Como Acabar com Baratas? – 12 Dicas para Eliminar de Vez!

Como acabar com baratas de uma vez por todas? Essa é a pergunta que muitas fazem frequentemente, afinal, ninguém merece ter a casa infestada com essas pragas.

As baratas são um perigo para a saúde, pois são vetores de doenças. Além disso, atraem outras pragas, sujeira e problemas que devem passar longe da sua residência.

Felizmente, existem muitos métodos para dar fim a esses bichos, desde artimanhas caseiras até profissionais. Por isso, listamos todos neste conteúdo completo. Leia e surpreenda-se.

como acabar com baratas

O perigo das baratas

Baratas estão entre as pragas urbanas mais populares e que mais infestam casas, comércios, galpões e diversos lugares. Têm grande potencial de adaptação e alto grau de proliferação.

Resistentes, são difíceis de matar. Às vezes, nem a clássica chinelada é capaz de dar fim ao inseto. É preciso esmagá-lo para ter a certeza que morreu. Já o uso de inseticidas deve ser em cheio, caso contrário, elas conseguem escapar e sobreviver.

Essas soluções tradicionais são um martírio para quem está vendo baratas em casa. Pior ainda, quando aparecem com frequência e em grande quantidade. Sendo assim, é essencial colocar algumas artimanhas em prática.

Segundo especialistas, as baratas invadem uma casa por ralos, janelas e buracos. Se encontram sujeira e restos de alimentos, têm o ambiente ideal para viver. Além disso, amam andar durante a noite, sem que ninguém perceba.

O grande problema é que esses insetos são vetores de doenças. Carregam uma série de agentes que causam doenças. Isso sem contar a fama de nojentos, já que adoram esgotos e locais imundos.

Entretanto, há muitas formas eficazes para eliminar baratas. Além de dedetização, a prevenção é fundamental para afugentá-las. São práticas simples que fazem toda a diferença, seja para baratas ou demais pragas.

como acabar com baratas

Como acabar com baratas? #dicas

Para ajudar você, preparamos 12 dicas incríveis. Saiba como acabar com baratas definitivamente e deixe a sua casa mais segura sem esses bichos horríveis. 

1. Mantenha o local sempre limpo

Primeiramente, uma boa limpeza é capaz de manter as baratas longe da sua casa. Parece algo básico, mas é essencial e muito efetivo, pois essa praga adora lugares sujos.

Além disso, evite deixar restos de alimentos no chão, na pia e outros lugares, já que são capazes de atrair esses e outros bichos para dentro da residência.

Sendo assim, a manutenção diária com o uso de bons produtos de limpeza é capaz de afugentar as baratas. Sem condições atrativas, é o fim de bichos como baratas, ratos, entre outros.

2. Recolha e mantenha o lixo fechado

Lixo é uma condição atrativa que as baratas adoram. Sendo assim, evite deixar sacos e lixeiras destampadas. Separe bem o lixo e tudo que for orgânico (resto de alimentos) mantenha em um saco à parte.

Feche bem e faça o descarte correto, para que o caminhão recolha e as baratas não tenham acesso. Do mesmo modo, limpe o quintal e todos os cantos da casa para não dar chance a esses bichos.

3. Fique de olho em ralos

Baratas adoram sair de ralos. Se você notar uma infestação em sua casa, comece a instalar telas protetoras para vedar essa estrutura. Assim, evita a passagem das baratas.

Outra solução é usar água com amoníaco. Despeje a mistura nos ralos e veja o fim das baratas. Além disso, você pode utilizar para limpar o chão.

4. Vede buracos e frestas

Assim como os ratos, as baratas podem se abrigar em pequenas frestas e buracos. São os lugares perfeitos para se esconder e depois fazer a festa em sua casa.

Sendo assim, é primordial vedar qualquer buraco que possa servir de esconderijo, principalmente em cômodos como cozinha ou banheiro.

5. Dê fim à umidade

Todos os ambientes de sua casa devem estar ventilados. Quanto menos umidade, menos baratas em sua casa. Por isso, evite deixar os cômodos fechados, principalmente o banheiro.

6. Coloque telas nas janelas

Pois é, as temidas baratas voadoras também podem acessar a sua casa pelas janelas. Principalmente no verão, coloque telas em todas as janelas e evite esse perigo.

Além das baratas, outros bichos ficam longe, como os pernilongos. É uma ótima opção para deixar o seu lar mais protegido.

7. Fique de olho em vazamentos

Canos vazando é um bom sinal para o aparecimento de baratas. A água que sai gera umidade e um espaço perfeito para a proliferação dessas pragas. Então, fique de olho, principalmente nos canos da pia da cozinha e do banheiro.

8. Nunca deixe alimentos expostos

Assim como os restos de alimentos, as baratas amam opções prontas expostas. Além disso, fogão e pia suja também são condições atrativas.

Mantenha sua cozinha sempre limpa, além dos alimentos bem vedados ou na geladeira. Sem sujeira, sem baratas em casa, pode ter certeza.

9. Contrate uma equipe especializada

Se as baratas tomaram conta do ambiente, a única solução é contratar uma equipe especializada para desinfetar. Muitas empresas fazem o controle de pragas de forma segura, acabando com a raiz do problema.

As dedetizadoras são eficazes e ajudam como acabar com as baratas. Após o serviço, é só seguir as outras dicas para se ver livre desses bichos perigosos.

10. Faça armadilhas caseiras

Felizmente, existem muitas armadilhas caseiras para eliminar baratas da sua casa. Uma das principais utiliza óleo de cozinha e cerveja. Misture os ingredientes em um recipiente.

O cheiro da bebida atrai as baratas. Mas, ao acessar o recipiente, elas ficam presas no óleo e morrem. É uma boa isca para deixar em locais estratégicos, como a cozinha.

11. Como acabar com baratas no guarda-roupa?

Se você está notando baratas no guarda-roupa, utilize algumas soluções caseiras para afastá-las. A naftalina é uma das principais e clássicas, perfeita para afastar esses bichos.

Por outro lado, vale utilizar outras opções: folhas de louro, pontas de pepino, grãos de baunilha e crisântemo. Espalhe pelo armário e veja o milagre acontecer.

12. Aromatize o ambiente com lavanda

Dentre os melhores repelentes naturais para pragas está a lavanda. Use o óleo para borrifar em toda a casa. Além disso, você pode espalhar vasinhos com a flor pelos cômodos. A planta ajuda a afastar baratas e outros bichos.

Além da lavanda, outras ervas que as baratas odeiam são: alecrim, cravo, manjericão e erva-do-gato.


Em todo caso, a higienização frequente é essencial. Siga todas as nossas dicas e aprenda como acabar com baratas de uma vez por todas. Se tiver dúvidas, deixe um comentário. Até mais.

Você pode gostar...