CUBA ESCULPIDA: o que é, modelos e materiais!

Se você já ouviu falar em cuba esculpida, mas ainda tem dúvidas sobre o que é, modelos e até as variações desse tipo de acabamento; hoje o post é feito para dar uma ajudinha a entender melhor deste modelo.

 

O que é cuba esculpida?

A denominação esculpida, não é única para este tipo de acabamento e o modelo ainda pode ser chamado de escavado, moldado ou oculto.

No geral, a variação de nomes é não altera em nada, já que o modelo de cuba para banheiro nada mais é que escultura da cuba na própria pedra da bancada e tem como efeito principal esconder o escoamento da água e o ralo.

 

Modelos de cubas escavadas

  • Com rampa

Essa versão costuma a ser a mais tradicional quando o assunto é o cuba escavada. A pedra esculpida é posicionada como uma rampa, permitindo uma queda na direção em que água vai escorrer pela pequena fresta.

A vantagem desse modelo é design super moderno, mas em contrapartida pode ser mais difícil de limpar a parte da frestinha de escoamento.

Ao optar por esse modelo, é ideal escolher uma opção de torneira e posicionamento que não vá em direção a parte mais elevada da rampa, a fim de evitar respingos por toda a bancada.

modelos de cuba escavada com rampa

cuba oculta

Aqui a direção da rampa e lateral

rampa dupla

  • Com fundo reto

Neste modelo, o fundo da cuba é reto e o escoamento da água acontece pelas frestas laterais. As vantagens desse modelo são que a sua pia normal pode ser adaptada para receber a pedra posicionada sobre, e é possível fazer a pedra removível para facilitar a limpeza da cuba, inclusive facilita o desentupimento do ralo.

fundo reto

A bancada pequena tem itens decorativos menores

fundo reto com pedra removível

Materiais

Mármore

            Os tipos de mármore variam bastante e essa é uma grande vantagem no momento de escolher a pedra para esculpir, já que a ampla gama permite decidir o estilo que mais combina com seu banheiro. A dica para esse tipo de pedra, é escolher versões menos porosas, já que tendem a absorver menos água.

 

lavabo decorado

Na parede, arandelas dão um toque sofisticado a iluminação

Para o lavabo, a escolha da bancada e pia foi pelo mármore carrara que tem coloração mais clara e é ideal para quem está em busca de um acabamento de tonalidade suave.

mármore travertino

Com tonalidade creme, a cuba oculta foi feita a partir de mármore travertino, de modo a combinar com a parede com revestimento de madeira e dar um toque sofisticado ao ambiente.

mármore carrara

As torneiras mais baixas evitam respingos

Para o banheiro do casal, a ideia se estendeu para um pia dupla com fundo reto e acabamento feito com mármore carrara, onde as veias em tonalidade de cinza se espalham pela bancada.

 

Mais foto

s 

mármore branco sivec

banheiros com cuba de mármore escavado

 

Granito

            Uma das pedras naturais mais conhecidas, os tipos e cores de granito são bem variados e seu custo mais baixo costuma ser um grande atrativo. Além de ter o preço atrativo, esse tipo de pedra ainda é queiridinho para bancadas e pias por conta da sua alta resistência e baixa absorção de água. 

bancada de granito preto

Vasos decorativos enfeitam a bancada

Neste projeto o granito preto é o ponto de destaque para o ambiente, já que a cor mais escura destaca-se diante da decor com predominância de branco. A vantagem da coloração é que é mais resistente a manchas.

granito preto banheiro

            Mais uma vez a coloração preta foi a escolha para a bancada do banheiro, e a clássica combinação com branco foi ideal para dar destaque ao ambiente.

 

Mais fotos

bancada de granito bege

O armário abaixo da bancada é ideal para deixar os itens do banheiro

banheiro com revestimento cimentício

banheiro preto e branco

Pastilhas revestem a parede

Porcelanato

            O material tem se tornado tendência entre os projetos arquitetônicos. E a bancada de porcelanato torna-se cada vez mais comum por conta da variedade de cores que o material apresenta. Apesar de poder ser feita com piso, o mais adequado é usar a pedra inteiriça e principalmente quando o assunto é para esculpir cubas. O resultado é lindo por conta do acabamento com brilho, mas o preço ainda não é um de seus atrativos, já que é um tanto salgado e pode se equiparar a um mármore.

bancada de porcelanato

Com uma bancada bem mais compacta, a pedra tem coloração cinza e acabamento sem brilho. O resultado é super charmoso para o banheiro e combina com as peças prateadas que foram instaladas e que decoram a bancada.

porcelanato amadeirado

Peças decorativas brancas se destacam no efeito de madeira

Para este projeto, a proposta foi pelo porcelanato amadeirado, de modo que o resultado final se assemelha a uma bancada de madeira e dá um toque único ao ambiente.

 

Mais fotos

decoração lavabo

lavabo pequeno

O porcelanato do chão se assemelha ao da bancada

modelos de bancada de porcelanato

Madeira

            O material nobre é uma nova tendência entre os projetos, e apesar de não ser compatível com água, é possível escolher por modelos tratados e envernizados (com frequência e material próprio para áreas molhadas). A escolha pelo tipo de cor e acabamento pode influenciar no estilo da decor, variando do sofisticado ao rústico.

decoração rústica banheiro

Troncos de madeira servem de suporte para o vasinho de planta

A decoração rústica do banheiro é a grande característica do ambiente. E para dar ainda mais enfoque a esse estilo, a proposta foi por utilizar uma bancada com cuba escavada em madeira clara e estilo tronco.

parede marsala

Com um estilo mais marcante, a parede em uma tonalidade mais fechada foi combinada a uma bancada de madeira mais clara para dar suavidade e equilíbrio ao ambiente.

 

Mais fotos 

parede cinza lavabo

O forro de gesso dá traços modernos ao ambiente

papel de parede lavabo

banheiro com jardim

O jardim dá um toque mais delicado ao banheiro

Pedras industrializadas

Nanoglass e marmoglass

            Ambas são pedras produzidas artificialmente, e com brilho. A vantagem desse tipo de material é o brilho, e a diferença entre ambos é que o nanoglass tem acabamento mais liso, enquanto o marmoglass tem pequenas bolhinhas de ar que deixam a peça mais porosa.

decoração com planta no banheiro

Se a ideia é ter um acabamento de branco puro, a melhor escolha é pelo nanoglass, como este projeto, em que o banheiro foi todo decorado em branco e deu suavidade e leveza para o ambiente.

lavabo decorado com papel de parede

A faixa de espelho se estende por todas as paredes do ambiente

Para o lavabo a escolha foi por utilizar marmoglass na bancada e cuba. A cor branca é um pouco menos intensa que a versão nano, mas nota-se pelo projeto que isso é quase imperceptível.

 

Silestone

            A opção industrializada é uma ótima escolha para quem quer um projeto com cor, já que a pedra silestone tem uma ampla gama de cores. O efeito em bancadas é super bacana e sua baixa absorção de água é um dos atrativos. O que ainda não torna a pedra como queridinha, é o preço mais elevado.

silestone colorido 

Neste projeto, a ideia era ter um ponto de destaque e para isso o silestone de cor laranja foi a escolha. Para manter a harmonia com o restante da decor, a escolha foi por complementar o ambiente com tons de marrom e branco.

silestone cinza

Lanternas decorativas enfeitam o espaço abaixo da bancada

A cor também pode aparecer de maneira discreta, como neste projeto em que a pedra cinza compõe ao ambiente e dá um toque moderno ao banheiro, sem ter um tom muito chamativo e de grande destaque.

 

Mais fotos

silestone branco

lavabo moderno

Pequenos vasos com suculentas decoram o nicho

cores de silestone

 

Agora que você já sabe tudo sobre cuba esculpida é só escolher o modelo e tipo de material que mais se adequa ao seu projeto e bolso ($$$) e dar um toque mais moderno ao banheiro ou lavabo.

 

Você pode gostar...