Cortina/ persiana rolô: o que é, modelos, preço e onde usar!

A persiana rolô ou cortina rolô, como também é chamada, é uma das opções e modelos de cortina que funcionam para diferentes ambientes. Com um mecanismo que faz com que a cortina seja aberta de baixo para cima, a persiana rolô tem suas vantagens e características próprias.

            Quer saber tudo sobre a cortina rolô, e quais as vantagens desse tipo de cortina? Então, vamos ao post para responder a todas as suas dúvidas.

cortina decoração

O que é?

Um erro muito comum é confundir a persiana rolô com a cortina/ persiana romana, mas há diferenças entre ambas, e vamos deixar tudo explicadinho para acabar com essa confusão entre os modelos.

  1. Persiana rolô: esse tipo de cortina é feita a partir de uma tela solar, que é uma trama a base de poliéster (mas há também versões em bambu e em outros tecidos); que mantém a privacidade interior, mas permite um pouco da passagem de luz. O mecanismo de funcionamento é a abertura de baixo para cima, e o tecido vai enrolando em um rolo que fica no topo.
  2. Persiana romana: a diferença com o modelo rolô já começa com o material utilizado, que no caso da versão romana costuma ser um tecido mais estruturado e a base de algodão. O mecanismo também se diferencia, e apesar de abrir de baixo para cima, a cortina romana possui espécies de gomos que são recolhidos em camadas conforme o abrimento da cortina.

diferença rolô e romana

 

Modelos de Persianas Rolô

Branca simples 

A cortina persiana rolô branca é a mais tradicional e também a mais usada. Por ser uma cor clara e neutra, funciona muito bem em diferentes ambientes e pode ser usada sozinha ou como fundo para uma sobreposição com uma cortina estilo varão que pode ficar por cima, dando mais charme ao ambiente.

lavanderia decorada

A bancada é de mármore

duas cortinas

No chão, tapete de sisal

sacada com cortina

A sacada decorada é aconchegante

Outras cores 

Se a intenção é escolher uma cortina com mais cor e fugir do tradicional branco, também há as opções de cores para a persiana rolô. Entre as cores há uma gama imensa de tons, mas as mais procuradas costumam ser azul, cinza e preto.

Além das opções de cores lisas, outra possibilidade são os modelos com estampa, que geralmente são estampas de listras, e que dão um charme e toque especial para a decoração do ambiente. 

cortina azul

cores

modelo estampado

O piso de madeira mantém a decoração clássica

Blackout / Blecaute

A cortina rolô tradicional é capaz de quebrar apenas um pouco da incidência da luz, mas há modelos estilo blackout, que quebram a luz solar e deixam o ambiente mais escuro, sendo propícias para quartos e sala de TV.

            Esse tipo de cortina também é feito com material de poliéster, mas de espessura mais grossa, de modo a bloquear mais a luminosidade.

E se você acha o acabamento muito grotesco, pode usar a cortina rolô blackout por baixo, apostando na sobreposição com outra cortina, que pode ser usada como parte da decoração.

quarto casal pequeno

No quarto, a colcha prateada é moderna

cortineiro embutido

Espelhos decoram as laterais da cama

Dupla / Double Vision 

Esse modelo de cortina é uma variação da persiana rolô tradicional.

O mecanismo de abertura possui o mesmo rolo no topo, em que a cortina pode vai se enrolando ao ser aberta, mas o diferencial é a maneira em que a double vision pode ser aberta. Por ser composta por duas telas de tecido, esse tipo de cortina pode ter a abertura em forma de listras horizontais, permitindo a entrada de luz no ambiente sem que seja levantada.

double vision

cortina dupla

Na sala de jantar, cadeira Ghost preta

modelos de cortina double vision

Quanto custa? Preço

            Até aqui está tudo bem, você já entendeu como funciona e quais os modelos de persiana rolô, mas se ainda tem uma perguntinha que não quer calar é “quanto custa a persiana rolô?”.

O preço pode variar de acordo com loja e se o modelo será comprado pronto ou confeccionado sob medida, seguindo os tamanhos específicos da sua janela.

As versões sob medida devem ser consultadas com empresas que desenvolvem esse tipo de cortina, mas se você quer algo mais rápido e prático, pode optar pelas versões prontas. O custo de um modelo liso e branco com dimensões de 1,40 x 1,60m sai por volta de R$ 180.

Fotos de Decoração com Cortina Rolô

Cozinha 

cozinha planejada

Na parede, nicho decorativo

Se você quer uma cortina para cozinha que seja clean, pode se inspirar neste projeto, em que a escolha foi por uma peça única da persiana rolô branca e que se estende por toda a janela. A versão feita a partir de tela solar permite a entrada de luminosidade e assim deixa a cozinha clara, mas sem deixar com que o clarão do sol invada o ambiente.

cozinha pequena

A cozinha com coifa é moderna

Nesta proposta para a cozinha pequena, a aposta foi de usar duas peças da cortina para cobrir a janela, e assim cada uma pode ser aberta separadamente, de acordo com a necessidade e escolha.

 

Mais fotos 

pastilha inox cozinha

Pastilhas de inox decoram a parede

piso granito cozinha

No chão, piso de granito

cozinha com churrasqueira

bancada granito preto

Na bancada, decoração com flores

parede de pastilhas

As pastilhas de cor marrom revestem a parede

cozinha moderna

Detalhes na cor mostarda deixam a cozinha moderna

bancada de granito

decoração cozinha

cadeira bancada

A cadeira de acrílico vermelha adiciona cor à decoração

Sala 

sala de estar

Almofadas coloridas e estampadas decoram o sofá

Neste projeto de decoração para a sala com pé direito duplo a escolha foi por tons de bege, e não foi diferente para as cortinas que fecham a janela. Por baixo o modelo rolô na cor branca ajuda a quebrar melhor a incidência de luz, e por cima o modelo leve, bege e com volume, contribuem para a decoração do ambiente.

decoração sala pé direito duplo

A mesa de centro com espelho bronze dá destaque ao ambiente

A proposta de decoração para esta sala foi de valorizar o ambiente com cores claras, e o mesmo se repete para as cortinas, que foram instaladas através do cortineiro embutido do forro de gesso.

 

Mais fotos

sala simples decoração

decoração moderna e clássica sala

As poltronas de couro marrom seguem o estilo clássico

lanterna decorativa

Lanternas decorativas enfeitam o espaço da sala de jantar

cortina sala pequena

Banquetas de madeira compõem o ambiente

sala com sofá retrátil sala com tapete

sofá cinza sala

O sofá cinza compõe a sala

paletes decoração

O painel foi feito de pallets

sala com prateleiras

Prateleiras decoram a parede

cortina sala

Quarto 

quarto de bebê

O papel de parede xadrez decora o quarto de bebê

Se a intenção é escolher um modelo de cortina para o quarto de bebê que seja atemporal e se adeque ao crescimento da criança e às mudanças na decoração, vale a pena considerar a persiana rolô e se inspirar neste projeto. Aqui a cortina branca e lisa controla a entrada de luz e fica neutra diante do restante da decoração.

cortineiro sobreposto

O cortineiro sobreposto é de gesso

Nesta proposta de quarto de menina, as cores claras são predominantes no ambiente, e para a cortina a ideia foi a mesma. Os tons de destaque aparecem em detalhes do quarto e na cor marsala, o que valoriza a decoração e adiciona um toque de cor ao ambiente.

 

Mais fotos

quarto solteiro decorado

quarto de casal

quarto feminino

A colcha com estampa floral decora a cama

cortina quarto de casal

O quadro apoiado decora o cantinho do quarto

quarto lilás

A decoração com lilás é delicada para o quarto de menina

quarto com beliche

quarto de casal com espelho

A parede de espelho decora o quarto

quadro decoração quarto

Acima da cama, quadro decorativo

quarto de bebê cortina

A parede azul dá cor para a decoração

Banheiro / Lavabo 

lavabo moderno

Na bancada, cuba de apoio

A cortina para a janela do banheiro também pode ser o modelo rolô. Neste caso, a proposta foi de usar uma cortina branca e lisa que fica exatamente sob medida, controlando a entrada de luminosidade e mantendo a privacidade do cômodo.

espelho redondo

A persiana rolô também foi a escolha para esse lavabo, e o modelo liso e branco foi ideal para manter o ambiente clean sem tirar o destaque da parede revestida com tijolo a vista. O tecido da cortina por ser uma trama mais aberta, permite a entrada de luz, e isso mantém o lavabo claro e bem iluminado.

 

Mais fotos

banheiro com banheira

A banheira redonda compõe o banheiro

banheira com hidromassagem

Na bancada, flores para decorar

bancada dupla

piso madeira banheiro

O piso de madeira deixa o ambiente aconchegante

rodapé branco

O rodapé branco deixa o lavabo moderno

lavabo com papel de parede

O papel de parede deixa o lavabo moderno

lavabo pequeno

banheira moderna

A banheira minimalista é moderna

banheiro com pastilhas

cortina banheiro

A janela de vidro dá vista para um jardim externo

decoração banheiro com hidromassagem

Agora que você já sabe tudo sobre cortina/ persiana rolô já pode considerar esse tipo de cortina para o projeto e escolher em qual ambiente usar.

Você pode gostar...