MODELOS DE SANCAS DE GESSO: 45 fotos e projetos!


A decoração do lar pode começar pelo projeto, isso mesmo, é possível dar estilo a partir do teto e isso pode acontecer através dos diferentes modelos de sancas de gesso. Se você não conhece a técnica ou quer inspirações para o lar, vamos ao post com todas as dicas e ideias.

Diferença entre forro e sanca de gesso

            Antes de conhecer os diferentes modelos para estilizar o teto, é preciso saber a diferença nos tipos de acabamento com gesso.

  • Forro: esse tipo de acabamento é uma cobertura de gesso que costuma ser rebaixada e com uma pequena distância da parede.
  • Sanca: o acabamento de mesmo material costuma ser mais trabalho e cria uma decoração no teto sem a necessidade de rebaixamento. 

diferença sanca e forro gesso

O que é sanca?

A sanca de gesso funciona como uma moldura entre teto e parede, desse modo o forro/ laje fica aparente e o acabamento é uma decoração extra.

A sanca é dividida em três estilos – fechada, aberta e invertida – e pode ter iluminação ou não.

 

Tipos de sanca de gesso

Aberta

            Esse modelo é trabalhado de modo a ser aberto na parte central, e pode ganhar iluminação interna para criar um ponto de luz indireta e deixar o ambiente mais aconchegante.

lavabo moderno

No fundo do lavabo, parede de espelho

A decoração do lavabo segue a tendência cheia de estilo e com curvas, e para o teto não poderia ser diferente. A abertura tem linhas arredondas no gesso e iluminação indireta que dá toque mais sofisticado ao espaço.

mesa de jantar de vidro

Na sala de jantar, o acabamento no teto é uma tendência mais moderna com linhas retas e que segue o mesmo formato da mesa de jantar. O trabalhado em forma quadrada tem iluminação interna e amarela, que deixa a área das refeições mais aconchegante.

sala de TV pequena

Coqueiros em vasos decoram o ambiente

            Para a sala de TV a aposta foi por um acabamento curvo com iluminação embutida, o que dá sensação de movimento ao ambiente. O design em estilo de ondas não precisa ser reproduzido no ambiente, e pode ficar apenas para a decor do teto.

sala apartamento decorada

Na decoração da sala de apartamento pequeno, a estratégia para dar amplitude ao ambiente foi apostar na iluminação. Para isso, o acabamento com gesso e abertura central foi ideal, já que permite iluminação indireta e direta com os spots laterais.

closet moderno

O closet sem portas deixa as peças visíveis

Neste projeto de closet feminino a aposta foi pelo design moderno com a área central aberta, e para dar ainda mais charme o forro foi revestido com papel de parede que ficou visível.

 

Mais fotos

decoração vaso vietnamita

sala pequena

decoração sala TV

A parede amarela dá cor sem deixar a decor carregada

 

sanca aberta

Fechada

Como o próprio nome já diz, este tipo de acabamento não tem aberturas e por isso a iluminação costuma ser embutida através de sposts que são instalados na moldura.

decoração cinza e branca

O piso de madeira dá elegância a sala

            Com acabamento bem mais simples, a moldura que liga o teto e as paredes tem menos detalhes e fica ótimo para quem quer dar estilo clean a decoração. A iluminação feita através de luzes embutidas com forma quadrada deixam o design ainda mais moderno.

mesa jantar preta

Na sala de jantar, o projeto tem o detalhe do teto todo fechado e com diferentes alturas, o que dá características mais trabalhadas e destaque para o lustre de cristal que fica sobre a mesa.

parede de espelho bisotado

O lustre de cristal é delicado

Para expressar modernidade, a sala de jantar segue o design com linhas retas que pode ser visto no formato da mesa e no trabalho com gesso, que é composto por uma moldura lateral e uma central que serve de apoio para o lustre.

decoração clean quarto casal

A ideia também pode se estender para o quarto de casal moderno. O acabamento segue a linha minimalista, e por isso os detalhes são em menor grau. E que mesmo assim deixam o espaço lindo!

 

Mais fotos

sala de estar decorada

A mesa de centro espelhada em bronze é moderna

sanca fechada

Invertida

O próprio nome já dá uma pista de como é este tipo de acabamento. O gesso é trabalhado como a versão aberta, mas ao invés de ter a iluminação no centro, a abertura é direcionada para as paredes, de modo a dar destaque a uma superfície vertical.

quarto com espelho

O tapete grande deixa o ambiente aconchegante

 

Para o quarto de casal o teto branco sem detalhes tem a valorização das aberturas laterais com iluminação embutida, que garante luminosidade suave e indireta para o ambiente. 

papel de parede sala

Nesta decoração de sala, o papel de parede é um dos pontos de destaque e neste caso o revestimento se estendeu por parte do forro e ganhou a luminosidade das lâmpadas embutidas que ficam na sanca invertida.

