Plantas trepadeiras: espécies e fotos de muros e pérgolas com plantas!
Você sabe como escolher plantas trepadeiras de acordo com o local onde a plantinha vai se desenvolver?
Se a ideia é escolher uma versão para muros e cercas, há espécies que se adaptam melhor a esse tipo de crescimento. No entanto, se a ideia é decorar e formar a cobertura de um pergolado, há outras espécies indicadas.
E como cada espécie de flores e plantas trepadeiras são indicadas para um estilo de projeto, é bom conhecer um pouquinho mais sobre as possibilidades e até se inspirar em projetos e fotos que vão dar um toque mais natural e paisagístico para a sua proposta.
Dicas de Plantas Trepadeiras para Cercas e Muros
Unha de gato/ Fícus
Essa é uma espécie bem comum quando o assunto é plantas trepadeiras, e não é difícil de ver esse tipo de folhagem cobrindo muros e frentes de casas.
- Características: a unha de gato ou fícus, como também é chamada, tem folhas verdes e ótimo desenvolvimento, vindo a cobrir todo o muro. O crescimento rápido é uma das principais características dessa planta, que se desenvolve melhor em superfícies planas, que dão apoio para sua ramificação e formação.
- Plantio: a espécie de folhas deve ser plantada em muros que ficam expostos diretamente ao sol ou em meia sombra. Para plantar a espécie, a cova deve ter em média 30 cm de profundidade e estar bem rente ao muro. Conforme o crescimento, é preciso ir direcionando a planta para o muro, e sua ramificação se estende por toda a superfície.
- Manutenção: esse tipo de planta que forma um muro verde não exige regas frequentes, e a adubação deve ser feita anualmente e quando se inicia a primavera. Como o crescimento é rápido, as podas devem ser mais frequentes, já que a planta tende a ganhar volume.
Falsa vinha
Entre as espécies de plantas trepadeiras, a falsa vinha é uma das opções verdes para cobrir muros e cercados. Essa espécie tem as folhas bem parecidas com as de uva, e por isso o nome de falsa vinha.
- Características: as trepadeiras conhecidas como falsa vinha possuem folhas verdes e com brilho, e durante o outono a coloração dessas folhas mudam e ficam avermelhadas. O crescimento da planta é rápido e tem ótima formação, podendo dar frutos não comestíveis. Essa planta é muito tradicional de regiões frias, e torna-se uma opção de trepadeira para locais de baixas temperaturas.
- Plantio: o local ideal para a espécie de trepadeiras falsa vinha é em pleno sol ou meia sombra, mas sem que as plantas fiquem expostas por muito tempo a sombra. O solo deve ser bem drenado para evitar o acúmulo de água e bem adubado para o desenvolvimento pleno da planta. No início do crescimento, a espécie deve ser direcionada para o muro/ cerca.
- Manutenção: entre as espécies de plantas trepadeiras, a falsa vinha tem fácil manutenção, sendo a adubação anual e durante a metade do inverno. Em relação as regas, a espécie deve ser aguada regularmente, mas sem que o solo fique encharcado. Já as podas devem ser escassas e apenas para controlar o crescimento, já que uma das características dessa planta é o crescimento irregular e com volume.
Trombeta chinesa
Se a aposta é escolher uma espécie entre os modelos de trepadeiras com flores, a Trombeta Chinesa é uma das opções. A planta tem flores que dão delicadeza a qualquer muro ou cerca, e trazem um toque de cor para a superfície.
- Características: a espécie é conhecida por suas folhas verdes em nuance escura e pela floração que coloração entre vermelho e alaranjado. As flores dessa espécie de planta aparecem entre o verão e outono, e a espécie é indicada para regiões com clima ameno e frio.
- Plantio: a planta trepadeira Trombeta Chinesa deve ser plantada em locais de pleno sol ou meia sombra; e o solo deve ter características arenosas e com boa drenagem. Para o plantio, o ideal é fazer as covas rente ao muro ou cercado onde as trepadeiras irão se desenvolver, e preparar a cova com adubos.
- Manutenção: para o pleno desenvolvimento da espécie, as regas devem ser regulares e sem encharcar o solo. As podas não precisam ser frequentes, já que o crescimento é volumoso e irregular. E em caso de solos não ricos em matérias orgânicas, é indicada a adubação anual.
Fotos de muros e cercas com trepadeiras
Se você quer mais inspirações e fotos de projetos de muros e/ ou cercas com plantas trepadeiras, separamos mais algumas opções para dar um toque natural no revestimento de muros.
Dicas de Plantas Trepadeiras para Pergolados
Bougainville / Primavera
A Primavera ou Bougainville é uma das espécies de plantas trepadeiras com floração e que são bem tradicionais por conta do visual lindo e marcante das flores.
- Características: a Bougainville é um tipo de arbusto trepador com caules espinhentos. As folhas verdes e lisas e cachos com flores delicadas e de diferentes cores (branca, rosa claro, coral, carmim, púrpura, alaranjada e amarelo ouro) marcam a espécie. Durante a maior parte do ano a planta fica apenas com folhas, e a floração acontece durante a estação da primavera e pode ocorrer esporadicamente e com menos intensidade durante outras épocas do ano.
- Plantio: a Primavera deve ser plantada em uma cova adubada, e com o fundo de areia, de modo a aumentar a drenagem do solo e evitar que a raiz da planta fique encharcada. No início do crescimento da espécie é ideal que os ramos sejam enrolados na base do pergolado direcionando as trepadeiras para a cobertura da estrutura.
- Manutenção: a espécie precisa de regas regulares, mas sem deixar o solo molhado demais. E em caso de solo pobre, o ideal é fazer adubação. A poda não precisa ser frequente, e deve ser feita apenas para aparar o excesso.
Alamanda Amarela
A Alamanda Amarela é uma espécie de planta trepadeira facilmente adaptável a pérgolas, e por isso seu uso é tão comum nesse tipo de projeto e cobertura.
- Características: a espécie é caracterizada por suas folhas verdes e flores amarelas que aparecem da primaveram ao outono. A coloração amarelada das flores dá mais destaque a folhagem verde; sendo que durante o inverno a trepadeira fica apenas com folhagens. A planta é indicada para regiões de clima ameno ou quente, e são pouco resistente a baixas temperaturas.
- Plantio: a Alamanda Amarela deve ser plantada em pleno sol e em solo com boa drenagem de água. A cova deve ser adubada antes do plantio, e ao início do crescimento a planta deve ser direcionada para o pergolado.
- Manutenção: a adubação da espécie deve ocorrer anualmente e durante o inverno. Já as regas devem ser frequentes, mas sem encharcar o solo.
Sapatinho de Judia
Entre as espécies de trepadeiras, o Sapatinho de Judia é uma planta bem usual e muito indicada para a cobertura de pérgolas, tendo um caráter estético por conta da floração.
- Características: a planta com folhagem ornamental e verde escura é conhecida também por conta de suas flores em cachos que ficam pendurados. As flores tem coloração amarela com nuances de marrom e vermelho. As flores aparecem da primavera ao final do verão. A adaptação da espécie é boa em diferentes climas, mas pouco resistente a baixas temperaturas.
- Plantio: a localização ideal para o plantio é com sol durante a manhã e sombra a tarde. Para plantar o Sapatinho de Judia, a cova deve ser preparada previamente e adubada e com o crescimento da espécie, a planta deve ser direcionada para a cobertura da pérgola.
- Manutenção: a espécie tem crescimento volumoso e irregular e isso dispensa as podas que devem ser anuais (final do inverno) apenas para retirada de galhos e folhas secas. A adubação também anual deve ocorrer ao fim do inverno.
Fotos de pergolados com trepadeiras
Para quem ainda está em busca de projetos de pérgolas decoradas com plantas trepadeiras, selecionamos mais algumas opções.
Agora é só colocar a mão na terra e começar o plantio das plantas trepadeiras para cobrir muros e pérgolas, e assim dar um estilo mais aconchegante para o projeto.