30 Móveis para Varanda Gourmet Modernos & Elegantes para se Inspirar!

Mais do que um simples espaço aberto, a varanda gourmet é um ambiente fundamental nos novos projetos de casas e apartamentos. Nela, é possível aproveitar o tempo com os amigos e a família enquanto provam pratos de comida ou degustam bons drinks. A decoração é uma parte muito importante para este ambiente, por isso os móveis para varanda gourmet devem ser escolhidos com cuidado.

Foto de uma varanda gorumet grande em apartamento decorada com sofá, mesa de centro, pequenas poltronas e uma mesa de jantar ao fundo.

Diferente de varandas convencionais, a varanda gourmet não se limita somente a uma churrasqueira e alguns assentos perto dela. O espaço deve ser planejado para abrigar móveis como sofá, cooktop, forno, mesa e tudo que envolva a apreciação de uma boa comida em momentos especiais.

Uma decoração mais elaborada é possível mesmo em varandas de apartamentos menores, basta que os móveis sejam dispostos de forma harmônica pelo ambiente. Às vezes, o espaço reduzido pode até tornar a varanda mais aconchegante, como é o caso dos exemplos que mostramos mais abaixo no tópico Varanda Gourmet Pequena / De Apartamento.

montagem com quatro varandas gourmet diferentes.

O Que é Varanda Gourmet?

Originária do francês, a palavra gourmet era utilizada para designar os verdadeiros conhecedores de vinhos. Apropriada ao português, a palavra ganhou um sentido mais abrangente, referindo-se a tudo que se relaciona com os prazeres da mesa, sempre na perspectiva da autenticidade e da qualidade. Dessa forma, a diferença entre uma varanda convencional e uma varanda gourmet está basicamente no fato de que seu objetivo primário está relacionado a degustação de uma boa comida na companhia dos amigos ou da família.

Varanda gourmet grande de apartamento decorada com mesa de jantar, cadeiras e sofá com uma bela vista da cidade durante o crepúsculo.

Geralmente, a varanda gourmet é uma extensão da sala ou da cozinha, funcionando como um espaço onde as pessoas podem aproveitar suas refeições ao ar livre, fora das quatro paredes.

Essa varanda pode ser construída tanto em casas térreas, sobrados e apartamentos, sempre adaptada à área disponível. Enquanto em apartamentos ela costuma ser mais contida, restringindo-se apenas à churrasqueira e mais alguns móveis; nas casas ela pode ser decorada com uma variedade maior de móveis, que vão desde mesas de jantar à sofás.

Varanda gourmet de apartamento decorada com cadeiras, mesa de jantar e mesa de centro.

Os móveis para varanda gourmet devem estar alinhados à composição do ambiente. Se você optou por uma decoração mais rústica, móveis de madeira podem ser uma ótima ideia; para quem segue uma linha de decoração mais clássica, móveis que seguem paletas escuras são sempre viáveis.

Fotos e Modelos de Móveis para Varanda Gourmet

A quantidade e o tipo dos móveis dependem muito do espaço disponível em sua varanda gourmet. Se ela é um ambiente de seu apartamento e não dispõe de muito espaço, provavelmente você terá que abrir mão de alguns móveis, escolhendo apenas aqueles que são essenciais. Por outro lado, varandas gourmet em casas ou apartamentos grandes comportam uma quantidade formidável de móveis, o que faz delas ambientes completos que vão muito além de sua função primária.

O ideal é que a varanda gourmet funcione como uma extensão da sala de estar ou da cozinha, portanto existem alguns itens que são indispensáveis para esse ambiente, independente de seu tamanho. Entre os móveis para varanda gourmet que são fundamentais, destacam-se a mesa de centro, poltronas e bancos, pois é através deles que as pessoas poderão interagir enquanto aproveitam suas refeições. Se o espaço permitir, sofás e redes sempre se encaixam muito bem em uma varanda gourmet.

Pequena / De Apartamento

Decorar uma varanda pequena / de apartamento é sempre um desafio. A palavra chave para fazê-la ficar impecável é planejamento. Você deve entender o propósito daquele ambiente e planejar quais móveis precisam estar ali para que ele seja funcional.

No caso da varanda gourmet, ela deve ser capaz de comportar as pessoas e ainda dispor de móveis para que elas consigam comer confortavelmente. Levando isso em conta, aproveite o pouco espaço para colocar assentos e mesa de centro, dois itens fundamentais para que a varanda gourmet desempenhe seu principal papel.

Não pense que o espaço reduzido é necessariamente algo negativo. O fato de os móveis ficarem mais próximos um do outro faz com que as pessoas também se aproximem e dá um toque mais aconchegante ao ambiente, que pode ser ressaltado ainda mais com a decoração correta.

Foto de uma varanda gourmet pequena decorada com um armário de parede e duas pequenas poltronas posicionadas perto de uma mesa de centro. Foto de uma varanda gourmet pequena muito clara decorada com pequenas poltronas e samambaias nas paredes. Foto de uma varanda gourmet pequena decorada com vasos de plantas, uma poltrona listrada e uma mesa de centro. Foto de uma varanda gourmet pequena com um pequeno sofá e plantas posicionadas atrás dele. Foto de uma varanda gourmet pequena com um pequeno armário ao lado de uma churrasqueira, piso de madeira, plantas e parte da parede decorada com porcelana, Foto de uma varanda gourmet pequena com um armário de parede ao lado de uma pequena churrasqueira e uma mesa redonda rodeada por quatro cadeiras. Foto de uma varanda gourmet pequena que segue uma decoração vintage com móveis coloridos e posteres na parede. Foto de uma varanda gourmet pequena com parede de tijolinhos e uma bancada no centro com duas cadeiras.

