Madeirite – Tipos, preços e vantagens! •【GUIA COMPLETO】
É bem provável que você já tenha ouvido falar em madeirite, mas será que você sabe ao certo o que é esse material, suas vantagens, tipos e até mesmo as variadas aplicações e usos?
Se você tem essas e outras dúvidas sobre madeirite, no post de respondemos a essas dúvidas e ainda reunimos dicas para adotar o material do tipo ideal em cada projeto.
O que é madeirite?
O madeirite ou compensado, como também pode ser chamado, é uma espécie de placa feita com madeiras modificadas que são sobrepostas em número ímpar, formando o um tipo de chapa com diferentes usos e mais barata que placas de madeira tradicional.
Aplicações e usos do compensado
As placas de madeirite podem ser utilizadas para diferentes fins, e algumas aplicações mais comuns para adotar compensado como parte do projeto são:
- formas para lajes, vigas e pilares;
- vedação provisória em obras;
- desenvolvimento de móveis e objetos decorativos;
- espécie de tapume para proteção de obra; uso que tem se tornado menos comum, uma vez que construtoras estão optando por telhas de alumínio, que podem ser reaproveitadas em diversos canteiros de obra.
Principais vantagens do material
A escolha frequente por utilizar compensando em diversos projetos está relacionada às vantagens que esse material pode trazer, e algumas dessas vantagens são:
- Versatilidade: A possibilidade de usar essas chapas de madeira modificadas em diferentes propostas é um dos pontos positivos, uma vez que as placas podem fazer parte desde projetos estruturais em construções civil, até mesmo como material para desenvolver peças de mobiliário e decoração.
- Preço: A escolha por compensado pode ser uma alternativa com excelente custo-benefício, uma vez que essas chatas costumam ser mais baratas que muitos tipos de madeira.
- Reutilização: Além de ser um material versátil para diferentes projetos, outra vantagem é a possibilidade de reutilização das placas, que podem ser utilizadas em diferentes projetos e trazendo a vantagem da sustentabilidade, uma vez que é possível dar um novo uso a placas que já fizeram parte de um projeto.
Quanto custa em média? #preço
O preço das placas de compensado pode variar bastante de acordo com o tipo e a espessura do madeirite. Sendo assim, os valores podem variar de R$ 10 a R$ 200,00 a chapa.
Tipos de madeirite e suas características
Madeirite Resinado
As placas de madeirite resinado são feitas a partir de madeira modificada prensadas por meio de cola branca, sendo uma opção mais simples de compensado.
Esse tipo de compensado tem como principal característica a coloração rosa, que aparece por conta de substâncias utilizadas para deixar a placa mais firme, uma vez que o material é menos resistente.
O compensado resinado não é resistente a umidade, o que pode torná-lo uma peça de uso único para formas em obras.
Essa opção é uma das versões mais baratas de compensado e costuma ter uso para projetos simples e rápidos em canteiros de obra e reformas.
Madeirite Fenólico
Esse tipo de compensado tem aparência bastante parecida com o compensado resinado, uma vez que apresenta coloração rosada.
Nesse caso, o que diferencia a chapa de compensado fenólico da chapa de compensado resinado é uso do material utilizado na prensagem.
No madeirite fenólico, é utilizada cola fenólica entre as camadas de madeira modificada, enquanto a versão resinada usa cola branca na prensagem.
Uma das vantagens do compensado fenólico é o fato de que o uso de cola fenólica deixa o material mais resistente e sólido, sendo uma opção mais resistente a umidade, e podendo fazer parte de projetos em áreas úmidas.
É bastante comum ver o uso desse tipo de compensado em obras e até mesmo na construção de palcos temporários.
Madeirite Plastificado
Considerado uma evolução entre os tipos de compensado, a chapa de madeirite plastificado é composta por um número ímpar de camadas sobrepostas e com prensagem feita com cola fenólica.
O que diferencia esse madeirite de outras opções é o fato de que nessa versão o material recebe aplicação de um polímero que plastifica a superfície da chapa, o que deixa o material impermeável, com acabamento liso e mais resistente.
Em geral, essa chapa costuma ter entre 5 e 13 lâminas sobrepostas, o que determina também a espessura da placa, sendo que as opções mais resistentes costumam ter no mínimo 7 lâminas.
O uso do compensado plastificado costuma ser adotado em formas de lajes e construções com concreto armado, sendo uma vantagem para reduzir a perda de água do concreto.
Outro ponto positivo é que o material tem vida útil mais longa e é uma boa opção para ser reutilizado em outros projetos.
Madeirite Naval
Uma das variações entre os tipos de madeirite é a versão denominada de compensado naval, material feito através de prensagem com cola fenólica e que recebe imunização contra ataques de fungos e cupins.
Esse tipo de material recebe o nome de compensado naval por ser bastante utilizado em infraestruturas navais e ser resistente a água, podendo fazer parte de projetos em ambientes úmidos como cozinha, banheiro e lavanderia.
O compensado naval costuma ser uma escolha frequente dos projetos de marcenaria, sendo uma opção resistente para fazer móveis sob medida e com a vantagem de ser mais barato que muitas opções de MDF e madeira.
Chapa OSB
A chapa OSB é uma sigla para o termo o termo Oriented Strand Board, que em tradução literal significa “painel de tiras de madeira orientada”.
Assim, essa chapa é composta por 3 camadas de tiras de madeira que são prensadas com com uma composição de resina fenólica, ureia, formol e melanina.
A chapa de OSB é feita com madeiras reflorestadas, como eucalipto, e a aparência dessas tiras de madeira sobrepostas dão uma estética única ao material, que pode ser usado em seu estilo natural para destacar o visual das tiras de madeira.
Este tipo de compensado costuma ser utilizado em canteiros de obra, como piso, forro, e até mesmo na confecção de móveis e peças decorativas.
Como reaproveitar o madeirite usado? #dicas
Um dos pontos positivos em relação ao compensado é a possibilidade de dar um novo uso a placas já utilizadas e a sobras do material.
Nesse caso, escolha pelas chapas que ainda estão em bom estado de conservação e aproveite para reutilizá-las em diferentes ideias como:
- Quadros;
- Mesas;
- Móveis diversos;
- Canteiros de horta e de flores;
- Baús;
- Objetos decorativos;
- Bancos, entre outros.
Você já conhecia esse material e seus usos? Se você já escolheu esse tipo de placa para um projeto, conte-nos qual foi a aplicação que adotou e quais vantagens você vê ao escolher o material.