80 Modelos de MUROS Inspiradores – Conheça os Diferentes Estilos!

A segurança é algo imprescindível para o lar, e com o desenvolvimento desenfreado das cidades cada vez mais temos que cercar a casa para garantir nossa proteção. Para assegurar o bem-estar e aliar a um belo visual para a fachada, separamos modelos de muros de casas que vão valorizar seu projeto!

Fotos e Modelos de Muros de Casas

Muro de Concreto / Alvenaria

A versão mais tradicional pode ganhar a cobertura de cimento queimado e deixar a fachada com traços modernos e industriais. Para valorizar a frente e quebrar a frieza do material, vale ter um espaço verde, como na imagem abaixo:

fachada de casa com muro de concreto

Modelos de muros modernos


O muro de concreto não precisa ser necessariamente reto e sem graça. Essa versão mostra um modelo com pilares para cercar a casa e deixar a fachada aparente.

muro de concreto moderno

Na fachada, linhas modernas


A versão alta e sem muitos detalhes é mais comum, mas para dar um charme, a opção de pilares formando uma espécie de moldura e combinando com detalhes do lar fica ótima:

sobrado moderno com muro de concreto

No topo, detalhe de pedras na fachada


Entre as opções para enriquecer a frente, a inspiração pode vir do projeto da fachada com elementos vazados, seguir o mesmo estilo do modelo do portão ou um modelo liso com detalhes no topo.

modelos de muros com elementos vazados para casas

Modelos de muros vazados


Em volta de toda a casa essa versão lisa ganhou colunas espaçadas que reforçam a construção e ainda servem como foco de decoração com tom mais escuro na pintura.

muro de concreto com colunas decoradas


Para acompanhar o design moderno do sobrado a ideia foi fazer um cercado com ondulações e listras horizontais que também podem ser vistas em pontos da pintura:

muro de concreto ondulado e sobrado com vidros

A jardinagem realça a frente da casa

Sugestão de Post:Muros Modernos“, para mais modelos de muros atuais e elegantes.

Muros com Detalhes

Dá para manter o projeto simples e acessível sem cair na monotonia e sem deixar a fachada sem graça. Para isso, basta investir em elementos decorativos de forma pontual, não em toda a extensão das paredes. Ao longo do post, você verá muitos exemplos disso, mas para ficar bem organizado, resolvemos reunir neste tópico alguns modelos de muros com detalhes lindíssimos

Paisagismo

Em primeiro lugar: plantas! O paisagismo pode oferecer o toque extra que você tanto procura em seu muro. Coníferas como a kaizuka, arbustos como o buchinho, cercas-vivas como podocarpo, e folhagens como o fórmio são ótimas opções. Você pode plantá-las em toda a extensão, fazer recuos com canteiros, ou floreiras avançadas. Na imagem abaixo, além de paisagismo, temos dois elementos bem bacanas para valorizar partes do muro: arandelas e mosaico de mármore.

Fachada em tons de cinza


muro bege com paisagismo

Modelos de muros com plantas


Muro branco simples com detalhe em linhas retas e plantas

Frisos

Muros com detalhes de frisos são bem comuns, mas não saem de moda. Afinal, é uma solução simples e elegante. Caso deseje este acabamento, lembre de avisar seu engenheiro, arquiteto ou mestre de obras com antecedência. Isso porque os frisos devem ser feitos durante a fase de reboco: a massa é sarrafeada e, com o emboço ainda mole, é feito o friso utilizando um frisador próprio ou improvisado (como um perfil de madeira, por exemplo). Algumas pessoas optam por colocar perfis de alumínio nos frios, ou mesmo pintá-los de outra cor contrastante – mas isso não é necessário, ainda mais se se busca manter um visual clean.


Projeto 3d de muro com detalhes de frisos verde

Projeto bicolor com parede frisada e arbustos

Recuos

Como mencionado no início este tópico, recuos podem ser utilizados para dar acabamento ao paisagismo do muro. Além disso, eles oferecem uma excelente oportunidade para o uso pontual de revestimentos diferenciados que encareceriam a obra e pesariam o visual se fossem usados em abundância, como pedras, madeira e porcelanato. É também uma proposta interessante para valorizar o portão do pedestre, aproveitando-se a área recuada para fazer uma cobertura.

