Móveis Planejados para Cozinha: dicas e inspirações para escolher o estilo certo!

Os móveis planejados para cozinha é um dos sonhos de muita gente, e esse sonho tem se tornado cada vez mais realidade. O desejo de ter um ambiente todo planejado tem explicação, uma vez que o cômodo reúne beleza e funcionalidade.

A cozinha planejada é desejo até mesmo para quem não tem muita familiaridade com o ambiente e com as panelas, mas que deseja o espaço sob medida para manter tudo em ordem e dar uma bela valorizada no projeto e decoração do lar.

E se você está sonhando com sua cozinha sob medida, antes de escolher por um projeto é hora de ver dicas para fazer a melhor escolha e até se inspirar em cozinhas já prontas e decoradas.

modelos

 

O que são Móveis Planejados?

O termo móveis planejados é a definição para um projeto de marcenaria onde o mobiliário é desenho sob medida para o espaço disponível, e de acordo com as necessidades dos moradores da casa.

Nos móveis planejados cada detalhe é pensado de acordo com as necessidades apresentadas pelo morador e para o local onde o móvel será instalado, e por isso, o projeto costuma ser mais funcional, além de agregar valor ao imóvel, que ganha peças feitas sob medida.

 

Planejados ou Modulados: Qual o Melhor para sua Cozinha?

É comum a confusão entre móveis planejados e modulados, e os termos se referem a coisas diferentes. Para evitar essa confusão, vamos à explicação:

  • Planejados: esse tipo de móvel é feito sob medida e instalado no cômodo desejado. Durante a elaboração do projeto é possível alterar detalhes como disposição das peças, cores, tamanhos e incluir aspectos e características que o móvel deve ter para cada casa.
  • Modulados: são móveis já fornecidos prontos e que podem ser comprados por módulos, de modo a encontrar as partes perfeitas para montar o seu cômodo. Neste caso não é possível alterar tamanhos, afinal as peças já são fornecidas em tamanhos padronizados pelo fabricante.

diferença cozinha planejada e modulada

Em geral, a melhor o são os móveis planejados para cozinha, já que são feitos de acordo com o tamanho da sua cozinha e incluindo as necessidades que você apresenta. No entanto, o preço dessa personalização é um pouco mais alto e custa, em média, R$ 7000 (apenas o mobiliário).

Esse preço mais elevado leva muitas pessoas a apostarem nos móveis modulados, que não são sob medida, mas oferecem funcionalidade por um preço bem menor, que gira em torno de R$ 1500 para montar os móveis da cozinha.

Sendo assim, a decisão do que é melhor vai ficar por conta do orçamento.

 

Dicas para ter uma cozinha planejada

  • Defina os eletrodomésticos: antes de definir os móveis planejados para cozinha, a primeira decisão é pelos eletrodomésticos. Para o projeto da sua cozinha planejada é ideal que você já tenha as medidas dos eletros que serão usados, assim tudo pode ser planejado da maneira ideal, e você não fica restrito a escolher os eletrodomésticos de acordo com um projeto já definido. Além de definir os eletros, a dica é pedir um projeto planejado que seja versátil e que no caso de móveis que não sejam de embutir (ex: geladeira), deixe um espaço a mais nas laterais e altura; esse espaço a mais é perfeito para a necessidade de trocar o eletro no futuro.

Digo isso por experiência própria, pois já fiquei limitada de escolher um novo eletro por conta do nicho especificado para a geladeira.

cozinha planejada madeira

A geladeira fica com espaço de sobra no nicho

  • Aposte na funcionalidade: a beleza da cozinha planejada é realmente incrível, mas vá além do visual estético e tenha como prioridade as funções da cozinha. No planejamento, considere a base triangular onde fogão, geladeira e pia formem o desenho geométrico. Essa definição ajuda e muito no dia a dia da cozinha e facilita o deslocamento.

dicas de projetos para cozinha

  • Partes quentes e frias: para quem preza por uma cozinha sob medida e com economia de energia, a dica é fazer espaços com torres quentes e frias considerando um espaço mínimo de separação entre essas temperaturas distintas. Evite colocar o forno ao lado da geladeira, pois isso vai interferir no processo de resfriamento da geladeira, atrapalhando na conservação dos alimentos e até mesmo no alto consumo de energia.
cozinha pequena

Nos armários, há um nicho para o micro-ondas

  • Divisórias: um elemento fundamental nos móveis planejados para cozinha é pensar nos detalhes, como as divisórias. Nesse caso, pense em gavetas bem divididas e que acomodem talheres e utensílios menores de modo organizado.

divisórias armários

  • Espaço para eletroportáteis: um erro comum nos projetos é pensar em armários para panelas, copos, taças e tantos outros elementos da cozinha, mas esquecer dos eletroportáteis como multiprocessador, espremedor de frutas, liquidificador, panelas elétricas, grill, entre outros. Esses itens estão cada vez mais comuns no nosso dia a dia, e se você não quer ter uma bancada com um aglomerado de itens, é melhor ter espaços maiores nos armários para manter os eletroportáteis guardados.

como guardar eletroportáteis

Fotos de Móveis Planejados para Cozinha

Pequena / De Apartamento cozinha com lousa

Quem mora em apartamento, na maioria dos casos, tem que lidar com cômodos pequenos, e os móveis planejados para apartamento acabam sendo a solução para otimizar o espaço.

Levando em conta os cômodos menores, esse cozinha planejada estilo corredor é uma das inspirações de como ter um projeto que aproveita bem o espaço.

Na proposta, os armários foram planejados de um só lado, aproveitando tanto o espaço abaixo da bancada, como o espaço vertical com armários aéreos.

E para não deixar uma parede totalmente lisa, a decoração vertical foi a aposta, e para isso foi usado um quadro lousa com prateleiras para os temperos.

 

Mais fotos

cozinha com lavanderia

cozinha branca e bege

A porta de correr fica ao final da cozinha

cozinha planejada com lava louças

A lava louças ganhou um espaço e ficou escondida entre os armários

cozinha americana pequena

cozinha com fogão embutido

O fogão de embutir completa a cozinha planejada

cozinha preta

Os armários em preto dão um ar moderno à cozinha

cozinha corredor

Prateleiras com livros de culinária decoram a cozinha

cozinha apartamento

Americana

cozinha com sala

A cozinha americana também é inspiração para os móveis planejados para cozinha; e este projeto reúne a ideia de fazer ambientes integrados com muito estilo.

Na proposta, a cozinha pequena ganhou armários brancos que iluminam o ambiente e com nichos para cada eletro que compõe o cômodo.

A bancada para refeições também foi planejada em branco e limita o espaço entre cozinha e sala integradas. E para criar harmonia entre esses dois ambientes, a bancada se estende pela sala, dando base ao projeto da sala planejada com um painel de TV fixado na parede.

 

Mais fotos

cozinha com armários de madeira

bancada vermelha cozinha

Na cozinha, bancada vermelha

cozinha com porta de correr

As portas de correr permitem fechar a cozinha americana

cozinha clara

A bancada da cozinha americana também funciona como armário

cozinha cinza e amarela

A combinação de cinza e amarelo deixa o projeto moderno

cozinha americana

cozinha com banquetas

Banquetas brancas completam a cozinha americana e integram os ambientes

cozinha colorida

Algumas portas amarelas deixam o armário moderno

Com Ilha 

cozinha preta e branca

Para quem tem um pouco mais de espaço, a ideia é apostar na cozinha planejada e com ilha, uma tendência bem atual para os projetos e que deixa o espaço funcional.

Como inspiração de móveis planejados para cozinha com ilha, a proposta aqui foi de fazer armários brancos embaixo da bancada, e aéreos que foram fixados na parede.

No projeto, a cozinha é um mix bicolor de branco e preto e a bancada central combina com os armários brancos, o que deixa o ambiente em completa harmonia.

 

Mais fotos

ilha com fogão cooktop

cozinha cinza

Os armários em cinza são modernos

cozinha com jardim vertical

O jardim vertical decora a cozinha

cozinha com tijolo a vista aparente

A ilha branca ilumina a cozinha com armários pretos

cozinha moderna com ilha

cozinha com mesa

Pendentes acima da mesa completam o ambiente

cozinha marrom

A cozinha é um mix de tons terrosos

cozinha clean

Os armários todos brancos deixam o projeto clean

cozinha com coifa

Agora é só seguir as dicas e inspirações de móveis planejados para cozinha e apostar no projeto perfeito para sua cozinha dos sonhos.

Você pode gostar...