Muro com GRADE: +30 modelos e fachadas magníficas!【2020】

O muro com grade é perfeito para quem quer uma casa mais segura. Se você está construindo ou reformando, ou então planejado uma construção, é interessante reservar um tempinho para pensar nessa parte do projeto.

Escolher o muro ideal é importantíssimo para sua privacidade e segurança. E o mais bacana é que há diversos modelos, que variam dos mais tradicionais aos mais modernos.

muros com diversos tipos de grades

Há diversos tipos de grades para combinar com os muros

A saber, a construção do muro depende de materiais de qualidade e de um estudo elaborado por profissionais. Ou seja, não é pouca coisa, não!

O intuito desse post é lhe informar sobre modelos de muro com grade, quais podem se encaixar em seu projeto, dando um toque estético especial e muito mais proteção.

O que acha de acompanhá-lo e ver muitas dicas para esse tipo de estrutura? Aproveite!

Fotos de fachadas de muro com grade

Há muitas dúvidas sobre os modelos de grades para colocar junto aos muros, apesar disso ser algo bem convencional em diversas obras.

muros com diversos tipos de grades 4

Um dos motivos para tantos questionamentos é o zelo pela segurança do lar. Afinal, todo mundo pensa nisso na hora de construir a fachada e os muros de uma casa.

Adiantamos que para cada projeto cabe um tipo de grade, até por que deve-se considerar o gosto pessoal, bem como o estilo de arquitetura e questões técnicas da estrutura.

muros com diversos tipos de grades 3

Os materiais das grades variam

Entre os principais materiais usados para fabricar grades estão, por exemplo: 

  • Ferro fundido
  • Alumínio
  • Madeira
  • Concreto
  • Aço galvanizado / Metalon

Essas são somente algumas sugestões para incluir no projeto. Ainda há outros que você pode considerar para sua obra.

No entanto se você pensa em uma grade que proporcione segurança acima de tudo, priorize materiais cabíveis. Ferro, aço e concreto são os mais recomendados, segundo especialistas.

muros com diversos tipos de grades 2

A parte estética também conta muito na hora de escolher a grade. Como o muro faz parte da fachada, considerada o cartão de visitas de um imóvel, sempre merece uma atenção especial.

Você pode combinar a grade de acordo com sua cor, com o seu material, assim como o estilo decorativo e o tamanho desse muro. Pode-se ornar com o projeto por completo, do lado externo ao interno.

muros com diversos tipos de grades 1

Capriche na escolha da grade para decorar a fachada

Além das grades, vale dizer, os muros também podem ser decorados de diversas formas. Há como revesti-lo com materiais diversos, como azulejos, madeiras ou pastilhas, fazer desenhos ou então apostar em trepadeiras para dar um toque verde.

  • Dicas importantes para construção do muro

1 – Tenha um projeto

Antes de levantar o muro, é importante ter em mãos um projeto no papel. Pode ser feito por um profissional ou por você mesmo e assinado por um arquiteto e / ou engenheiro. Além de ser uma boa alternativa para ter um planejamento,  as prefeituras e agências reguladoras pedem que haja um alvará.

2 – Pensar no estilo de decoração

Fora as questões técnicas, não deixe de pensar em qual estilo decorativo o muro terá. São vários para escolher: moderno, contemporâneo, clássico, rústico… Dá para impor cada um desses e mais outros nos muros, bem como nas fachadas.

grades quadriculadas brancas em muro

Casa com estilo moderno com grades quadriculadas brancas em muro

3 – Escolher o material do muro e do revestimento

Já sabe qual estilo a fachada, inclusive o muro, terão? Então você já pode estudar quais os materiais serão utilizados para construir essa estrutura. Veja se será alvenaria estrutural, blocos de concreto, entre outros. Saiba também a quantidade necessária considerando a área disponível e a altura desejada.

O material do revestimento deve entrar nessa lista. A tinta é a mais escolhida, porém, você tem outras opções, por exemplo: pedras, madeiras, cerâmicas, concreto, tijolos à vista, plantas trepadeiras, entre outros.

4 – Combinar as cores

Entre os fatores que precisam ser pensamos para embelezar seu muro está na cor. Você pode combinar a tonalidade com o restante da fachada, não escolhendo a mesma cor, mas percebendo qual tom fica mais harmônico.

grades verdes no muro

Exemplo de grades verdes no muro

5 – Contratar um profissional

Além do engenheiro ou arquiteto que ajudará você com o projeto e o alvará, é essencial contratar um profissional para levantar, de fato, a estrutura do muro com grade. O ideal é um pedreiro e um ajudante, mas um só especialista pode dar conta do recado.

6 – Considere seu orçamento

O muro com grade pode ser relativamente simples de construir. Porém, é essencial ter na ponta do lápis quanto você irá gastar nele. Contabilize os materiais e frete, bem como a mão de obra.

Bom, essas são as principais dicas na hora de construir um muro com grade. A seguir você pode ver alguns projetos prontos para se inspirar!

Muro com grade de ferro

Primeiramente vamos falar da grade de ferro, um material altamente resistente. Nesse caso, o muro de concreto pode ser levantado até meia altura, e o restante ser preenchido com grades de ferro fundido. O modelo varia de acordo com cada projeto, mas já adiantamos que é um dos modelos mais seguros que existem.

Estio de muro com grade

Algumas pessoas, pensando na segurança da casa, aderem às grades com lanças nas pontas. Outras preferem o estilo moderno, optando por modelos que são mais ornamentais do que seguros propriamente.

