Cor preta – 74 ideias para uma decoração moderna e sofisticada!

Usar a cor preta na decoração pode trazer muitos significados, e apesar de ser uma cor neutra, o tom fechado pode ser uma aposta bastante versátil, sendo uma opção atemporal e elegante para a decor, além de transmitir muita personalidade.

E se você fica em dúvida sobre uma cor tão escura para a decoração, e com medo de deixar a proposta gótica ou fechada demais, no post trouxemos dicas de como combinar a cor preta e ideias de como usar o tom neutro e escuro de forma elegante na decoração, seja como destaque ou plano de fundo.

como usar cor preta na decoração

 

Significado da cor preta

Se antes de escolher um tom para a decoração, você procura saber o significado da cor para ver quais energias e até mesmo qual o simbolismo a cor pode passar ao ambiente, vamos ao significado da cor preta.

Apesar de muitas pessoas consideraram o tom fechado demais e associarem a cor à solidão, o uso da cor preta na decoração traz diversos significados associados a elegância, luxo e sofisticação. Ou seja, na decoração, esse tom escuro é associado à riqueza e ao luxo.

Quais cores combinam com preto?

É bastante comum a dúvida de quais cores combinam com preto, e a verdade é que esse tom escuro e neutro e permite muitas possibilidades de combinações.

Em geral, os tons mais claros e que dão uma iluminada ao ambiente são combinações mais certeiras, e o uso de outros tons muito fechados podem passar uma ideia mais pesada à proposta decorativa. Sendo assim, é preciso criar combinações equilibradas.

Branco

Entre as combinações mais óbvias, é impossível não pensar no mix de preto e branco na decoração, uma vez que essa é uma combinação clássica e que nunca sai de moda.

A aposta pelo branco é uma escolha certeira e a cor é ótima para manter a luminosidade do ambiente, evitando que o uso da cor preta deixe o ambiente muito carregado.

Assim, a composição traz um clássico de cores neutras e que combinam com diferentes ambientes.

quarto decorado em preto e branco

O duo de preto e branco foi usado no projeto do quarto moderno

Tons Metálicos

Além de escolher cores tradicionais, o preto também permite os tons metálicos, como prata, dourado ou rosé gold.

A mistura da cor escura com tons metálicos realça o significado da cor, trazendo ainda mais elegância e sofisticação ao projeto.

Nesse caso, a dica principal é escolher apenas um dos tons metálicos para combinar com o preto, mantendo a proposta elegante e com um toque luxuoso.

cores que combinam com preto

Cinza

A escolha das cores também pode manter a cartela de tons neutros, trazendo o mix de preto e cinza.

Assim, a escolha do cinza é uma cor bem próxima do preto, mas menos escura, sendo o contraponto ideal para iluminar o ambiente e manter a ideia de uma decoração moderna.

Para essa combinação, vale apostar em detalhes de iluminação artificial com diferentes pontos de luz, deixando os tons frios e escuros mais iluminados.

quarto decorado em preto e cinza

O quarto preto e cinza traz um ar moderno à decoração

Bege

Entre as escolhas de cores neutras para combinar com preto, um clássico da decoração é o bege, um tom mais clarinho e perfeito para trazer luminosidade ao ambiente.

A combinação entre preto e bege traz uma proposta interessante e neutra para a decoração, mantendo a decoração moderna e em tons neutros.

quarto de casal decorado em preto e bege

O quarto de casal fica elegante na combinação de bege e preto

Cores quentes

Entre as tantas possibilidades de como combinar a cor preta, a escolha pelos tons quentes é uma aposta para incluir um toque de cor ao ambiente e deixar o espaço mais vibrante e estimulante.

Assim, o mix de preto com amarelo, vermelho ou laranja, é o mix perfeito para adicionar um toque de cor quente e ao mesmo tempo deixar o cômodo mais estimulante.

decoração com cor preta e tons quentes

Rosa / Roxo

A cartela de cores para combinar com preto é bastante extensa, e entre os tantos tons que podem ser usados com a cor escura, as variações de rosa e roxo caem muito bem.

No caso dos tons de rosa, vale uma combinação menos vibrante, usando rosa claro ou rosa chá e trazendo um duo perfeito com a cor preta. Enquanto a combinação com pink é uma proposta mais estimulante e ousada.

Já a combinação com roxo mantém a ideia de tons escuros, mas traz o roxo como uma adição de cor que completa a ideia de luxo.

como combinar cor preta

Azul / Turquesa

Os tons frios e as nuances de azul também são ótimas combinações com a cor preta e trazem o mix perfeito para diferentes ambientes e propostas decorativas.

Nesse caso, o ideal é apostar pelos tons mais claros de azul, suavizando o tom mais escuro.

A combinação também pode se estender para o azul turquesa, que traz um toque de cor mais alegre para combinar com preto.

decoração com preto e azul

Verde 

A cor preta é uma escolha base e neutra para qualquer ambiente, e nesse âmbito permite muitas possíveis combinações, como é o caso de usar verde junto com a cor mais escura.

O verde pode aparecer através de plantas ou até mesmo de um item em tom de verde claro ou até mesmo musgo, e nesse caso a cartela de cores escuras fica bastante elegante e clássica.

sala com parede preta e sofá verde

O sofá verde escuro contrasta com a parede preta

Castanho / Marrom

É menos frequente o uso de preto e marrom, mas saiba que essa cores combinam muito bem, uma vez que as tonalidades terrosas podem adicionar um toque mais quente ao ambiente, evitando que a cor preta deixe o cômodo com aspecto frio.

Assim, o marrom ou castanho pode aparecer de forma discreta e através de móveis de madeira, trazendo a tonalidade terrosa e o aspecto mais quente do uso da madeira.

como usar e combinar cor preta na decoração

Dicas de decoração com a cor preta

Cor preta na sala

sala decorada em preto e cinza

Se você tem insegurança em usar a cor preta na decoração da sala, pode apostar nesse tom fechado como plano de fundo ao invés de destaque, de modo a trazer a elegância da cor para o projeto, mas sem deixar o ambiente muito escuro.

Uma proposta para seguir essa ideia da cor fechada como plano de fundo, é esta proposta da sala com sofá preto.

Na proposta, o sofá é um item essencial da sala e traz a cor preta em meio ao restante da decoração com cinza e detalhes brancos.

Assim, o sofá garante elegância para o projeto, mas sem deixar a sala escura demais. O estofado ainda combina com outros elementos, como as mesinhas de centro, que também são escuras, mantendo a harmonia perfeita para a decoração.

 

sala moderna preta

Na sala com predominância de cores escuras, as mesas de centro em rosé gold completam a ideia de modernidade e luxo

sala de TV com parede preta

A parede preta deixa a sala mais moderna

sala de TV com sofá preto

A sala mistura a cor escura com tons terrosos, deixando o ambiente mais acolhedor

sala com teto preto

Para o projeto moderno, o teto da sala foi pintado de preto

sala decorada em preto e móveis de madeira

Os detalhes dos móveis em madeira diante da parede escura deixam a sala mais aconchegante

sala de estar com parede preta

A sala traz parede e poltronas pretas

decoração moderna de sala com parede preta

Os detalhes na cor laranja iluminam a sala com parede preta

sala com móveis preto

Na sala pequena, a cortina branca ajuda a iluminar as cores escuras da decoração

sala com parede e sofá preto

sala com sofá preto e almofadas vermelhas

As almofadas vermelhas decoram o sofá escuro

sala chique com decoração em preto e bege

A sala tem um mix com bege, que ilumina os elementos mais escuros

Cor preta na cozinha

cozinha com pastilhas pretas

Para quem acha que a cor preta fica restrita a poucos ambientes, essa cozinha preta mostra que a cor é bastante versátil e uma aposta perfeita para cozinhas modernas.

No projeto da cozinha pequena, a cor preta aparece nas pastilhas das paredes e nos armários planejados, mantendo a cor escura como tom predominante do ambiente.

Para equilibrar o espaço, a aposta foi pelos detalhes em castanho e em madeira, como é o caso de partes dos armários em madeira e do porcelanato amadeirado, trazendo o tom quente da madeira para equilibrar a cartela de cores da cozinha pequena e criar uma proposta mais acolhedora.

 

 

cozinha moderna com armários pretos

A cozinha preta e branca é moderna

cozinha decorada em preto e rosé gold

A parede rosé gold deixa a cozinha preta elegante

cozinha pequena preta e vermelha

A cozinha de apartamento tem armários pretos e vermelhos

cozinha preta planejada

O piso amadeirado deixa a cozinha mais acolhedora

cozinha corredor com azulejo metrô preto

No projeto, a rodabanca foi feita de azulejo metrô preto

cozinha com revestimento preto nas paredes

Os armários espelhados ampliam e iluminam a cozinha preta

cozinha preta com balcão amarelo

A cozinha com detalhes em amarelo é moderna

cozinha moderna em preto e amarelo

A cozinha moderna é um mix de preto e amarelo

cozinha planejada com armários pretos

Parte dos armários com acabamento em madeira cria o mix perfeito de cores para a cozinha

decoração de cozinha preta e amarela

A faixa amarela na parede ilumina a cozinha com armários escuros

cozinha preta e moderna

Na proposta, o piso que imita cimento queimado fica em equilíbrio com a cozinha preta

Cor preta no quarto

quarto decorado com detalhes coloridos

Para o quarto, uma das ideias é criar um ambiente acolhedor e relaxante, e muitas vezes isso exclui o uso da cor preta. No entanto, é possível sim criar um quarto preto que seja perfeito para relaxar, e isso vai depender da composição do projeto e das cores escolhidas para combinar com a cor preta.

Como inspiração para o projeto, a ideia aqui traz a cor preta se estendendo da cabeceira da cama ao teto, criando uma faixa preta e moderna para a decoração do ambiente.

Para equilibrar a cor escura, o quarto traz elementos coloridos na decoração, deixando o espaço mais acolhedor e atraente.

Além disso, a luminosidade natural que entra no quarto também ajuda a minimizar a cor mais escura da parede preta.

 

quarto moderno com parede preta

Almofadas amarelas sobre a cama deixam o quarto mais estimulante

quarto decorado em preto e cinza

O quarto moderno é um mix de preto, cinza e branco

quarto de casal com papel de parede preto

O quarto de casal tem parede escura

quarto de casal com parede preta

A parede preta tem detalhes geométricos

quarto de luxo preto e dourado

O quarto preto e dourado é elegante e moderno

quarto decorado em preto e dourado

Detalhes dourados deixam o quarto moderno

quarto pequeno decorado em preto e branco

O quarto pequeno tem decoração moderna em preto e branco

quarto decorado em preto e rosa claro

O tom de rosa claro complementa a decoração

quarto decorado com parede preta

Os móveis de madeira diante da parede preta deixam o quarto mais acolhedor

quarto de casal com cabeceira preta

O quarto com detalhes em bege é elegante

quarto com decoração em preto

quarto decorado com parede preta e quadros

Os quadros com fundo branco iluminam a parede escura

Cor preta no banheiro e lavabo

lavabo preto e com parede de cimento queimado

E quem disse que há restrições quando o assunto é usar cor preta? Apesar de ser uma cor escura, o tom é neutro e pode ser usado em diferentes cômodos, inclusive em lavabos e banheiros.

A inspiração de projeto traz a cor escura como proposta para esse lavabo pequeno, e nesse caso, a escolha foi por manter a cor preta como plano de fundo, de modo a não pesar no ambiente pequeno.

Para o ambiente, a ideia foi de usar o efeito de cimento queimado nas paredes e no piso, e apostar no preto nas pia, torneira e no vaso sanitário. De modo, a criar o equilíbrio perfeito entre preto e cinza na decoração.

banheiro decorado em preto e branco

lavabo com papel de parede preto e dourado

No lavabo, o papel de parede geométrico é um mix de preto e dourado

lavabo moderno em preto e dourado

O lavabo traz piso de mármore preto

banheiro moderno preto e branco

O banheiro moderno é um mix de preto e branco

lavabo moderno com parede preta

banheiro na cor preta

O banheiro preto e branco tem um duo clássico de cores

banheiro simples preto e branco

O banheiro é o clássico duo de preto e branco

banheiro com pastilhas pretas

No projeto, pastilhas sextavadas de cor escura cobrem parte da parede

lavabo chique decorado em preto

O lavabo traz a cor escura com elegância

lavabo decora em preto e dourado

O lavabo sofisticado mistura preto e dourado

banheiro com parede preta

No banheiro, a parede preta é moderna

banheiro com louças pretas

As louças pretas compõem o projeto do lavabo

 

 

Agora que você já viu como combinar o tom com outras nuances e dicas de como usar na decoração, é hora de apostar nessa tonalidade para um projeto elegante e moderno.

Você pode gostar...