Rede de Proteção para Janelas – Tipos, Preços, Como Escolher & Tudo Sobre!

Todo mundo quer uma casa mais segura e, para isso, é necessário recorrer a uma série de procedimentos e materiais. Para quem vive em sobrados, apartamentos ou lugares “verticalizados” que oferecem perigo deve considerar a instalação de uma rede de proteção para janelas.

Para crianças, animais e até para adultos, essa estrutura mantém o ambiente mais resguardado, evitando acidentes – como quedas – e outros problemas sérios. Se você precisa de uma rede e não sabe como instalar, os tipos, a importância e os modelos, preparamos este post para te ajudar a fazer boas escolhas. Saiba tudo sobre esse aparato e corra para deixar sua residência totalmente protegida.

Rede de Proteção para Janelas

Saiba tudo sobre as redes para janelas e mantenha sua casa mais protegida!

Infelizmente, já vimos alguns casos de pessoas que caíram de janelas de apartamentos devido à falta de segurança. O mesmo vale para portas e sacadas de lugares altos que, quando abertas, oferecem graves riscos a todos que estão no ambiente, sobretudo crianças e idosos. Qualquer descuido pode ser fatal, por isso não dá para deixar de instalar uma boa rede de proteção.

redes de proteção para janelas

Vários modelos de Rede de Proteção para Janelas para você se inspirar!

Você pode perceber pelas imagens o quanto essa estrutura faz toda a diferença. Os modelos são projetados para aguentar muito peso e atestadas por órgãos de segurança, como o Inmetro, que determina suas especificações. De qualquer forma, é sempre bom pesquisar e recorrer a um padrão que cumpra exatamente suas necessidades – há muito em que se atentar, por isso, é fundamental seguir as nossas dicas.

Por que Colocar Proteção nas Janelas?

Imagine que você está se mudando para um apartamento que fica no décimo andar de um prédio. Ou, então, vai para um grande sobrado com dois ou mais andares. Em outra situação, sua casa fica num local com aclive longo. Já em um cenário mais simples, a janela de um quarto ou qualquer cômodo é mais alta e pouco acessível.

Em todas essas variáveis, se a janela está aberta, é comum o risco para uma pessoa sofrer uma queda. Crianças são as que mais se aplicam a essa máxima, já que os pequenos não têm noção do perigo e geralmente sobem no local para brincar. Já os idosos, devido à mobilidade reduzida, podem acabar escorregando ou caindo de diversas formas – o mesmo vale para pessoas que sofrem de sonambulismo.

Mas, não pense que os adultos e jovens estão livres de acidentes. Uma janela desprotegida pode acarretar em várias adversidades, sobretudo quando você está limpando. Não dá para abusar, é preciso investir sempre nos métodos mais seguros. 

Outro motivo primordial para ter rede de proteção para janelas é quanto à proteção dos pets. Se você mora em casas do tipo que citamos e tem gatos, considere fazer a instalação urgentemente. Por mais que você ache que os bichanos sejam espertos, eles também se descuidam e podem se acidentar ao cair de lugares muito altos, como da janela de um apartamento, por exemplo.

A mesma situação também vale para os cachorros, furões, chinchilas e animais semelhantes. Algumas raças são mais ativas e adoram pular, subir em móveis e até em janelas. Logo, vale a pena manter o local sem nenhum risco. Já quem cria pássaros de grande porte, como cacatuas, calopsitas e papagaios deve investir em uma rede de proteção para janelas mais fina, com aberturas que evitem o vazamento do animal.

Rede de Proteção para Janelas

Os gatos podem brincar tranquilamente após a instalação da Rede de Proteção para Janelas

Os gatos vão adorar a novidade e ficarão até assustados com a rede, podendo brincar na estrutura sem chance de cair. Os pássaros também aproveitarão para se pendurar, vendo a rede como uma nova forma de brincadeira e entretenimento. 

