Poltrona de Pallet – Como Fazer & 20 Modelos Incríveis para se inspirar!


A poltrona é um elemento fundamental da decoração, pois ajuda a incrementar e destacar o visual das salas de estar, dos quartos e do home office. A poltrona de pallet oferece todos os benefícios de uma poltrona convencional por um preço muito mais em conta, e o melhor de tudo é que você pode montá-la por conta própria em sua casa usando apenas alguns materiais simples.

Foto de uma poltrona de pallet com acolchoado no assento e no suporte para as costas.

A poltrona de pallet ajuda a promover maior conforto e ainda dá um toque mais sociável ao ambiente, aumentando a disposição dos lugares para as visitas e destacando o estilo decorativo do espaço.

Se você pretende fazer sua própria poltrona de pallet, deve decidir com antecedência qual modelo se adéqua melhor ao estilo de decoração que está buscando. Isso deve ser levado em conta porque existem diversas variações estéticas da poltrona de pallet; algumas seguem uma linha mais simples, sem utilização de pintura ou elementos complementares, já outras vão além do básico, adicionando itens secundários como porta-copos ou suporte para revistas.

No post de hoje apresentamos um tutorial simples de como construir sua própria poltrona de pallet e 20 modelos incríveis que você pode usar para se inspirar!

Montagem com quatro imagens diferentes de poltrona de pallet.

Fotos e Modelos de Poltrona de Pallet

A poltrona de pallet é uma ótima forma de decorar um ambiente ao mesmo tempo em que proporciona conforto. Se você pretende alcançar um toque mais rústico com a poltrona de pallet, basta valorizar a madeira deixando-a a mostra e combinar a poltrona com outros móveis de madeira, como o armário ou a bancada, por exemplo.

Existem diversas maneiras de usar a poltrona de pallet na decoração e vamos apresentá-las nos tópicos abaixo com dicas infalíveis!

Simples

Como o próprio nome sugere, a poltrona de pallet simples segue uma linha mais básica. Ela não demanda nenhum acabamento extremamente elaborado ou detalhes trabalhosos, basta apenas montar a estrutura da poltrona usando os pallets e fazer os ajustes necessários para que ela fique confortável.

Para aumentar o conforto e melhorar o visual, uma dica é o uso de almofadas e estofados na madeira, que podem ser pregados ou colados. O uso de verniz também costuma ser bastante útil por ajudar a proteger a poltrona e dar um upgrade em seu visual.

Poltrone de pallet com um suporte para jornal na lateral e acolchoado no assento e na parte de que dá suporte às costas. Poltrona de pallet simples com acolchoado no assento e na parte de que dá suporte às costas. Poltrona de pallet simples apernas com as madeiras sem nenhum tipo de revestimento. Poltrona de pallet simples com as laterais abertas sem nenhum tipo de revestimento. Poltrona de pallet simples em frente a uma parede de tijolos com duas almofadas. Foto de duas poltronas simples de pallet com um sofá de pallet entre elas.

Colorida

A poltrona de pallet colorida não é muito diferente dos modelos apresentados acima. A grande diferença é o uso das cores, alcançadas por meio da pintura na madeira. Antes de pintar a cadeira, no entanto, é importante qual tipo de tinta será utilizado, já que isso pode exercer grande influência no resultado final.

O estilo da pintura depende de sua criatividade e pode ser feito de muitas formas. Há quem prefira a utilização de apenas um tom, como o branco ou o vermelho; já outros optam pela utilização de várias cores na mesma poltrona. Essa escolha depende acima de tudo do tipo de decoração que você pretende alcançar, portanto faça uma pesquisa e observe modelos já prontos antes de partir para a pintura.

Poltrona de pallet com a parte do meio pintada de vermelho. Poltrona de pallet acolchoada com suporte para revista na parte oca do pallet nas laterais. Poltrona de pallet com suporte para revista na lateral e acolchoado vermelho no centro. Poltrona de pallet pintada de branco com uma base horizontal muito sólida e uma acolchoado azul no assento. Poltrona de pallet em uma área externa com suporte para as costas e assento diagonais. Ela é pintada de verde e tem diversas almofadas coloridas em cima dela. Poltrona de pallets com madeiras pintadas de diversas cores diferentes.

