Mesa de Natal Decorada: 78 inspirações lindas para você


Quando menos esperamos dezembro aponta no calendário, e os preparativos para o Natal começam a fazer parte de nossos dias até essa data tão especial chegar. Dentro desses planos, está a decoração de uma mesa de Natal de forma elegante para receber os familiares.

Sua residência pode ser simples, pequena, grande, luxuosa, casa ou apartamento, não importa. É possível decorá-la para o Natal em qualquer circunstância, o que não pode fazer, é fica de fora dessa celebração tradicional e espirituosa.

mesa de natal vários modelos

Chame seus amigos e parentes para te ajudar a criar uma mesa bem bonita. Mas primeiro, confira muitas dicas e inspirações para você fazer bonito no Natal! Acompanhe o post.

Dicas para Acertar na Decoração

Estilo

Bom, o tema é Natal, claro, mas defina qual estilo você quer seguir. Pois há como criar diversos tipos de decoração natalina: sofisticada, minimalista, divertida, religiosa, etc. O legal é inovar e não repetir a que foi feita no ano passado.

Contudo, use e abuse de seus objetos decorativos que tem guardados. Utilize-os para deixar a temática ainda mais forte de maneiras diferentes: bolas de Natal em potes, laços e fitas nas cadeiras, enfim, não fuja de sua criatividade.

mesa de natal decorada

Cores

As cores que remetem à data do “Papai Noel” são: verde, vermelho e dourado. Você não precisa usá-las em abundância, mas é bacana escolher alguns pontos para decorar com esses tons. Para quem quer fazer uma mesa diferente, escolha toalhas brancas, objetos em dourado ou prata, e dê um colorido somente nos detalhes.

Como dá para perceber, é possível ter uma mesa decorada clean ou moderna.

mesa de natal toalha

Acessórios

Castiçais e suportes para velas, flores, pratarias e guardanapos elegantes são acessórios bem característicos de comemorações como o Natal. Eles são importantes para dar credibilidade a sua decoração e deixá-la mais original.

mesa de natal bolas de mesa

Jogo de jantar e toalha

Você com certeza tem aquela toalha bonita para usar em ocasiões especiais, não é mesmo? Aposte nela para criar a decoração de Natal, assim não precisa gastar dinheiro extra. As toalhas com cores: verde, vermelha e branca são as que mais combinam com essa data, mas aquelas com bordados em dourado também ficam bem sofisticadas.

As toalhas brancas lisas são as clássicas e dão menor chances ao erro. Desta forma, você pode utilizar passadeiras com alguma outra cor lisa, xadrez ou em juta.

Vale lembrar que você pode optar por não colocar toalha, mas somente uma passadeira do tecido que quiser. E para apoiar os pratos, os típicos jogos americanos.

mesa de natal decoração

Guardanapos criativos

A intenção em dias de festa como no Natal é abusar da criatividade, não deixando os acessórios como geralmente utilizamos. Os guardanapos são exemplos disso, os quais podemos dobrar de maneiras diferentes e até divertidas.

Separamos dois passo a passo para você conhecer e dobrar os guardanapos no dia do Natal. Veja:

mesa de natal guardanapo como fazer

mesa de natal guardanapo passo a passo

Dicas para economizar na decoração

  • DIY: Faça você mesma alguns objetos para decorar sua mesa de Natal: um centro de mesa, porta guardanapos, jogo americano, etc.
  • Faça cotação: Antes de sair comprando faça uma pesquisa em armarinhos e outras lojas. Alguns e-commerce (lojas pela internet) oferecem melhores preços e entregam grátis.
  • Não exagere: Inspire-se com o clima natalino, mas não precisa exagerar na decoração. Se o dinheiro está curto e você está sem tempo para criar seus próprios objetos, use uma toalha com motivos da data e outros pequenos detalhes. Uma decoração minimalista fica chic!
  • Reaproveite: Como dissemos acima, recicle e reuse objetos dos “Natais” passados. É uma forma de economizar!

mesa de natal detalhes

Ideias e Fotos de Mesa de Natal Decorada

Com frutas

Decorar com frutas frescas é uma tradição do Natal. É importante saber que as frutas da estação, ou seja, com colheita no mês de dezembro no Brasil, são mais econômicas e deixam a mesa linda e colorida. Essas são os tipos disponíveis em abundância nessa época:

  • Ameixa
  • Pêssego
  • Uvas
  • Cereja
  • Abacaxi

Entretanto, não há limites para os tipos de frutas escolhidos por você, só que as outras estarão um pouco mais inflacionadas.

mesa de natal com frutas

mesa de natal decorada arranjo de frutas

É importante saber que as frutas secas, como ameixas, damasco e uvas passas são a “cara” do Natal. Elas também funcionam muito bem além dos pratos natalinos, e podem decorar com maestria.

