+80【MODELOS DE CASAS】➞ Fachadas • Dicas • Ideias

Ter uma casa é o sonho de qualquer pessoa. Construir um lar confortável é primordial para viver melhor com sua família, por isso trata-se de um planejamento a longo prazo. Entre tantas decisões, delimitar os modelos de casas mais adaptáveis a sua realidade é um grande desafio.

A Arquitetura está cada vez mais avançada e lança uma série de projetos impressionantes. Além de casas grandes e com estrutura diferente, há também modelos pequenos, clássicos e até alternativos.

Sendo assim, é interessante conhecer os modelos de casas mais convencionais atualmente. Para ajudar você, preparamos este post completíssimo com 16 variações + fotos e dicas imperdíveis. Leia e inspire-se.

16 Modelos de Casas

Encante-se com os modelos de casas mais populares e impressionantes!

Como você imagina a sua casa dos sonhos? Simples e aconchegante? Grande e totalmente mobiliada? Que tal uma casa sobre rodas, no litoral ou no campo? Pois é, não faltam modelos de casas que impressionam por uma série de características.

Por mais que o padrão de uma casa popular seja composta de sala, cozinha, quartos, banheiro, lavanderia e área externa, há muitas variações de acordo com cada projeto. A casa, antes de tudo, deve ser confortável e perfeita para que toda a família viva com total harmonia.

Obviamente, o investimento faz toda a diferença. Além da possibilidade de comprar uma casa pronta, muita gente opta por começar do zero, construindo seu lar aos poucos. Assim, é possível deixá-la de acordo com seu gosto – e, claro, seguindo as orientações dos profissionais de Engenharia e Arquitetura.

Em todo caso, tudo depende do terreno disponível e do quanto você está disposto a gastar. Por isso, é interessante conhecer os modelos de casas mais comuns. Muitos podem servir de inspiração para você construir a sua residência e deixá-la totalmente confortável e aconchegante.

Modelos de Casas

Fotos e ideias de modelos de casas

Quais são os modelos de casas mais cotados atualmente? Veja nossa galeria completa com características e ótimas dicas.

Casas geminadas

Em muitas áreas urbanas, é comum a construção de casas geminadas, sobretudo para aproveitar o espaço. Essas casas são conjugadas, dividindo a mesma parede e erguidas no mesmo lote.

Todas as casas seguem o mesmo padrão de simetria e acabamento. Em muitos casos, o telhado se distribui pelas residências, além dos mesmos detalhes na fachada e na estrutura em si.

As plantas de casas geminadas possuem variações, desde sobrados até casas térreas, simples ou modernas. São construções típicas de conjuntos habitacionais, pois são mais econômicas e de fácil manutenção – além do bom aproveitamento do terreno.

Entretanto, há desvantagens quanto a iluminação, ventilação e o maior dos problemas: os ruídos. A parede lado a lado não favorece o isolamento acústico, ruim para quem gosta de ambientes silenciosos.

sobrado geminado

O sobrado geminado tem varanda no segundo pavimento

Modelos de sobrados

Sobrados são construções clássicas e atemporais, que se caracterizam por ter dois ou mais pavimentos. É um modelo tradicional e de grande porte que começou a se popularizar desde os tempos coloniais e faz sucesso até hoje, seja em residências ou edificações comerciais.

Os modelos de sobrados grandes ainda se destacam, mas devido à disponibilidade dos lotes, muitas pessoas constroem sobrados pequenos para aproveitar melhor o espaço. Da mesma forma, os modelos geminados também chamam atenção, sobretudo em áreas urbanas, assim como as versões modernas.

sobrado com cerca de madeira

A cerca baixa e com toras roliças de madeira não esconde a fachada

sobrado pequeno

O sobrado pequeno tem telhado aparente

sobrado com telhado colonial

As telhas coloniais foram usadas no projeto do sobrado

Roxo no sobrado em uma casa na área urbana

Roxo no sobrado em uma casa na área urbana

Casas de madeira

As casas de madeira chamam atenção pelo charme e acabamento. O material versátil confere elegância à construção, embora não seja um padrão tão usual em moradias tradicionais.

Hoje em dia, a madeira é incluída no acabamento ou em pequenos detalhes na obra, combinando com a alvenaria e outros materiais. Assim, é possível seguir um conceito moderno, rústico ou minimalista.

