Madeirite – Tipos, preços e vantagens! •【GUIA COMPLETO】

É bem provável que você já tenha ouvido falar em madeirite, mas será que você sabe ao certo o que é esse material, suas vantagens, tipos e até mesmo as variadas aplicações e usos?

Se você tem essas e outras dúvidas sobre madeirite, no post de respondemos a essas dúvidas e ainda reunimos dicas para adotar o material do tipo ideal em cada projeto.

madeirite

O que é madeirite?

O madeirite ou compensado, como também pode ser chamado, é uma espécie de placa feita com madeiras modificadas que são sobrepostas em número ímpar, formando o um tipo de chapa com diferentes usos e mais barata que placas de madeira tradicional.

o que e madeirite e compensado

A placas são feitas com camadas sobrepostas de madeira modificada

Aplicações e usos do compensado

As placas de madeirite podem ser utilizadas para diferentes fins, e algumas aplicações mais comuns para adotar compensado como parte do projeto são:

  • formas para lajes, vigas e pilares;
  • vedação provisória em obras;
  • desenvolvimento de móveis e objetos decorativos;
  • espécie de tapume para proteção de obra; uso que tem se tornado menos comum, uma vez que construtoras estão optando por telhas de alumínio, que podem ser reaproveitadas em diversos canteiros de obra.

usos e aplicacoes de madeirite

Principais vantagens do material

A escolha frequente por utilizar compensando em diversos projetos está relacionada às vantagens que esse material pode trazer, e algumas dessas vantagens são:

  • Versatilidade: A possibilidade de usar essas chapas de madeira modificadas em diferentes propostas é um dos pontos positivos, uma vez que as placas podem fazer parte desde projetos estruturais em construções civil, até mesmo como material para desenvolver peças de mobiliário e decoração.
  • Preço: A escolha por compensado pode ser uma alternativa com excelente custo-benefício, uma vez que essas chatas costumam ser mais baratas que muitos tipos de madeira.
  • Reutilização: Além de ser um material versátil para diferentes projetos, outra vantagem é a possibilidade de reutilização das placas, que podem ser utilizadas em diferentes projetos e trazendo a vantagem da sustentabilidade, uma vez que é possível dar um novo uso a placas que já fizeram parte de um projeto.

Quanto custa em média? #preço

O preço das placas de compensado pode variar bastante de acordo com o tipo e a espessura do madeirite. Sendo assim, os valores podem variar de R$ 10 a R$ 200,00 a chapa.

Tipos de madeirite e suas características

Madeirite Resinado

As placas de madeirite resinado são feitas a partir de madeira modificada prensadas por meio de cola branca, sendo uma opção mais simples de compensado.

Esse tipo de compensado tem como principal característica a coloração rosa, que aparece por conta de substâncias utilizadas para deixar a placa mais firme, uma vez que o material é menos resistente.

O compensado resinado não é resistente a umidade, o que pode torná-lo uma peça de uso único para formas em obras.

Essa opção é uma das versões mais baratas de compensado e costuma ter uso para projetos simples e rápidos em canteiros de obra e reformas.

o que e madeirite resinado

A presa do material usa cola branca

madeirite rosa resinado

A placa costuma ter coloração rosa

Madeirite Fenólico

Esse tipo de compensado tem aparência bastante parecida com o compensado resinado, uma vez que apresenta coloração rosada.

Nesse caso, o que diferencia a chapa de compensado fenólico da chapa de compensado resinado é uso do material utilizado na prensagem.

No madeirite fenólico, é utilizada cola fenólica entre as camadas de madeira modificada, enquanto a versão resinada usa cola branca na prensagem.

Uma das vantagens do compensado fenólico é o fato de que o uso de cola fenólica deixa o material mais resistente e sólido, sendo uma opção mais resistente a umidade, e podendo fazer parte de projetos em áreas úmidas.

É bastante comum ver o uso desse tipo de compensado em obras e até mesmo na construção de palcos temporários.

o que e madeirite fenolico

A cola fenólica é utilizada no processo de prensagem do material

tipo de compensado fenolico

Madeirite Plastificado

Considerado uma evolução entre os tipos de compensado, a chapa de madeirite plastificado é composta por um número ímpar de camadas sobrepostas e com prensagem feita com cola fenólica.

O que diferencia esse madeirite de outras opções é o fato de que nessa versão o material recebe aplicação de um polímero que plastifica a superfície da chapa, o que deixa o material impermeável, com acabamento liso e mais resistente.

Em geral, essa chapa costuma ter entre 5 e 13 lâminas sobrepostas, o que determina também a espessura da placa, sendo que as opções mais resistentes costumam ter no mínimo 7 lâminas.

O uso do compensado plastificado costuma ser adotado em formas de lajes e construções com concreto armado, sendo uma vantagem para reduzir a perda de água do concreto.

Outro ponto positivo é que o material tem vida útil mais longa e é uma boa opção para ser reutilizado em outros projetos.

madeirite plastificado

A superfície da chapa é lisa e resistente a umidade

tipo de compensado plastificado

As lâminas sobrepostas determinam a espessura da chapa

Madeirite Naval

Uma das variações entre os tipos de madeirite é a versão denominada de compensado naval, material feito através de prensagem com cola fenólica e que recebe imunização contra ataques de fungos e cupins.

Esse tipo de material recebe o nome de compensado naval por ser bastante utilizado em infraestruturas navais e ser resistente a água, podendo fazer parte de projetos em ambientes úmidos como cozinha, banheiro e lavanderia.

O compensado naval costuma ser uma escolha frequente dos projetos de marcenaria, sendo uma opção resistente para fazer móveis sob medida e com a vantagem de ser mais barato que muitas opções de MDF e madeira.

o que e madeirite naval

Esse tipo de placa é resistente a umidade

caracteristicas do compensado naval

Chapa OSB

A chapa OSB é uma sigla para o termo o termo Oriented Strand Board, que em tradução literal significa “painel de tiras de madeira orientada”.

Assim, essa chapa é composta por 3 camadas de tiras de madeira que são prensadas com com uma composição de resina fenólica, ureia, formol e melanina.

A chapa de OSB é feita com madeiras reflorestadas, como eucalipto, e a aparência dessas tiras de madeira sobrepostas dão uma estética única ao material, que pode ser usado em seu estilo natural para destacar o visual das tiras de madeira.

Este tipo de compensado costuma ser utilizado em canteiros de obra, como piso, forro, e até mesmo na confecção de móveis e peças decorativas.

o que e chapa de obs

A chapa é feita de tiras de madeira reflorestada

madeirite obs

Como reaproveitar o madeirite usado? #dicas

Um dos pontos positivos em relação ao compensado é a possibilidade de dar um novo uso a placas já utilizadas e a sobras do material.

Nesse caso, escolha pelas chapas que ainda estão em bom estado de conservação e aproveite para reutilizá-las em diferentes ideias como:

  • Quadros;
  • Mesas;
  • Móveis diversos;
  • Canteiros de horta e de flores;
  • Baús;
  • Objetos decorativos;
  • Bancos, entre outros.
ideias para reaproveitar madeirite

As chapas bem conservadas podem se transformam em móveis e objetos decorativos

como usar sobras de madeirite

Você já conhecia esse material e seus usos? Se você já escolheu esse tipo de placa para um projeto, conte-nos qual foi a aplicação que adotou e quais vantagens você vê ao escolher o material.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *