62 Modelos Incríveis de Cama Suspensa – Inspire-se!

Os antigos e famosos filmes americanos passam muitas informações, inclusive sobre decoração. E inspirado nas decorações dos pequenos lofts americanos, surge a ideia da cama suspensa.

loft americano

Por conta do pouco espaço, a decoração dos lofts pede um projeto desafiador, com a união do aproveitamento de espaço e funcionalidade. E é nesse quesito que entra a ideia de uma cama mezanino, onde o móvel fica suspenso e deixa um vão livre abaixo, que pode ser aproveitado de diversas maneiras.

E se você gosta da ideia, vamos às dicas de modelos de camas suspensas, de como aproveitar melhor o espaço do quarto e como decorar o ambiente.

 

 

O que é Cama Suspensa?

A cama suspensa nada mais é que uma cama que fica elevada.

Ao contrário dos tradicionais modelos de cama, que ficam apoiados no chão, o modelo suspenso é planejado para ficar mais acima e quase próximo do teto, mas é claro, que com um espaço suficiente para levantar-se sem bater a cabeça no teto.

Para garantir a segurança e conforto, a dica para instalação da cama elevada é que o pé direito do ambiente tenha no mínimo 2,70 m, de modo que fique um espaço confortável da cama ao teto, e um vão livre com altura que permita outros projetos embaixo da cama.

A fixação dessa cama pode ser feita de diversas maneiras, e é mais usual os modelos presos à parede e com pilares que garantem a sustentação e base da cama no chão, mas isso não é regra, e a cama pode ser presa pelo teto, com cordas ou estrutura metálica, ou planejada ao estilo mezanino sem pilares.

ideias e modelos

A cama elevada não é uma beliche, já que não precisa ter uma cama embaixo, e na maioria dos casos, o móvel é sozinho.

A ideia desse tipo de cama é que ela fique elevada e libere mais espaço no cômodo; espaço esse que pode ficar livre ou ser aproveitado de outras formas.

Quais suas Principais Vantagens?

O modelo de cama elevada traz muitas vantagens e entre elas estão:

 

  • Melhor aproveitamento de espaço: sem dúvida essa é uma das grandes vantagens da cama suspensa. Como a cama fica elevada, isso faz com que o ambiente pareça maior e assim há melhor aproveitamento da área, que deixa um vão livre e que pode ser transformado em outros espaços.
  • Criar novos espaços: a elevação da cama cria um vão livre e eis a oportunidade de aproveitar o espaço com uma nova proposta, que pode ser desde um espaço para estudos, até um closet.
  • Estética: não tem como negar que a cama suspensa foge do padrão que estamos mais acostumados, e essa novidade no móvel tem grande impacto estético, valorizando a decoração e deixando o projeto mais moderno.

vantagens

Dicas de Decoração

Já pensou em instalar uma cama suspensa? Se sim, é comum a dúvida posterior de como decorar o espaço, afinal você ganha um vão livre abaixo da cama e que pode ser aproveitado de diversas maneiras.

E para quem está precisando de dicas e ideias para decorar esse novo espaço, vamos a algumas ideias de aproveitamento e decoração.

 

Área de estudos / Home Office

Para quem está precisando de dicas para aproveitar melhor o espaço, a ideia é de usar a cama suspensa e transformar o vão livre embaixo em uma área de estudos é perfeita.

A ideia pode se estender desde o quarto dos filhos, até mesmo para o quarto de hóspedes, que também pode ser aproveitado como um home office.

quarto com home office

Como inspiração desse tipo de projeto, a ideia aqui foi de uma cama suspensa planejada em branco; e abaixo da cama foi feito um home office com bancada e cadeiras.

Para aproveitar melhor cada espacinho do cômodo, a escada de acesso à cama serve também de baú e é perfeita para guardar itens do home office.

 

Mais fotos
quarto com duas camas

cama com escrivaninha

O móvel em madeira tem uma escrivaninha acoplada

quarto com mesa de estudo

Closet / Guarda-roupas

Para decorar o quarto e ainda aproveitar o vão livre, uma das dicas é transformar o espaço em pequeno closet, ou até mesmo inserir um gurda-roupas no local.

Essa ideia é perfeita tanto para o quarto de casal, como para o quarto de crianças, e uma ótima aposta para otimizar o espaço.

cama elevada com closet

Neste projeto a cama elevada segue o estilo mezanino e o espaço que se forma embaixo foi transformado em um closet, que pode ser fechado com cortinas quando não está em uso.

cama com guarda-roupa

A cadeira aramada completa a mesinha de estudo

Outra proposta decorativa para completar o quarto com cama suspensa é incluir um armário no projeto.

Neste caso, o quarto planejado foi a melhor opção, pois o armário mais baixinho é o ideal para ocupar o espaço embaixo da cama elevada. 

 

Mais fotos

móvel conjugado

O guarda-roupa fica embaixo da cama

cama com armário

Estantes

Com a proposta de transformar e decorar a área embaixo da cama, vale recorrer a diferentes ideias e uma delas é de fazer estantes que podem ser destinadas a brinquedos, livros e objetos decorativos que contribuam para a decor do quarto.

quarto decoração bailarina

No projeto para o quarto feminino, a cama suspensa deixa bastante espaço livre, e esse vão foi transformado em um cantinho de leitura, já que foi montado com prateleiras instaladas na parede e cheias de livros.

O móvel ainda conta com uma base de nichos, que foi decorada com enfeites.

 

Mais fotos

cama elevada com estante de livros

quarto infantil

A estante de nichos fica abaixo da cama

cama quarto infantil

Área para brincar

Para quem está planejando o quarto infantil, mas está lidando com a falta de espaço, a cama suspensa é uma ótima proposta para aproveitar melhor o espaço e ainda incluir um cantinho de brinquedos e brincadeiras.

E apesar de ser um móvel bastante funcional, fica a dica de incluir uma barreirinha/ guarda-corpo para evitar que a criança caia da cama elevada.

quarto com piscina de bolinha

Entre tantas ideias para aproveitar o vão livre com uma proposta infantil, a transformação do espaço ganhou uma piscina de bolinhas, que fica super atraente no quartinho e dá uma bela valorizada no projeto.

 

Mais fotos

cama elevada infantil

cama casinha

Embaixo da cama uma mini cozinha de brinquedo

cama de menina

A cama segue o estilo casinha

Mini sala

Essa dica para aproveitar o espaço livre da cama suspensa é perfeita para a decoração de kitnets e espaços pequenos.

O vão livre pode ser transformado em uma salinha, seja de TV, estar ou leitura.

A proposta apesar de simples é muito funcional e valoriza cada cantinho da casa.

 

cama casal

Como inspiração de transformar o espaço livre em uma sala, a ideia aplicada aqui foi de um cantinho de leituras, que ganhou uma poltrona e um estante de livros. E para a iluminação do espaço, a aposta foi pelas luzes embutidas embaixo da cama.

 

Mais fotos

decoração kitnet

dicas de decoração

O sofá vermelho decora o espaço embaixo da cama

espaço decorado sala

O cantinho com abajur fica aconchegante

Fotos e Modelos de Cama Suspensa

Mezanino

Se você está planejando ter uma cama suspensa e não sabe qual modelo escolher, uma das opções é a versão estilo mezanino, um dos modelos mais usados.

Neste tipo de projeto, a cama é elevada e fica em um pavimento superior, que pode ter mais espaço para circular, ou apenas a base para a cama e uma escadinha de acesso.

Para adotar esse estilo de cama é ideal ter um pé direito duplo ou mais alto que o convencional (mínimo de 2,70 m), deixando os dois pavimentos – térreo e mezanino da cama- confortáveis.

mezanino moderno

Como inspiração de um projeto moderno, a proposta aqui traz a decoração de uma kitnet, onde a escada lateral dá acesso para o mezanino com cama.

O andar térreo e que fica abaixo da cama foi transformado em uma pequena cozinha.

 

Mais fotos
mezanino simples

kitnet com mezanino

A escada lateral dá acesso ao mezanino

mezanino de madeira

A mistura da madeira com o metal no mezanino dá um toque moderno ao projeto

closet pequeno

O closet fica embaixo do mezanino

mezanino rústico

O guarda-corpo de tronco de madeira dá estilo rústico ao projeto

cama mezanino

Flutuante

Este estilo de cama suspensa é uma das versões mais diferenciadas, já que o móvel fica suspenso do chão, mas não ao ponto de ficar muito elevado e deixar um vão livre para criar outro espaço.

A proposta da cama flutuante é perfeita para quem não quer uma cama muito elevada, mas que também não abre mão de um projeto moderno.

 

quarto de casal moderno

Entre as inspirações para a cama flutuante, o projeto aqui é de um quarto de casal moderno.

Na proposta, a cama de madeira suspensa tem luz embaixo e isso valoriza ainda mais o projeto, deixando o quarto moderno e com um ponto de luz indireta.

 

Mais fotoscama com luz embutida

quarto pequeno

O quadro na parede decora o quarto

cama de madeira

A cama de madeira dá um toque rústico à decoração

quarto cinza

A luz embaixo da cama cria um visual moderno ao quarto

quarto com tapete

O tapete embaixo da cama deixa o espaço mais aconchegante

decoração quarto de casal

A luz embaixo da cama reflete no piso claro

teto de vidro

Com Corda

Além das versões mais tradicionais de camas elevadas, outra opção é o modelo suspenso por cordas.

A ideia da cama presa por cordas cria um estilo único para o projeto e foge dos modelos tradicionais de camas.

cama de pallet

Entre as variadas ideias para suspender o móvel, a proposta aqui é de uma cama de pallets suspensa por cordas.

O visual diferente do móvel é perfeito para compor uma decoração mais descolada, ou até mesmo no estilo industrial, como no projeto decorativo.

 

Mais fotos

cama de vidro

No projeto, a cama de vidro fica suspensa por cabos de aço

cama moderna com corda

A cama branca deixa o visual clean

decoração quarto rústicco

A base em madeira deixa as camas rústicas

cama com correntes

Ao invés de cordas, a cama é suspensa por correntes

modelos de cama com corda

quarto com espelho cabeceira

O espelho na cabeceira decora o quarto

 

Já se rendeu a ideia de adotar uma cama suspensa no projeto? Então, agora é hora de calcular o espaço e dar início ao projeto para ter um móvel funcional e moderno.

Você pode gostar...