Como Montar uma Loja de Roupas + Dicas Incríveis!【2024】

Você já teve vontade de empreender e pensou em como montar uma loja de roupas? O negócio voltado para o ramo de vestuário pode ser uma ótima oportunidade para começar um novo negócio, atendendo uma demanda frequente.

Para aprender como montar uma loja de roupas e ter sucesso no negócio, trouxemos dicas para dar início ao seu negócio e ainda reunimos ideias de decoração para montar um espaço agradável para os clientes.

como montar loja de roupas

Como montar uma loja de roupas? #dicas

Planejamento

Para a abertura de qualquer negócio, é essencial um planejamento prévio e isso não é diferente no processo de como montar uma loja de roupas.

Para fazer o planejamento, é possível elaborar um plano de negócios, uma ferramenta que auxilia na estruturação do negócio, identificando os objetivos e maneiras de alcançá-los, e analisando a viabilidade do empreendimento.

O plano de negócios também pode ser importante para a tomada de decisões, ajudando a direcionar o seu negócio para o objetivo desejado.

Local

A escolha de um ponto comercial para montar a loja de roupas pode variar de acordo com o estilo do seu negócio e o seu público-alvo, podendo ser uma loja de rua, shopping ou uma loja de roupas em casa.

Para escolher o ponto comercial, é importante que a loja fique em um local de fácil acesso ao seu público-alvo e que tenha facilidade de estacionamento, uma comodidade aos clientes.

Para definir a localização da loja, é importante levar em consideração os concorrentes próximos, evitando a instalação com concorrentes diretos e muito próximos.

Estrutura e Investimento

Para montar a loja de roupas, é necessário pensar na estrutura da loja, garantindo espaços para área de estoque, exposição das peças e provadores.

O espaço também pode contar com uma decoração agradável que combine com o estilo da loja e que fique aconchegante para atrair o público.

O investimento para montar uma loja de roupas inclui a compra de itens fundamentais como expositores, prateleiras, estantes, araras, cabides, balcão e até mesmo acessórios voltados à decoração e conforto dos clientes, como poltronas e puffs para criar áreas de descanso.

Produtos

Para a abertura da loja é necessário definir o estilo do negócio, que pode ser focado em um nicho para atender um público específico.

Dessa maneira, é necessário analisar previamente o público-alvo, definido as preferências e ticket médio desse público.

Com o público já analisado, é possível definir uma área de atuação procurando produtos e fornecedores que tragam peças que tenham o estilo do público para garantir maior volume de venda.

Legalização

Para a abertura do negócio, é importante legalizar a loja, garantindo a emissão dos documentos e atendendo as exigências necessárias.

Alguns documentos necessários para iniciar o negócio são a emissão de CNPJ, alvará de funcionamento e alvará do corpo de bombeiros.

Para se certificar dos documentos exigidos no município, é importante consultar a prefeitura local para que o estabelecimento atue dentro das normas.

Colaboradores

Uma das últimas etapas para começar um negócio no ramo de vestuários é a contratação de colaboradores, que deve ser feita de acordo com a necessidade e tamanho da loja.

A equipe da loja deve receber cursos e treinamentos, visando aumentar as vendas e garantir um bom atendimento ao cliente, fidelizando a clientela.

Dicas de decoração de loja de roupas

Decoração de loja pequena de roupas

Para quem pensa em montar uma loja pequena de roupas, a dica é otimizar o espaço, garantindo maneiras de expor as roupas que sejam mais compactas e que aproveitem o espaço reduzido da melhor maneira.

A decoração da loja pequena pode ganhar cores e iluminação que valorizem o espaço, dando a sensação de amplitude através de elementos arquitetônicos.

1. Decoração de loja pequena com estilo industrial

loja de roupas pequena e com estilo industrial

2. Loja pequena decorada de maneira simples e criativa

decoracao de loja de roupas pequena e simples

3. Loja pequena decorada em tons de rosa e com detalhes em cimento queimado

decoracao de loja de roupas pequena e moderna

4. Decoração de loja pequena com estante e araras

decoracao industrial de loja pequena de roupas

5. Ideias para decorar lojas pequenas

ideias de decoracao de loja pequena de roupas

Decoração de loja de roupas femininas

Para quem pensa em atender um nicho específico, como vestuário feminino, a decoração pode seguir o estilo e a proposta da loja.

Dessa maneira, a decoração deve ser harmoniosa com o estilo do seu público-alvo e proposta do empreendimento.

A decoração da loja de roupas femininas pode seguir diferentes estilos desde propostas simples, clássicas, até mesmo estilos modernos e contemporâneos, e isso vai depender da proposta que você quer passar para o ambiente da sua loja.

6. Loja feminina decorada com cores claras

decoracao clean de loja de roupas femininas

7. Decoração de loja simples feminina

decoracao de loja simples de roupas femininas

8. Decoração com elementos modernos

decoracao moderna de loja de roupas femininas

9. Loja decorada com lustre e mesa de madeira maciça

loja de roupas femininas

10. Ideias para decorar lojas femininas

ideias de decoracao de loja de roupas femininas

Decoração de loja de roupas masculinas

A decoração da loja de roupas masculinas pode seguir diferentes estilos, dependendo da proposta da loja e do público-alvo.

Entre as variações de estilos para a decoração, é comum as propostas simples, modernas e as voltadas para uma pegada industrial, trazendo elementos como parede de tijolinhos, cimento queimado e metais.

O estilo da loja deve ficar em harmonia com os produtos, garantindo que tudo fique em equilíbrio e que a decoração não tire a atenção dos produtos à venda.

11. Loja de roupas masculinas com estilo industrial

decoracao industrial de loja de roupas masculinas

12. Decoração de loja masculina com parede de tijolinhos aparentes

decoracao de loja de roupas masculinas com estilo industrial

13. Loja masculina pequena com decoração moderna

decoracao moderna de loja de roupas masculinas

14. Decoração moderna de loja masculina em tons de cinza

decoracao de loja de roupas para homens

15. Ideias de decoração para lojas masculinas

ideias de decoracao de loja de roupas masculinas

Decoração de loja de roupas unissex

A loja de roupas voltadas ao público feminino e masculino é uma opção para quem quer um negócio que atenda um público maior, oferecendo peças variadas.

Esse tipo de loja costuma demandar de uma área maior para a exposição de todos os produtos e a decoração pode seguir diferentes estilos, lembrando da ideia de que o público é misto, por isso, vale apostar em tons neutros e que a decoração fique em harmonia com a proposta da loja.

16. Loja unissex decorada em tons neutros

loja de roupas unissex

17. Decoração de loja unissex com predominância de cores claras

como decorar loja de roupas unissex

18. Loja unissex com tons neutros e iluminação moderna

decoracao de loja de roupas

19. Decoração de loja unissex com tons neutros e elementos em madeira clara

loja unissex decorada

20. Loja unissex moderna com decoração em branco e preto

decoracao de loja de roupas unissex

Decoração de loja de roupas infantil

A loja de roupas voltada para o nicho infantil pode ser decorada de diferentes maneiras, e a ideia de incluir cores ou um estilo voltado a universo infantil é uma ótima opção para identificar facilmente o nicho do negócio.

Assim, uma cartela de cores pode ser definida para esse tipo de loja, seguindo a proposta de cores mais intensas ou tons pastel.

A ideia de criar um ambiente colorido e lúdico pode ser uma boa estratégia para o negócio e o ambiente pode contar com elementos para as crianças brincarem, uma vez que as crianças costumam acompanhar os responsáveis nesse tipo de loja.

21. Loja infantil com decoração colorida e alegre

decoracao colorida de loja de roupas infantis

22. Decoração de loja de roupas com móvel e provador em formato de casinha

decoracao de loja de roupas para criancas

23. Loja de roupas infantil decorada em tons pastel

decoracao em tons pastel de loja de roupas infantil

24. Decoração colorida para loja infantil

decoracao criativa e colorida de loja de roupas infantil

25. Ideias de decoração colorida para lojas de roupas para crianças

ideias de decoracao de loja de roupas infantil

Decoração de loja de roupas plus size

Para montar uma loja de público específico, uma das opções é um negócio voltado a atender o público plus size, e nesse sentido há uma infinidade de ideias para a decoração do espaço.

Como há muitas propostas para montar a loja plus size, a dica é levar em conta o público-alvo e estilo do negócio, garantindo que a decoração fique harmoniosa com a proposta do empreendimento.

26. Loja plus size com decoração em cores neutras e claras

decoracao de loja de roupas plus size

27. Decoração de loja plus size com estilo moderno

decoracao moderna de loja de roupas plus size

28. Loja plus size com expositores em metal

decoracao e organizacao de loja plus size

29. Decoração de loja plus size com lustre em destaque

decoracao de loja plus size de roupas femininas

30. Decoração simples de loja plus size

loja de roupas plus size

Decoração de loja de roupas fitness

A decoração da loja de roupas fitness pode seguir diferentes propostas, e a ideia é criar um ambiente que combine com o nicho do negócio, garantindo que o estilo das roupas fique em harmonia com o estilo da loja.

Para a decoração desse segmento de loja, vale apostar em diferentes estilos, desde versões mais simples de decoração, até decorações com elementos esportivos e modernos.

31. Decoração de loja com manequins para mostrar as peças

decoracao de loja grande de roupas fitness

32. Loja com elementos em estilo industrial

loja de roupas fitness

33. Decoração moderna com elementos pretos

decoracao moderna de loja de roupas fitness

34. Ideia para decorar loja de roupas fitness com araras para as peças sem expostas

loja de roupas para malhar

 

Agora que você já viu as dicas para iniciar nesse negócio, é hora de se planejar e garantir uma loja de sucesso!

Você pode gostar...