Decoração de Casas Pequenas: 70 Fotos Inspiradoras & Dicas para não Errar!

Ambientes pequenos podem ser um pequeno empecilho na hora de decorar, mas esse não é um grande problema se você planejar antes e seguir dicas que valorizem a decoração de casas pequenas.

O pequeno cômodo pode sim ficar aconchegante sem ficar tumultuado. Escolhendo as peças certas, a maneira correta de posicionar cada item e usando de artifícios que driblam a falta de espaço, a decoração de casas pequenas fica super charmosa e torna o ambiente pequeno num espaço mais atrativo e aconchegante.

E se você anda com dúvidas para decoração de casas pequenas e ambientes com pouco espaço, o post traz dicas e inspirações incríveis de como ter um ambiente decorado com muito estilo!

 

Dicas para Decorar uma Casa Pequena

  • Casas pequenas não precisam ter menos decoração

Um erro comum na hora de decorar a casa pequena é achar que quanto menos melhor, o resultado pode ser um ambiente vazio e nada aconchegante.

É claro, que empilhar muita coisa também não é a solução para a decoração de casas pequenas; o ideal é seguir a maneira certa de decorar pequenos cômodos, e assim ter peças decorativas que agreguem à decoração do espaço.

 

  • Aproveite o espaço vertical

O espaço da decoração não se limita somente ao que é apoiado no chão, pelo contrário, as paredes são grandes aliadas na decoração de casas pequenas, pois permitem aproveitar melhor do espaço sem comprometer espaço para circulação.

Para aproveitar do espaço vertical, invista na decoração das paredes, acrescente quadros e prateleiras. Isso vai valorizar o projeto, e vale para qualquer cômodo da casa.

decoração sala de jantar pequena

Pratos decorativos e quadros decoram a sala de jantar

decoração vertical

  • Considere as proporções

Um erro constante na decoração de cômodos pequenos é investir em móveis e peças que não são de tamanhos proporcionais às dimensões do ambiente.

Não é raro ver uma sala pequena com um sofá enorme ocupando grande espaço do ambiente, e eis o erro. Uma solução para esse caso é adotar um sofá de 2 lugares e puffs que possam complementar o número de assentos.

Para não cair nesse erro, aposte no uso de móveis e peças que fiquem proporcionais ao tamanho de cada cômodo, e assim o resultado ficará mais harmonioso.

sala colorida

Os puffs coloridinhos combinam com a decoração colorida

dicas para decoração

  • Escolha uma cartela de cores

As cores podem fazer total diferença no momento de decoração de casas pequenas.

As cores mais escuras e fechadas são lindas, mas podem dar sensação de um ambiente menor, por isso, é mais indicado apostar em paredes de tons mais suaves, como branco, cinza e bege, e apostar na intensidade das cores para os detalhes decorativos, assim a decoração não fica monótona, e o ambiente fica mais agradável visualmente.

sala pequena e moderna

O tapete com estampa chevron adiciona destaque ao projeto

cores para ambientes pequenos

  • Truques para ampliar o cômodo 

Se ampliar a casa com um reforma passa longe dos planos atuais, a dica é apostar em alguns truques, que além do valor estético agregam funcionalidade e ampliação para os cômodos.

Entre os truques que vale a pena investir no momento de decorar a casa, estão:

  1. O uso de espelhos para aumentar o ambiente;
  2. Cores claras nas paredes, portas e janelas dando mais amplitude ao ambiente;
  3. Integração de cômodos, de modo a unir os espaços fisicamente e criar limites visuais, como um tapete ou uma bancada dividindo cômodos integrados;
  4. Uso de listras nas paredes ou estampas (tapetes, colchas de cama), dando impressão de um ambiente maior.
cabeceira cama

A cabeceira listrada valoriza a decoração

sala integrada

Além dos ambientes integrados, a decoração ainda conta com parede de espelho

dicas para aumentar o ambiente

  • Invista em peças e móveis multifuncionais

Para ocupar melhor cada cantinho da casa, a dica é escolher móveis e peças que tenham mais de uma função, assim você não precisa lotar muito a casa. Um exemplo é a cama baú, que tem espaço para guardar cobertas ou outros itens volumosos.

Uma boa aposta é fazer móveis planejados, assim as peças vão ser sob medida para cada ambiente e ainda vão ter as características e funções necessárias para os moradores da casa.

sala com home office

A bancada da sala se estende a pequeno home office

móveis planejados

  • Planeje sempre

A dica principal para a decoração de casas pequenas é planejar sempre!

Anote suas prioridades de decoração e revise o que realmente é necessário, assim dá para selecionar o que melhor se encaixa ao projeto.

Outra dica essencial, é usar de ferramentas online como o site Floor Planner, que permite desenhar cada cômodo da sua casa e inserir as medidas exatas, acrescentando móveis com suas dimensões reais. Assim, você cria uma planta 3D que pode facilitar na hora de visualizar se o ambiente está muito carregado ou não.

 

Fotos e Ideias de Decoração de Casas Pequenas

Simples / Baratas 

decoração sala de jantar simples

Se a proposta é fazer uma decoração barata com ideias criativas e em um ambiente pequeno, uma ótima ideia é se inspirar nesta sala de jantar.

O projeto recria um ambiente com canto alemão, mas usa de uma banquinho de madeira pintado de turquesa com almofada vermelha, e que contrasta com a mesa de madeira, trazendo uma composição mais moderna.

Como o espaço é limitado, a decoração vai além e aproveita do espaço vertical com paredes decoradas com quadros, nichos, prateleira e planta. O resultado fica super aconchegante e dá uma proposta bem legal para a sala de jantar simples.

decoração quarto barato

Detalhes amarelos decoram o quarto

decoração simples sala

As prateleiras com quadros e plantas são uma aposta perfeita para a decor

decoração cozinha barata

Nichos e adesivos de azulejo decoram a parede

móvel customizado

O armário foi customizado e deu um novo estilo ao ambiente

sala simples decorada

home office simples

A faixa amarela na parede define o espaço do home office

Com Cozinha Americana 

cozinha americana retrô

Na decoração de casas pequenas, a cozinha americana pode ser uma ótima alternativa para integrar ambientes e dar sensação de mais espaço no projeto.

Como inspiração de uma cozinha americana pequena, o projeto traz um mix de moderno e retrô.

A decoração conta com armários planejados na cozinha de cor alaranjada, dando bastante destaque ao projeto, e que mantém a harmonia com os azulejos hidráulicos que também possuem detalhes na cor laranja.

O projeto traz o toque moderno na bancada com cooktop e coifa de inox, dando um contraste ao visual retrô, mas integrando o espaço de maneira harmônica.

 

cozinha americana moderna

A bancada de cimento queimado divide a cozinha da sala

casa simples com cozinha americana

A bancada foi pintada de rosa e combina com as almofadas da sala

decoração com adesivos de azulejo

Adesivos decorativos enfeitam a parede da cozinha e a bancada

decoração industrial

A cozinha segue o estilo industrial

cozinha americana planejada

No projeto, a bancada para refeições pode ser estendida

cozinha americana simples

A parede roxa é destaque no projeto

Modernas 

banheiro moderno

A decoração para casas pequenas não se restringe apenas a espaços como sala, quarto e cozinha, mas também pode e deve ser estendida para o banheiro, de forma a não deixar o ambiente sem graça.

A inspiração de um projeto moderno para o banheiro pequeno inclui manter cores claras como base da decor e investir em acabamentos que acrescentem textura, de forma a deixar o projeto mais interessante.

Como proposta de textura, as paredes internas do box trazem dois tipos diferentes de textura, criando um efeito super bacana ao projeto.

Outro detalhe que valoriza a decoração do banheiro pequeno é o nicho de parede com fundo espelhado.

 

quarto pequeno moderno

O quarto é um mix de elementos modernos – como móveis espelhados, cabeceira com iluminação e parede de cimento queimado

decoração sala de estar

As almofadas coloridas no sofá dão um ponto de destaque na decor

cozinha planejada moderna

As banquetas amarelas valorizam o projeto da cozinha

cozinha pequena com pastilhas

Pastilhas espelhadas dão contemporaneidade ao projeto

banheiro clean

O banheiro branco é moderno e clean

decoração colorida cozinha

Armários coloridos deixam a proposta atual

Rústicas

quarto rústicoA proposta da decoração rústica é uma das ideias para a decoração de casas pequenas, mas como os ambientes são menores a ideia é ter uma boa iluminação para não deixar o ambiente pesado com móveis e peças mais escuras e pesadas.

Como proposta de um quarto rústico, a cama de madeira de demolição ganhou cabeceira que se estende até o teto, dando um efeito incrível ao quarto.

O efeito mais pesado da madeira foi suavizado com a iluminação natural que entra pela janela e pelas plantinhas verdes que decoram o quarto.

 

decoração colorida sala de jantar

Os móveis coloridinhos seguem o estilo rústico

banheiro rústico

A bancada de madeira de demolição valoriza o estilo decorativo

decoração rústica cozinha

As prateleiras de madeira combinam com as portas do armário

cozinha simples e rústica

O carrinho de madeira forma uma ilha central na cozinha

sala rústica decorada

decoração cozinha simples

Os armários de cimento foram pintados de amarelo

Retrô / Vintage 

sala retrô

A decoração retrô é uma das proposta para decorar a sala. Esse estilo busca referências de décadas passadas e traz móveis inspirados nos estilos da época, como o detalhe dos móveis de madeira com pés palito, características que marcam bastante a década de 60.

No projeto, além dos móveis com estilo retrô, o espaço ganhou um tapete claro, que ajuda a iluminar o ambiente e quebra o toque escuro dos móveis e do piso de madeira, deixando a sala pequena com um toque mais leve.

Outro detalhe decorativo que valoriza a decoração de casas pequenas ao estilo retrô são as estampas coliridinhas, como as almofadas que aparecem no sofá, e trazem o toque de cor sem pesar.

cozinha pequena retrô

Os pendentes usados no canto da cozinha criam um ponto de iluminação diferenciado

ladrilho hidráulico cozinha

O piso imita ladrilho hidráulico

home office vintage

A escrivaninha vintage é a peça chave da decoração do home office

sala de jantar retrô

sala simples retrô

O piso de madeira valoriza a ideia de uma decoração retrô

decoração retrô / vintage

O móvel vintage decora a sala de jantar

Com Artesanato 

quarto colorido

Nesta proposta de decoração para o quarto, a ideia do artesanato está presente em cada detalhe, e é possível ver isso em diversos pontos, como:

  • Os abajures ganharam cúpulas customizadas com tecidos estampados;
  • Na parede acima da cama, murais de cortiça e decorados com tecido enfeitam a parede e valorizam a decoração vertical;
  • A cabeça de alce foi revestida com tecido e acrescenta ao mix de estampas da decoração.

 

suporte de vasos de macramê

A arte de macramê decora grande parte da salinha

lustre artesanal

O pendente de barbante é o detalhe artesanal da decoração

colcha de crochê

A colcha de crochê square dá um toque de cor à decoração

abajur de garrafa decoração

A decoração moderna, traz abajures de garrafas

tapete de crochê

O tapete de crochê define o espaço da sala de estar

parede decorada com quadros

Quadrinhos decorados com tecido enfeitam a parede

Com Reciclagem 

mesa de centro de palletsA decor com reaproveitamento é uma das inspirações de decoração de casas pequenas com uma proposta interessante e com custo mais baixo.

Na proposta de reciclar itens na hora de decorar, este projeto de sala pequena pequena decorada traz uma mesinha de centro de pallets e com tampo de vidro.

O móvel feito a partir do reaproveitamento de paletes adiciona bastante estilo à decoração e dá um toque rústico, combinando com a parede de tijolo à vista aparente, que também passa esse visual.

 

cama de paletes

No quarto, os porta retratos com fotos são feitos com pranchetas

decoração alternativa

A estante da sala é formada por blocos estruturais e prateleiras de madeira

home office decorado com reaproveitamento

Caixotes de madeira funcionam como nichos no home office

sala com rede

Na sala, o sofá foi feito de pallet e a rede dá um toque mais aconchegante

cozinha com nichos

caixote de feira decoração

Os nichos de caixotes ganharam fundo revestido de tecido

Agora é só organizar cada cantinho da casa, e ter um lar que represente os moradores!

Você pode gostar...