sofá branco sala

A mesa de centro de vidro é moderna

A sala branca e com poucos detalhes de cor é linda, e para manter a harmonia no projeto todo, a aposta foi por colocar iluminação embutida nas laterais do acabamento de gesso e alguns sposts visíveis para aumentar a iluminação do ambiente.

mesa de centro moderna

Para este projeto, a parede revestida com madeira é um ponto forte para a decor, e por isso vale se inspirar no acabamento invertido, mas com abertura para apenas uma das superfícies verticais, de modo a aumentar o foco do olhar para a parede trabalhada.

planta para sala decorada

Na parede, revestimento com pedra decorativa

            Para criar um espaço relaxante no banheiro e poder relaxar na hidro, a luz indireta é uma ótima escolha e foi a opção para esta proposta, que tem o teto de gesso com sanca aberta nas laterais.

 

Mais fotos

banheiro com hidromassagem

corredor com papel de parede

Na parede, prateleira com enfeites

mesa com banco

sanca invertida

sala com sofá branco

A ampla abertura para a sacada integra os ambientes

Fotos e inspirações para usar sanca de gesso

cozinha corredor

Na cozinha corredor, o trabalhado com gesso e cheio de detalhes poderia deixar o ambiente muito carregado, por isso a escolha foi por um design moderno com rasgo de luz.

piso de madeira

A orientação da madeira do piso, alonga o corredor

            O corredor não precisa ser sem graça e até mesmo o teto é capaz de transmitir mais estilo para o ambiente. Neste caso, a aposta foi pela versão invertida que dá mais luminosidade as paredes e sensação de mais espaço.

quarto de bebê decorado

O teto decorado também pode se estender para o quarto de bebê, e neste caso o detalhe aberto não ficou restrito apenas para o forro, mas desceu pelas paredes e criou uma decoração harmoniosa para o ambiente.

tapete vermelho

O papel de parede da sala de jantar combina com o tapete da sala

Os ambientes integrados não precisam ser todos trabalhados no mesmo estilo, e essa ideia deixa isso claro; já que o modelo com abertura foi utilizado apenas na área da sala de jantar, de maneira a criar uma divisão imaginária para os cômodos.

decoração moderna

Se a tendência é um estilo contemporâneo, vale se inspirar neste projeto que integra os ambientes e a sanca moderna caracteriza o acabamento do teto de gesso.

mesa de jantar redonda

O buffet de laca branca decora a sala de jantar

            Na sala de jantar, o recurso arquitetônico é uma das propostas e por seguir o formato da mesa cria equilíbrio na decoração.

 

Mais fotos

sala integrada

papel de parede sala

Almofadas azuis decoram os sofás e combinam com a parede

cortina embutida

decoração em madeira

Plantas decoram a sala

cadeira acrílico decoração

salas integradas

A poltrona azul interliga os ambientes

sala moderna decorada

decoração sala tv e estar

O piso de madeira é aconchegante para a sala

decoração clássica

quadro colorido decoração

A parede colorida é moderna

sala luxuosa

sala pequena e moderna

Prateleiras pretas decoram acima da TV

teto para quarto de bebê

No post deu para conhecer os diferentes modelos de sancas de gesso, e ver como usar o recurso no projeto de casa. Agora é só decidir qual seu estilo preferido e dar cara nova ao lar.



COMPARTILHE!

Confira também

  1. Deborah Gomes disse:

    Boa noite! Adorei as dicas. Pretendo fazer na minha sala parecido com a da quarta foto (que tem a legenda: “Na decoração da sala de apartamento pequeno, a estratégia para dar amplitude ao ambiente foi apostar na iluminação. Para isso, o acabamento com gesso e abertura central foi ideal, já que permite iluminação indireta e direta com os spots laterais.”).
    Gostaria de tirar algumas dúvidas:
    1 -os spots são do tipo plafon ou são spots quadrados de embutir?
    2 -qual a lampada utilizada nos neles? tenho preferenica pelas leds, mas estou na dúvda sobre a potência da mesma, sabendo que tb farei a sanca aberta com iluminação com fita de led e uma iluminação que terá central no ventilador de teto.
    3 – qual a distância que devo ter entre os spots?
    Desde já, obrigada pela atenção.

    • Doce Obra disse:

      Oi, Deborah!

