Preto e branco na decoração – 50 ideias modernas e criativas!

Não há mistura mais clássica de cores do que o preto e branco. É tão famosa e querida que ganhou até apelido entre os decoradores, fashionistas e amantes dessa união: P&B!

A decoração de ambientes em preto e branco pode ser feita de muitas maneiras. Para facilitar, há uma gama incrível de revestimentos, móveis, planejados, objetos decorativos, tecidos, estampas, entre tantos outros elementos.

Decoração em preto e branco 4

De acordo com especialistas, ainda que seja uma junção de cores bem tradicional e antiga, pode ser aplicada em muitos modelos de decoração.

Para você ter uma ideia, dá para inserir o P&B em salas, cozinhas, banheiros, escritórios, quartos, e afins, com decor retrô, vintage, moderno, contemporâneo, minimalista, noir, cult… são muitas possibilidades!

Decoração em preto e branco 3

Você também pode escolher decorar cada cantinho do local com as duas cores, ou então fazer desse par uma base para a sua decoração. Ou seja, usar ambas para decorar a maior parte do espaço e complementar com demais tonalidades à escolha.

Bom, tudo vai depender de seu gosto, do estilo de decoração escolhido, do tipo de ambiente, etc.

Que tal conhecer mais sobre os modelos de decoração em preto & branco? Nós elaboramos esse post justamente para isso 🙂 Fique com a gente para conferir tópico por tópico, todos com bastante imagens inspiradoras e dicas ♥

Dicas de decoração com preto e branco

Muita gente quer decorar usando o preto e o branco juntos, mas não sabem por onde começar. Mesmo que seja algo super tradicional, gera dúvidas de como fazer isso sem soar básico demais, simples ou antiquado.

Cozinhas lindas em preto e branco

É bacana saber que, para qualquer modelo de decoração, há soluções quase que padronizadas para iniciar esse processo. Vamos lá às dicas principais:

1 – Orçamento

Antes de tudo, indicamos que você esteja a par sobre o budget disponível para gastar com a decoração em questão. Isto é: quanto de dinheiro você tem para isso?

Sabendo o orçamento ficará mais fácil de escolher tudo o que precisará ser comprado. Você vai basear a sua pesquisa de acordo com o que cabe em seu bolso. Agiliza e evita compras acima do seu limite.

Decoração em preto e branco 1

2 – Estilo

Tem ideia de quanta grana tem pra gastar? Então agora pode partir para  aparte divertida 🙂 Pense a priori no estilo de decoração que deseja empregar no ambiente. Tem muitos para você conhecer e escolher.

Por exemplo: contemporâneo, moderno, rústico, noir, clássico, retrô, vintage, romântico, geek, minimalista, industrial, Tumblr… determine um para saber qual tipo de material, estampa, textura, ornamentos caem melhor no decor.

Conheça tim tim por tim tim dos tipos de decoração em um post nossoEstilos de Decoração – Os 75 Estilos Mais Incríveis para Ambientes!

Decoração em preto e branco

3 – Paleta de cores

Estilo definido, agora é a hora de pensar nas cores! E como aqui estamos falando de preto e branco, vamos logo pular a questão de analisar o círculo cromático.

Você partirá para uma união básica de cores, mas que pode ser usada com muita criatividade e personalidade. Dá para diferenciar o seu espaço de outros com essas duas cores escolhendo materiais diferentes, colocando peças alternativas, etc.

Decoração em preto e branco 2

4 – Espaço

Qual é a área disponível para fazer essa decoração? Tire medidas de todo esse ambiente que quer decorar, de cima a baixo.

Isso é imprescindível para você pesquisar preços de móveis planejados, comprar mobílias prontas com tamanho certo, ver a dimensão dos papeis de parede, a quantidade de tinta, o tamanho do tapete, a distância da TV… nossa, é válido para uma série de coisas!

Dois banheiros pretos e brancos

5 – Funcionalidade

Fora tudo isso que já citamos, tem um ponto importantíssimo que é a funcionalidade que esse cômodo precisa ter. O que queremos dizer com isso? Bom, você precisa saber o que esse espaço deve lhe oferecer de útil.

Por exemplo: um bom descanso, mesas de apoio, boa iluminação, lugar para guardar objetos / documentos / livros, conforto térmico, base para televisão, base para computador… Esse ambiente deve ser equipado com aquilo que você necessita.

Para isso, atente-se ao orçamento e ao espaço disponível. Esses dois pontos que serão os parâmetros para você compor esse local.

Quartos decorados com preto e branco

Quartos decorados com preto e branco

Tirar tudo isso que falamos acima do papel é a sua missão 🙂 Para lhe ajudar ainda mais, selecionamos os principais ambientes de uma casa para elencar decorados em preto e branco. Que tal conferir? ♥ 

Fachada preta e branca

Fachadas pretas e brancas tendem a ter a concepção moderna ou contemporânea. Está super na moda escolher essas duas cores para revestir a frente de casas, que surgem com telhados embutidos, além de materiais diferentes, mais atuais.

Pode-se usar pedras naturais nessa coloração, como mármore, granito, entre outras. Também tem-se visto porcelanatos tanto absolutos quanto mesclados na composição de fachadas.

Decoração de fachada paredes pretas e brancas

Decoração de fachada paredes pretas e brancas

Conheça + possibilidades para a frente de sua casa em um post especial → Fachadas de Casas Modernas – 90 Inspirações Para Se Surpreender!

Inspire-se com ideias em P&B para fachadas de casas térreas e sobrados:

Casa clássica pintada de branco e detalhes em preto

Casa clássica pintada de branco e detalhes em preto

Casa moderna com a frente preta e branca

Casa moderna com a frente preta e branca

Fachada de casa moderna em PB

Fachada de casa moderna em PB

Fachada de casa pequena com detalhes pretos e brancos

Fachada de casa pequena com detalhes pretos e brancos

Ideia para decorar casa moderna com PB

Ideia para decorar casa moderna com PB

O portão preto combina com a fachada branca

O portão preto combina com a fachada branca

Piso preto e branco

Pisos em preto e branco são tradicionalíssimos. Certamente você já teve a experiência de ver azulejos alternados em P&B, formando um piso xadrez bem divertido. É comum adotar esse estilo em ambientes úmidos, como cozinhas, banheiros e lavanderias, por exemplo.

Os pisos cerâmicos, como os azulejos citados, pretos e brancos são os mais usados já há muito tempo. Mas atualmente você encontra demais modelos no mercado para renovar a decoração dos espaços.

Banheiro amplo com piso p e b

Banheiro amplo com piso p & b

Há ladrilhos hidráulicos (que normalmente são em cerâmica também), assim como os porcelanatos, que podem ser aplicados em placas ou líquidos.

Ainda podemos citar os mármores e granitos, super valorizados para colocar nos pisos de diversos ambientes. Quem curte piso frio pode considerar essas opções, lembrando que as pedras podem vir mescladas, com variações P&B em uma mesma peça.

Esclarecemos tudo sobre pisos para por dentro de casas. Veja só → TIPOS DE PISOS INTERNOS: guia completo dos modelos!

Dê uma olhadinha nas sugestões que selecionamos especialmente para você:

Azulejos decorados pretos e brancos no banheiro

Azulejos decorados pretos e brancos no banheiro

Cozinha com piso preto e branco e armários amarelos

Cozinha com piso preto e branco e armários amarelos

Ideia de piso de mármore branco e preto

Ideia de piso de mármore branco e preto

O piso e a parede do banheiro se combinam

O piso e a parede do banheiro se combinam

Outro modelo de piso em PB

Outro modelo de piso em P&B

Piso diferente branco e preto na cozinha

Piso diferente branco e preto na cozinha

Piso xadrez preto e branco na cozinha ampla

Piso xadrez preto e branco na cozinha ampla

Parede preta e branca

Já para as paredes há uma infinidade de alternativas de revestimentos. Tintas, papeis e adesivos de parede, pastilhas, azulejos, porcelanatos, pedras, ladrilhos hidráulicos, revestimentos 3D são algumas das opções.

As estampas geométricas estão super na moda atualmente. Além de modernizarem o ambiente, conseguem tirá-lo da monotonia, fugir do convencional e dar um toque bem divertido. As listras são as mais requisitadas, mas os poás e triângulos também são procurados.

Parede com estampa chevron branca e preta

Parede com estampa chevron branca e preta

Outras tendências são as estampas florais em P&B, bem como as arabescas e étnicas.

No caso dos adesivos e papeis de parede, deve-se apenas ter cuidado na escolha do modelo para ambientes ‘molhados’, como banheiros. Os vinílicos são os indicados nessas situações.

Abaixo você confere muitas ideias de paredes pretas e brancas!

Papel de parede do designer Marcelo Rosembaun

Papel de parede do designer Marcelo Rosembaun

Parede branca com bolinhas pretas

Parede branca com bolinhas pretas

Paredes listradas em PB estão na moda atualmente

Paredes listradas em P&B estão na moda atualmente

Paredes pretas e brancas alternadas

Paredes pretas e brancas alternadas

Quarto de bebê com parede criativa com estrelas pretas

Quarto de bebê com parede criativa com estrelas pretas

Sugestão de quarto minimalista em branco e preto

Sugestão de quarto minimalista em branco e preto

Sala preta e branca

Quer dar um up na sala de sua casa? Escolhendo o branco e preto para a base dessa decoração você poderá proporcionar mais aconchego e ter mais facilidade em todo o processo. Afinal, é muito fácil de encontrar tudo para decorar com essas duas cores.

Uma dica bacana é optar pelas paredes de uma dessas cores (ou branca ou preta) e caprichar na escolha das mobílias e demais peças para compor o resto do ambiente.

Sala com decoração clássica preto e branco

Sala com decoração clássica preto e branco

Usa-se muito o P&B em salas com o estilo minimalista ou então moderno, mas dá muito bem para impor estilos clássicos ou retrô.

Olha só quantas salas incríveis decoradas com preto e branco:

Até almofadas têm capas em preto e branco

Até almofadas têm capas em preto e branco

Decor preto e branco com elementos dourados na sala

Decor preto e branco com elementos dourados na sala

Decoração minimalista para sala de estar

Decoração minimalista para sala de estar

Parede geométrica em PB na sala de estar

Parede geométrica em P&B na sala de estar

Paredes brancas e sofá preto

Paredes brancas e sofá preto

Sala ampla compartilhada com elementos pretos e brancos

Sala ampla compartilhada com elementos pretos e brancos

Sala de estar super diferente em preto e branco

Sala de estar super diferente em preto e branco

Cozinha preta e branca

As cozinhas são outros ambientes que combinam bastante com um decor em preto e branco. O mais comum é usar essa união de cores no piso. Mas dá também para encontrar revestimentos de paredes super interessantes.

No caso de armários, bancadas, ilhas e demais peças que compõem a cozinha, dá para se pensar nos móveis prontos de lojas especializadas ou então nos planejados, super em alta hoje em dia.

Cozinha vintage em PB

Cozinha vintage em P&B

Leia + sobre decoração de cozinhas em um post exclusivo → Como decorar uma cozinha? – 40 ideias e dicas para você se inspirar!

Confira as melhores cozinhas em P&B para se inspirar e copiar:

Cozinha com decoração preto e branco

Cozinha com decoração preto e branco

Cozinha de apartamento com decor preto e branco

Cozinha de apartamento com decor preto e branco

Cozinha pequena com piso preto e branco

Cozinha pequena com piso preto e branco

Decoração em PB para cozinha americana

Decoração em P&B para cozinha americana

Exemplo de cozinha minimalista com elementos pretos e brancos

Exemplo de cozinha minimalista com elementos pretos e brancos

Revestimento diferente em branco e preto na cozinha

Revestimento diferente em branco e preto na cozinha

Quarto preto e branco

Esse par clássico de cores também pode basear a decoração de quartos – quaisquer um deles! Podem ser de casal, solteiro, de jovens, crianças e até bebês para se ter uma ideia de quão versátil é.

Quartos minimalistas têm sido muito procurados, visando decorar seguindo o conceito de ‘menos é mais’. Básico, simples, porém super elegante, esse modelo pode contar com paredes totalmente brancas e móveis pretos.

Quarto de solteiro minimalista em PB

Quarto de solteiro minimalista em P&B

Além da decoração minimalista, você pode empregar outros estilos que desejar.

Nós vamos lhe mostrar várias ideias interessantes de quartos em branco e preto:

Até os jogos de cama podem combinar com a decoração

Até os jogos de cama podem combinar com a decoração

Decoração escandinava preta e branca em quarto

Decoração escandinava preta e branca em quarto

Ideia de quarto com a base decorativa em PB

Ideia de quarto com a base decorativa em P&B

Quarto feminino com paredes pretas e detalhes brancos

Quarto feminino com paredes pretas e detalhes brancos

Quarto para jovem solteiro com itens pretos e brancos

Quarto para jovem solteiro com itens pretos e brancos

Banheiro preto e branco

Não poderíamos deixar de falar dos banheiros – lavabos -, não é mesmo? A decoração preta e branca para esse local já é super batida, mas pode ser adotada de uma forma mais personalizada e coerente com o seu estilo.

Há azulejos, porcelanatos, ladrilhos hidráulicos, mármores e granitos são os principais materiais usados em banheiros. Há também papeis de parede, faixas decorativas e pastilhas que ficam super legais.

Panorama de banheiro com decoração em PB

Panorama de banheiro com decoração em P&B

Já temos aqui um post específico sobre esse assunto. Olha só → BANHEIRO PRETO E BRANCO: 45 Estilos e Fotos!

Selecionamos vários banheiros e lavados lindos decorados com P&B:

Banheiro com banheira em preto e branco

Banheiro com banheira em preto e branco

Banheiro com pastilhas pretas e brancas

Banheiro com pastilhas pretas e brancas

Banheiro todo branco com detalhes em preto

Banheiro todo branco com detalhes em preto

Decoração moderna preta e branca para banheiro

Decoração moderna preta e branca para banheiro

Dica de banheiro moderno em preto e branco

Dica de banheiro moderno em preto e branco

Revestimentos diferentes em PB para banheiros

Revestimentos diferentes em P&B para banheiros


O decor preto e branco te conquistou? Conte para a gente o que achou das dicas e imagens de inspiração, queremos saber!

Aproveite para ler outros artigos relacionados a cores:

Cores frias na decoração – 75 ideias para usar e combinar os tons!

Cores de parede – 50 ideias para todos os ambientes da casa!

Cores que combinam com preto – 60 ideias sensacionais para decorar!

Sempre postamos novidades sobre o universo da decoração. Volte mais vezes para ficar por dentro ♥

Você pode gostar...