Plantas pequenas – 10 espécies ideais para quem tem pouco espaço!

Decorar a casa com plantas pequenas é uma ótima alternativa para deixar o espaço com total vivacidade. Esse conceito é clássico e acessível, afinal, há uma diversidade de tipos que podem ser cultivados em qualquer espaço da casa.

Sendo assim, você pode escolher as melhores espécies para manter em vasinhos sob móveis, no chão, no jardim e até em canteiros na calçada. Para te ajudar nessa missão, preparamos este guia completo com vários tipos + dicas essenciais. Acompanhe e surpreenda-se.

plantas pequenas

Melhores espécies de plantas pequenas + dicas incríveis de decoração

O cultivo de plantas em casa é uma ideia perfeita para deixar a casa mais verde e trazer um frescor ao ambiente. Trata-se de um conceito clássico de decoração que se adapta a qualquer projeto.

Com uma diversidade tão grande de espécies, você pode investir em plantas pequenas que não crescem tanto e se adaptam a muitos modelos de vasos. Elas podem ser expostas em vários locais, sendo possível até criar um mini jardim em casa.

Entretanto, antes de escolher quais plantas cultivar, é essencial ficar a par dos cuidados. Algumas precisam de pouca água, outras podem ter vasos revestidos com cachepots. Muitas gostam de sol, outras preferem espaços com mais sombra. Portanto, vale pesquisar e até consultar um especialista para que as plantinhas fiquem sempre lindas.

Principais espécies de plantas pequenas

Quais plantas pequenas são as mais indicadas para ter em casa? Preparamos uma lista completa para você escolher:

Espada de São Jorge: é uma planta que se destaca pelo formato e se adapta muito bem a vasos de chão ou expostos em móveis. Segundo crenças, é capaz de limpar as energias ruins da casa. Adora locais iluminados, por isso é uma boa opção tanto para áreas externas quanto internas. É bastante resistente, porém deve ficar fora do alcance de animais domésticos.

plantas pequenas

Lindas opções para ornamentar seu jardim e sua casa

Cacto: há uma ampla variedade de cactos que podem ornamentar a decoração da sua casa. As versões pequenas ficam ótimas em aparadores, mesas de centro, racks, estantes, enfim. Exige baixa manutenção e tem boa durabilidade, porém você deve ter cuidado ao manuseá-lo para não se machucar com os espinhos.

plantas pequenas

Vasos com mini cactos perfeitos para decorar sua casa

Suculentas: as suculentas são as melhores espécies de plantas pequenas para cultivar em casa. São pequenas, resistentes e não exigem regas frequentes. Você pode montar verdadeiros terrários em sua casa para deixá-la mais verde.

plantas pequenas

Suculentas coloridas perfeitas para deixar em móveis como racks, aparadores, etc.

Bromélia: as bromélias são ótimas para áreas externas, sobretudo para jardins, pois adora iluminação e água. Entretanto, é possível cultivá-la em vasos em áreas internas, porém os cuidados devem ser maiores.

jardim com bromélias

Bromélias completam o projeto de jardinagem

Jade: a jade se destaca por sua cor viva e o formato das folhas, se adaptando a vasinhos decorados com pedras e se destacando em mesas, por exemplo. Não gostam de água e muita umidade, por isso é preciso se atentar aos cuidados.

Jade é uma planta que apresenta muitos significados

Jade é uma planta que apresenta muitos significados

Antúrio: é uma planta que tem flores coloridas que vão do rosa ao vermelho. Ficam ótimas em vasos pequenos e servem como arranjos para mesas, por exemplo. Gosta bastante de umidade e bastante água, porém pode ser tóxica para animais.

Plantas pequenas – 10 espécies ideais para quem tem pouco espaço!

Pequeno vaso com antúrios

Lírio da Paz: o lírio branco se destaca pela haste e é capaz até de purificar o ar da casa. Uma boa planta para cultivar em vasos de chão. Adora umidade e locais com sombra, por isso é uma boa opção para áreas internas.

Lírio da Paz na decoração do banheiro

Lírio da Paz na decoração da bancada do banheiro

Plantas pequenas – 10 espécies ideais para quem tem pouco espaço!

Vasos brancos com lírio da paz

Violeta: uma planta clássica e delicada, com cor viva e bastante versátil, capaz de ornamentar o jardim de sua casa. Também pode ser plantada em vasos, gosta bastante de água e iluminação.

Plantas pequenas – 10 espécies ideais para quem tem pouco espaço!

Diversas espécies de violetas

Palmeira Ráfis: a ráfis é o melhor tipo de palmeira para cultivar em casa, pois não cresce tanto e fica ótima em quartos e salas. É muito elegante e exige cuidados, desde um bom solo até irrigação frequente. Uma boa opção para vasos de vidro e vasos rústicos.

Vaso grande com palmeira ráfia

Vaso grande com palmeira ráfia

Peperômia: quem gosta de plantas em vasos suspensos pode apostar nessa espécie. As folhas possuem uma linda combinação de verde com branco. Há inclusive quem mantenha essa planta em ambientes como o banheiro.

Plantas pequenas

Vaso suspenso com peperômia

Decoração com plantas pequenas

A decoração com plantas pequenas pode transformar o ambiente, seja na parte interna ou externa da casa. No primeiro caso, é essencial que as espécies estejam em vasos, que também servem como adereços decorativos.

A escolha do vaso também deve ser estratégica, sobretudo quanto ao formato, tamanho, cor, material, entre outros fatores. Os vasos com plantinhas podem ser expostos no chão, em móveis (mesa, aparador, rack), em estruturas na parede ou suspensos.

Já na parte externa, as plantas podem ser cultivadas diretamente no solo, em canteiros planejados nas calçadas, em passeios, na beira da piscina, entre outras ideias. Em todo caso, os cuidados devem ser frequentes para que a planta fique em pleno desenvolvimento.

Surpreenda-se com belas dicas e fotos de decoração com plantas pequenas em vários ambientes.

Plantas pequenas para jardim

Projetar um jardim em casa é uma bela tendência para quem tem uma boa área externa disponível. Nada melhor que decorá-lo com várias espécies que se adaptam perfeitamente ao espaço. Sendo assim, você pode fazer pequenos canteiros que valorizem o paisagismo do ambiente.

Além disso, uma alternativa moderna é investir nos jardins verticais. Uma estrutura de madeira, por exemplo, pode contar com vasos com diversas espécies de flores. Nesse caso, é uma ideia bacana para aproveitar o espaço disponível em paredes, por isso se encaixa em casas de áreas urbanas e áreas externas compactas.

jardim com espada de são jorge

A espécie foi plantada no jardim em frente a casa

vasos com ganchos para parede

Os vasinhos coloridos possuem ganchos para pendurar

vaso com suporte

O suporte em volta do vaso dá um charme extra ao jardim vertical

muro com horta vertical

Os vasos de barro pendurados no muro trazem temperos frescos

horta vertical

No jardim vertical você pode cultivar ervas e temperos

vaso de vidro

Vaso de vidro suspenso para ornamentar o jardim

Modelo de jardim vertical com flores e plantas artificiais

Modelo de jardim com bromélias artificiais

Pallet grande para deixar no chão do jardim

Pallet grande para deixar no chão do jardim

Jardim simples com vasos de plantas menores

plantas pequenas

Uma proposta artesanal e acessível para deixar sua casa mais verde

plantas pequenas

Os vasos são montados em uma tábua de madeira e já criam um jardim moderno

plantas pequenas

Uma linda inspiração para cultivar flores coloridas em sua casa

cactos e suculentas

Suculentas e cactos decoram o mini jardim

Plantas pequenas para calçadas

A fachada da casa merece atenção especial, por isso é interessante deixá-la mais verde e bonita. Sendo assim, vale fazer canteiros com plantas de pequeno porte, além de mini árvores, quadros gramados, etc.

Tudo depende de um projeto de paisagismo impecável que deve se adaptar perfeitamente ao espaço. Nesse caso, você pode escolher plantas rasteiras, bromélias e demais opções floríferas. Como se trata de um ambiente externo, as regas devem ser frequentes, assim como demais cuidados com adubação, eventuais podas, entre outros.

plantas pequenas

O canteiro é planejado na fachada da casa, rente ao muro

plantas pequenas

Os canteiros pequenos valorizam a entrada da casa e criam um pequeno jardim

plantas pequenas

Linda inspiração para criar um espaço todo verde e aconchegante

plantas pequenas

O canteiro planejado é perfeito para o cultivo de plantas pequenas

plantas pequenas

Canteiros na calçada com pequenas palmeiras e flores coloridas

plantas pequenas

Uma bela ideia para valorizar o paisagismo e deixar a calçada diferente

plantas pequenas

Você pode montar um canteiro com sistema de iluminação e irrigação

plantas pequenas

Plantinhas rasteiras são ótimas para forrar os canteiros em calçadas

plantas pequenas

Uma bela ideia para jardins e áreas amplas

plantas pequenas

Bromélias e plantas rasteiras são plantas pequenas perfeitas para calçadas

plantas pequenas

Aposte em flores coloridas para deixar a beira da calçada exuberante

plantas pequenas

Uma ideia simples e que já modifica totalmente o cenário

Plantas pequenas para apartamento

De fato, as plantas pequenas se adaptam totalmente a cômodos de apartamentos, seja na sala, no quarto ou na sacada. Pequenos vasinhos são indicados para ornamentar móveis e podem ficar em locais estratégicos.

Outra boa ideia, de acordo com especialistas, é montar um jardim vertical na sacada ou uma pequena horta, usando vasos com ervas. Além disso, vasos decorativos com suculentas, terrários suspensos e vasos de chão também são boas alternativas. Use sua criatividade para deixar o espaço mais verde, charmoso e aconchegante.

vaso de vidro

O acabamento dourado valoriza a peça

vaso de vidro

Vasos grandes podem ser deixados na mesa e no chão

Livros decorativos de canto combinando com vasos e demais objetos

Livros decorativos de canto combinando com vasos e demais objetos

Composição de vasos pequeninos na mesa de centro

Composição de vasos pequeninos na mesa de centro

planta suspensa

A planta suspensa foi usada no cantinho da sala

Suporte de ferro sofisticado com vários modelos de plantas

Suporte de ferro sofisticado com vários modelos de plantas

 

planta espada de são jorge do lado de criado mudo

O vaso com espada de São Jorge é perfeito para deixar na sala de estar

planta em grade sobre sofá

Além do vaso na cômoda, a trepadeira fica ótima na estrutura instalada na parede

cactus do lado de criado-mudo

Cactos são ótimas espécies para cultivar em espaços compactos

plantas em prateleira sobre sofá de sala de estar

As plantas foram instaladas em uma prateleira suspensa

plantas suspensas em sala de estar

As plantas são perfeitas para quem procura uma decoração mais simples e clean!

vaso de planta em cima de cômoda em sala de jantar

Para uma decoração mais moderna, escolha modelos de plantas com um formato mais reto e geométrico. Depois é só escolher um vaso que combine com o restante da decoração e pronto!

vaso branco em sala de estar branca

Em uma sala neutra como esta, o vaso branco realçou ainda mais o verde da planta

Plantas pequenas para quarto

Você também pode ornamentar a decoração do quarto com várias espécies de plantas pequenas. Seu cantinho predileto fica mais verde e fresco com vários vasinhos dispostos no ambiente, sobretudo em móveis ou suspensos. Além disso, é possível inovar com estruturas fixas na parede que podem ser customizadas, vasos coloridos, entre outras alternativas descoladas.

planta pendente quarto

A espécie foi cultivada no quarto

Vasos e plantas para enfeitar quarto de casal

Vasos e plantas para enfeitar quarto de casal

plantas na cabeceira da cama

Mesmo para quem não tem muitos móveis no quarto, pode colocar as plantas na própria cabeceira da cama!

quarto com plantas

Em vez de apostar em vários adereços decorativos, você pode decorar apenas com plantas!

plantas pequenas

Diversos vasos brancos expostos no aparador

Aposte em um modelo sofisticado para deixar sua parede mais bonita

plantas para escritório

Cactos e suculentas são plantas para escritório essenciais

Escritório pequeno para mulheres

Assim como as plantas garantem frescor ao local


Onde comprar plantas pequenas? De modo geral, você pode pesquisar em floriculturas e lojas de decoração. Há uma diversidade de espécies perfeitas para ornamentar o espaço.

Esperamos que tenha gostado das dicas e das fotos. Comente e compartilhe o conteúdo. Boa sorte e até mais.

Você pode gostar...