profissional que tenha conhecimento na área.

O valor também varia de acordo com o prazo de locação, e algumas empresas oferecem condições melhores para locações mais longas.

Para ter uma média de custo de locação de escoramento metálico, a média de preço praticados para cada escora costuma variar de R$ 6 a R$ 10.

 

Agora que você já sabe tudo sobre esse tipo de escoramento, já pode conversar com o profissional responsável pela obra para tomar a decisão se essa é a melhor opção para o seu projeto.

Você pode gostar...