🌱【GRAMA PRETA】7 Dicas para Plantar e Cuidar, Preço e Fotos!
O nome é sugestivo, mas a grama preta não é literalmente dessa cor. É um tipo específico e mais escuro que dá muito destaque ao jardim e é usado nos detalhes, com o objetivo de criar um paisagismo perfeito. Para saber todas as suas características, como plantar e manter, acompanhe o post!
⭐ Características e usos
A grama preta trata-se de uma planta ornamental que pode ser usada tanto do modo convencional, como gramínea para cobrir todo o terreno, quanto para criar os mais diferenciados detalhes, entre malhas e faixas no quintal. Tudo isso devido a sua coloração escura, que não chega necessariamente no preto, mais é bem diferente da grama verde.
Da família Asparagaceae, este tipo de grama também pode ser chamado de grama japonesa e até grama anã para algumas pessoas. Uma das grandes características, além da cor, é a presença de pequenos frutos em determinada época, por isso é interessante em canteiros com pedras e outros tipos de paisagismo.
Ideal para qualquer tipo de solo, a grama preta não precisa de muita irrigação e tem baixa manutenção. Aguenta bem o clima quente e chega até 20 centímetros de altura, e como tem mais ‘espaço’, é fácil de remover as ervas daninhas que crescem sobre ela.
O resultado é um jardim renovado e destacado, que com certeza vai chamar a atenção de muita gente!
⭐ Quanto custa? Preço
O preço da grama preta varia muito conforme a região e a loja. Uma média é de 25 reais por metro quadrado cada muda. O plantio é fácil e ela geralmente cresce muito rápido, se espalhando e ultrapassando até os limites que você quer que ela fique. Prefira cultivá-la perto de plantas maiores e evite próxima de hortaliças.
⭐ Como plantar grama preta
É muito simples de plantar grama preta. O espaço varia muito conforme sua escolha, podendo ser desde uma área grande até um canteiro ou um espaço de 5 cm a 30 cm.
- Limpe bem a área, coloque a adubo e plante as mudas normalmente, certificando de que as raízes e rizomas estejam cobertos com a terra.
- Evite fazer covas muito profundas e prefira áreas mais úmidas, mesmo que a grama preta se adapte ao calor tranquilamente – nesse caso, fica mais fácil para cuidar e regar.
Qual a melhor época para cultivar? Segundo agrônomos, é melhor plantar entre o outono e primavera para que fique sempre linda e com bom aspecto. Embora dê para cultivar o ano todo, a grama preta não resiste a climas muito frios.
⭐ Poda e cuidados necessários
A poda é simples e só complica caso a grama preta comece a se espalhar rapidamente. Por isso, é importante ficar sempre de olho para que ela se mantenha no espaço definido.
Nessa hora ou caso queira trocar o ponto de lugar, dá para cortar normalmente com uma tesoura e até com uma máquina de nylon.
Já a manutenção é prática e a irrigação não precisa ser recorrente. Plante em locais úmidos e regue de dois em dois dias – só evite encharcamentos. A fertilização deve ser feita pelo menos uma vez por semestre. O excesso ocasiona no amarelamento da grama anã e na proliferação de fungos.
Como não necessita muitos cuidados, a grama preta é uma escolha certeira para qualquer jardim! Faz muita diferença e dá uma plena renovada no espaço!
⭐ Fotos de jardins com grama preta
Quer ver algumas inspirações para investir na grama preta anã em seu jardim? Confira muitas ideias incríveis!
E aí, que tal apostar na grama preta para deixar seu jardim, chácara e cantinho mais bonito e destacado? Vale muito a pena e o resultado fica impressionante! Inspire-se nesta ideia!
Tem alguma dúvida, sugestão ou crítica? Deixe um comentário no post! Para ler outras matérias sobre Casa, Construção ou Decoração, leia as outras matérias do site, temos dicas legais e incríveis! Boa sorte e até mais!