Orquídea azul – Como cuidar? + Fotos e inspirações belíssimas!

A orquídea azul é uma das mais belas variações dessa espécie tão popular. O cultivo de orquídeas em casa é muito comum, ornamentando a decoração de jardins e áreas internas.

Dentre tantos tipos, a versão azul chama atenção, pois é bastante rara e possui algumas características peculiares. Por isso, é interessante conhecer melhor, saber como adquirir, quais são os cuidados, preços + várias fotos surpreendentes.

Para inspirar você, preparamos este guia completo sobre orquídea azul. Leia e apaixone-se por essa versão magnífica. 

orquídea azul linda

Orquídea azul – um guia completo e esclarecedor para surpreender você!

Dentre tantas cores de orquídeas, a versão azulada é uma das que mais impressiona. De fato, trata-se de um modelo diferenciado, que não tem tanta disponibilidade quanto a orquídea branca ou rosa, por exemplo.

Toda essa raridade tem explicação: não existe orquídea azul natural, ou seja, as espécies que existem foram criadas em laboratório. Pois é. O processo é totalmente manipulado de forma química, na qual acontece a injeção de tinta azul em orquídeas brancas.

decoração com orquídea azul

Essa tinta, claro, não causa dano nenhum à planta, é atóxica e possui várias tonalidades, do azul mais claro ao escuro. Tudo isso é feito antes da germinação da semente, na qual a tinta é absorvida pela raiz. Além disso, a injeção pode ser realizada diretamente no caule, mas há insucesso em alguns casos.

Tal característica rende status à orquídea azul, por isso é desejada por muitas pessoas. A versão natural mais cotada é a Phalaenopsis, que varia de tom, aproximando até do roxo e do lilás, por exemplo. Cultivá-la em vasos é garantia de charme, elegância e bom gosto na decoração de qualquer ambiente.

Como cuidar de orquídea azul?

Os cuidados com a orquídea azul são os mesmos com qualquer espécie. Ao adquiri-la, você deve se atentar a alguns pontos para garantir a saúde e bem-estar da planta:

  • O melhor vaso – embora as orquídeas sejam vendidas em vasos de plástico, as melhores opções para o cultivo são os vasos de barro, pois evita que a terra fique encharcada após as regas. Além disso, o vaso deve ser trocado após o florescimento.
  • O replantio da muda é simples e você deve usar terra e substrato, além de fibra de coco para cobrir e uma vareta para dar sustentação à planta conforme o crescimento.
  • A orquídea azul não exige regas frequentes. Caso contrário, o excesso de água apodrece sua raiz. Por isso, é indicado regar de 2 a 3 vezes por semana, entre o início da manhã e o fim da tarde. Além disso, vale borrifar água nas folhas pelo menos uma vez ao dia.

vaso de orquídea azul

  • Você pode manter os vasos tanto na área externa quanto interna. A planta adora sol e exige boa iluminação, portanto vale colocá-los em jardins de inverno e próximos a janelas. Por outro lado, evite locais com alta ventilação.
  • Adubação – pode ser feita uma mistura de adubo com água para ser borrifada na planta. O adubo adubo NPK 10-30-20 é o mais indicado para um bom florescimento. A quantidade deve seguir as instruções do fabricante.

Caso as folhas da orquídea escureçam ou fiquem amareladas, é sinal do excesso de sol. Sendo assim, você deve colocar o vaso em outro local mais fresco. Já as folhas podem ser podadas com tesoura.

Se pragas atacarem a planta, como os pulgões, você pode removê-los apenas lavando as folhas com água e sabão de coco, que não danifica a orquídea – ao contrário, afasta esses bichos invasores.

O cuidado depende de observação diária da planta, assim há um pleno desenvolvimento e florescimento. Vale destacar que, por ser uma espécie manipulada, é impossível que as flores alcancem um tom azul puro. Portanto, não estranhe caso a cor seja clara ou parecida com tons de roxo, por exemplo.

orquídea azul

Quanto custa em média? #preço

Qual é o preço da orquídea azul? Por ser uma espécie rara, o valor oscila entre 300 e 350 reais, um valor elevado ainda mais em comparação com as versões tradicionais branca ou rosa – que custam entre 70 e 100 reais.

Você encontra vários modelos em orquidários e floriculturas. Além disso, há vários eventos relacionados à orquídeas que apresentam uma enorme variedade de espécies, como o Festival de Orquídeas, que acontece na cidade de Mogi das Cruzes, São Paulo, grande polo de produção dessas plantas.

orquídea azul modelos

Além de conhecer melhor sobre as orquídeas, ainda é possível comprar vários tipos com preços mais acessíveis. Geralmente, esses eventos contam com a participação e apoio de especialistas e orquidários.

Por outro lado, se você está com dificuldades em encontrar orquídea azul natural, uma alternativa é comprar flores artificiais. Muitas encantam pela beleza, possuem o tom de azul puro, valorizam a decoração do ambiente e não exigem cuidados. Além dessas vantagens, o preço é baixo e você encontra muitas variações.

Fotos e inspirações de orquídea azul

Que tal se inspirar com lindas fotos de orquídea azul? Veja algumas fotos de modelos naturais e artificiais na decoração de diversos cenários.

arranjo de Orquídea Azul

arranjo Orquídea Azul artificial

A orquídea vanda é uma das mais populares do mercado. Entretanto, não existe variação azul, pois não se adapta ao processo de manipulação de tinta.

como cuidar de Orquídea Azul

como cuidar de orquideas

como decorar com Orquídea Azul

foto de Orquídea Azul

fotos de Orquídea Azul

linda Orquídea Azul

Há quem faça e indique o uso de anilina, uma espécie de tinta, no caule das orquídeas brancas. Embora não seja garantido, é um processo que pode dar certo.

Lindo vaso de Orquídea Azul

lindo vaso de orquideas

modelos de Orquídea Azul

Orquídea Azul artificial

Orquídea Azul clara

A cor azul remete à harmonia, leveza e tranquilidade, perfeita para ornamentar a decoração de qualquer cômodo da casa.

Orquídea Azul como cuidar

Orquídea Azul como plantar

Orquídea Azul em casa

Orquídea Azul em vaso

A orquídea tem forte ligação com a cultura oriental. O Japão é um dos maiores produtores do mundo.

Orquídea Azul em vasos

Orquídea Azul fotos

Orquídea Azul na decor

Quer saber mais? Leia nosso guia completo sobre cuidados com orquídeas e o conteúdo com os tipos de orquídeas mais populares do mercado.

Orquídea Azul

plantação de Orquídea Azul


Enfim, esperamos que você tenha gostado de saber mais sobre a orquídea azul. Que tal renovar a decoração de sua casa e seu jardim com essa espécie? Siga as dicas, deixe um comentário e compartilhe o conteúdo. Boa sorte e até mais.

Você pode gostar...