A saber, esse é um dos modelos de muro com grade mais usados no Brasil. Caiu no gosto popular por resultar em um design diferente e ainda oferecer segurança.

Não se esqueça, porém, que o ferro necessita de cuidados para não enferrujar e perder sua qualidade.

Temos um post aqui especificamente sobre esse materialGrades de ferro – 62 modelos diferentes e dicas de como usar!

Dê uma olhadinha em outros modelos assim:

Muro com grade imperial

Muro com grade estilo imperial

Muro de pedras com grade

Muro de pedras com grade branca

Muro com grade branca para casa

Exemplo de casa onde a grade é semelhante ao portão

Muro com grade de ferro

Casas clássica com muro amarelo e grades em cima

Muro com grade em cima

Este estilo de muro é muito charmoso e decorativo para entrada da sua casa. Você pode abusar da imaginação na hora de montar esse projeto, pensando em algo diferente dos modelos tradicionais.

O muro com grade possui uma versatilidade incrível. Algumas boas alternativas são as grades de ferro fundido, que surgem em modelos modernos, bem como em modelos imperiais. Ambos dão um toque especial na decoração. 

grades em cima do muro

Outra dica é a grade de concreto pré moldada. Você escolhe o molde que mais se encaixa com seu planejamento. Ela pode ser ainda mais versátil, visto que você poderá pintar a grade de concreto da cor que quiser.

Olha quantas ideias bacanas de muros com grades em cima:

Sobrado com Muro com grade

Projeto de sobrado com grade estilosa no muro

Muro de esquina com grade em cima

Muro de esquina com grade em cima

Visão interna de muro com grade

Visão interna de muro com grade

Estilo de muro com grade

Grade básica cinza em muro com colunas

Casa com Muro com grade branca

Grade branca no mesmo design que o portão

Grade quadriculada em metalon

Grade quadriculada em metalon

Belissíma casa e muro com grade

Casa térrea com grade preta

Muro com grade no meio

O muro com grade no meio tem ganhado cada vez mais espaço nas construções. A saber, o formato das grades no meio do muro podem variar de acordo com o planejado e com o material escolhido. Os principais são de ferro e de madeira.

Muitas pessoas não entendem o porque da grade no meio do muro. Mas a verdade é que além de ser inovador, especialistas garantem que é dos que mais impõem sentido de segurança.

muro com grades pretas no meio

Grades no meio como se fossem pequenas janelas

Em relação aos formatos há os mais diversos: verticais, horizontais, onduladas, quadriculadas, com outras formas geométricas, etc.

Selecionamos vários modelos de muros com grade em cima para você ver:

Dica de muro com grades pretas no meio

Dica de muro com grades pretas no meio

Construção e a faixada com muro e a grade vermelha

Faixada de casa em construção com muro e a grade vermelha

Grade diferente para meio do muro

Grade diferente para meio do muro

Grades com barras diagonais

Grades com barras diagonais

Muro com grade horizontal

A grade horizontal hoje em dia é muito utilizada e quase sempre é associada a ambientes modernos. Ela foge do tradicional formato vertical e por isso confere leveza à decoração do muro.

Existem diversos modelos de grades horizontais, desde as mais tradicionais, que são as barras de ferro, alumínio, metalon, madeira ou concreto, até as barras personalizadas com molduras.

Faixada com grade horizontal

Grandes brancas na horizontal

O interessante é consultar uma empresa do ramo ou profissional de confiança para ajudar na escolha do material e modelo ideal.

Confira principais tendências de muros com grades horizontais:

Muro com grade horizontal moldurada

Muro com grade horizontal moldurada

Grade horizontal no muro

Grades horizontais dão toque elegante

Casa com grade horizontal

Sobrado moderno com grade branca horizontal

Muro com grade vertical

Este modelo, sem dúvidas, é um dos mais tradicionais. É um clássico entre as casas do mundo todo, se enquadra tanto nos projetos mais simples quanto aos modernizados que precisam de segurança em sua fachada.

A grade vertical consegue se encaixar em qualquer desenho de muro. Além disso, elas são consideradas muito seguras e dão boa visibilidade do lado interno para o externo e vice e versa.

1 1

A saber, as grades verticais podem ser facilmente combinadas a muitos materiais de muros. Essa mescla pode acrescentar demais à decoração de sua fachada!

Existem diversos modelos, que tal conhecer alguns deles? Veja a seguir:

Muro com tijolos à vista com grades pretas

Muro com tijolos à vista com grades pretas

Grades imperiais brancas em muro de tijolinhos

Grades imperiais brancas em muro de tijolinhos

Muro com grade pré moldurada

Muro com grade pré moldurada de concreto

Muro cinza moderno com grade tradicional

Muro cinza moderno com grade tradicional

Muro com estacas nas pontas da grade

Ideia de estacas nas pontas da grade

Muro baixo com grades verticais

Muro baixo com grades verticais


Esperamos que tenham gostado de saber um pouco mais sobre muro com grade! Caso queira dar alguma dica ou tenha alguma dúvida, deixe um comentário para a gente 🙂

Aproveite para ler também outros artigos relacionados:

Grades para janelas: modelos, preços e cuidados!

70 muros de casas simples e bonitos – Modelos lindos e econômicos!

Cores para Muro: 10 opções + dicas e 40 projetos inspiradores!

Volte mais vezes para conferir novidades do mundo da decoração e construção!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *