SPA em casa: Dicas de como montar e 48 inspirações!


Ter um cantinho de relaxamento em casa é um desejo cada vez mais recorrente entre nós, brasileiros, que estamos acostumados com o estresse e a correria do dia a dia. Uma das opções para se desconectar dos problemas é o SPA em casa, que nada mais é que um espaço com artifícios próprios para descansar o corpo e a mente.

Afinal, nada como tirar um tempo para cuidar de nós mesmos e também de quem amamos sempre que pudermos, não é mesmo? Esse ambiente estará disponível para quando você precisar, e pode ser criado tanto na parte interna como externa da casa.

Está animado para ter um Spa em sua própria residência? Nesse artigo vamos expor algumas dicas e também mostrar fotos para te inspirar a fazer igual. Acompanhe!

spa em casa - capa do post

Dicas de como montar um Spa residencial

Preparar sua própria casa para receber um mini Spa não é tão complicado. As atividades relaxantes presentes nesse ambiente dependerão de seu gosto pessoal e das necessidades de seu corpo também.

Há, por exemplo, quem não goste de hidromassagem, ou quem prefira ambientes mais aromatizados ou quem não gosta muito. Isso tudo vai depender, mas qualquer que seja sua escolha, pode ter certeza que ficará bem interessante. 

Seja dentro ou fora de casa, você terá muitas opções para equipar e decorar o SPA. Veja algumas dicas simples:

  • Iluminação: aposte em uma luz mais aconchegante e suave, que não seja muito invasiva para não atrapalhar o momento de relaxamento. Opte por velas, que podem ser aromáticas ou não, com lamparinas modernas, por exemplo.
  • Aroma especial: Existem algumas maneiras de deixar um cheirinho agradável no spa em casa. Pode ser com um difusor, óleos essenciais ou com velas aromáticas. Há quem goste de incensos também, mas o importante é que combine com você.
  • Música: Deixe disponível um aparelho que toca música para quando você estiver utilizando o espaço.

spa em casa - dicas do que fazer

  • Decoração: Abuse de sua criatividade na decoração do spa, mas se atente a elementos que combinem com a essência desse espaço. Delicadeza é a chave, então use flores, pedras, cristais, velas, inspiração oriental, pétalas de flores, fonte de água com materiais sustentáveis, entre outros.
  • Organização: Para ficar mais sofisticado, não se esqueça de manter o spa sempre organizado. Para isso tenha um lugar para acomodar os sais de banho, cremes e outros produtos de beleza, além das toalhas e chinelos. Podem ser estantes, nichos ou um baú.

spa em casa banheira

  • Estrutura: Madeira é o material que mais combina com um ambiente deste. Por isso é comum encontrarmos modelos de spa com decks e pergolados de madeira. Além disso, são utilizados elementos naturais como bambu para os pergolados e troncos de árvore para fazer bancos.
  • Conforto: Depois do banho massageador e relaxante é preciso ter esteiras, cadeiras que deitam e até redes para oferecer mais conforto para quem utilizar o local.

Dicas de atividades para relaxar:

Existem muitas alternativas para você dispor num Spa residencial, mas algumas atividades relaxantes são essenciais e de gosto quase unânime entre todo mundo. Veja algumas dicas para se desligar no mundo lá fora:

  • Escalda pés
  • Esfoliação corporal
  • Hidratação corporal
  • Relaxamento com hidromassagem
  • Banho de ofurô
  • Máscara facial
  • Meditação
  • Yoga
  • Sauna
spa em casa - escalda pés

Escalda pés depois de um dia estressante e corrido

spa em casa - sauna

Uma sauna elaborada para sua casa. Essa cabe de duas a três pessoas

spa em casa máscara facial

Cremes esfoliantes e hidratantes para o rosto

Outdoor spa massage setting

Velas, flores e difusores para aromatizar o ambiente

Os óleos para massagem mais indicados para eliminar o estresse são:

  • Óleo de amêndoa doce
  • Óleo de limão
  • Óleo de semente de uva
  • Óleo de sésamo

Além disso, uma dica para relaxar também é dispor de chás para relaxar. Os que mais têm esse efeito são: alfazema, camomila, cidreira e erva-doce.

Vamos te mostrar agora muitas fotos que podem te ajudar a criar um ambiente como esse em sua residência. Confira!

spa em casa com banheira

Fotos e Projetos de Spa em Casa

Spa externo com ofurô, deck e pergolado

Criar um SPA do lado externo da casa é muito apropriado, já que existe uma conexão com a natureza que há fora, como o jardim. No quintal ou na área da piscina também costuma-se ter mais espaço para montar um espaço com deck e pergolado de madeira ou bambu, que são opções bonitas e sustentáveis.

Mostramos diversos tipos de pergolados de bambu neste post AQUI. E você também pode conhecer as várias opções de decks de madeira para a área externa de sua casa neste artigo que fizemos.

spa em casa - ofurô

spa em casa com ofurô e deck

spa em casa com ofurô de madeira

Criando-se a estrutura com o deck, com ou sem pergolado, é preciso escolher o ofurô que deseja para compor seu SPA. Esse é um dos equipamentos que não podem ficar de fora de um espaço desse.

O ofurô oferece inúmeros benefícios para o corpo, melhorando a sensação de bem estar, relaxamento, alívio de dores crônicas, entre outros. Com origem oriental, o ofurô está presente também nos SPAs profissionais, e hoje em dia você encontra modelos variados, desde os mais rústicos até os mais modernos.

Alguns modelos se assemelham com uma piscina menor, mas oferecem o mesmo efeito benéfico. Eles podem ser instalados sem problemas nos jardins ou coberturas.

spa em casa com ofurô e piscina

spa em casa com escada

spa em casa com ofurô lado externo

spa em casa com ofurô

spa em casa na natureza

spa em casa ofurô

SPAs criados nas varandas e jardins também podem ter portas de vidro para ficar mais reservado e isolar da temperatura ambiente. E como o o ofurô costuma ter uma altura considerável, não se esqueça de planejar uma escada para ficar mais cômodo.

spa em casa com porta de vidro

spa em casa com deck de madeira

spa em casa com pergolado

spa em casa com ofurô e pergolado

spa em casa externo

Spa interno com banheira

Um SPA dentro de casa ou do apartamento é uma opção para quem gosta de relaxar de maneira mais reservada, ou também quem tem um espaço reduzido para criar um espaço deste.

Escolha uma banheira bonita e que combine com o estilo que preferir – rústico, clássico, romântico, moderno -, mas que ofereça bastante conforto. A ideia é criar um ambiente sofisticado e aconchegante para as horas de relaxamento.

E se precisar, crie este espaço dentro de seu próprio banheiro, assim, todos os dias você terá motivos para extravasar as energias após um dia cansativo, por que não?

spa em casa - banheira

spa em casa - interno

spa em casa - no banheiro

spa em casa banheiro com banheira

Da mesma forma que um SPA do lado externo, utilize as dicas de organização e decoração que dissemos acima. Escolha velas e flores, além de aromatizar bem o ambiente. Não se esqueça de sempre dispor toalhas enroladas em estantes ou cachepôs para dar um charme profissional.

spa em casa banheira de imersão

spa em casa banheiro

spa em casa com banheira de hidromassagem

Não deixe também de colocar móveis confortáveis, almofadas, esteiras, entre outros, tudo para oferecer mais comodidade após uma atividade de cuidado com o corpo e com a mente.

Vale lembrar que mesmo dentro de casa é possível fazer um deck de madeira para ficar mais ambientado com um SPA de verdade.

spa em casa com banheira

spa em casa interno indiano

spa em casa interno

spa em casa no banheiro

spa em casa projeto

spa em casa


Ficou animado para ter um SPA em casa? Aproveite todas as dicas que demos e utilize as fotos como inspirações para você criar um ambiente com estilo próprio! Não se esqueça que o objetivo principal desse espaço é relaxar e ter um tempinho para si mesmo.


COMPARTILHE!

Confira também

3 Responses

  1. abelardo disse:

    gostei imenso cheio de ideias maravilhosas

  2. lucieni disse:

    amei muito lindo…boas ideias ….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *