Como limpar prata? – 11 métodos simples para fazer a prata brilhar!

Você já pegou uma peça de prata e notou que ela estava com tons amarronzados ou esverdeados e sem brilho? É normal que com o passar do tempo a prata perca o brilho, e é possível recuperar o item com dicas de como limpar prata.

Se você precisa de uma ajudinha para recuperar os itens, trouxemos uma seleção de tutoriais de como limpar prata de modo fácil e simples.

 

Teste da prata

Antes de realizar a limpeza de uma peça de prata, é importante certificar de que esse realmente é o material da peça.

Para conferir se o item é realmente de prata, reunimos maneiras simples para fazer o teste em casa.

  1. O primeiro teste pode ser feito com um ímã. A ideia é de colocar um ímã bem próxima peça de prata e caso o ímã seja atraído pela peça, isso significa que a peça não é de prata, mas sim de outro metal. Ao colocar um ímã próximo da prata não deve haver atração, já que esse metal é paramagnético, ou seja, não é atraído por ímãs. 
    1 dicas para testar prata Something Borrowed

    Via: Something Borrowed

     

  2. Outro teste para averiguar se o item é de prata é utilizando cubo de gelo. Nesse teste, a dica é de colocar um cubo de gelo sobre a peça. Caso o cubo derreta quase que imediatamente é sinal de que o item realmente é de prata, já que esse metal tem propriedade de condutividade térmica, que é maior que a condutividade de outros metais, o que faz com que o gelo derreta mais rapidamente.
2 dica para testar prata Green Matters

Via: Green Matters

Como limpar prata? – Passo a passo

Limpeza de prata com amido de milho

A limpeza no item de prata pode ser feita com uma misturinha contendo amido de milho, conhecido popularmente como Maizena.

Para realizar a limpeza, coloque um pouco de amido de milho em um recipiente e vá adicionando água aos poucos para formar uma espécie de pasta.

Aplique essa pasta de amido de milho sobre a peça de prata e deixe secar completamente. Após a secagem, utilize um pano macio para retirar o amido de milho e polir a peça, voltando com o brilho do metal.

3 como limpar prata com amido de milho POPSUGAR

Via: POPSUGAR

Limpeza de prata com bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é um ingrediente utilizado em muitos processos de limpeza, e também pode ser uma ótima maneira de como limpar prata.

Para realizar a limpeza de itens de prata, coloque em um recipiente água morna, bicarbonato de sódio e algumas tiras ou pedaços de papel alumínio.

Coloque as peças de prato de molho nessa mistura e as mantenha submersas até que a água esfrie completamente e as peças comecem a apresentar aspecto de limpas.

A reação do bicarbonato com o alumínio resulta na retirada da oxidação do metal.

Depois de deixar as peças de molho por alguns minutos, basta enxaguá-las em água corrente e finalizar o processo com um pano macio para secá-las e dar polimento.

4 como limpar prata com bicarbonato de sodio Arm Hammer

Via: Arm Hammer

5 passo a passo para limpar prata Prima

Via: Prima

Limpeza de prata com casca de banana

A casca de banana também pode ser eficiente na limpeza de peças de prata e é uma ótima opção para dar aproveitamento ao que iria para o lixo e fazer a limpeza de peças maiores.

Para utilizar a casca de banana, remova todo o fruto e aplique a parte interna da casca diretamente nas peças de prata. Esfregue a casca suavemente sobre a prata para ajudar na limpeza.

Depois de passar a casca de banana pelo item, utilize um pano umedecido em água para remover resíduos da peça de prata.

Finalize o processo de limpeza com um pano seco e macio, que pode ser utilizado para polir o item.

6 como limpar prata com casca de banana A bad witchs blog

Via: A bad witchs blog

Limpeza de prata com cerveja

Para quem tem uma cervejinha em casa, essa poder ser uma ótima opção para a limpeza dos itens de prata.

Apesar da ideia parecer um tanto diferente, o gás presente na bebida ajuda a remover as sujeiras e manchas escurecidas da prata.

A recomendação é de colocar a cerveja cobrindo toda a peça, e deixar o líquido agir por alguns minutos. Depois de remover a sujeira da prata, enxágue a peça e utilize um pano seco para fazer a secagem.

7 como limpar prata com cerveja Helpling Blog UAE

Via: Helpling Blog UAE

Limpeza de prata com cinzas

A cinzas frias também podem ser utilizadas na limpeza da prata e a ideia pode  reaproveitar as cinzas da churrasqueira, da lareira ou de outras queimas.

A recomendação é de colocar as cinzas sobre a peça de prata e utilizar uma escova de cerdas macias para esfregar o item, removendo as manchas e sujeiras da prata.

Para finalizar o processo, enxágue o item para remover completamente as cinzas e utilize um pano macio para fazer a secagem.

8 como limpar prata com cinzas LoveToKnow

Via: LoveToKnow

Limpeza de prata com condicionador

Uma proposta fácil para limpeza de prata é utilizando um condicionador de cabelo que você já tenha em casa.

Para a limpeza, coloque água em um recipiente e adicione um pouco do condicionador. Misture essa solução e adicione as peças de prata.

Deixe os itens de molho na solução por alguns minutos, em seguida enxágue a peça em água corrente e finalize secando o item com um pano macio.

9 como limpar prata com condicionador Our Oily House

Via: Our Oily House

Limpeza de prata com limão

O limão é um item fácil de ter em casa e é  ótimo para a limpeza da prata, sendo capaz de remover as manchas do metal e garantir o brilho de volta.

A recomendação para limpeza das peças de prata com limão é de espremer o suco do limão sobre a peça e deixar que o líquido haja por 20 minutos.

Depois desse tempo, remova o excesso de líquido e utilize um pano macio para polir a prata.

10 como limpar prata com limao Something Borrowed

Via: Something Borrowed

Limpeza de prata com pasta de dente

A limpeza do metal também pode ser feita com a utilização de pasta de dente, e nesse caso, a recomendação é utilizar pasta de dente com coloração branca.

Para fazer a limpeza, aplique um pouco de pasta de dente sobre a peça de prata e utilize uma escova de cerdas macias para esfregar a pasta por toda a peça e remover a sujeira e as manchinhas.

Depois de esfregar a peça, deixe a pasta agir por alguns segundos sobre a prata.

Para finalizar, enxágue a peça em água corrente para remover os resíduos da pasta de dente e por fim seque o item com um pano macio.

11 como limpar prata com pasta de dente TidyChoice

Via: TidyChoice

12 passo a passo para limpar prata com pasta de dente Wedding KnowHow

Via: Wedding KnowHow

Limpeza de prata com sabão de coco

A limpeza utilizando sabão de coco é uma ótima proposta para recuperar o brilho de peças maiores de prata.

A dica para esse processo de limpeza é de retirar algumas lascas da barra de sabão de coco e misturá-las com água quente, formando uma espécie de pasta.

Após formar a pastinha com sabão de coco, aplique essa mistura sobre o objeto de prata e utilize uma esponja macia para esfregar delicadamente o item.

Depois de remover as sujeiras e manchas metal, enxágue o item em água corrente e utilize um pano macio para secar a peça.

13 como limpar prata com sabao de coco The Martha Stewart Blog

Via: The Martha Stewart

Limpeza de prata com sal

Uma opção de limpeza fácil e com custo barato é através da utilização de sal refinado, o famoso sal de cozinha.

O fato do Sal ser abrasivo ajuda na remoção das sujeiras mais grossas.

Para realizar a limpeza, coloque o item de prata em um recipiente e adicione água quente e sal.

Mantenha o item de molho por alguns minutos até que as partes escurecidas fiquem limpas.

Finalize o processo de limpeza enxaguando a peça e secando-a com um pano macio.

14 como limpar prata com sal The Kitchn

Via: The Kitchn

Limpeza de prata com vinagre

O vinagre é um item bastante versátil, e além do uso em receitas, o ingrediente também pode render ótimas dicas para limpeza, inclusive de como limpar prata.

Para realizar a limpeza da prata, coloque em um recipiente meio litro de água quente, algumas gotas de detergente neutro e 3 colheres de vinagre branco.

Umedeça uma esponja macia nessa solução e esfregue delicadamente as peças, aplicando a solução de vinagre sobre a prata e removendo as sujeiras e manchas do metal.

Finalize o processo enxaguando a peça e seque o item com um pano macio.

15 como limpar prata com vinagre Apartment Therapy

Via: Apartment Therapy

 

E se você já limpou a prata e notou que as peças de ouro também estão precisando de uma recuperação, não deixe de conferir o post com dicas de como limpar ouro, garantindo que os metais fiquem com aparência renovada e muito brilho.

Agora que você já viu os tutoriais para limpeza das peças, já pode iniciar o processo de recuperação dos itens e garantir o retorno do brilho.

Você pode gostar...