20 modelos de【MURO DE MADEIRA】➞ fotos • dicas • ideias
Os muros protegem o lar como função principal. Mas todos sabemos (sendo empreiteiros ou não) o quão impactante pode ser um muro, sendo portanto uma dica pensar na madeira como material principal. Um muro de madeira pode ser funcional e melhorar o visual de diferentes ambientes de sua casa. Como fazer? Qual escolher? As dicas a seguir podem auxiliar.
Fotos e tipos de muro de madeira
Muros e cercas de madeira estão na lista de preferências modernas. Elegantes e funcionais, caem bem em diferentes estilos arquitetônicos, trazendo um visual completamente virtual. E caso não acredite na possibilidade de encaixar um muro de madeira em seu ambiente saiba que existe um tipo de madeira para cada projeto, estrutura necessária e decoração. Como fazer e qual tipo de madeira escolher é o que você vai descobrir a seguir.
Para fachada externa
No Brasil a alvenaria é a tradição para a construção de muros de fachadas externas. Contudo, o muro de madeira para hall de entrada vem ganhando cada vez mais espaço entre os projetos e há quem não abra mão do impacto visual proporcionado pela mudança de material. Pense na quantidade de muros de tijolo aparente, mármore e outros tipos de pedra em uma rua. A simples mudança de material já causa um impacto alto grande!
Os tipos de madeira para cercas e muros de fachadas mais recomendados por especialistas são:
- Aroeira – com valor bem em conta, é durável e suporta bem mudanças climáticas sem perder a cor, precisando de vez em quando de uma aplicação de verniz para se manter como nova;
- Cerejeira – não é das mais comuns de se usar em fachadas por conta do preço, mas resistência ela tem para suportar modificações climáticas sem problemas;
- Cumaru – excelente madeira para fachadas porque é resistente a fungos, um problema comum em cidades úmidas e com invernos rigorosos;
- Ipê – não é barata mas é durável em cidades quentes, com padrão de cores fino e elegante.
Entrada da casa
A alvenaria pode estar presente no muro de fachada mas nem por isso precisa perdurar por toda a residência. Uma entrada com um muro de madeira pode tornar o exterior elegante, mostrando inclusive o seu bom gosto para mesclar diferentes matérias primas. Ambientes com plantas caem muito bem com um muro de madeira, como mostram as imagens a seguir.
Além dos tipos de madeira citados acima para usar em ambientes externos, outras dicas legais de madeiras para serem usadas na entrada em áreas como garagem e hall do jardim são:
- Itaúba – o padrão de linhas a torna uma excepcional opção para usar no caminho de entrada de sua garagem em terrenos com uma enorme área. Entretanto, é considerada por especialistas como uma madeira difícil de trabalhar. Contudo, proporciona um ótimo acabamento;
- Louco – não é muito usada em cidades úmidas porque sua resistência a fungos e cupins é mediana. Entretanto, o preço baixo pode ser um atrativo. Nada que uma aplicação generosa de um pouco de selante não proteja a madeira contra cupins.
Muro de madeira rústica
Quando a madeira não é trabalhada ao extremo e permanece com suas cores e traçados originais chamamos de madeira rústica. É uma forte tendência em projetos modernos os quais o natural anda imperando no mercado. Arquitetos e engenheiros investiram com força na ideia de remover o material da natureza e o usar quase como se ainda estivesse vivo, deixando o ambiente o mais natural possível.
O tipo mais usado de madeira rústica para muros é a de construção. São restos de outras madeiras descartados em obras ou quando uma edificação é demolida. Iria para o lixo. Passa por um processo de restauração para melhorar o aspecto e pode ser usada sem problemas na construção de muros, cercas e móveis. Esta na moda e é tendência.
Alguns cuidados com muro de madeira rústica são:
- Faça uma limpeza com uma boa frequência para evitar manchas e obter o melhor acabamento possível diante das ações naturais e o tempo. Com o cuidado correto o aspecto será maravilhoso!
- Passe uma mão de selante antes do uso, em especial de for madeira de construção. Isso garante um melhor brilho e durabilidade com a ação de sol e chuva. Protege bem da perda de cor;
- Ajuste periodicamente os pregos ou parafusos usados. Com o passar do tempo a madeira pode inchar um pouco, perdendo a fixação e podendo fazer o muro ou a cerca cair(as mesmas regras valem para a manutenção de cerca de madeira). O ajuste pode ser com um intervalo longo de meses, mas deve ser feito.
Quanto mais natural melhor! Esta é a proposta da madeira rustica, apelidada por alguns de “madeira natural” (não que os outros tipos não sejam). Os melhores resultados de fachada podem ser objetivos quando o projeto inclui usar a madeira em seu estado quase natural, com cortes sem padrão.
Para áreas externas
Com ambientes abertos de um jardim ou quintal a decoração é um ponto importante. Se a beleza não te motiva a pensar em um muro de madeira no ambiente a valorização do imóvel pode ser um ponto positivo a se considerar. Áreas externas agregam muito valor em aluguel ou revenda de casas, sítios ou fazendas.
Os tipos de madeira a serem usados para muros em jardim, quintal ou jardins suspensos podem ser os mesmos de fachadas e áreas externas. Caso a área não receba ação direta das mudanças climáticas, algumas opções são:
- Mogno – apenas para ambientes internos e varandas. É cara, então vale pensar duas vezes antes de fazer o uso. Entretanto, o investimento vale muito a pena por sua durabilidade e resistência.
- Pinos – madeira de reflorestamento, por isso o seu preço é bem em conta. Ótima opção para muro de madeira interno e acabamentos;
- Cumaru – a qualidade e o acabamento são incríveis e uma ótima combinação para levar em consideração.
Agora que você já viu muitos modelos interessantes de muro de madeira já pode pensar em qual modificações pode fazer para criar o seu próprio. Deixe sugestões ou dicas caso em nossos comentários abaixo caso ache necessário e mãos à obra!