Madeira de Lei【2024】– O que é | Espécies | Fotos e Preços

A madeira de lei é conhecida também como madeira nobre. Suas principais características são a resistência a cupins, a qualidade, a beleza, a elegância e o preço.

De fato, é desejada por muitas pessoas, sobretudo na montagem de projetos de piso, de teto e também nos móveis.

Entretanto, há algumas informações que você precisa sobre a madeira de lei. Ela não tem esse nome apenas por essas características que mencionamos.

Para entender melhor sobre essa versão, acompanhe o conteúdo, conheça os tipos catalogados e veja muitas fotos lindas.

17 quintal com piso que imita madeira Pinterest

Deck em madeira de lei Foto: Pinterest

 O que é madeira de lei?

A madeira de lei ganhou esse nome ainda na época do Brasil Colonial. Mais precisamente quando Dom João VI chegou ao país.

Na ocasião, o religioso delimitou (por lei) que algumas espécies de árvores deviam ser utilizadas apenas para o uso da coroa portuguesa, ou seja, a nobreza.

Sendo assim, madeiras nobres eram derrubadas apenas para projetos de casas para os poderosos, assim como construção de navios e ferrovias.

Além disso, essa decisão visava conter o contrabando de madeira brasileira para outros países, como Inglaterra, Espanha e França.

Grande parte das árvores estavam nas matas de estados nordestinos. Com o tempo, os portugueses notaram que algumas madeiras eram mais resistentes. Por isso, ganharam o título de madeira nobre. Depois, madeira de lei.

59 bancada de madeira com cuba de apoio de cobre

Bancada em madeira super resistente | Pinterest

A primeira árvore a ganhar esse título foi o pau-brasil. Depois, foram incluídas espécies como o ipê, pau-ferro, jatobá, angelim e jacarandá.

Entre as características comuns das madeiras de lei está: árvores angiospermicas, ou seja, que possuem as sementes protegidas por frutos. Da mesma forma, são designadas como madeiras duras (hardwoods), além de apresentar crescimento lento, por isso a disponibilidade é cada vez menor.

Vale destacar que, com a Independência do Brasil, a lei para utilização das madeiras nobres deixou de existir. Entretanto, a nomenclatura é usada até hoje para definir algumas espécies.

Outra informação relevante é que organizações tentam a todo custo proteger essas árvores. O objetivo é impedir a retirada e uso desenfreado dessas madeiras nobres, sobretudo de forma ilegal, garantindo a preservação das espécies.

7 escada com guarda corpo de vidro e corrimao de madeira

Escadas também usam esse insumo | Pinterest

Principais características

Quais são as principais características da madeira de lei?

  • A árvore cresce lentamente. Isso explica a madeira ser dura e resistente. Segundo especialistas, com o tempo o alburno, camada macia que fica ao redor do tronco, vai diminuindo. Em contrapartida, o tronco vai endurecendo e fica mais forte.
  • Com o alburno menor, o cerne do tronco produz substâncias que protegem a madeira do ataque de insetos e fungos, principalmente cupins.
  • Devido a esse processo, a madeira de lei fica mais resistente e pode ser utilizada perfeitamente em muitos projetos, sem a necessidade de cuidados especiais.
  • A durabilidade é longa, por isso é comum encontrar móveis coloniais intactos, mantendo as mesmas características de quando foram confeccionados.
26 sacada com mesa bistro dobravel de madeira

Vários elementos e móveis amadeirados | Pinterest

  • Móveis em madeira de lei são elegantes e vintage. Fazem o maior sucesso em museus, em casas coloniais, em fazendas, etc.
  • A madeira nobre é mais dura, forte, lisa, pesada e resistente. Não é à toa que pode manter as mesmas características durante muitos anos.
  • As cores principais são: bege, vermelho e marrom escuro.
  • Atualmente, a madeira de lei é utilizada na construção naval e na confecção de móveis e de instrumentos musicais.
  • Justamente pela raridade, esse tipo de madeira tem um preço alto.

Tipos e espécies de madeira de lei

Quais são os principais tipos e espécies de madeira de lei?

Pau-brasil: essa árvore tipicamente brasileira é natural da Mata Atlântica. Possui um tronco reto e avermelhado que alcança mais de dez metros de altura. Possui flores amarelas, frutos em formato de vagem e longa história que vem desde a época da colonização. Atualmente, é protegida por órgãos ambientais para que não seja instinta.

Mogno: o mogno brasileiro também está na lista de espécies vulneráveis. É uma árvore comum na Amazônia e na região norte, com madeira fácil de ser trabalhada, chamando atenção pela versatilidade. É muito comum na confecção de móveis de luxo, pois é resistente e elegante.

Ipê: o ipê também é catalogado como madeira de lei. É forte, resistente, pesada e utilizada em diversos projetos. Entretanto, a principal característica é a cor de suas flores, que variam entre amarelo, rosa, branco e roxo.

28 mesa de centro ripada em madeira

Mesinha de centro ripada | Pinterest

Jacarandá: outra árvore muito comum no Brasil, cresce em matas e também em áreas urbanas. Atinge cerca de quinze metros e chama atenção pelas flores em cor violeta. Também possui madeira versátil e aromática.

Peroba: a peroba-rosa é considerada uma madeira de qualidade, de ampla resistência e elegância. O uso é comum na fabricação de móveis, também em escadas, pisos e telhados. É tipicamente brasileira e consta na lista de espécies em preservação. Para se ter ideia, a peroba pode atingir até 30 metros de altura.

Jatobá: o jatobá se desenvolve em várias regiões do país. É tão versátil que, além do uso da madeira, aproveita-se também as folhas e os frutos. Tem crescimento lento e grande porte, atingindo mais de 40 metros de altura. Essa árvore é tão nobre que é considerada um patrimônio sagrado brasileiro, com uma das madeiras mais caras do mundo.

Andiroba: outra árvore de grande porte e com uma diversidade de usos. Além da madeira de lei, também possui frutos e óleo utilizados no mercado farmacêutico e cosmético. Os móveis em andiroba são muito valorizados e chamam atenção pela sofisticação.

Outras espécies de madeira de lei: angico, cedro-rosa, imbuia, araribá, guanandi, pau-ferro, pau-pereira, ipê-felpudo.

21 closet classico de madeira com portas

Que tal esse closet em cedro? | Pinterest

Usos e aplicações

Quais são os principais usos e aplicações da madeira de lei?

A madeira de lei é utilizada em larga escala em projetos da construção civil. Sendo assim, é comum em colunas, em pisos, em estruturas de telhados, em escadas, entre outros.

Além disso, a construção naval tem preferência em madeiras nobres para a formação de navios de pequeno e grande porte. Isso acontece desde o período colonial brasileiro.

Muitos móveis também são confeccionados com madeira de lei: mesas, aparadores, racks, armários, guarda-roupas, etc. Esses aparatos chamam atenção pela resistência, pela elegância, durabilidade e preço elevado.

Por fim, instrumentos musicais feitos com madeira nobre também são bem valorizados. Muitos violões são feitos com esse insumo e também possuem valor alto. A durabilidade, porém, é uma qualidade.

23 sala decorada com comoda vintage de madeira

Móveis vintage são sempre feitos em madeira nobre | Pinterest

Quanto custa em média? #preço

O preço de uma madeira de lei varia bastante. Sobretudo em relação ao tipo da árvore em que o insumo é retirado. Por isso, é difícil delimitar uma faixa de preço.

Além disso, muitas espécies são protegidas por órgãos ambientais e seu uso não é incentivado. Sendo assim, é preciso pesquisar bastante, para adquirir de madeireiras legalizadas.

Se você procura móveis vintage em madeira nobre, vale procurar em antiquários e lojas de produtos antigos. Com certeza você terá uma peça clássica e exuberante.

22 decoracao com escrivaninha de madeira com espelho

Mesinha e cadeira lindas e exuberantes | Pinterest

Fotos de madeira de lei na decoração

Quer conhecer melhor essa opção? Veja lindas fotos de madeira de lei na decoração, em móveis e vários projetos diferentes. 

1. Modelo de aparador vintage em madeira de lei, super resistente

Aparador vintage | Pinterest

2. Muitas escadas são confeccionadas em madeira nobre, chamando atenção pela beleza e pela durabilidade

escada de peroba

A escada de peroba tem coloração clara e rosada | Pinterest

3. Um pequeno banco em madeira nobre, veja só as características dessa versão

Destaque para a madeira de lei | Pinterest

4. O piso também pode ser montado com madeiras nobres e duráveis

sala com lareira

Uma sala completa com piso em madeira de lei | Pinterest

5. Para a área externa, a madeira de ipê se destaca

deck de ipê

O ipê foi a escolha para o deck externo | Pinterest

6. Escadas confeccionadas em madeira de ipê, uma espécie comum no Brasil

escada de madeira

Os degraus são de Ipê | Pinterest

7. Até o portão da entrada da sua chácara pode ser feito em madeira nobre

portão de madeira

Veja que o portão é de Ipê | Pinterest

8. Você encontra esses móveis vintage em muitos antiquários

movel em madeira de lei

Aparador em mogno exuberante | Pinterest

9. Mesa e cadeiras em madeira resistente

mesa de jacaranda

A mesa é linda feita em jacarandá | Cedro Madeireira

10. O móvel com gavetas é funcional e ainda dá um plus na decoração

aparador de jacaranda

Gaveteiro lindo em madeira nobre | Cedro Madeireira

11. Veja a cor do piso, fora do convencional por ser de madeira nobre

assoalho jacaranda

Piso escuro nesse lindo projeto | Cedro Madeireira

12. Instrumentos musicais, como o piano, também são feitos em madeira de lei

piano de jacaranda

O piano também tem madeira resistente | Cedro Madeireira

13. A madeira se destaca em colunas e no telhado dessa casa

construcao com madeira de lei

Chácara com madeira de lei | Pinterest

14. A mesinha é feita inteiramente em madeira diferenciada

decor em madeira de lei

De fato, esse insumo está presente em projetos chiques | Pinterest

15. Mesas em madeira nobre são vendidas em diversas lojas

mesa em madeira de lei

Mesa simples em madeira | Pinterest

16. Muitos projetos têm a madeira como protagonista, sobretudo em chácaras

projeto em madeira de lei

Teto com madeira e mesa de centro em destaque | Pinterest

17. Um quarto todo confeccionado em madeiras nobres, que tal?

quarto em madeira de lei

Quarto lindo amadeirado | Pinterest


Enfim, gostou de saber mais sobre a madeira de lei? De fato, essa é uma opção que sempre chama atenção no quesito construção e decoração. Tem dúvidas? Deixe um comentário! Boa sorte e até mais!

Você pode gostar...