Cortinas para Sala: Como escolher o modelo ideal + 60 fotos!

Escolher um entre os diversos modelos de cortinas para sala não é uma tarefa muito fácil, pois são muitas opções que podem deixar o ambiente incrível. Primeiramente, é preciso ver qual tecido resolverá a funcionalidade do cômodo, depois, vê-se o estilo e a cor, para combinar com o restante da decoração.

Sabe-se que uma cortina na sala ajuda a dar um caráter mais sofisticado e aconchegante a ela. Por isso é importante optar por uma que tenha características que supram as necessidades deste ambiente.

cortinas para sala tecidos laranja

Se você quer um modelo que dê leveza, prefira um que tenha tecidos mais fluidos e claros. Se quer isolar a sala da luz do sol e de quem passa na rua, escolha um tecido com blackout. Bom, existem diferentes tipos que prometem modificar o cômodo mais frequentado de sua casa com elegância.

Vem com a gente descobrir quais são!

Modelos de cortinas para sala moderna

Voil

Cortinas para sala em voil (fala-se “voal”) são ideais para ambientes modernos. Feitas com 100% poliéster, elas se destacam pelo ótimo caimento e acabamento, por serem leves e fluidas.

Elas equilibram o ambiente com sua delicadeza, mas não funcionam para fazer isolamento da luz que vem de fora. Portanto, as cortinas de voil são melhores para decorar com classe e não para dar um sentido funcional à peça.

Você encontra diversos modelos de voil: coloridas, brancas, nudes, estampadas, e até combinadas com outros tecidos, o que pode deixar o local ainda mais irreverente.

cortinas para sala voil colorida

cortinas para sala voil com palha

cortinas para sala voil divisão com copa

Tecido

Há tecidos com bom caimento para cortinas, podendo ser sintéticos, naturais ou artificiais. Se você quer criar uma sala clean, opte por modelos de algodão, na cor branca ou nude – ficará incrível! Veja modelos:

cortinas para sala rosa

cortinas para sala tecidos nude

Já se for uma sala com decoração mais descontraída, escolha um modelo artesanal e colorido. Uma cortina estampada fica muito bem nesse caso. Veja modelos:

cortinas para sala de tecido

cortinas para sala tecidos

Persianas

Também chamadas de estores ou venezianas, as persianas são ótimas para fazer o isolamento total ou parcial da luz que vem do lado externo da sala. Existem modelos bem bonitos e sofisticados de persianas, que não lembram em nada a seriedade daquelas utilizadas em escritórios, com cores mais amenas e que combinam com tudo.

Salas modernas podem receber uma persiana, sem problemas, e ainda ser combinadas a elementos de outros estilos, para quebrar contextos mesmo. Assim você dá uma renovada cheia de personalidade.

cortinas para sala persianas cinza

cortinas para sala persianas marrom

cortinas para sala persianas sofá

cortinas para sala persianas

Sanca / cortineiro de gesso

Estrutura elementar das casas e dos apartamentos modernos, as sancas de gesso vão além da elegância. Elas melhoram a identidade visual da sala e, de quebra, proporcionam um “esconderijo” bem à calhar para a cortina escolhida. Ou seja, o que ela faz é embutir o varão da cortina, para que ele não fique visível a quem frequentar a sala.

Também podemos chamar esse tipo de acabamento de ‘cortineiro de gesso’. Existe o embutido, que esconde a cortina de maneira natural, e o sobreposto, que cobre a cortina de maneira mais aparente.

cortinas para sala - sanca de gesso

cortinas para sala clean sanca de gesso

cortinas para sala grande sanca de gesso

cortinas para sala pequena sanca de gesso

cortinas para sala sanca de gesso

Inspirações de cortinas clássicas e sofisticadas

Com bandô

Cortinas para sala com bandô são clássicas e são utilizadas em ambientes que priorizam um estilo mais refinado. São diferentes modelos, mas de um modo geral, é como se fosse um painel que envolve a cortina de forma delicada e que cobre o topo ou o topo e as laterais da peça.

Por serem mais robustas, muitas pessoas tê preferido modelos de cortinas mais simples e com menos tecidos do que as que têm bandô. Porém, elas podem ser uma opção para dias especiais, como as festas de fim de ano, que tal?

cortinas para sala com bandô branco

cortinas para sala com bandô cor marrom

cortinas para sala com bandô marrom

cortinas para sala com bandô

Tassel / Barbicacho

Um detalhe que faz a diferença em sua cortina para sala é o tassel, mais conhecido como barbicacho aqui no Brasil. Por nome você não deve conhecer, mas provavelmente já deve ter visto: é o típico penduricalho com amarrilho, ou os modelos mais modernos, somente um item para amarrar a cortina.

Alguns, já vêm com as cortinas e, inclusive, fazem parte de sua estrutura, permitindo que a amarração seja feita puxando o tecido para fora. Outros, podem ser feitos ou comprados a parte.

Abaixo está o modelo mais conhecido, com referências étnicas:

cortinas para sala tassel

cortinas para sala com barbicacho

cortinas para sala com tassel

Mas você também pode utilizar barbicacho com pompons:

cortinas para sala com assel

Tassel feito com rosas brancas, rosas e vermelhas:

cortinas para sala tassel flores

Dicas de tecidos

Como falamos, há tecidos e tecidos para escolher para sua cortina. Tudo vai depender do estilo que o ambiente tem e do resultado que você quer atingir.

Selecionamos os tecidos mais utilizados para a confecção de cortinas. Fica a dica se você tiver habilidades com máquina de costura e quiser fazer sua própria cortina 🙂

Cortina de algodão

cortinas para sala tecido algodão

Cortina de Shantung

cortinas para sala tecido shantung

Cortina de crochê

cortinas para sala tecidos crochê

Cortina de linho

cortinas para sala tecidos linho

Cortina de patchwork (costura de tecidos diferentes coloridos e estampados)

cortinas para sala tecidos patchwork

Cortina de seda

cortinas para sala tecidos seda

Cortina de voil

cortinas para sala tecidos voil

Fotos de cortinas estampadas, coloridas e fofas

Romana

Chiques, as cortinas romanas têm características diferentes das cortinas convencionais. Ela é feita em divisórias com varetas, e são dobradas para cima na hora de abrir.

Os modelos estampados são ótimos para descontrair o ambiente, já que se unirá ao design arrojado que eles têm.

Se você quer uma sala romântica e provençal, escolha estampas arabescas ou florais, podendo ser em tons claros ou fortes. Para salas modernas, prefira estampas geométricas como as listras.

cortinas para sala clássica romana

cortinas para sala estampada romana

cortinas para sala listrada romana colorida

cortinas para sala listrada romana

Floral

Cortinas tradicionais com estampas florais são perfeitas para salas de todos os tipos, pequenas, médias ou grandes; simples ou sofisticadas. Se você procura um elemento para esse ambiente que traga mais frescor e delicadeza, uma cortina floral é uma ótima pedida.

As flores estampando as cortinas da sala revelam um local mais romântico e leve, ajudando a equilibrar a decoração, que pode ser desde a mais rústica à modernizada.

cortinas para sala floral p&b

cortinas para sala floral verde

cortinas para sala floral

cortinas para sala flores coloridas

As cortinas estampadas também podem ter bandô e sobrepor outros estilos de cortinas. Veja abaixo como a cortina convencional floral fecha por cima da cortina romana listrada!

cortinas para sala flores delicadas

cortinas para sala flores

Listrada

Listras verticais ou horizontais, não importa. Elas podem estar nas cortinas para sala de sua casa, sem problemas. Há modelos mais delicados, outros mais intensos, e a escolha do melhor para você deve ser feita levando em conta o restante da decoração.

Separamos alguns modelos de cortinas listradas para você se identificar e fazer igual:

cortinas para sala listrada

cortinas para sala listras coloridas

cortinas para sala listras

cortinas para sala p&b

Os modelos com estampa xadrez também também são ótimas pedidas para salas fofas e com inspiração vintage.

cortinas para sala listrada cadrez

Chevron

Chevron é aquela estampa com a forma gráfica V, que aparece repetidamente, uma ao lado da outra. Ela é muito utilizada para estampar peças têxteis e paredes, a cortina é uma delas.

Elas são perfeitas para dar um “quê” de diversão a sua sala e também se ela seguir a linha retrô. Coloridas ou P&B, as cortinas com desenhos Chevron ficarão muito charmosas em sua casa.

cortinas para sala chevron azul

cortinas para sala chevron janela

cortinas para sala chevron verde claro

cortinas para sala chevron peb

cortinas para sala chevron preto e branco

Veja uma dica de sala moderna, que combina a estampa Chevron e as listras horizontais no mesmo espaço. Como as duas cores são distantes uma da outra, e os móveis não são sobrecarregados, o ambiente ficou agradável!

cortinas para sala chevron verde

Ideias de cortinas para sala pequena e simples

Não é de hoje que aqui no Doce Obra frisamos que decoração boa pode ser feita em qualquer lugar: grande ou pequeno; e mais que isso, sem precisar gastar rios de dinheiro. Então se esse é seu caso, fique tranquila, pois há cortinas para sala de todos os jeitos.

Ainda mais que, atualmente, as casas e apartamentos têm diminuído de tamanho por conta do crescimento das grandes cidades… é cada vez mais comum a procura por decor de pequenos ambientes.

O que mais é priorizado, nesse caso, é uma decoração funcional, que auxilia na sensação de amplitude do ambiente, além de não “abafar” o local. Ou seja, é preciso saber escolher bem para não deixar a sala menor e com a circulação de ar afetada.

Veja alguns modelos de cortinas em tons claros, como o branco, bege ou nude. Eles são os mais indicados para salas pequenas, tendo em vista que não chamam muita atenção para si, aumentando o espaço visualmente. Além disso, são mais frescas e límpidas.

cortinas para sala - sala pequena

cortinas para sala pequena branca

cortinas para sala pequena diferente

cortinas para sala pequena

cortinas para sala pequena nude

Mas nada impede que você escolha tecidos estampados para fazer sua cortina para sala. Só é preferível utilizar modelos que intercalem com cores claras, estampas únicas ou miúdas, e também componham um ambiente que tenha paredes com tons brandos.

cortinas para sala pequena estampada azul

cortinas para sala pequena estampada

Gostou de conhecer diversos modelos de cortinas para sala? A dificuldade que você encontrará, será definir qual é o ideal para sua casa, combinando estilos, cores e tendências que mais combinam com sua personalidade. Espero que tenha curtido e que utilize as dicas para o bem do decor de sua residência!

Você pode gostar...