25 Cabeceiras de Pallets Iradas & Como Fazer Passo a Passo!

O pallet é um material muito utilizado na decoração. Sua versatilidade possibilita a construção de diversas peças lindas para a casa como camas, sofás e estantes e o melhor de tudo é que o preço é quase nulo e você não precisa ter muita experiência com decoração para executar a tarefa. Em meio a tantas possibilidades, as cabeceiras de pallets são uma opção fantástica para quem deseja conferir um ar mais rústico ao seu quarto.

Foto de uma cama vista de frente com cabeceira de pallets onde há o desenho de um carro em vermelho

Construir uma cabeceira de paletes para sua cama é uma tarefa mais simples do que parece, tudo que você precisa são algumas horas livres e muita criatividade para personalizá-la de acordo com a estética desejada para o ambiente.

A personalização dos paletes pode ser feita de diversas maneiras e varia de acordo com o gosto pessoal de cada um, mas as duas opções mais comum são a pintura do material e a realização de desenhos na madeira. Mesmo que não seja personalizado, o palete por si só já traz um visual encantador para o quarto como mostraremos nos exemplos mais a frente.

Cama vista de frente com uma cabeceira de palletes ao fundo e dois abajures em sua lateral

Hoje reunimos 25 ideias de cabeceiras de pallets lindas e um passo a passo simples de como fazer uma para você.

montagem contendo 5 modelos de cabeceiras de pallets diferentes

– Fotos e Ideias de Cabeceiras de Pallets

As cabeceiras de pallets possuem uma variedade enorme de estilos, tamanhos e cores. O ideal é que você escolha uma que seja condizente com a decoração do ambiente, ou seja, que combine com os demais elementos presentes nele.

Algumas cabeceiras são formadas somente pelo caixote, sem nenhum tipo de personalização ou acabamento muito elaborado, sendo a opção ideal para quem deseja decorar seu quarto com o material, mas não possui muita experiência na tarefa.

Para aqueles mais familiarizados com os paletes, é possível construir uma cabeceira mais complexa que conta com elementos funcionais, como gavetas e estantes.

Para exemplificar melhor as diversas variações que as cabeceiras de pallets  têm, separamos 25 modelos lindos que deixam qualquer ambiente maravilhoso.

– Simples

Se você tem interesse em fazer uma cabeceira de pallets e não possui experiência com o material, os modelos a seguir podem ser a melhor opção.

A instalação não demanda muita técnica e o custo de produção é quase nulo, basta olhar nosso passo a passo de como construir mais abaixo que você já estará mais do que apto a realizar a tarefa.

Cabeceira de palletes em um quarto bastante iluminado por luzes artificiais Foto tirada lateralmente de uma cama com cabeceira de pallets simples Cabeceira de pallets composta por dois caixotes que dá suporte para uma cama grande com lençol azul Cama com uma cabeceira de palletes simples ao lado de uma mesinha que dá suporte a uma lâmpada

Cabeceira de pallets simples em um quarto todo pintado de branco

Foto de uma cabeceira de pallets simples com uma luminária pendurada nela

– Modernas

Os modelos de cabeceiras de paletes modernas são quase uma obra de arte. Eles se destacam pela beleza e excentricidade acompanhadas de um toque rústico característico dos caixotes.

Para que sua criação fique ainda mais elegante, o uso da luz é um requisito de extrema importância. Uma ótima ideia é aproveitar as luminárias na lateral da cama para valorizar a cabeceira de paletes, assim você terá um quarto muito mais charmoso e elegante.

Cabeceira de palletes que se estende verticalmente até o fim da parede e emenda no teto, cobrindo parte dele Cabeceira de pallets que cobre toda a extensão vertical da parede atrás da cama Cabeceira de pallets com pequenos compartimentos e lâmpadas em sua extensão Cabeceira de pallets com uma gaveta ao seu lado e duas luminárias na parte superior Cama com a base e a cabeceira feita de pallets. A base é iluminada por lâmpadas amarelas. Cabeceira de pallets com uma luminária em cada lateral e um apanhador de sonhos pendurado no centro

– Criativas / Diferentes

Solte sua imaginação para construir cabeceiras de pallets criativas e faça do seu quarto um ambiente muito mais irreverente e despojado.

Estes modelos são fruto da imaginação de seu dono. Uma característica comum que se encontra neles são os desenhos ou escritas realizadas nos caixotes e a utilização de plantas para torná-los ainda mais diferentes.

Cabeceira de pallets com vários vasos de plantas apoiados sobre ela Cabeceira de pallets personalizadas com diversas palavras desenhadas Cabeceira de pallets com o desenho de uma mulher vista diagonalmente cabeceira de pallets escrito "Love" cabeceira de pallets com o desenho de um fio onde vários pássaros estão pendurados cabeceira de pallets com algumas plantas sobre ela e uma pequena mesa em sua lateral cabeceira de pallets que dá suporte a uma cama no canto do quarto e tem galhos de árvore desenhados sobre ela

Coloridas

As cabeceiras de pallets coloridas são ideais para quem deseja um quarto com um visual mais vivo e alegre.

Os caixotes podem ser pintados utilizando uma única cor ou podem ser compostos de diversas cores diferentes, como um mosaico. Há quem utilize uma pintura mais crua, que não cobre totalmente a cor original dos paletes, para ressaltar a natureza rústica do material.

cabeceira de pallets pintada de azul, preto, branco e marrom abaixo de uma quadro cabeceira de pallets composta por madeiras de diversas cores diferentes, parecendo um mosaico cabeceira de pallets toda pintada de azul cabeceira de pallets pintada com várias flores cabeceira de pallets pintada com laranja e branco cabeceira de pallets pintada superficialmente para dar um toque mais rústico ao material

Como Fazer Cabeceira de Paletes: Passo a Passo

Há quem prefira simplesmente pegar um caixote de paletes e anexá-lo à parede atrás da cama, mas em nosso passo a passo vamos explicar em sete passos simples como fazer uma cabeceira de paletes consistente e duradoura, que apesar de demandar um pouquinho de esforço, traz resultados simplesmente fantásticos.

O material de referência para a elaboração deste tutorial foi o post do TheSawGuy, um site americano focado em assuntos voltados a casa e construção.

Passo 1: Reúna de 2 a 4 paletes. Eles podem ser facilmente encontrados em depósitos, mercados e feiras;

carro carregando diversos paletes com o suporte de uma corda em sua parte superior

Passo 2: Desmonte, lave e corte os pallets. Os pedaços devem ser cortados em uma medida que corresponda à armação de sua cama;

Homem manejando as madeiras do paletes desmontadas

Passo 3: Monte a estrutura de acordo com as medidas do local em que a cabeceira será instalada;

Homem montando a base de uma cabeceira de pallets

Passo 4: Use uma pistola de prego para unir as madeiras laterais às do centro. O ideal é que cada conexão seja pregada de 2 a 3 vezes;

Homem pregando as madeiras que foram a base da cabeceira de pallets

Passo 5: Agora que você já tem a base da cabeceira pronta, pegue as ripas de madeira e una elas à base utilizando uma pistola de pregos ou um martelo e pregos, caso ache melhor;

Homem pregando uma ripa de madeira à base da cabeceira de pallets

Passo 6: Se você quiser tornar sua cabeceira mais funcional, pode pegar um pedaço de madeira extenso o bastante para cobrir toda a extensão da base e anexá-lo à estrutura com os pregos;

Homem pregando uma madeira extensa no topo da cabeceira de pallets

Passo 7: Lixe a madeira. A última coisa que alguém deseja é estar lendo um livro na cama e ser espetado por uma farpa da cabeceira da cama, não é mesmo? Então para que sua cabeceira esteja lisinha e livre de farpas, esta etapa é de extrema importância.

Homem lixando a cabeceira de pallets

Pronto, agora que você já tem sua cabeceira de paletes pronta, é só colocá-la junto à parede em que a cama está. Caso queira dar um toque mais irreverente a ela, uma ótima ideia é colorir a madeira com desenhos ou pinturas para obter modelos similares aos apresentados no tópico de Cabeceiras de Pallets Criativas / Diferentes.

Eaí, qual modelo das cabeceiras de pallets apresentado faz mais o seu estilo?

Esperamos ter ajudado com nossa seleção de ideias inspiradoras e o tutorial apresentado. Caso tenha alguma dúvida ou opinião, escreva nos comentários logo abaixo que responderemos o mais rápido possível. Para mais dicas como estas, acesse nossa sessão de Decoração.

Você pode gostar...