Rede de Proteção para Janelas

Rede de Proteção para Janelas para evitar a fuga de pássaros

E se o animal roer e estragar a rede? O que fazer? Bom, nesse caso, é interessante seguir algumas dicas. A primeira é optar por um material bem resistente, que suporte qualquer ação realizada pelo animal. Os pássaros não têm muita força, ao contrários dos felinos que podem destruir redes mais fracas.

Por isso, outro macete é passar um spray específico para afastar os gatos. O produto impregna na rede por cerca de 15 dias e impede que o animal danifique a tela, sem causar danos para ele. O mesmo vale para roedores.

Ah, é bom lembrar também que essa tela evita que outros animais invadam sua casa, como morcegos, alguns tipos de pássaros e outros bichos – sobretudo se você reside próximo a florestas ou em áreas rurais.

Fique atento e siga esses passos, assim você pode escolher a rede para proteção de janelas mais adequada para o ambiente!

Dicas para Escolher a Ideal para Você

E qual a melhor rede para comprar? Como escolher a ideal para cada caso? A primeira coisa a atentar é quanto à qualidade do aparato. Não adianta ser uma rede muito fraca e que não suporta peso, é necessário optar por um modelo que seja realmente resistente e dura bastante.

É fundamental compreender que a rede para proteção de janelas não é elemento de decoração, logo, o foco deve ser sempre a segurança. Se calhar do modelo ter uma cor que combine com o espaço e tenha uma disposição interessante, melhor ainda. Mas não adianta comprar pensando apenas em design e beleza.

Dica: no caso da rede ser utilizada para fachadas de condomínios, é sempre interessante consultar o responsável antes de realizar a instalação, é uma decisão que ajuda a evitar problemas.

rede para janelas

Mais de 40 modelos de Rede de Proteção para Janelas para você conhecer melhor esse aparato

Pouca gente sabe, mas a rede de proteção para janelas deve seguir algumas especificações básicas descritas pela norma 16046-1/2012 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O material deve ser resistente ao fogo, possuir temperatura máxima de trabalho igual ou superior a 50 graus e suportar cerca de 500 quilos por m² de força aplicada. Já os vãos devem ter perímetro máximo de 20 centímetros.

E o tamanho das malhas, é padrão? Não, muda bastante e de acordo com cada projeto. Hoje em dia você encontra redes com malhas de 3 cm a 10 cm. A mudança é apenas essa, já que o produto permanece o mesmo independente da metragem – essencial para proteger pessoas e pets.

rede para janelas de apartamento

É bom ficar ligado na qualidade dos ganchos também. Segundo especialistas, devem ser de inox, pois são bem duráveis e funcionais. Já o tempo de validade de uma rede para proteção de janelas fica na média de 7 anos, com garantia padrão de 3 anos nas lojas. Porém, como será afetada por efeitos de sol, chuva, vento e demais fatores, é primordial observar com frequência para verificar o estado da tela.

É recomendado fazer muitos orçamentos antes de comprar e instalar a rede. O trabalho deve ser realizado por um profissional capacitado para não ter problemas. Os especialistas já sabem como fazer o serviço e seguir as normas, por isso não é indicado que você instale por si mesmo.

Tipos / Materiais

Os principais materiais usados na confecção dessas redes são o polietileno e a poliamida. Tratam-se de compostos que têm algumas características bem particulares e até perceptíveis na comparação de uma tela com a outra:

  • Poliamida: é o famoso nylon, ideal para ambientes internos, já que costumam absorver sujeira (poluição) e água (não é impermeável), fatores que afetam em sua aparência e, com o tempo, até na estrutura. Portanto, não tem uma vida útil tão longa.

  • Polietileno: é uma rede de proteção para janelas impermeabilizada que tem o aspecto de plástico, ótima para ambientes externos, pois suporta bem os efeitos do tempo (como sol e chuva). Tem a mesma resistência do aço, embora seja bem mais leve, obviamente. Logo, é o melhor para janelas, sacadas e demais locais.