O projeto abaixo é um ótimo exemplo, pois reúne todos os elementos citados: plantas; revestimento especial; cobertura e destaque ao portão de entrada:

Muro com recuo e detalhes de madeira

Recuo com paredes na diagonal e filetes de madeira

Muro de Vidro

Para manter a frente da casa visível, a opção de fazer a estrutura de concreto com muro de vidro foi a escolha. Nesse caso, o uso do vidro temperado é a melhor opção:

sobrado com muro com textura e vidro

As diferentes quedas d’água do telhado realçam o estilo da casa


O visual clean da fachada foi mantido com a estrutura de vidro que protege e cerca a casa. Isso valoriza o projeto e dá características modernas ao resultado:

muro e portão de vidro

Vidro é uma ótima opção para um muro moderno


Em todos esses projetos de sobrados modernos o vidro com tonalidade verde é delicado e combina com a estrutura do lar. Para escolher a cor, o ideal é que essa fique em harmonia com o restante do projeto.

sobrados com muro de vidro


Para a cor de casa mais intensa, o ideal são as opções translúcidas e sem cor. Desse modo não há erro na combinação ou um contraste que desvalorize o visual.

casa simples com muro vidro

As telhas cinzas destacam a pintura ocre


A estrutura do muro pode ser mantida através de uma base de concreto e suporte metálico na parte exposta, de modo a garantir a durabilidade do material.

pedras na fachada casa

Portas e janelas de vidro permitem a entrada de luz natural


A visão translúcida da proteção é ótima para quem quer garantir a visibilidade para o interior do quintal. Essa opção também permite que a própria vizinhança auxilie na segurança:

casa moderna

A frente com gramado deixa o espaço mais aconchegante

Muro de Pedra

O revestimento que já foi utilizado em torno da piscina, também é uma inspiração para decorar as paredes que cercam a casa:

muro de pedras


Para valorizar as paredes que envolvem o exterior da casa, o muro com filetes de pedra canjiquinha é uma opção bem bacana e pode ser usados em detalhes.

pedra canjiquinha muro

O espaço para o jardim valoriza a entrada


A variedade das pedras decorativas é imensa e, por isso, o ideal é escolher uma opção que combine com o projeto e que caiba no orçamento dos diferentes modelos de muros residenciais:

modelos muros com pedras


O muro todo coberto com pedra madeira dá rusticidade a entrada da casa e pode ser assimilado a um projeto de mesmo estilo ou contrapor um design mais atual.

sobrado com muro de pedras

As sacadas ampliam o espaço do lar e deixam o projeto mais elegante


Para esse projeto, a escolha de pedras maiores garante um efeito com similaridade ao estilo medieval. No entanto, esse visual é rapidamente quebrado pelo estilo moderno da fachada da casa:

casa térrea moderna

A calçada com grama ajuda na absorção da água da chuva


Os filetes que não seguem a linha reta, como é o caso dessa parede, são menos trabalhados e assim mostram um efeito rústico a entrada.

portão de madeira

Clique aqui para saber mais sobre muros de pedras.

De Tijolo à Vista

Os tijolos à vista, apesar de serem de material diferente do projeto da casa, dão elegância e completam o visual:

sobrado pequeno

Na frente da casa, vasos coloridos para decorar


Deixar o tijolo aparente não é sinônimo de obra não acabada. A ideia traduz um efeito único e dá muito estilo à fachada que pode ou não seguir a mesma linha.

muro de tijolo à vista com portão azul

O portão azul se destaca na entrada


Esse projeto mostra a combinação de casa e muro de tijolinho. Tal combinação é ideal para dar ideia de continuidade na construção e não contrapor o design:

muro de tilojo a vista aparente

A madeira nas janelas deixa o lar aconchegante


Se sua casa já está murada e você quer este efeito, as alternativas são as seguintes:

  • Descascar o muro: Se a casa for antiga, vale a pena averiguar se foram usados tijolos de 2 furos – que ficam bonitos aparente – e descascar. O efeito rústico de demolição está muito em alta e dará muito charme à fachada
  • Usar revestimentos que imitam tijolos: As coisas evoluíram! Esqueça as lajotas com imitações nada naturais. Hoje em dia o mercado oferece muitas alternativas que enganam bem qualquer um!
  • Revestir com tijolos reais cortados ao meio: A opção acima é ótima, mas pode ser um tanto cara. Se quiser economizar, verifique se os fornecedores de pedras de sua cidade vendem tijolinhos cortados pela metade. Dou a dica com base em experiência própria – utilizei em algumas paredes internas de minha casa e adorei. Você pode optar por junta frisada, cheia ou seca, tendo sido esta última a minha escolha. Para saber mais sobre este assunto, acesse nosso post.


Outra vez o muro combinando com a casa mostra a continuidade das ideias. O resultado mantido também ajuda a ampliar visualmente o espaço do lar:

Modelo de muro branco com tijolinho a vista

Fachada moderna com tijolinhos

 

Muro de madeira

O revestimento com tábuas corridas no sentido horizontal deu extensão a frente do lar. O detalhe de alvenaria branca passando sobre a madeira é moderno:

muro de madeira moderno

Na frente, um pequeno espaço forma uma fileira de espada de São Jorge


Em formato de cerca, troncos de madeira foram posicionados como muro para essa casa. O efeito ficou lindo, mas nesse projeto é preciso outros meios para garantir a segurança.

cerca de madeira casa

Orquídeas bambu decoram a frente da casa


Com traço moderno, as madeiras que compõem essa entrada dão um efeito lindo para o projeto. Elas garantem um visual harmônico para a entrada, que também mantém o portão de mesmo material:

casa moderna com madeira no portão


No estilo de cerca, a madeira valoriza a entrada da casa com estilo de campo. A opção para a cor do material pode mudar e seguir sua cor original ou ser pintada de branco para harmonizar com o design da casa.

modelos de muros com cerca de madeira

Modelos de muros charmosos com cerca de madeira


Os porcelanatos imitando madeira estão cada vez mais realistas e se mostram vantajosos em relação à madeira natural nos quesitos manutenção e durabilidade. O único porém é que o valor da peça costuma ser alto.

projeto de muro com revestimento de madeira

Projeto realizado com simulação de porcelanato amadeirado

Com Cerâmica

Se você quer fugir da manutenção e frequência da pintura para manter a frente da casa em dia, revestir os modelos de muros com cerâmica é uma boa opção. Nesse projeto, a ideia foi usar um piso de cor preta:

muro preto revestido com cerâmica

Para o chão, o piso antiderrapante é ideal para áreas externas


muro com revestimento que imita pedra

O revestimento que imita pedra é uma opção mais barata para dar o efeito visual esperado.


Nessa fachada, mais uma vez o piso que imita pedra foi utilizado para garantir o efeito. Além de ser mais barato, a aplicação também é mais simples.

muro moderno para casa

Na entrada, vasos com plantas


O rejunte entre as cerâmicas é um ponto importante para esse tipo de revestimento. Quanto mais próximo um piso do outro, mais bacana fica o resultado final:

muro com cerâmica


muro com cerâmica que imita pedra

Para essa casa, toda a frente foi cercada e revestida com a cerâmica que simula pedras.


Mais comumente usada em projetos internos ou para edifícios, as pastilhas cerâmicas em muro ficam lindas e dão um efeito incrível a entrada da casa.

muro de pastilhas

As plantas suspensas valorizam a fachada

Muro Verde / Vivo

Ao invés de usar as paredes apenas como proteção, a ideia dessa proposta foi fazer um revestimento com samambaias acrescentando ainda mais ao projeto:

muro com samambaias


fachada de madeira com plantas

O muro de plantas valorizou o portão e a fachada de madeira. A ideia ainda é capaz de deixar o ambiente mais fresco.


As heras pela parede que contornam a casa dão um toque rústico ao lar. A manutenção e poda da planta devem ser frequente para garantir um melhor visual.

muro com plantas

Detalhes de tijolo a vista na fachada realçam o projeto do lar


A variedade das trepadeiras que podem ser plantadas rente ao paredão podem variar, assim como a opção de cobrir todo o espaço ou deixar apenas como detalhe:

modelos de muros com verde na entrada


sobrado com muro de planta

O sobrado em estilo colonial foi ainda mais valorizado com o muro verde em volta que destaca os tons claros da pintura.


Nessa casa, além da parede coberta por plantas, ainda há um jardim que completa o visual verde.

muro com eras

O portão de ferro valoriza a entrada

Quer ver mais ideias e dicas sobre muros verdes? Clique aqui!

Muros de Casas Simples

Se você precisa de modelos simples para cercar a casa e garantir a proteção, separamos algumas opções bacanas:

frente casa simples

Alguns pequenos detalhes podem enriquecer o projeto de uma simples parede em volta da casa.


muro verde simples


casa com muro alto

A fachada clara deixa o resultado clean


O amarelo de cor viva dá um destaque especial ao muro em contraste com o branco dos portões.

muro cor amarela

Sugestão de Post:Cores para Muro“, para dicas importantíssimas de cores e tons.


entrada casa com muro e portão


muro verde e branco


modelos-de-muros-5

Veja mais fotos e dicas de muros simples aqui!

Muro Pré Moldado / Pré Fabricado

Por fim, se a ideia é economizar de verdade, considere usar um muro pré moldado em sua casa. São baratos e bastante resistentes – mas, é claro, desde que sejam de boa procedência.

muro pré moldado bege


muro pré moldado sendo instalado


modelo de muro pre moldado de madeira

Exemplo de um belo muro pré fabricado de madeira

Para mais informações sobre modelos de muros pré moldados, visite nosso post específico sobre o assunto, clicando aqui!

Agora é só aproveitar as dicas e ideias de modelos de muros para proteger a casa e manter o estilo do lar!

E para mais inspirações e dicas de materiais e revestimentos para muros residenciais, confira nosso post especial sobre “Fachadas de Muros“. Até a próxima!

Você pode gostar...