20 modelos de【MURO DE MADEIRA】➞ fotos • dicas • ideias

Os muros protegem o lar como função principal. Mas todos sabemos (sendo empreiteiros ou não) o quão impactante pode ser um muro, sendo portanto uma dica pensar na madeira como material principal. Um muro de madeira pode ser funcional e melhorar o visual de diferentes ambientes de sua casa. Como fazer? Qual escolher? As dicas a seguir podem auxiliar.

fotos e modelos de muro de madeira

Fotos e tipos de muro de madeira

Muros e cercas de madeira estão na lista de preferências modernas. Elegantes e funcionais, caem bem em diferentes estilos arquitetônicos, trazendo um visual completamente virtual. E caso não acredite na possibilidade de encaixar um muro de madeira em seu ambiente saiba que existe um tipo de madeira para cada projeto, estrutura necessária e decoração. Como fazer e qual tipo de madeira escolher é o que você vai descobrir a seguir.

Para fachada externa

No Brasil a alvenaria é a tradição para a construção de muros de fachadas externas. Contudo, o muro de madeira para hall de entrada vem ganhando cada vez mais espaço entre os projetos e há quem não abra mão do impacto visual proporcionado pela mudança de material. Pense na quantidade de muros de tijolo aparente, mármore e outros tipos de pedra em uma rua. A simples mudança de material já causa um impacto alto grande!

muro de madeira cerca

Misturar com outros materiais é uma dica para deixar o muro de madeira ainda mais moderno.

Os tipos de madeira para cercas e muros de fachadas mais recomendados por especialistas são:

  • Aroeira – com valor bem em conta, é durável e suporta bem mudanças climáticas sem perder a cor, precisando de vez em quando de uma aplicação de verniz para se manter como nova;
  • Cerejeira – não é das mais comuns de se usar em fachadas por conta do preço, mas resistência ela tem para suportar modificações climáticas sem problemas;
  • Cumaru – excelente madeira para fachadas porque é resistente a fungos, um problema comum em cidades úmidas e com invernos rigorosos;
  • Ipê – não é barata mas é durável em cidades quentes, com padrão de cores fino e elegante.

muro de madeira em fachada

muro de madeira em area externa 1

muro de madeira com porta

Use a mesma madeira do muro para conseguir uma sincronia visual entre porta e muro.

muro todo de madeira em casa

Entrada da casa

A alvenaria pode estar presente no muro de fachada mas nem por isso precisa perdurar por toda a residência. Uma entrada com um muro de madeira pode tornar o exterior elegante, mostrando inclusive o seu bom gosto para mesclar diferentes matérias primas. Ambientes com plantas caem muito bem com um muro de madeira, como mostram as imagens a seguir.

muro de madeira para entrada

Mesclar madeira com plantas deixa o muro dinâmico e elegante.

Além dos tipos de madeira citados acima para usar em ambientes externos, outras dicas legais de madeiras para serem usadas na entrada em áreas como garagem e hall do jardim são:

  • Itaúba – o padrão de linhas a torna uma excepcional opção para usar no caminho de entrada de sua garagem em terrenos com uma enorme área. Entretanto, é considerada por especialistas como uma madeira difícil de trabalhar. Contudo, proporciona um ótimo acabamento;
  • Louco – não é muito usada em cidades úmidas porque sua resistência a fungos e cupins é mediana. Entretanto, o preço baixo pode ser um atrativo. Nada que uma aplicação generosa de um pouco de selante não proteja a madeira contra cupins.

muro de madeira entrada

 

Muro de madeira rústica

Quando a madeira não é trabalhada ao extremo e permanece com suas cores e traçados originais chamamos de madeira rústica. É uma forte tendência em projetos modernos os quais o natural anda imperando no mercado. Arquitetos e engenheiros investiram com força na ideia de remover o material da natureza e o usar quase como se ainda estivesse vivo, deixando o ambiente o mais natural possível.

O tipo mais usado de madeira rústica para muros é a de construção. São restos de outras madeiras descartados em obras ou quando uma edificação é demolida. Iria para o lixo. Passa por um processo de restauração para melhorar o aspecto e pode ser usada sem problemas na construção de muros, cercas e móveis. Esta na moda e é tendência.

muro de madeira rustica eucalipto

muro de madeira rustica

Alguns cuidados com muro de madeira rústica são:

  • Faça uma limpeza com uma boa frequência para evitar manchas e obter o melhor acabamento possível diante das ações naturais e o tempo. Com o cuidado correto o aspecto será maravilhoso!
  • Passe uma mão de selante antes do uso, em especial de for madeira de construção. Isso garante um melhor brilho e durabilidade com a ação de sol e chuva. Protege bem da perda de cor;
  • Ajuste periodicamente os pregos ou parafusos usados. Com o passar do tempo a madeira pode inchar um pouco, perdendo a fixação e podendo fazer o muro ou a cerca cair(as mesmas regras valem para a manutenção de cerca de madeira). O ajuste pode ser com um intervalo longo de meses, mas deve ser feito.

muro de madeira em jardim 1

muro de madeira rustica em jardim

muro de madeira de construcao

Quanto mais natural melhor! Esta é a proposta da madeira rustica, apelidada por alguns de “madeira natural” (não que os outros tipos não sejam). Os melhores resultados de fachada podem ser objetivos quando o projeto inclui usar a madeira em seu estado quase natural, com cortes sem padrão.

muro de madeira e grade

Para áreas externas

Com ambientes abertos de um jardim ou quintal a decoração é um ponto importante. Se a beleza não te motiva a pensar em um muro de madeira no ambiente a valorização do imóvel pode ser um ponto positivo a se considerar. Áreas externas agregam muito valor em aluguel ou revenda de casas, sítios ou fazendas.

muro de madeira de area externa

Os tipos de madeira a serem usados para muros em jardim, quintal ou jardins suspensos podem ser os mesmos de fachadas e áreas externas. Caso a área não receba ação direta das mudanças climáticas, algumas opções são:

  • Mogno  – apenas para ambientes internos e varandas. É cara, então vale pensar duas vezes antes de fazer o uso. Entretanto, o investimento vale muito a pena por sua durabilidade e resistência.
  • Pinos – madeira de reflorestamento, por isso o seu preço é bem em conta. Ótima opção para muro de madeira interno e acabamentos;
  • Cumaru – a qualidade e o acabamento são incríveis e uma ótima combinação para levar em consideração.

muro de madeira em jardim

muro de madeira para area externa

muro de madeira em area externa

muro de madeira para jardim de inverno

muro de madeira em quintal com mesa

Muro de madeira em jardim decorado com iluminação pontual.

muro de madeira e grade 1

Agora que você já viu muitos modelos interessantes de muro de madeira já pode pensar em qual modificações pode fazer para criar o seu próprio. Deixe sugestões ou dicas caso em nossos comentários abaixo caso ache necessário e mãos à obra!

 

Você pode gostar...