Criativa

A poltrona de pallet criativa é um pouco mais complexa de ser montada e exige mais experiência com o manuseio de pallets. Estes modelos costumam ir além do convencional ao trazer elementos adicionais como gavetas, suporte para livros e até mesmo formatos diferenciados que dão um toque mais moderno à poltrona.

Poltrona de pallet com acolchoado no assento e na parte que dá suporte aos braços, além de uma grande almofada na área onde recostamos as costas. Poltrona de pallet toda pintada de branco com uma lateral de design diferenciado e o centro dela pintado de preto. Poltrona de pallet colorida com acolchoados e uma gaveta abaixo do assento. Poltrona de pallet acolchoada com formato arredondado e suporte para livros abaixo do assento. Poltrona de pallet com assento para duas pessoas. Poltrona feita a partir de diversos pallets empilhados e um acolchoado muito confortável na área onde sentamos.

Como Fazer Poltrona de Pallet

Antes de construir sua poltrona de pallet, é importante que você separe as seguintes ferramentas: cortador de madeira, martelo, furadeira, chave de fenda, luvas, parafusos e folhas de lixar.

Após reunir as ferramentas, você deve conseguir pelo menos dois pallets, que podem ser encontrados em supermercados ou lojas de construção. Certifique-se que os pallets usados na construção da poltrona estão em bom estado.

Com os pallets e as ferramentas prontas, basta seguir o passo a passo abaixo para entender como fazer a poltrona de pallet.

Passo 1: Corte os pallets pela metade. Um desses pedaços será a área onde a pessoa sentará e o outro será onde ela encostará suas costas. Esse segundo pedaço deve ter sua base cortada diagonalmente, pois isso fará com que o apoio para as costas da poltrona não fique em um ângulo de 90º, proporcionando maior conforto à pessoa que estiver sentada.

O pedaço que sobrou (que será utilizado como assento) deve ser cortado novamente pela metade, ou seja, um pedaço correspondente a ¼ do pallet original.

Montagem com duas fotos. Em uma há um pallet divido ao meio e na outra a extremidade de um pallet cortada verticalmente.

Passo 2: Com os pedaços cortados na medida ideal, lixe-os para que não sobre nenhuma farpa.

Montagem com duas fotos. Em uma há uma lixa acima de um pallet e na outra a foto de um pallet completamente lixado.

Passo 3: Junte as partes usando os pregos e uma furadeira. O ideal é que uma camada extra de madeira seja adicionada na parte de trás para que a poltrona aguente mais peso. Os pallets que sobraram podem ser usados como o apoio de braços da poltrona, basta anexá-los ao pedaço horizontal que serve como assento.

Pregue bem todos os pedaços para que a poltrona tenha a resistência necessária.

Montagem com duas fotos. Na primeira há a parte horizontal anexada à parte vertical da poltrona e na outra a poltrona já está mais desenvolvida, com o suporte para os braços anexados.

Passo 4: Agora você só precisa dar os acabamentos finais à poltrona. Uma lixada adicional é sempre bem-vinda e o uso de verniz também é indicado, já que, além de proteger a poltrona, deixa ela mais bonita. Almofadas também podem aumentar o conforto e dar um visual mais moderno à poltrona.

Duas fotos da poltrona de pallet finalizada, apenas com as madeiras sem nenhum tipo de revestimento.

Essas dicas foram retiradas do tutorial postado no site Instructables, uma plataforma online inteiramente dedicada a ensinar como criar e customizar itens das mais diversas áreas, desde vestuário à decoração.

Prática, funcional e cheia de estilo, a poltrona de pallet é uma ótima maneira de compor a decoração de ambientes importantes da casa como a sala de estar, o quarto e o home office. Dos modelos apresentados no post, qual é o seu favorito? Conte para nós nos comentários! Para outras dicas como essa, acesse nossa sessão de Decoração.


Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *