Madeira de Lei【2024】– O que é | Espécies | Fotos e Preços
A madeira de lei é conhecida também como madeira nobre. Suas principais características são a resistência a cupins, a qualidade, a beleza, a elegância e o preço.
De fato, é desejada por muitas pessoas, sobretudo na montagem de projetos de piso, de teto e também nos móveis.
Entretanto, há algumas informações que você precisa sobre a madeira de lei. Ela não tem esse nome apenas por essas características que mencionamos.
Para entender melhor sobre essa versão, acompanhe o conteúdo, conheça os tipos catalogados e veja muitas fotos lindas.
O que é madeira de lei?
A madeira de lei ganhou esse nome ainda na época do Brasil Colonial. Mais precisamente quando Dom João VI chegou ao país.
Na ocasião, o religioso delimitou (por lei) que algumas espécies de árvores deviam ser utilizadas apenas para o uso da coroa portuguesa, ou seja, a nobreza.
Sendo assim, madeiras nobres eram derrubadas apenas para projetos de casas para os poderosos, assim como construção de navios e ferrovias.
Além disso, essa decisão visava conter o contrabando de madeira brasileira para outros países, como Inglaterra, Espanha e França.
Grande parte das árvores estavam nas matas de estados nordestinos. Com o tempo, os portugueses notaram que algumas madeiras eram mais resistentes. Por isso, ganharam o título de madeira nobre. Depois, madeira de lei.
A primeira árvore a ganhar esse título foi o pau-brasil. Depois, foram incluídas espécies como o ipê, pau-ferro, jatobá, angelim e jacarandá.
Entre as características comuns das madeiras de lei está: árvores angiospermicas, ou seja, que possuem as sementes protegidas por frutos. Da mesma forma, são designadas como madeiras duras (hardwoods), além de apresentar crescimento lento, por isso a disponibilidade é cada vez menor.
Vale destacar que, com a Independência do Brasil, a lei para utilização das madeiras nobres deixou de existir. Entretanto, a nomenclatura é usada até hoje para definir algumas espécies.
Outra informação relevante é que organizações tentam a todo custo proteger essas árvores. O objetivo é impedir a retirada e uso desenfreado dessas madeiras nobres, sobretudo de forma ilegal, garantindo a preservação das espécies.
Principais características
Quais são as principais características da madeira de lei?
- A árvore cresce lentamente. Isso explica a madeira ser dura e resistente. Segundo especialistas, com o tempo o alburno, camada macia que fica ao redor do tronco, vai diminuindo. Em contrapartida, o tronco vai endurecendo e fica mais forte.
- Com o alburno menor, o cerne do tronco produz substâncias que protegem a madeira do ataque de insetos e fungos, principalmente cupins.
- Devido a esse processo, a madeira de lei fica mais resistente e pode ser utilizada perfeitamente em muitos projetos, sem a necessidade de cuidados especiais.
- A durabilidade é longa, por isso é comum encontrar móveis coloniais intactos, mantendo as mesmas características de quando foram confeccionados.
- Móveis em madeira de lei são elegantes e vintage. Fazem o maior sucesso em museus, em casas coloniais, em fazendas, etc.
- A madeira nobre é mais dura, forte, lisa, pesada e resistente. Não é à toa que pode manter as mesmas características durante muitos anos.
- As cores principais são: bege, vermelho e marrom escuro.
- Atualmente, a madeira de lei é utilizada na construção naval e na confecção de móveis e de instrumentos musicais.
- Justamente pela raridade, esse tipo de madeira tem um preço alto.
Tipos e espécies de madeira de lei
Quais são os principais tipos e espécies de madeira de lei?
Pau-brasil: essa árvore tipicamente brasileira é natural da Mata Atlântica. Possui um tronco reto e avermelhado que alcança mais de dez metros de altura. Possui flores amarelas, frutos em formato de vagem e longa história que vem desde a época da colonização. Atualmente, é protegida por órgãos ambientais para que não seja instinta.
Mogno: o mogno brasileiro também está na lista de espécies vulneráveis. É uma árvore comum na Amazônia e na região norte, com madeira fácil de ser trabalhada, chamando atenção pela versatilidade. É muito comum na confecção de móveis de luxo, pois é resistente e elegante.
Ipê: o ipê também é catalogado como madeira de lei. É forte, resistente, pesada e utilizada em diversos projetos. Entretanto, a principal característica é a cor de suas flores, que variam entre amarelo, rosa, branco e roxo.
Jacarandá: outra árvore muito comum no Brasil, cresce em matas e também em áreas urbanas. Atinge cerca de quinze metros e chama atenção pelas flores em cor violeta. Também possui madeira versátil e aromática.
Peroba: a peroba-rosa é considerada uma madeira de qualidade, de ampla resistência e elegância. O uso é comum na fabricação de móveis, também em escadas, pisos e telhados. É tipicamente brasileira e consta na lista de espécies em preservação. Para se ter ideia, a peroba pode atingir até 30 metros de altura.
Jatobá: o jatobá se desenvolve em várias regiões do país. É tão versátil que, além do uso da madeira, aproveita-se também as folhas e os frutos. Tem crescimento lento e grande porte, atingindo mais de 40 metros de altura. Essa árvore é tão nobre que é considerada um patrimônio sagrado brasileiro, com uma das madeiras mais caras do mundo.
Andiroba: outra árvore de grande porte e com uma diversidade de usos. Além da madeira de lei, também possui frutos e óleo utilizados no mercado farmacêutico e cosmético. Os móveis em andiroba são muito valorizados e chamam atenção pela sofisticação.
Outras espécies de madeira de lei: angico, cedro-rosa, imbuia, araribá, guanandi, pau-ferro, pau-pereira, ipê-felpudo.
Usos e aplicações
Quais são os principais usos e aplicações da madeira de lei?
A madeira de lei é utilizada em larga escala em projetos da construção civil. Sendo assim, é comum em colunas, em pisos, em estruturas de telhados, em escadas, entre outros.
Além disso, a construção naval tem preferência em madeiras nobres para a formação de navios de pequeno e grande porte. Isso acontece desde o período colonial brasileiro.
Muitos móveis também são confeccionados com madeira de lei: mesas, aparadores, racks, armários, guarda-roupas, etc. Esses aparatos chamam atenção pela resistência, pela elegância, durabilidade e preço elevado.
Por fim, instrumentos musicais feitos com madeira nobre também são bem valorizados. Muitos violões são feitos com esse insumo e também possuem valor alto. A durabilidade, porém, é uma qualidade.
Quanto custa em média? #preço
O preço de uma madeira de lei varia bastante. Sobretudo em relação ao tipo da árvore em que o insumo é retirado. Por isso, é difícil delimitar uma faixa de preço.
Além disso, muitas espécies são protegidas por órgãos ambientais e seu uso não é incentivado. Sendo assim, é preciso pesquisar bastante, para adquirir de madeireiras legalizadas.
Se você procura móveis vintage em madeira nobre, vale procurar em antiquários e lojas de produtos antigos. Com certeza você terá uma peça clássica e exuberante.
Fotos de madeira de lei na decoração
Quer conhecer melhor essa opção? Veja lindas fotos de madeira de lei na decoração, em móveis e vários projetos diferentes.
1. Modelo de aparador vintage em madeira de lei, super resistente
2. Muitas escadas são confeccionadas em madeira nobre, chamando atenção pela beleza e pela durabilidade
3. Um pequeno banco em madeira nobre, veja só as características dessa versão
4. O piso também pode ser montado com madeiras nobres e duráveis
5. Para a área externa, a madeira de ipê se destaca
6. Escadas confeccionadas em madeira de ipê, uma espécie comum no Brasil
7. Até o portão da entrada da sua chácara pode ser feito em madeira nobre
8. Você encontra esses móveis vintage em muitos antiquários
9. Mesa e cadeiras em madeira resistente
10. O móvel com gavetas é funcional e ainda dá um plus na decoração
11. Veja a cor do piso, fora do convencional por ser de madeira nobre
12. Instrumentos musicais, como o piano, também são feitos em madeira de lei
13. A madeira se destaca em colunas e no telhado dessa casa
14. A mesinha é feita inteiramente em madeira diferenciada
15. Mesas em madeira nobre são vendidas em diversas lojas
16. Muitos projetos têm a madeira como protagonista, sobretudo em chácaras
17. Um quarto todo confeccionado em madeiras nobres, que tal?
Enfim, gostou de saber mais sobre a madeira de lei? De fato, essa é uma opção que sempre chama atenção no quesito construção e decoração. Tem dúvidas? Deixe um comentário! Boa sorte e até mais!