Jardim de Inverno no Quarto: Como fazer? Dicas e 40 fotos!

Criar um jardim de inverno no quarto é uma das alternativas de paisagismo no interior das casas e que conferem muito charme. Algumas pessoas também recorrem ao poder das plantas no dormitório para melhorarem a qualidade do ar, e com isso, respirar melhor ao dormir.

Bom, ter contato com a natureza nunca é demais, não é mesmo? Ainda mais se for do ladinho de onde passamos a maior parte do tempo, no nosso quarto, sem precisar sair de casa.

Vale explicar que esse tipo de jardim foi criado para que as pessoas tivessem uma área de recreação mesmo em baixas temperaturas, no outono e no inverno. Eles são tendência forte no exterior que logo se espalhou pelo Brasil também.

jardim de inverno no quarto revestimento tijolos

Ficou com vontade de ter um jardim em pleno quarto? Aqui nesse artigo vamos te mostrar como isso pode ser feito em diversos tipos de cômodos: quarto de casal, quarto de solteiro e ainda no corredor entre dois quartos.

Como criar um jardim de inverno

Um jardim de inverno nada mais é do que um jardim cultivado em um anexo à casa ou apartamento. Com muita criatividade, os paisagistas foram encontrando outras áreas que poderiam receber um espaço verde assim, e ele cada vez mais, foi adentrando nas residências ou escritórios.

Hoje, podemos encontrar modelos de jardins de inverno na sala, no quarto, no banheiro, na varanda e até na cozinha. Ou seja, não há tempo ruim para ornamentar a casa com plantas, flores e pedras.

Montar um jardim de inverno em seu quarto pode parecer complicado, mas saiba que não é, não. Qualquer cantinho pode ser utilizado para decorar esse espaço para o cultivo de plantas, sendo uma ótima opção para casas sem quintal e apartamentos.

jardim de inverno no quarto antes e depois

Antes e depois de um jardim de inverno entre dois quartos!

Só é preciso se atentar a algumas coisas para que nada dê errado. Veja nossas dicas:

Plantas para escolher

Decidiu implantar um jardim de inverno no quarto e já tem um local definido para isso? Vamos então escolher as plantas, que devem ser apropriadas para um ambiente interno. Ou seja, não é possível colocar qualquer planta para ter nesse tipo de jardim, pois há perigo delas morrerem.

jardim de inverno no quarto tipos de plantas

É preciso optar por espécies que tenham maior resistência, que não precisem estar recebendo a luz do sol de forma direta e conseguem sobreviver em locais, de certa forma, mais fechados. Veja só as plantas mais recomendadas para um jardim de inverno:

  • Pau d’água
  • Zamioculca
  • Rosa de pedra
  • Mini cactos
  • Palmeira Chamadórea
  • Palmeira Ráfis
  • Licuala
  • Pleomele
  • Lírios da paz
  • Violeta
  • Palmeira areca
  • Antúrio
  • Begônia
  • Jiboia
  • Singônio
  • Babosa de pau
  • Bromélia
  • Jade

Lembrando que você não precisa “encher” de plantas, coloque aquelas que realmente te agradam e deixarão o ambiente harmônico.

jardim de inverno no quarto vasos diferentes

Além disso, não é uma regra colocar flores, você pode escolher somente plantas verdes para compor o jardim. Pequenas árvores também podem ser utilizadas se for de seu gosto e se tiver espaço suficiente.

Pedras para ornamentar

Outros componentes dos jardins de inverno são as pedras, que embelezam o local e são fáceis de encontrar. Veja os modelos de pedras que podem ser colocadas nesse tipo de jardim:

  • Cascalho
  • Pedra rolada
  • Pedra brilhosa
  • Brita colorida
jardim de inverno no quarto tipos de pedras

Pedras para embelezar o jardim de inverno

Tipos de revestimento

Tudo é válido para promover mais beleza a seu jardim no quarto, inclusive escolher um revestimento irreverente para o chão e as paredes. Não é preciso ser o mesmo material que encobre o quarto, você pode criar um novo ambiente com esses revestimentos.

jardim de inverno no quarto revestimento madeira

Revestimento de madeira

Exemplos de ótimos acabamentos são os azulejos decorados, as placas de madeira, o porcelanato que imita madeira, cimento queimado, as pedras e os tijolos à vista. Veja com seu paisagista ou arquiteto outros tipos que podem ser colocados em um ambiente assim.

jardim de inverno no quarto revestimento pedras

Revestimento de pedras

Os revestimentos mais utilizados são aqueles que conferem mais rusticidade e aconchego – como as madeiras e pedras -, pois um jardim de inverno acomoda suas plantas prediletas, mas também pode ser uma opção de lazer e descanso para quem dorme no quarto.

Para os amantes de cores estão os azulejos, que dão um ar retrô bacana, mas você também pode escolher uma ou duas cores de tinta para as paredes.

jardim de inverno no quarto revestimento azulejos

Pergolados e assentos

Os pergolados sempre dão sofisticação a um jardim, não importa o material de que é feito. Se o espaço for suficiente, pense em colocar um pois o resultado ficará incrível! Para combinar com a pérgola, veja a possibilidade de fazer um deck de madeira como opção para o chão.

Já os assentos – cadeiras, bancos ou sofás – são opcionais, pois um jardim de inverno no quarto geralmente não tem uma área muito grande (e nem precisa ter).

Mas se você quiser ter uma área para descansar dentro do jardim, escolha esses móveis para se sentar e sentir a natureza. Os melhores modelos são aqueles que combinam com a decoração do restante.

jardim de inverno no quarto vertical

Jardim de inverno no quarto de casal

Pequeno

Como dito anteriormente, um jardim de inverno no quarto não precisa ter uma grande área. Esse espaço pode ser reduzido e comportar pequenas plantas, um ou dois exemplares, e quem sabe, até uma única árvore.

jardim de inverno em quarto de casal árvore

jardim de inverno em quarto de casal menor

Se o seu desejo é isolar o jardim de inverno, prefira paredes de vidro ou pergolados.

jardim de inverno em quarto de casal no centro

jardim de inverno em quarto de casal

jardim de inverno em quarto de casal luxo

Mas se você quer algo na varanda de seu quarto ou criar um espaço onde você possa estar para descansar, há diversas possibilidades para um jardim pequeno. Veja:

jardim de inverno em quarto de casal pequeno

jardim de inverno em quarto de casal varanda

jardim de inverno em quartos

Luxuoso

Para um quarto maior, fica mais fácil de criar um jardim de inverno luxuoso, com um design inspirador, diferente dos outros.

Muitos deles são criados para fazer parte do ambiente de dormir, mesmo, como parte da decoração deste quarto. Uma opção é fazer uma “parede de plantas”, que ficarão expostas – sem paredes ou portas.

jardim de inverno em quarto de casal chique

jardim de inverno em quarto de casal grande

jardim de inverno no quarto de casal plantas

Outra ideia é colocar o espaço verde fechado por uma parede de vidro ou colunas de concreto para impossibilitar a passagem de pessoas. O resultado será como se fosse um modelo diferente de parede, muito sofisticado.

jardim de inverno em quarto de casal luxuoso

Outra ideia é fazer um grande jardim de inverno com a chance de entrar nele, e abrir suas portas quando o dono desejar.

jardim de inverno em quarto de casal

Com pergolado

Os pergolados podem ser feitos de muitos materiais: madeira, concreto, bambu, entre outros. Essa estilosa estrutura faz seu jardim de inverno ficar com sofisticação,

jardim de inverno em quarto com pergolado

Combine com o pergolado, o deck de madeira para deixar o ambiente mais aconchegante. Esse local ficará com cara de casa de campo ou praia.

jardim de inverno em quarto de casal com pergolado

jardim de inverno em quarto de casal pergolado plantas

Um ideia legal quando se tem um pergolado no jardim é colocar móveis para descanso. Veja só um exemplo lindo:

jardim de inverno em quarto de casal pergolado

Jardim de inverno no quarto de solteiro

Os solteiros também podem ficar pertinho da natureza! Selecionamos algumas ideias interessantes que podem ajudar você a respirar melhor e a ter um ambiente ver no próprio quarto de solteiro.

jardim de inverno em quarto de solteiro plantas

jardim de inverno em quarto de solteiro

Vale lembrar que não precisa ser algo isolado do quarto e nem com uma área extensa. Veja um modelo de jardim de inverno em quarto de solteiro que ocupa pouco espaço, mas fica muito charmoso:

jardim de inverno em quarto solteiro

Jardim de inverno entre dois quartos

Quer fazer uma verde que possa ser compartilhada com dois ambientes? Uma ideia é criar um jardim de inverno no corredor que separa um quarto do outro.

Veja algumas ideias para você copiar:

jardim de inverno em quarto corredor nos quartos

jardim de inverno em quarto corredor

jardim de inverno em quarto entre dois quartos

jardim de inverno em quarto entre quartos

Esse tipo de projeto pode ser um pouco maior dependendo da área, fica bem bonito, pois preenche um espaço que antes ficaria ocioso.

jardim de inverno em quarto nos quarto

jardim de inverno em quarto quartos

Quer ter ainda mais inspirações de como fazer um jardim de inverno? Veja dois vídeos que encontramos para te ajudar!

Espero que tenham gostado de saber mais sobre como montar um jardim de inverno no quarto! Tem dúvidas ou mais ideias? Deixe-nos um comentário!


Você pode gostar...