Como fazer muda de maracujá? •【PASSO A PASSO】

O maracujá é uma fruta bastante conhecida no Brasil e usada em receitas de pratos doces e salgados, sucos, e até mesmo na indústria cosmética, mas você sabe como fazer muda de maracujá?

Apesar de ser uma fruta bastante popular, as mudas de maracujá não costumam ser feitas com frequência, mas o processo para fazer mudas e o plantio dessa fruta é simples, e no post de ensinamos o passo a passo para você ter mudinhas e cultivar maracujá até mesmo em casa.

como fazer muda de maracuja

Dicas para plantio de maracujá

Se você vem planejando criar muda de maracujá, é preciso saber os cuidados com o cultivo dessa fruta, garantindo que a planta trepadeira tenha um lugar apropriado e os cuidados necessários para o seu desenvolvimento.

Clima

O maracujá é uma planta que gosta de calor, por isso, é recomendado que o cultivo da espécie seja feito em locais que as temperaturas fiquem acima de 20°C, sendo o ideal 25 °C.

A planta não é indicada para locais de baixas temperaturas e pode sofrer em períodos de geadas.

Luminosidade

A planta considerada de clima tropical gosta de sol, assim, o cultivo deve ser feito em local com luminosidade natural direta, ou seja, em sol pleno.

O maracujazeiro deve ser mantido sob sol direto e deve-se evitar o cultivo em locais sombreados.

dicas para plantio de maracuja

O cultivo deve ser feito sob sol pleno

Rega

A irrigação da planta deve ser feita apenas quando o solo estiver seco, tendo cuidado para não exagerar na quantidade de água e não deixar a terra com umidade excessiva, o que pode ser prejudicial para o desenvolvimento do maracujá.

Adubação

O maracujazeiro se desenvolve em solo bem adubado, e a fertilização com adubo orgânico pode fazer parte dos cuidados com a espécie, garantindo os nutrientes necessários para o desenvolvimento da planta.

Poda

A poda da planta deve ser feita antes do momento da floração, e nunca depois desse período.

Durante a poda, é preciso remover algumas partes de baixo da planta, garantindo que toda a espécie receba luminosidade do sol.

Como fazer muda de maracujá? – Passo a passo

As mudas de maracujá podem ser criadas de 2 maneiras:

  • através de sementes;
  • por estacas.
dicas para plantar maracuja

As mudinhas podem ser feitas através de sementes

plantio de maracuja por estaquia

A estaquia é uma possibilidade para desenvolver mudas

E se você tem dúvidas de qual o melhor método para desenvolver as mudinhas, trouxemos um passo a passo ensinando como fazer cada um dos métodos, assim, você pode decidir qual das opções é melhor para você.

Como fazer mudas com sementes

Para fazer muda de maracujá através de sementes, a primeira dica é escolher um fruto que esteja agradável e saboroso, garantindo mudinhas que deem frutos também saborosos.

como fazer muda com semente de maracuja

A fruta escolhida deve ser madura

  • Retire as sementes frescas do maracujá maduro;
  • Lave bem as sementes em água corrente e deixe-as secar por alguns dias;
  • Em um pequeno pote ou sementeira, coloque substrato e enterre as sementes do maracujá;
  • Cubra as sementes enterradas com o substrato e depois borrife água para manter a terra úmida, regue novamente quando a terra secar;
  • O processo de germinação dura entre 15 a 20 dias, quando as sementinhas começam a brotar;
  • Quando as mudas estiverem com 20 a 25 cm de comprimento, é possível transplantá-las para outro lugar para o desenvolvimento do maracujá.

passo a passo de muda de maracuja por semente

Como fazer mudas a partir de estacas

O processo de estaquia é outra possibilidade para fazer muda de maracujá, e nesse caso as mudinhas são feitas a partir de um pedaço de galho de uma planta adulta.

  • Para fazer mudas a partir de estacas, escolha uma planta madura e saudável, e dê preferência por uma planta jovem, uma vez que o desenvolvimento é mais ativo;
  • Procure por um pequeno enxerto da planta que contenha pelo menos 3 gomos e corte um pedaço do galho abaixo do terceiro gomo;
  • Plante o pequeno galho cortado em um vaso e coloque um tutor para auxiliar o crescimento e desenvolvimento da plantinha;
  • Para que a estaca ganhe raízes, é preciso esperar cerca de 15 dias, e depois desse tempo é possível transplantar a muda para um lugar definitivo.
passo a passo para fazer muda de maracuja

O tutor ajuda no desenvolvimento da mudinha

plantio de maracuja

 

Agora que você já sabe como criar mudas e os cuidados com o cultivo dessa fruta, quem sabe não arranja um cantinho ou um vaso aí na sua casa para cultivar a fruta?!

Você pode gostar...