Cama Baixa: Vantagens, modelos e + de 30 fotos!
Cama baixa é uma tendência asiática que cresceu bastante com o tempo, sobretudo no conceito DIY (faça você mesmo), para lugares pequenos ou como inovação ao ambiente. O destaque garante um ótimo visual ao quarto e salas, seja rústica, moderna ou clássica. Quer saber mais? Acompanhe o post!
O conceito de camas baixas é usado há séculos em países como Japão, com a crença de que dormir perto do chão garante que a terra absorva o peso cotidiano e renove as energias, para um sono mais tranquilo. A partir daí, começou a ser usada cada vez mais no ocidente, para dar um toque novo ao quarto.
Arquitetos e especialistas têm modernizado esse estilo, para dar um tom informal e leve, por isso é muito buscado pelos jovens e pessoas que moram sozinhas. É econômica, não ocupa muito espaço e ainda pode ser customizada pelo próprio indivíduo, sobretudo quanto à altura, comprimento, largura (medidas em geral), bem como o design.
É comum encontrar esse tipo em muitas lojas atualmente, sendo os tipos de madeira os mais tradicionais, embora existam diversas alternativas modernas ao gosto do usuário, com ou sem cabeceira (ficam muito bem com o tipo horizontal) e de outros materiais. Há modelos descolados e clássicos, variando quanto ao colchão, decoração, entre outros fatores.
Vantagens e Desvantagens
Vantagens de uma cama baixa:
- Otimização do espaço no quarto, fácil de manusear e adequada para qualquer canto;
- Há diversas possibilidades para personalizar e customizar uma cama baixa – você pode fazer até com pallets, do seu gosto, e com várias cores;
- Ideal para quem mora sozinho e que não tem muito espaço em casa;
- É econômica, bem mais barata que a versão convencional;
- Um modelo leve, informal, clean, ótimo para renovar o ambiente;
- Indicada para quem tem dificuldade na mobilidade e não se adapta a camas muito altas;
- Você pode escolher diferentes tipos de colchões para compor sua cama baixa, devido a estrutura privilegiada desse móvel.
Desvantagens de uma cama baixa:
- Alguns modelos não são tão resistentes quando as camas altas;
- Pode ser ruim para limpar e um pouco desconfortável dependendo do colchão;
- Modelos de pallets tem baixa durabilidade;
- Por ficar mais próxima ao chão, a cama baixa está mais propensa à sujeira e um prato cheio para bichos pequenos.
Modelos de Cama Baixa
Três modelos básicos de cama baixa estão em alta, escolhidos conforme o gosto do usuário e a decoração do ambiente (além do espaço disponível). Confira algumas alternativas interessantes!
Modernas
Camas baixas modernas permitem muitas possibilidades e uma série de materiais. Pode ser desde um tipo clássico até um descolado, luxuoso, ou customizado.
Rústicas
Tipos rústicos de cama baixa contribuem muito para mudar o visual do ambiente, dando um toque tradicional e chique, além da versatilidade de combinarem com muitos itens e detalhes da decoração.
De pallets
São o clássico do DIY (faça você mesmo). Pallets são populares e servem para muita coisa, não é à toa que são considerados por especialistas um item chave na decoração. Dá para montar uma cama baixa linda e de acordo com sua personalidade!
A cama baixa pode fazer toda a diferença em seu quarto, uma opção para renovar e transformar o ambiente. Além disso, é uma alternativa econômica e que dá para inovar, usando toda sua criatividade em vários modelos. Vale a pena apostar!
Tem alguma dúvida, sugestão ou crítica? Deixe um comentário no post! Para ler outras matérias sobre Casa, Construção e Decoração, continue navegando no site! Boa sorte e até mais! 🙂