Entretanto, ainda há casas de madeira com padrão rudimentar, sobretudo em áreas rurais, como cabanas, chalés, hotéis, enfim. De fato, o aspecto dessas residências é sofisticado e a parte interna fica mais confortável e aconchegante.

casa com fachada de madeira e escada

Casa com fachada de madeira e escada

mini casa de madeira na neve

Vários tipos de madeira podem ser utilizados nessa construção, inclusive com diversos tons e tipos de pintura, dos claros aos escuros.

mini casa de madeira provençal

Casas de luxo (mansões)

É impossível não se encantar com a estrutura de casas de luxo. Segundo o dicionário, essas mansões são denominadas “construções suntuosas e de grandes proporções”.

De fato, em uma mansão chama atenção tanto o padrão diferenciado da edificação quanto toda a área em si, que conta com grande jardim, piscina, área de lazer, área de relaxamento, enfim.

As casas de luxo podem seguir um padrão moderno ou clássico. De modo geral, o preço é muito alto, custando milhões de acordo com a residência e seus atrativos.

Casas de Luxo

modelos de mansões

mansões

mansões modernas

lindas mansões

Casas container

Quem adora obras sustentáveis e que visam o reaproveitamento de materiais vai adorar conhecer as casas container. Segundo especialistas, são econômicas, rápidas de construir e ecologicamente corretas.

A ideia é reutilizar containers que servem como transporte de carga para erguer uma casa. O material é composto de aço resistente e pode resistir até grandes intempéries, como chuvas e ventos fortes.

Muitos projetos arquitetônicos atuais seguem esse padrão e entregam edificações modernas surpreendentes, seja para residências, escritórios e até comércios. De fato, é uma ideia simples e com um ótimo resultado.

Casas de campo

Quem ama sossego e contato com a natureza ama viver em casas de campo. A área rural se destaca pela calmaria e pelas belas paisagens, por isso cada vez mais pessoas procuram residências nessa região.

As casas de campo podem ser construídas seguindo diversos conceitos arquitetônicos, desde uma casa simples até um modelo de luxo. Nesse contexto, se destacam as chácaras e casas na roça, cada qual com seu charme.

casa de campo com jardinagem

Na casa de campo, o jardim é gramado e traz espécies de palmeiras e arbustos

casa montanha

A trepadeira decora o espaço da varanda

Embora atualmente muitas casas sigam um conceito moderno, as residências rústicas ainda são evidentes nas áreas rurais.

casa de pedra

Pergolados de madeira decoram a área de fora

Casas de praia

E para quem ama o litoral, nada melhor que conhecer lindas opções de casas de praia. A residência pode ser construída à beira mar ou em uma área mais afastada, como uma casa de veraneio, por exemplo.

Entretanto, construir nesses locais demanda atenção às regras de urbanização da cidade, além de conceitos de preservação. Além disso, quanto mais próximo da praia, maior é o preço do lote. Sendo assim, uma proposta é reformar uma casa ou investir em construções sustentáveis (pequenas e impressionantes).

Casa de Praia chique

Casa de Praia colorida

Casa de Praia planejada

Casas de Praia

Casas de praia

Casas modernas

Hoje em dia vemos uma série de projetos de casas modernas. Uma tendência bem interessante é a junção de vários materiais na fachada e no acabamento das residências – unindo pedra, madeira, vidro, porcelanato, enfim.

Casas modernas podem seguir os mais variados padrões, de acordo com a disponibilidade do terreno e do seu investimento. De modo geral, é essencial a consultoria de especialistas para que o projeto fique perfeito e adaptável as necessidades dos moradores. Inspirações não faltam.

casa com telhado diferente

O design mistura madeira e pedras decorativas

muro de vidro

O vidro verde combina com as cores claras da pintura

casa com garagem aberta

sobrado com sacada

Casas rústicas

Além da beleza estonteante, as casas rústicas se destacam pelo conforto. São obras essencialmente rurais, pois toda a construção envolve materiais rudimentares, como pedras, tijolos, madeira, ferro, entre outros.

As casas rústicas são relacionadas a um conceito vintage, pois muitas obras provêm da época em que foram construídas e são preservadas atualmente. Podemos ver essa característica em diversos prédios coloniais em cidades históricas, por exemplo.

Quando se trata de projetos modernos, a rusticidade é inserida nos detalhes, seja na fachada (em muros ou na varanda) ou na área interna (nas paredes e móveis).

fachada sobrado pedras

casa de madeira rústica

casa tijolo fazenda

Casas minimalistas

Você sabe o que é minimalismo? Trata-se de um conceito que visa utilizar apenas o necessário, sem esbanjamento ou elementos supérfluos. Esse padrão é comum tanto na Arquitetura quanto em outros nichos, como a Moda.

Sendo assim, as casas minimalistas também se destacam em muitos cenários. A ideia é apostar no “menos é mais”, com acabamento limpo, cores neutras (branco, principalmente) e materiais simples, como granito, vidro e madeira. Além disso, a simetria é comum nesses projetos, para dar uma leveza à construção.

Casas Minimalistas

Casas minimalistas

ideias de Casas minimalistas

lindas Casas minimalistas

Casas quadradas

As casas quadradas chamam atenção pelo aspecto visual e facilidade na construção. A fachada em linhas retas é encontrada em grande parte das residências modernas, com uma série de detalhes no acabamento.

De fato, você encontra casas térreas simples, sobrados e grandes edificações seguindo esse conceito em praticamente qualquer paisagem urbana. Há muitas ideias legais e surpreendentes.

Formato diferente e detalhes em madeira nesse sobrado

Formato diferente e detalhes em madeira nesse sobrado

Esse verde clarinho deixa sua fachada muito original

Esse verde clarinho deixa sua fachada muito original

Casas redondas

As casas redondas impressionam pela Arquitetura diferenciada, embora sejam consideradas clássicas em termos conceituais. Grandes inspirações para essas construções foram as ocas indígenas, construídas de modo rústico.

Embora seja raro ver projetos assim nas áreas urbanas, há edificações que se destacam por seguir esse estilo. Além disso, são consideradas mais resistentes, por isso são comuns em áreas costeiras e países que sofrem ataques de ventos e furacões. O design é surpreendente, ideal para quem deseja ir além do convencional.

Confira nosso post completo sobre casas redondas e saiba tudo sobre esse projeto.

Casas sobre rodas

Já imaginou ter uma casa que pode ir aonde você for? Essa é a proposta da casa sobre rodas, que segue o conceito de um trailer, mas com toda a estrutura completa de uma residência.

De fato, há projetos que impressionam pelos detalhes e conforto – inclusive, para comportar uma família inteira. Montar uma casa dessas demanda um bom investimento e o trabalho apurado de especialistas. Entretanto, há empresas que oferecem esse serviço e entregam residências com aspecto e estrutura impecáveis.

mini casa sobre rodas

mini casa sobre rodas estilo trailer

mini casa sobre rodas colorida

mini casa sobre rodas provençal

Casas com piscina

Muita gente sonha em ter uma casa com piscina. Essa estrutura é perfeita para o entretenimento dos moradores e visitantes e pode ser instalada de diversas formas.

Atualmente, há diversos modelos de piscinas, com vários tamanhos, formatos e adornos. Além disso, são indicadas para qualquer residência, se adaptando até a quintais pequenos – tudo depende do projeto e de suas possibilidades.

casa na praia com piscina

O jardim em volta da piscina traz gramado, palmeiras e plantas baixas

casa simples com piscina

A piscina fica na parte da frente da casa

Casa moderna com piscina

A piscina com deck de madeira é moderna

Casas com varanda

Ter uma varanda na casa é sinônimo de conforto e aconchego. Esse espaço é perfeito para relaxar e ainda incrementa a fachada da residência. Pode ser grande, pequeno, simples ou totalmente equipado – em casas urbanas ou rurais.

Além das varandas convencionais, os projetos de varanda gourmet também se destacam. A ideia é criar um ambiente externo totalmente estruturado e interligado com piscina, jardim, churrasqueira, etc. Uma tendência perfeita para quem deseja aproveitar ao máximo a área externa da casa.

sobrado no campo

O sobrado traz varanda no andar térreo

casa rústica com varanda

O projeto traz varanda contornando o andar térreo

decoração varanda

Na varanda, a decoração com pilão de madeira dá traços rurais ao projeto

Casas simples

Por fim, destacamos modelos de casas simples. Se ter uma residência é o sonho de qualquer pessoa, é essencial se inspirar com projetos que mostram como é possível viver em uma casa comum.

Geralmente, esses modelos de casas seguem um padrão convencional, com dois quartos, banheiro, cozinha e sala. Entretanto, mudam alguns detalhes conforme a disponibilidade do terreno e outras variáveis.

De modo geral, são casas perfeitas para viver bem com a família, seja em áreas urbanas ou no campo. Há muitas ideias legais e que não demandam grandes investimentos.

Casas Simples

dicas de Casas Simples

ideias de Casas Simples


Entre tantos modelos de casas, fica até difícil escolher a melhor alternativa para construir seu lar. Considere seu investimento, converse com os especialistas e faça um bom planejamento.

Esperamos que tenha gostado do post e das dicas. Deixe um comentário e compartilhe. Boa sorte e até mais.

Você pode gostar...