      1 – Aparentemente, são plafons de embutir de LED.
      2 – Não sei dizer qual é a potência desses plafons, mas para os menores com função decorativa, entre 3W e 5W é suficiente (recomendo de 3W).
      Qual é o tamanho da sua sala? Como na imagem? De qualquer modo, a iluminação central pode ser de 12W, 15W ou 18W, dependendo de como você quer: mais fraca e aconchegante ou mais forte. Ali na foto, pelo tamanho, acredito que seja de 18W.
      A iluminação dessa imagem parece ser em branco frio. O branco frio, como o próprio nome revela, deixa o ambiente mais frio do que o branco quente (que, por sua vez, transmite uma sensação de maior aconchego – ex: imagem acima desta). Seja qual for sua escolha, procure comprar tudo branco ou tudo quente para um visual mais harmônico, e isso inclui a fita LED.
      3- A distância ideal entre os spots decorativos, medida entre seus pontos centrais, é de 0,60 a 1,00 m. Nessa foto eles parecem estar bem juntinhos, entre 0,50 e 0,60 m. Mas se a parede for mais extensa, sugiro que use uma distância maior (até 1m), para não ficar muito carregado.

      Espero ter ajudado.
      Beijinhos!

  2. Taciana Lima disse:

    Boa noite,

    Gostaria de saber qual a distância entre o teto e a sanca? (abertura de sanca)
    E qual largura da sanca? (da parede até a sua borda)

    Obrigada e aguardo com ansiosidade sua resposta

    • Doce Obra disse:

      Olá, cara leitora!
      A altura da sanca costuma ser de 15 cm, mas pode ser até menos, não existe uma regra.
      Já a distância entre a parede varia muito. O mínimo recomendado para que o visual fique legal é de 30 cm, mas essa distância deve ser calculada conforme o ambiente. Quanto maior, maior deve ser a distância.
      Beijos!

  3. Marcelo De Santis disse:

    Boa tarde!
    Em uma sala 7.5m X 5.5cm, qual seria a largura ideal para a sanca ?
    Posso trabalhar com 1.00 de distância entre os spots decorativos?
    Desde já muito obrigado,
    Att.,
    Marcelo De Santis

    • luan gabriel mendes disse:

      ola ,Marcelo tudo bem ? a conta certa pra se fazer medida entres os spots funciona assim! tamanho da parede e divide pelo números de spots q quer colocar acrescenta +1 na conta do spots ! EX: Sua parede de 5,5m quer colocar 3 spots e so fazer 5,5 dividido por 4= 1.37,5 m assim eles ficaram centralizados certinho pelo tamanho da parede ! espero ter ajudado !

  4. janaina disse:

    gostaria de saber se vocês fazem orçamento em são vicente (são paulo)

    • luan gabriel mendes disse:

      Oii ,Janaina tudo bem ? Caso ainda queira um gesseiro bom liga pra esse numero 13-98856-0111 o nome dele e denilson o unico gesseiro q recomendo !detalhe ele mora em sao viscente

  5. Filipe disse:

    Boa noite.
    Caso eu opte por uma decoração aberta na sala, e no corredor fechada, será que fica muita informação nos ambientes? E se eu quiser decorar todos os cômodos , será que posso acabar atrapalhando a harmonia entre os ambientes? Grato.

  6. Sania Marinho Leite disse:

    Gostei muito

  7. Renata disse:

    Boa tarde.
    Gostaria de saber o nome dos decoradores ou design de interiores desses projetos, pois adorei.
    Renata

  8. Renato Sório disse:

    Boa tarde, em uma sala integrada com a sala de estar…(apartamento 5,10 x 2,40 )…fica melhor fazer sanca aberta em uma delas e na outra forro…ou fazer inteiro…uma sanca? por conta que o ambiente é pequeno

  9. Gicelly disse:

    Tenho uma dúvida, estou com minha obra na fase de bater a laje, será necessário eu já encomendar o projeto de rebaixamento e sancas, minha preoculpação é com a fiação de energia, para que depois da laje pronta não seja necessário puxar fios e fazer gambiaras.

  10. Edinaldo disse:

    Lindo trabalho

  11. danilo disse:

    gostaria de um projetista de forro
    [email protected],
    [email protected]

  12. Adson Mendonça disse:

    Tudo Muito lindo

  13. Uberlan disse:

    Parabéns pelo ótimo conteúdo .
    Trabalhamos com gesso drywall e sempre estamos navegando aqui pra tirar idéias Boas.
    Parabéns.
    Nosso site, caso queiram conhecer:
    brothersdrywall

  14. Ariane disse:

    Olá, tudo bem? Amei as dicas de vocês. Gostaria de saber qual cor foi usada no quarto. Ao meu ver parece uma cor gelo

  15. Isadora disse:

    Boa tarde ! Trabalhamos também com rebaixamento de gesso … Gostei muito das ideias e pretendo passar para os meus clientes.
    Reforma dá vida nova ao ambiente !
    Caso queiram conhecer nosso trabalho temos o facebook, FX Reformas .

  16. roberto/ouoaui disse:

    admirável…

  17. roberto/ouoaui disse:

    TODA A APRESENTAÇÃO É LINDA, MUITA LINDA MESMO..

  18. Talita disse:

    Bom dia!!
    Vocês indicam algum gesseiro em salvador?
    Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *