Panelas de vidro – Vantagens, preços e modelos incríveis!

Com a variedade de tipos de panelas, é comum surgir a dúvida em relação a qual o melhor modelo, e as versões de panelas de vidro entram no ranking das melhores panelas.

E se você quer saber porque as panelas de vidro entram nesse ranking, e tudo sobre esse tipo de panela, com dicas de como usar, como lavar e manter, onde comprar e uma lista de vantagens e desvantagens, é só continuar lendo o post e descobrir mais sobre esse estilo de panela.

panelas de vidro

 

Dúvidas frequentes – FAQ

Quais as vantagens da panela de vidro temperado?

Se você fica em dúvida se vale a pena ou não investir nesse tipo de panela, reunimos uma lista de vantagens que o utensílio apresenta:

  • Diversos usos: um dos pontos que torna esse modelo de panela vantajoso é o fato do vidro ser um material que pode ir ao fogão, forno, micro-ondas e até mesmo no freezer. Assim, a panela pode ser usada em diferentes tipos de preparos do alimento e até mesmo ser usada para congelar algo.
vantagens de usar panela de vidro

Esse tipo de panela pode ir ao fogo, micro-ondas e até ao freezer

  • Direto a mesa: o apelo estético da panela torna o utensílio bastante versátil, assim é possível tirar a panela do fogo e levá-la a mesa, mantendo o aspecto de uma mesa arrumada, e sem esfriar o alimento ao tirá-lo da panela para colocá-lo em um recipiente de servir.
como servir panela a mesa

A beleza estética permite levar a panela à mesa

  • Atóxica: ao contrário de outras versões de panelas que podem soltar resíduos, como modelos em alumínio e antiaderente, a versão em vidro é livre de qualquer substância, sendo uma opção atóxica.
  • Praticidade: esse tipo de panela permite acompanhar o preparo do alimento durante todo o processo e sem a necessidade de abrir a tampa, o que é mais prático e funcional durante o processo de cocção.
usos e vantagens da panela de vidro

É possível acompanhar o preparo do alimento pelas laterais da panela

  • Economia de gás: uma das características desse tipo de panela é o fato do vidro manter o calor por mais tempo, sendo assim, é indicado desligar o fogo antes e deixar que o calor da panela termine o cozimento do alimento, e isso implica na economia de gás.

Quais suas desvantagens?

Apesar de ter uma lista com muitas vantagens, esse estilo de panela também traz pontos negativos. E para que você possa conhecer ao máximo a panela de vidro antes de tomar a decisão da compra, vamos aos contras.

  • Fragilidade: ao contrário de muitos outros modelos de panela que podem cair no chão e no máximo sofrem um pequeno amassado, a versão em vidro é mais frágil e uma queda no chão pode deixar a panela em cacos. Por isso, é preciso mais cautela ao usar esse tipo de panela.

tudo sobre panelas de vidro

  • Preço: entre os pontos negativos, o preço é um dos contras, uma vez que as versões em vidro podem ter preço mais elevado quando comparadas a muitos outros modelos de panelas, como as versões simples em alumínio.
desvantagens da panela de vidro

Esse tipo de panela pode ser mais cara que outros modelos

Existem riscos para a saúde?

É bastante comum a preocupação em relação a saúde ao escolher um tipo de panela, afinal há modelos que soltam resíduos prejudiciais a saúde, como é o caso das panelas de alumínio e antiaderente.

No entanto, as panelas de vidro não apresentam nenhum problema desse tipo, uma vez que o vidro é um material que não solta resíduos, sendo uma opção atóxica e que não traz riscos à saúde.

dicas para cozinhar em panela de vidro

O vidro não solta resíduos no alimento

riscos do uso da panela de vidro

 

dicas para usar panela de vidro

Esse tipo de panela é atóxica

 

Como usá-las corretamente?

É bastante comum a dúvida em relação a como usar panelas de vidro, e se você nunca teve essa experiência, vamos a dicas práticas para o dia a dia.

  • O vidro é um material que mantém o calor por tempo prolongado. Sendo assim, esse tipo de panela pode ser desligado um pouco antes de terminar o preparo completo do alimento, deixando que o calor do vidro se propague pelo alimento e complete o processo de cocção. Então, é preciso se adaptar a essa característica para não perder o ponto ou até mesmo deixar o alimento queimar.

dicas para cozinha com panela de vidro

como usar panela de vidro no dia a dia

O vidro mantém a panela quente por mais tempo

  • Ao contrário de outras panelas que podem ser aquecidas sem nenhum alimento dentro, o modelo em vidro não deve passar por isso, já que levá-la vazia ao fogo pode ocasionar manchas na panela.
  • Um cuidado essencial com o vidro é o cuidado com o choque térmico, que pode ocasionar trincas na panela. Por isso, não leve a panela gelada diretamente ao fogo, e vice-versa, evitando o choque térmico e danos a panela.
dicas de como cozinha com panela de vidro

A panela só deve ir ao fogo com alimento dentro, evitando manchas

dicas de como usar e cozinhar em panela de vidro

É preciso ter cuidado e evitar choque térmico

Como lavar panelas de vidro?

É bastante frequente a dúvida em relação ao processo de lavagem e manutenção de panelas de vidro, e a verdade é que esse tipo de panela tem a limpeza bem mais simples, já que os alimentos não costumam grudar nas laterais da panela.

Para lavar esse tipo de panela, é indicado o uso de esponjas macias ou versões que não riscam e de detergente neutro, e assim é só lavar a panela como de costume.

Para não riscar ou arranhar o vidro não é indicado o uso de lã de aço ou espojas abrasivas.

como lavar e manter panelas de vidro

A panela deve ser lavada com esponja macia

Outra cuidado para lavar panelas de vidro é em relação ao choque térmico. Nesse caso, é indicado lavar o item apenas quando a panela estiver totalmente fria, evitando que a água fria da torneira caia sobre a panela quente e cause trincas.

E se sua panela apresenta manchas no vidro, é preciso fazer um processo de lavagem diferente. Nesse caso, deixe a panela em banho-maria em uma solução com 5 colheres de bicarbonato para 1 litro de água. Depois de alguns minutos nessa mistura do banho-maria, é só lavar normalmente a panela com esponja macia e detergente.

dicas para lavar panelas de vidro

como limpar panela de vidro

Não lave a panela enquanto o vidro ainda estiver quente

dicas sobre panelas de vidro

Onde comprar? – Melhores jogos de panela de vidro

E se você gostou de todos os benefícios que as panelas de vidro trazem, e está querendo investir nesse tipo de panela para tornar o dia a dia mais prático, separamos uma lista com as melhores marcas e dicas de onde comprar, além de trazer uma seleção de preços.

Panelas de vidro Vision

As panelas de vidro Vision está no topo das marcas mais conhecidas desse estilo de utensílio, e traz panelas em vidro marrom e design único, sendo uma opção de ótima qualidade e resistência.

onde comprar panela Vision

Jogo de panelas Vision – Mercado Livre

Panelas de vidro Luminarc

Outra marca bastante conhecida é a Luminarc, que traz modelos bem modernos, como as versões com vidro branco, que são perfeitas para uma cozinha clean.

onde comprar panela Luminarc

Caçarola Luminarc – Amazon

Panelas de vidro Pyr-O-Rey

Entre as marcas bastante conhecidas do mercado, a Pyr-O-Rey é uma das que entra no ranking das mais lembradas, e além de ser famosa por suas formas de vidro, a marca também traz panelas em vidro incolor, permitindo acompanhar todo o processo de cocção do alimento.

onde comprar panela de vidro e preço

Caçarola – Mercado Livre

 

 

E aí, você já conhecia esse tipo de utensílio? Se você já teve experiência em usar esse tipo de panela, conte-nos o que acha do item. E se ainda não conhecia, nos conte o que acha da ideia de acompanhar o preparo do alimento sem abrir a tampa.

Você pode gostar...