Além delas, há as frutas oleaginosas, você sabe quais são? Nada mais são do que as adoradas nozes, castanhas-do-Pará e de caju, amêndoas, avelãs, pistache, macadâmias, entre outras.

mesa de natal decorada com frutas e castanhas

mesa de natal decorada com frutas e velas

Procure em grandes centros, como o Ceasa, em São Paulo, por frutas típicas do Natal, onde você pode pesquisar preços em diferentes fornecedores. Pode ser que fique mais barato para você e sua mesa fique maravilhosa e saudável!

mesa de natal frutas

mesa de natal decorada com frutas

Com doces

Toda ceia de Natal que se preze, há doces deliciosos para a sobremesa. São diversas opções para você servir a seus convidados, entre doces prontos e aquelas receitas de família!

Os biscoitos de gengibre, por exemplo, são muito típicos nos Estados Unidos, e têm feito sucesso aqui no Brasil. Eles são aqueles biscoitos que são decorados com creme de açúcar e tem formatos natalinos.

mesa de natal com biscoitos

A ideia para decorar a mesa com doces, não é fazer isso na mesa principal, e sim recorrer a outra separadamente. Desta forma, as guloseimas terão um setor só para si, ficando mais organizadas e disponíveis para quem quiser se servir após o jantar.

mesa de natal com doces separados

mesa de natal com doces

Disponha doces caramelizados e jujubas em potes de vidro ou de plástico, podendo ter um resultado simples ou requintado. O que importa é poder se deliciar com eles no Natal.

mesa de natal de doces jujubas

mesa de natal de doces natalinos

Unindo aos doces, coloque enfeites natalinos, como exemplares de Papai Noel, bonecos de neve e pinheiros.

mesa de natal de doces

Com juta

Juta é um dos tecidos mais tradicionais da decoração Natalina. É uma fibra têxtil vegetal com origem muito antiga e oriental. Somente nos anos 30 ela começou a ser produzida aqui, sendo utilizada na indústria de sacaria.

Ela funciona bem neste tipo de decoração, pois remete à temática religiosa em que o Natal se insere – para os católicos, neste caso.

A juta pode ser usada como passadeira, jogo americano, porta copos, porta guardanapos, entre outros, para conferir um estilo rústico.

mesa de natal com toalha de juta charmosa

mesa de natal com toalha de juta e velas

Podemos encontrar peças de juta de diferentes espessuras e tratamentos. Há aquelas mais grossas (bastante utilizadas para fazer sacos) e as mais refinadas, que tem coloração mais clara.

mesa de natal com juta guardanapo

mesa de natal com juta

Ela pode combinar com uma decoração clean ou mais descontraída. Isso é você quem vai decidir! Veja mais duas ideias bacanas:

mesa de natal com toalha de juta no centro

mesa de natal com toalha de juta

 Com velas

O clima natalino pede uma iluminação mais aconchegante, até para criar um ambiente intimista. Elas são boas alternativas para os centros de mesas, e podem ser combinadas com plantas, flores, pinhas ou sozinhas.

Lembre-se de não escolher velas aromáticas, pois isso pode incomodar os convidados e atrapalhar na hora na ceia.

mesa de natal com velas com canela centro de mesa

Uma dica é decorar as velas com fitas, ramos e canela. Este último é super original e combina bastante com o clima de Natal, veja duas inspirações:

mesa de natal com velas com canela

mesa de natal com velas e canela

Procure dispor as velas – geralmente se escolhem brancas ou vermelhas – em castiçais, vidros, cachepôs, pratarias, etc.

mesa de natal com velas eflores

mesa de natal com velas em taças

Aqui no Doce Obra preparamos um artigo completo com dicas para decorar com velas! Clique aqui para ler e aprender como fazer em sua casa.

mesa de natal com velas vermelhas

mesa de natal com velas

Com flores

Dia de Natal é alegre e por isso pede elementos que produzam esse efeito, como por exemplo, as flores. As espécies escolhidas vão de seu gosto pessoal, mas aquelas que soltam muito aroma podem provocar alergia em alguém ou interferir no cheirinho bom de comida.

Uma dica é utilizar arranjos de flores, podendo estar atrelados a galhos secos, pinhas e até frutas. Mas tome cuidado com a altura deles, pois se forem muito altos, podem prejudicar a conversa durante a ceia

mesa de natal com flores

mesa de natal flores brancas

Por aqui também preparamos um artigo que conta mais sobre arranjos de flores lindos para diversas ocasiões! Quer aprender como fazer um para o Natal? Clique aqui para ler.

mesa de natal flores centro de mesa

mesa de natal flores e toalha de fuxico

Lembrando que as flores podem enfeitar tanto o centro da mesa, como também ornamentando os porta talheres ou guardanapos. O tamanho também vai depender de seu desejo, as pequeninas trazem mais delicadeza.

mesa de natal flores no centro

mesa de natal flores

Confira um vídeo que ensina a fazer um arranjo floral para sua mesa de Natal:

Com centros de mesa diferentes

Velas, flores e outros objetos podem servir como centro de mesa. Contudo, a ideia aqui é fazer algo diferente, utilizando esses e outros itens.

Por que não inventar centros de mesa irreverentes para sua mesa de Natal? Eles vão deixar o resultado bem autêntico.

mesa de natal centro de mesa com bolas

mesa de natal centro de mesa com desejos

Crie você mesma seus centros de mesa usando garrafas de azeite e vidros de azeitona, por exemplo. Decore-os com fitas e deixe-os personalizados com desejos de acordo com o espírito natalino.

mesa de natal centro de mesa com juta

Veja como você pode aproveitar objetos para criar uma nova tendência em centros de mesa. Abaixo foi utilizada uma boleira e depois, tocos de árvore, perfeitos para decoração rústica!

mesa de natal centro de mesa com velas

mesa de natal centro de mesa r´sutico

Frutas, pequenas plantas e galhos, bolas de natal, luzes pisca pisca, colocadas em vidros podem ser transformadas em centros de mesa bem originais. Experimente!

mesa de natal centro de mesa verde e vermelho

mesa de natal centro de mesa

Selecionamos esse vídeo que ensina a fazer um arranjo para centro de mesa super diferente, veja:

Com feltro

Quem está acostumada a fazer artesanato, com certeza já ouviu falar de feltro. Esse tecido vem da lã, por isso é super quentinho, e além disso, é muito maleável, sendo perfeito para criar bichos de pelúcia e enfeites.

Esse material pode ser escolhido para criar objetos de decoração para sua mesa de Natal. São diversas opções de arte para criar com eles, que devem resultar em peças para centros de mesa, para prender guardanapos e até para cobrir os encostos das cadeiras.

Veja só quanta inspiração legal para fazer com o feltro:

mesa de natal árvores de feltro

mesa de natal capas de feltro

mesa de natal com feltro porta guardanapos

mesa de natal estrela de feltro

mesa de natal porta talheres feltro

Veja como é simples criar um personagem de feltro. Basta ter linha, agulha, cola para tecido e o próprio feltro da cor que desejar.

mesa de natal com feltro

Simples e barata

Quase todas as dicas que passamos até agora para decoração de mesa natalina não são caras. Para todas as sugestões, há alternativas que não precisam de muitos gastos e podem ser feitas utilizando o que você tem em casa. Separamos esse tópico para ressaltar ainda mais isso.

É possível decorar lindamente mesmo se sua mesa for pequena, se forem poucos convidados, se você está sem tempo e também sem muito orçamento.

mesa de natal simples e pequena

mesa de natal simples

Enfeites reciclados

Uma boa opção para economizar é utilizar reciclagem para fazer enfeites. Você pode usar potes e garrafas de vidro e latas para criar objetos decorativos e/ou funcionais.

Veja algumas dicas:

mesa de natal centro de mesa com garrafas

MESA DE NATAL COM EFEITES RECICLADOS

Outra ideia é procurar materiais baratinhos, facilmente encontrados em armarinhos e papelarias. O EVA e o papel pardo são exemplos disso e você pode conferir a tendência na prática logo abaixo:

mesa de natal criativa jogo americano

mesa de natal criativa

Agora, se há tocos de árvores dando sopa por aí, não deixe que eles fiquem inúteis na noite de Natal! Veja como podem ficar incríveis fazendo as vezes de um jogo americano:

mesa de natal rústica

Nossa meta é que você tenha concluído este artigo com muita empolgação para criar sua própria mesa de Natal! Abuse das dicas e, claro, de sua criatividade. Qualquer dúvida ou sugestão, deixe para a gente aqui embaixo.


COMPARTILHE!

Confira também

2 Responses

  1. Dan disse:

    Bom dia! Ótimo post… Parabéns

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *