PERGOLADO/ PÉRGOLA: 70 modelos e fotos incríveis!
Com certeza você já viu por aí aqueles suportes que dão sustentação a trepadeiras, e apesar de uma boa descrição, o item tem nome – pergolado ou pérgola. E é sobre isso que o post vai tratar hoje, afinal são inúmeros modelos que podem combinar com seu projeto.
Onde e como usar a pérgola? Dicas e ideias
Churrasqueira e área gourmet

A churrasqueira de inox e vidro é moderna
Na área da churrasqueira o suporte fica ótimo para substituir o tradicional telhado, e aqui o item ganhou um detalhe especial – um espaço para o desenvolvimento da árvore que cresce ao lado da mesa.
O revestimento da churrasqueira em pedras combinou com os detalhes em madeira que ocupam o mesmo espaço, e para manter essa harmonia, o suporte também foi feito em madeira.

O deck de madeira cria um cantinho aconchegante em meio ao jardim
Para a área externa, o uso de cores vivas deixou o ambiente alegre. Para criar um espaço de sombra no quintal, a ideia foi construir um deck e pergolado, com plantas trepadeiras que já começam a crescer na estrutura lateral.
Se você tem pouco espaço na varanda, também é possível transformar esse pequeno espaço em uma área gourmet, como mostra esse projeto. Para manter a entrada de luz e deixar o ambiente fresco, nada melhor que uma trepadeira sobre o suporte.
Mais fotos

Mesinhas menores são ideias para reunir amigos
Garagem

A cor da pintura da casa segue a linha de tons terrosos
A frente da casa já tem uma combinação intensa – alaranjado (fundo terroso) e verde – por isso, criar um espaço para o carro poderia deixar o visual carregado. Nesse caso, a ideia foi construir uma estrutura pergolada para subir uma trepadeira e criar sombra para o veículo.
O item também é uma ótima aposta para casas que não tem garagem, assim você não precisa fazer um “puxadinho” para o carro e que poderia não respeitar a fachada.
O espaço amplo permite estacionar mais de um veículo. A sombra é feita pela planta que recobre a madeira e que fica em harmonia com a fachada de tijolinho a vista.

Portas e janelas de madeira deixam a entrada aconchegante
Se você mora em um condomínio de casas horizontais com fachadas iguais, é possível que o lugar não tenha garagem. Então, fica a dica de construir um pergolato (com autorização do condomínio, claro) para fazer sombra no veículo.
Mais fotos
Piscina

A tonalidade azul dos assentos transmite a tranquilidade da cor
Impossível imaginar um lugar mais delicioso que esse? A área da piscina vai além de um espaço de lazer, e une também características relaxantes. A estrutura de bambu sobre as espreguiçadeiras deixa entrar um pouco de luz natural, mas também ajuda a criar sombra.
Com cores claras, o fundo da casa deixou a evidência para a piscina. A pérgola cria uma varanda decorada com assentos para curtir o espaço de lazer.

Bananeiras decoram o jardim
A parte externa da casa já é um charme e nem precisamos ver o interior, já que esse cantinho da piscina com bordas infinitas e a estrutura de madeira com assentos criam um lugar delicioso para passar o dia.
Esse projeto ganhou uma extensão em madeira para criar um espaço de descanso, que foi decorado com poltronas de fibra que ficam ótimas perto da piscina.
Mais fotos

Em volta da piscina, deck de madeira

No chão da área externa, piso que imita madeira
Ofurô e hidromassagem
No deck de madeira o pequeno spa em casa foi criado. A madeira que pode ser vista no chão, no pergolado e no cercadinho deixa o lugar aconchegante, e isso também acontece por conta das plantas que decoram a área.

A moldura de madeira em volta da hidromassagem valoriza o ambiente
A hidromassagem perto da piscina é uma opção relaxante para a área de lazer. E para decorar o espaço, uma estrutura de tijolos a vista foi construída e no teto madeiras que deixam frestas de luz entrar.
Aqui o espaço para relaxar ganhou decoração com murtas e planta bambu. Para recobrir o lado externo da hidromassagem, o deck de madeira cria uma estrutura bem bacana e que fica em harmonia como entrelaçado também em madeira que fica logo acima.

A planta bambu em vaso decora o espaço externo
O ofurô de madeira é um charme na área externa, e para relaxar a estrutura metálica com cortinas de tecido leve criam um espaço calmo e lindo.
Mais fotos

Troncos de madeira fazem o caminho para o ofurô
Tipos de pergolado
Caramanchão de madeira

A madeira antiga foi usada para toda a estrutura externa
O caramanchão é uma variação das pérgolas. Esse modelo é conhecido por ser maior e com estruturas mais reforçadas, assim pode fazer parte de um caminho longo ou para criar uma varanda maior, como é o caso desse projeto.
A variedade de modelos é grande, e aqui dá para ver algumas opções:
- Estrutura de madeira com curvas e cobertura de bambu;
- Troncos formam a sustentação reforçada;
- Nesse projeto, a madeira envernizada foi a escolha para criar um espaço de sombra.
Mais fotos

Bancos e cadeiras de madeira ganharam almofadas para ficarem mais confortáveis
Feito com bambu
A casa moderna com estrutura clean, ganhou um espaço com mesa externa e próxima da piscina. A sombra foi feita com uma estrutura de bambu que vai ganhar a sombra da trepadeira que começa a crescer.

O lago artificial deixa o quintal aconchegante
Na área externa, foi criado um espaço relaxante próximo ao lago artificial. A ideia une o deck de madeira através de uma ponte que passo sobre o laguinho.
Para a pérgola de bambu, várias ideias podem ser aproveitadas:
- Pequeno spa ou área de relaxamento em casa;
- A estrutura pode virar um orquidário;
- Sem plantas cobrindo, o lugar ganha frestas de luminosidade e é ideal para descansar.
Mais fotos

Banquinhos coloridos compõem a mesa
Pergolado de concreto

Cadeiras de madeira decoram a área externa
Seguindo as mesmas linhas da fachada moderna, a casa ganhou a estrutura de concreto na parte de fora para criar uma varanda com mesas e cadeiras de madeira.
A predominância de vidros nas paredes deixa o espaço clean e o concreto da estrutura cria uma sombra que se estende próxima da piscina, mantendo harmonia com o design do lar.

A mesa de madeira fica em harmonia com a parede de concreto
As vigas de concreto vazado da estrutura recobrem o jardim interno e deixam a entrada de luz natural nas plantas, além de contribuir para o design jovem e moderno do lar.
Mais fotos
Pergolado de ferro

O escritório tem saída para a área externa
Sobre o deck, a estrutura metálica cria um mix de materiais (madeira e ferro) e pode ser coberta para deixar o espaço mais refrescante e com sombra.
Esses modelos confeccionados em ferro ganham formato de arco e deixam o ambiente super lindo e delicado. O material é ideal para quem quer algo prático de instalar e duradouro.

Grandes vasos decoram o jardim
Para criar uma varanda na parte de trás do sobrado, a opção pelo pergolado de metal foi ideal. O modelo pintado em preto combina com detalhes das portas e paredes do lar.
Mais fotos

O jardim na fachada valoriza o visual
Coberto com vidro ou policarbonato
Se você quer deixar a luminosidade entrar, mas quer proteger o espaço da chuva, o vidro é uma ótima escolha, já que por ser translúcido combina com a estrutura de madeira rústica.

Espadas de São Jorge decoram a varanda
Para proteger a área da mesa externa a cobertura de policarbonato é uma opção mais barata que o vidro e que oferece bastante resistência, com a mesma característica de ser translúcido.
A varanda é cheia de plantas e isso deixa o espaço super gostoso, mas para manter uma área coberta, a escolha foi usar madeira na pérgola e revestimento transparente para a entrada de luz natural.
Mais fotos

Bancos e mesas de madeira fazem parte do quintal
Pérgola com flores

Cadeiras de ferro dão toque especial a decoração
A primavera florida começa a cobrir a madeira que serve como sustentação para a flor crescer; e assim a área do quintal gramado ganha um espaço com sombra.
O espaço verde da casa é um charme, e as plantas tomam conta desde o chão até o teto (literalmente). A flor branca que enfeita o espaço é delicada e graciosa para o ambiente.
Mais fotos

Junto as flores rosa, há também a versão com coloração amarela
Trepadeiras e plantas para pergolado
Para quem quer unir sombra com a beleza das flores, a primavera é a opção certa. A flor com cores vivas cresce em um ritmo não tão lento e é fácil de manter.
Conhecidas como trepadeiras com gavinhas, esse tipo de planta é ideal para quem quer folhagem bonita e até flores. Boas opções para esse tipo de cobertura é o maracujá (dá flor e fruto) e o amor agarradinho (flor).

A cor amarela da pintura é suave e por isso fica neutra
Para quem suportes mais finos, o ideal é escolher plantas que se enrolem na estrutura para garantir a fixação. Nesse projeto, a escolha foi usar a tumbérgia azul, que dá pequenas flores delicadas.
O sapatinho de judia segue a mesma categoria da tumbérgia, e ambas se enquadram entre as trepadeiras volúveis, que conseguem se enrolar na estrutura.

Vasos azuis compõem a decoração externa
A folha da falsa vinha lembra até as folhas da parreira, mas a folhagem não dá frutas. A capacidade de fixação é ótima e logo a planta cresce e forma uma ótima sombra.
A alamanda não é uma trepadeira, mas a planta pode ser direcionada para uma estrutura a fim de fazer um espacinho de sombra e com flores lindas.
E que tal usar o pergolado para uma parreira de uvas? Além de sombra, o espaço ainda pode ser um cantinho para relaxar com frutos fresquinhos.
Agora que você já viu vários modelos e tipos de pergolados e pérgolas é só separar o espacinho na sua casa para criar esse espaço lindo e relaxante.