Azulejo de Metrô / Subway: Ideias, Projetos e Fotos!
Pensando em uma decoração de parede diferenciada? Talvez a solução tenha chegado com a nova tendência de decoração de interiores: subway tile. Conhecido no Brasil como azulejo de metrô (a fabricante Eliane já usa esse nome há alguns anos), o modelo é a mais nova sensação. Mas não é novidade. O apelido já mostra onde ele é mais usado: em estações de trem e metrô em diversos países. Está pensando em usar? Saiba mais!
Modelos de Cozinhas com Subway Tiles
Azulejo de metrô e subway tiles são a mesma coisa? Na verdade sim. Um é tradução do outro: azulejo de metrô em português e subway tile em inglês. Os fabricantes brasileiros costumam usar os dois nomes apenas para diferenciar ou deixar mais chique o produto.
A inspiração é no clássico do estilo retrô simples. O uso de tijolo aparente era muito comum em fábricas antigas de Nova York, construções do começo do século 19. Com a mudança de cenário da cidade mais fashion do mundo prédios antigos se tornaram lofts. E como os nova iorquinos adoram algo diferente, por que mudar a decoração quando tem algo tão bacana e vintade? O estilo de tijolos aparentes simplistas pegou e se tornou uma febre em diversos países.
Os moradores dos lofts de NY não se importavam com a tubulação dos armazéns aparente, muito metal jogado pelo espaço e os tijolos soltos. Era algo chique e o mesmo material na parede era usado em estações de metrô nos Estados Unidos e outros países do mundo, então valia investir no conceito. Quem diria que algo tão simples se tornaria moda apenas uns 50 anos depois, não é mesmo? A ideia pegou e agora tem muita coisa legal para inspirar. Confira!
Branco com rejunte branco
O charme dos subway tiles é seu toque diferenciado na uniformidade. É abandonar o formato quadrado da cerâmica e partir para o retangular. Com rejunte branco parece uma peça única e realmente com toque de construção antiga brincando com o moderno.
Para detalhes em paredes é uma ótima pedida. O ideal é usar em paredes apenas de alvenaria, sem revestimento cerâmico ou semelhante. Misturar os materiais não fica tão bacana: é excesso de informação.
Branco com rejunte preto / escuro
Rejunte branco serve para entrar no estilo de forma mais discreta. O preto ou escuro, em contrapartida, é para abraçar a ideia da melhor forma possível. Quem busca um projeto com destaque em uma parede apenas tem nesta opção uma ótima dica.
Usando rejunte marcante e com grafismo como este na parede a melhor opção são móveis sem detalhes. Quanto mais lisos e discretos melhor. Pode combinar materiais diferenciados como madeira, granito e mármore, mas optando sempre por melhos detalhes para o revestimento de parede receber o melhor destaque possível.
Preto
Revestimento de parede marcante é uma dica moderna e elegante. Abandonando um pouco o minimalismo de alguns estilos grafistas e a moda de estampas portuguesas. Optar pelo básico e clássico preto é uma ótima opção. A tonalidade combina com todos projetos mais modernos e móveis claros. Claro: quanto mais discretos, cortes retos e menos detalhes nos móveis melhor para não ofuscar a parede.
Sempre tenha cuidado com o revestimento de parede e a iluminação. Tonalidades fechadas podem deixar o ambiente escuro e dificultar a visibilidade. Mas nada que boas luminárias não incrementem ainda mais o espaço e resolvem o problema.
Pode-se usar rejunte preto ou branco. Porém, o mais claro deixa a arte com mais evidência do tipo de escolha para o revestimento de parede.
Marrom / Cinza
Para ficar ainda mais parecido com o estilo original da decoração, subway tile da cor marrom pode ter a carinha de um edifício industrial. O brilho da cerâmica deixa a proposta ainda mais moderna e com cara de rústica. Quem adora a proposta de uma decoração rústica mas não curte tijolo aparente conta com esta alternativa fashion.
De inox / metálicos
Trabalhar com o inox traz diversas vantagens. Ele absorve muito bem o calor, ajudando a manter a temperatura do ambiente agradável. Também é reflexivo, deixando o ambiente muito mais amplo e com um bom toque de modernidade ao projeto.
O uso de inox em revestimentos não é novidade por conta de sua durabilidade. As cerâmicas com este material possuem um custo mais caro que o material tradicional. Mas quem usou afirma: vale a pena. A limpeza é fácil e mesmo absorvendo gordura como em cozinhas, são fáceis de limpar.
Com este tipo de material a reflexão da luz torna o ambiente muito mais amplo e iluminado. Outro diferencial é combinar com móveis retos e mais modernos.
Colorido
A principal vantagem do revestimento de cerâmica é poder usar cores de forma durável. A tinta fica mais clara, desgastada e até manchada com a gordura de cozinha. Já a cerâmica não, então dá para brincar com o azulejo de metrô de diversas formas na composição de ambientes.
A principal regra de azulejo colorido em parede é: os móveis devem ser de tonalidade inversa. Móveis escuros pedem parede clara e a regra do inverso é verdadeira.
]
Modelos de Banheiros com Azulejo de Metrô
Meia parede ou parede inteira, o azulejo de metrô em banheiros é uma ótima opção. Não é preciso decorar semelhante à residência. O banheiro pode receber uma decoração diferenciada sem qualquer problema e com a vantagem de poder ousar ainda mais. Vale colorido, de cor única e muitas outras ideias legais. Confira!
Branco com rejunte branco
Esta é a melhor combinação para banheiros pequenos porque aumenta a sensação de amplitude do espaço. O truque funciona tanto para paredes laterais como em tetos. Em espaços sem janela e baixos a indicação sempre é deixar o teto branco ou bem claro.
O azulejo de metrô da cor branca pode vir tanto em apenas uma parede como em todo o espaço. A combinação pode ser de louça e móveis brancos ou coloridos. É uma ótima proposta experimentar com esta cor de parede cores mais fortes em bancada de armário.
Branco com rejunte preto / escuro
O rejunte escuro é uma forma de destacar a parede ainda mais. Deixar o desenho cerâmico de tijolos em evidência é se aproximar ainda mais do estilo original. Contudo, ou o projeto fica muito bem feito ou todos os defeitos de colocação do revestimento e seu mal posicionamento vão ficar em evidência.
Preto
Os arquitetos fãs de azulejo preto são muitos hoje em dia e com bons motivos. Para banheiro é um ótimo truque para deixar ambientes mais compactos. Afinal, não é preciso muitos móveis em um cômodo como este e com muito espaço vazio o visual fica amplo demais. Com uma parede ou todas elas pretas o visual fica bem mais agradável.
Louça e móveis devem ser claros e o teto também. Atenção à iluminação.
Usar meia parede com este tipo de revestimento pode também e fica ainda mais charmoso e elegante.
Marrom / Cinza
A cor marrom com o brilho do azulejo deixa o ambiente moderno com um toque de clássico. Não é uma das tonalidades mais usadas, uma boa chance de deixar seu banheiro único em decoração. Combina com louça e móveis de diversas tonalidades, mas sempre com preferência a tons claros.
Colorido
As cores mais claras são geralmente as mais usadas em se tratando de parede de banheiro. A luz reflete melhor, deixa o espaço mais amplo e a sensação de limpeza. Mas pode usar cores fortes? Sim! Com azulejo de metrô é uma boa dica criar uma parede diferente ou mesmo nele todo, mas mantendo o teto branco para a boa iluminação.
Banheiro vermelho e branco: puro luxo com toque retrô. Combina com móveis clássicos ou modernos e metalizados.
O azulejo de metrô pode ser usado em qualquer cômodo da casa. Mas antes de escolher observe seus móveis e se o detalhismo da parede não influenciará no resultado final.