Avalie as duas opções e perceba as diferenças entre elas. Em todo caso, mesmo que a tela de polietileno seja mais cara, é melhor recomendada que a rede de poliamida. 

Quanto Custa: Preços

E o preço da rede de proteção para janelas? Quanto custa, aproximadamente, essa estrutura que garante segurança para qualquer residência? Segundo nossas pesquisas, o metro quadrado está na média de 40 reais. Há muitas opções de lojas, portanto pode ser mais caro ou barato dependendo do local.

Algumas lojas em que você pode pesquisar e comprar sua rede para janela:

  • Leroy Merlin;
  • Dicico;
  • Telhanorte;
  • Sodimac;
  • Americanas;
  • Mercado Livre.

Não se esqueça: somente um profissional deve realizar a instalação da rede. Não tente fazer em casa ou seguir tutoriais duvidosos, trata-se de uma questão de segurança que precisa seguir padrões rigorosos!

Cores

Já as cores são diversas, o que pode ser ótimo para a decoração de sua casa. Você pode optar por um tom que se adeque perfeitamente com o estilo e os elementos do ambiente, seja mais clássico, moderno, rústico, industrial, minimalista, entre outros.

Podemos destacar as principais cores de rede para proteção de janelas – na tabela abaixo dá para ter uma ideia melhor:

  • Branco;
  • Bege;
  • Azul;
  • Verde;
  • Cinza;
  • Preto;
  • Off-white;
  • Marrom.

Como Cuidar: Manutenção

A manutenção é muito importante para que sua rede de proteção dure muito tempo. Como dissemos, a média é de 7 anos e a garantia padrão de 3 anos, porém é essencial observar o aspecto da tela com frequência para ver se há rasgos, buracos grandes, ganchos gastos, entre outras adversidades.

A limpeza deve ser feita constantemente, pelo menos uma vez por semana apenas com um pano úmido para retirar a poeira e o excesso de sujeira. Dependendo do comprimento da estrutura, é um trabalho que dá para ser executado rapidamente.

Você nunca deve usar produtos químicos ou de qualquer tipo para limpar a rede de proteção para janelas. Essas opções acabam danificando a estrutura e, em contato com o sol, contribui para que arrebentem rapidamente. Caso isso aconteça, não tente consertar ou amarrar novamente – o melhor a fazer é trocar toda a tela.

Desde que seja instalada por uma empresa especializada e bem cuidada, com manutenção e limpeza constante, sua rede terá uma ótima durabilidade e protegerá você e sua família por muito tempo, seja na janela, em portas ou na sacada.

Fotos e Modelos de Rede de Proteção para Janelas

Agora que você já sabe tudo sobre a rede de proteção para janelas, veja algumas imagens com modelos já instalados para ter uma noção de como ficará em seu espaço.

rede de proteção para janelas

Uma opção simples para apartamentos

rede de proteção para janelas

Visão de lado e com a altura perceptível da janela

rede de proteção para janelas

Essa rede serve para grades também, sobretudo em casas com animais

rede de proteção para janelas

A versão branca é neutra e combina com qualquer tipo de decoração

rede de proteção para janelas

rede de proteção para janelas

A tela não influencia na abertura da janela

rede de proteção para janelas

Não tem jeito: todo apartamento precisa dessa rede

rede de proteção para janelas

A rede branca combina com janelas de madeira e outros materiais diversos

rede de proteção para janelas

Para janelas grandes e espaçosas

rede de proteção para janelas

Modelo de polietileno preto para uma janela mais compacta

rede de proteção para janelas

Veja como fica a rede com a parte de vidro da janela fechada

rede de proteção para janelas

Você mantém a vista e ainda fica totalmente seguro!


Definitivamente, não dá para deixar a segurança de lado. Invista em uma rede de proteção para janelas e fique totalmente resguardado em sua casa e qualquer ambiente. Gostou de saber tudo sobre essa estrutura? Conte suas dúvidas e opiniões pra gente. Boa sorte e até a próxima!

Você pode gostar...