MURO VERDE: Como Fazer, Dicas e Fotos!

O muro verde já foi muito usado há alguns anos e passou um tempo esquecido, mas agora a onda de usar muro coberto por vegetação voltou e a ideia veio para ficar. Gosta da ideia de cobrir o muro com trepadeira? Então, vamos ao post ver como é possível ter um muro vegetado.

Como fazer

Maneiras

Para ter um muro verde em casa e quebrar o cinza e estilo urbano, há diversas maneiras, sendo assim, vamos ver uma por uma.

  • Cerca viva: a cerca viva nada mais é que o uso de plantas que são direcionadas para delimitar o espaço.
  1. Para ter um muro feito de cerca viva, é preciso escolher a planta ideal. As mais indicadas são buxinho (Buxus sempervirens), murta-de-cheiro (Murraya paniculata) e gardênia (Gardenia jasminoides).
  2. O primeiro passo é fazer o plantio da planta escolhida e depois esperar para que ela comece a crescer. A poda regular é necessária para manter a cerca viva ajustada.
  3. A cerca viva apesar de linda, não é tão indicada para restringir o acesso ao local, já que não garante tanta segurança como um muro.

muro verde 1

  • Muros e treliças: o uso de trepadeiras é ideal para cobrir um muro ou treliça (e ainda evita que pichadores estreguem a estética da casa).
  1. Para ter um muro desse tipo é preciso ter um espacinho para plantar a trepadeira escolhida e direcioná-la para o muro.
  2. Se a intenção é preencher o muro rápido, plante a trepadeira em mais que um ponto.
  3. As plantas mais indicadas para esse tipo de técnica é a hera (Hedera helix) e a unha-de-gato (Ficus pumila).

muro verde 2

  • Vasos e garrafas pet: se a intenção é fazer um muro verde com um espécie de jardim vertical, isso também é possível.
  • Para garantir tal resultado, é preciso fazer o plantio em vasos ou em garrafas pet (cortados na forma longitudinal). Depois pendure arame ou outro material para segurar o vaso ou garrafa. Para sustentar as plantas, você vai precisar colocar parafusos no muro.
  • Esse estilo de muro verde, pode ser usado de forma ornamental (com as flores de sua preferência) ou como um hortinha vertical (basta plantar suas verduras nos vasos e garrafas).

muro verde 3

  • Blocos cerâmicos ou de cimento (pré-moldados): esses blocos são comprados prontos e possuem espacinhos que se assemelham a vasinhos.

A instalação dos blocos deve ser próxima do muro. O método é bem simples, já que o material tem espaço para passar vigas de sustentação que darão apoio aos blocos.
muro verde 4
Depois de instalados, basta preencher os blocos com terra e fazer o plantio.

muro verde 5

Painel de fibra de coco: a técnica é simples e ideal para criar um muro verde em pequeno espaço, como varandas e até sacadas de apartamento.

O primeiro passo é comprar o painel de fibra de coco. Depois é preciso impermeabilizar a parede onde o painel será instalado (para fixar é preciso parafusar o item na parede).  Após ser instalado, é só escolher as plantas e colocar a “mão na terra”.

Uma vantagem desse tipo de muro verde, é que o painel é bonito, por isso dá para usar plantas pequenas e deixar o suporte aparecendo.

muro verde 6

Dicas para muro verde

  • Impermeabilização: ao fazer um muro verde é imprescindível que se impermeabilize a superfície antes. Afinal o muro já vai ter uma camada sobreposta, o que o impede de tomar sol direto e ainda há a umidade das plantas e a rega. Para isso, impermeabilizar o muro é essencial para que não haja problemas, como infiltração.
  • Poda: para que o muro verde tenha um visual bonito as podas devem ser frequentes, caso contrário a casa vai ficar com ares de lar abandonado.
  • Planta: a escolha da planta certa para cada tipo de muro verde é essencial. Primeiro você precisa se decidir por qual estilo de muro verde vai querer, assim fica mais fácil de ir em busca da planta que é adequada para cada tipo de jardim vertical.
  • Interior de casa: o muro verde também pode ser uma opção para usar dentro de casa e dar um visual mais natural ao ambiente interno. No entanto, quando o uso é no interior da residência, é indicado contratar um profissional para a instalação, orientações e recomendações a serem tomadas.

Fotos

As variações são inúmeras, por isso separamos algumas fotos de muro verde para que você possa se inspirar e decidir qual estilo mais lhe agrada.
muro verde 7
muro verde 8
muro verde 9
muro verde 10
muro verde 11
muro verde 12
muro verde 13
muro verde 14
muro verde 15
muro verde 16
muro verde 17
muro verde 18
muro verde 19
muro verde 20
Além de lindo, o muro verde ainda é um recurso para amenizar as altas temperaturas e por isso tem voltado a ficar entre os queridinhos. Se você gostou da ideia, é só escolher o seu estilo de muro e apostar nesse cantinho verde da casa.

Você pode gostar...