Espaçosa

Esse tipo de varanda gourmet é mais recorrente em casas ou apartamentos grandes, geralmente com mais de 150m². Ela acaba funcionando como um cômodo por comportar móveis maiores como mesas de jantar e sofás, o que possibilita uma decoração mais ousada, mas sempre prezando pela harmonia e composição do ambiente.

A varanda gourmet espaçosa costuma ir além dos móveis básicos. Um item que se faz muito nesse estilo de varanda é o sofá, que além do lazer nas horas vagas, faz com que o dono da casa e os convidados tenham um espaço diferente para interagir após a refeição. Dessa forma, eles podem se locomover a uma área mais confortável da varanda quando acabarem de comer e passarem algum tempo por ali, dispensando a mesa de jantar que utilizaram para comer.

Foto de varanda gourmet espaçosa com uma mesa de jantar grande no centro com a louça disposta nela e uma pequena bancada ao fundo. Foto de varanda gourmet espaçosa e clara com uma mesa da jantar grande e sofás ao fundo próximos a um televisor instalado no teto. Foto de varanda gourmet espaçosa em um apartamento alto com vista privilegiada para a cidade decorada com poltronas, sofás e uma mesa de centro, além de plantas em vasos. Foto de varanda gourmet espaçosa decorada com móveis de madeira como uma mesa de jantar, bancos e uma bancada ao fundo. Foto de varanda gourmet espaçosa decorada com sofás espaçosos, plantas e uma pequena mesa de centro. Foto de varanda gourmet espaçosa com um sofá redondo em primeiro plano e uma mesa de jantar ao fundo. Foto de varanda gourmet espaçosa com vista da cidade durante o dia decorada com um sofá, mesa de centro, bancada e mesa de jantar.

Com Jardim

Um jardim é sempre uma ótima ideia para qualquer tipo de varanda. Ele ressalta a natureza e dá um toque de vida ao ambiente. Seja pequena ou espaço, sua varanda gourmet pode comportar um jardim e o resultado certamente será incrível!

Em espaços maiores, o jardim pode ser feito de diversas formas diferentes, sendo a composição com vasos de chão a mais popular. Nas varandas menores, uma ideia genial é o jardim vertical, que consiste em uma parede coberta por vegetação. Além de muito bonito, o jardim vertical na varanda gourmet traz uma série de vantagens como economia de espaço, redução da temperatura no ambiente e baixo custo de manutenção.

Foto de uma varanda gourmet decorada com uma mesa redonda, cadeira e um sofá com um jardim vertical atrás dele. Foto de uma varanda gourmet em um apartamento alto com uma poltrona aconchegante próxima a um jardim vertical. Foto de uma varanda gourmet com sofás e mesa de centro e um jardim vertical bem cheio atrás do sofá. Foto de uma varanda gourmet vista de cima com chão  e móveis de madeira e plantas do jardim externo adentrando ela. Foto de uma varanda gourmet com duas poltronas e uma parede de madeira ao fundo que comporta um jardim vasos com plantas. Foto de uma varanda gourmet pequena com plantas posicionadas em vasos vistas em primeiro plano. Foto de uma varanda gourmet decorada com muitas plantas, tanto nas parede quanto em vasos no chão. Foto de uma varanda gourmet com uma parede criativa de fundo transparente que se transforma em pequenos vasos de planta.

Com Acabamento de Madeira

A varanda gourmet com acabamento de madeira costuma seguir uma linha mais rústica que remete às casas de campo e do interior. É comum que varandas nesse estilo tenham seu teto, paredes ou chão construídos com madeira, podendo ser complementadas por materiais como as pedras, por exemplo.

Essa linha de decoração exige o tipo de móvel certo para uma composição harmônica, portanto busque sempre por móveis de madeira que se adequem ao ambiente. Uma das grandes vantagens dos móveis em madeira é que eles se adequam a praticamente qualquer estilo de decoração, desde o vintage ao moderno.

Foto de uma varanda gourmet com a churrasqueira feita de pedras e o resto do ambiente construído com madeira, como a mesa de jantar e a parede. Foto de uma varanda gourmet com cadeiras coloridas, chão de madeira e vasos de plantas dispostos pelo ambiente. Foto de uma varanda gourmet com o teto e chão feitos em madeira e um banco lateral com o mesmo material. Foto de uma varanda gourmet construída com o chão, o banco e a parede em madeira. Foto de uma varanda gourmet com uma das paredes feita com madeira e a mesa central feita a partir de um tronco. Foto de uma varanda gourmet decorada com móveis de madeira como a banca e a mesa central. Foto de uma varanda gourmet decorada com uma grande mesa de madeira plantas dispostas em uma parede também de madeira.

Eaí, o que você achou dos móveis para varanda gourmet apresentados no post? Compartilhe sua opinião conosco através dos comentários. Para outros posts como esse acesse nossa sessão de Móveis.

Você pode gostar...