Porta de Correr: 70 Modelos Lindos, Preços & Vantagens!
Muito usual em armários, a porta de correr não é mais um item exclusivo da marcenaria e dos móveis. Este tipo de abertura agora se estende também como uma substituição das portas com abertura tradicional.
A porta de correr no projeto pode ser usada em diversos cômodos e com funcionalidades bem diferentes, que podem ir desde a solução de driblar a falta de espaço para a abertura de uma porta convencional, até o desejo de integrar espaços.
E se você está considerando usar um modelo de abertura de correr, antes de partir para a obra, é o momento de conhecer as vantagens e desvantagens desse tipo de porta, preços e os modelos disponíveis, de modo a escolher a melhor opção de acordo com o projeto e o ambiente em que será usada.
Vantagens e Desvantagens
Na hora de escolher por um modelo de porta de correr, é preciso antes pesar os prós e contras desse tipo de abertura e se você quer saber se vale a pena adotar essa porta, vamos lá:
Vantagens
- Economia de espaço: a abertura desse tipo de porta é horizontal e sobre um trilho, o que ocupa menos espaço, já que dispensa a necessidade de espaço para a abertura interna ou externa.
- Integração de espaços: como a tendência é usar espaços integrados, a porta de correr é um excelente mecanismo para integrar ambientes, mas também para fechá-los no momento em que houver necessidade.
- Privacidade: como a porta permite ser fechada a qualquer instante, esse tipo de abertura é perfeito para manter a privacidade no momento de fechar cômodos ou até de esconder a desorganização de um cômodo, como uma cozinha bagunçada.
- Versatilidade: o modelo é super usual e pode ser proposto para o uso como porta separando ambientes; como divisórias de espaços integrados e até mesmo como composição do closet.
Desvantagens
- Isolamento: a porta de correr não apresenta o mesmo isolamento que uma porta convencional, e tem como desvantagem a passagem de ruídos, odores e vento entre os cômodos. No entanto, o problema de isolamento não se equipara a um ambiente sem portas.
- Espaço para trilhos: apesar de ser perfeita para a economia de espaço, é preciso considerar que a porta de correr necessita de espaço para a instalação do trilho e para correr no sentido horizontal, então, mesmo sendo uma ótima opção em otimizar espaço, esse modelo de porta ainda exige o mínimo de espaço para sua abertura de correr.
Quanto Custa? #preço
Depois de ver que os pontos positivos têm maior peso nos modelos de porta de correr, com certeza surge a dúvida de “quanto custa esse tipo de porta?”.
E a resposta é que o preço pode variar de acordo com o tamanho, estilo e material usado na porta, mas costuma sempre ser maior que o valor de uma porta convencional. No entanto, apesar de ser um pouquinho mais cara, vale a pena considerar o custo-benefício, já que a porta de correr trás muitas vantagens.
Em média, o preço de uma porta correr varia em torno de R$ 400 para os modelos mais simples, como versões em madeira simples e vidro.
Tipos e Modelos de Porta de Correr
De Madeira
Os modelos em madeira são clássicos e um dos mais usuais.
A porta de madeira de correr é perfeita para quem já usa a madeira no ambiente e quer manter essa integração entre os elementos.
Além do mais, o modelo em madeira ainda traz a vantagem da versatilidade de estilos, que pode seguir desde uma versão mais tradicional e clássica, até um modelo de porta rústica.
De Vidro / Blindex
Outra opção de material para a porta de correr são os modelos de vidro.
O material incolor é perfeito para separar ambientes, mas sem interromper a visão, ou seja, é ideal para fechar um ambiente do outro, mas sem tirar a sensação de ambientes integrados.
Para quem não quer perder a privacidade ao usar uma porta de vidro, pode optar pelos modelos de vidro jateado ou serigrafado colorido.
De Ferro
Entre os materiais disponíveis para o projeto da porta de correr, uma opção é o ferro.
A porta de ferro é uma opção perfeita para quem busca uma inspiração da decoração industrial, já que o material traz essa referência da industria.
E para quem não quer um resultado muito pesado, pode optar pelo ferro pintado, que deixa a porta colorida e valoriza a decor do ambiente.
De Alumínio
Uma variação da porta de ferro, são os modelos em alumínio, que continuam mantendo o aspecto do metal, mas são mais leves e transmitem essa leveza ao projeto.
Nesse tipo de porta de correr, há uma variedade de modelos, que podem ser usados desde propostas internas, até em ambientes externos.
E além do alumínio, é comum esse tipo de porta com detalhes em vidro também, permitindo a entrada de luz no ambiente, e a integração de espaços.
De PVC
Entre as variedades de materiais para a porta de correr, a opção aqui é o PVC, material que lembra o plástico e tem a vantagem de ser barato.
Esse tipo de porta é menos resistente, e por isso seu uso é mais indicado para projetos internos.
Outra característica da porta de PVC, é que os modelos costumam ser sanfonados e isso otimiza ainda mais o espaço da instalação da porta.
2 Folhas
Além da variedade de materiais para as portas de correr, outra característica desse tipo de porta é a quantidade de folhas, ou seja, a quantidade de partes que formam a porta.
O modelo de 2 folhas é o mais tradicional depois das versões de uma folha só (abertura simples). E apesar de seguir a característica de ter 2 folhas, esse tipo de porta pode variar de acordo com sua abertura, onde cada folha pode ser direcionada para um lado; ou ambas as folhas deslizam para o mesmo lado.
3 Folhas
Ainda no que se refere à quantidade de folhas das portas, há os modelos com 3 folhas, que são perfeitos para aberturas grandes e para a divisão e integração de ambientes.
Para a abertura deste tipo de porta, todas as folhas deslizam para um só lado e ficam sobrepostas quando abertas.
4 Folhas
Para quem tem uma área grande, a melhor opção é apostar na porta com 4 folhas, que é perfeita para grandes aberturas.
Esse tipo de porta é perfeito para integrar e esconder ambientes, e muitas vezes é usada em lavanderias deixando o ambiente escondidinho quando não está em uso.
Com Espelho
Uma das opções para a porta de correr é o modelo espelhado.
Esse tipo de porta é revestido com um espelho, e quando fechada traz os truques do espelho, como ampliar e iluminar ambientes.
O espelho da porta pode variar entre opções tradicionais, trabalhos ou em cores diferenciadas e mais aconchegantes, como o espelho bronze.
Embutida
Uma opção mais moderna para a porta de correr é o modelo embutido, que quando a porta é aberta entra em uma superfície e fica escondida.
No geral, o sistema para a porta embutida é dentro da parede, e isso otimiza ainda mais o espaço e faz a porta ser ainda mais vantajosa.
Suspensa
O modelo suspenso é uma das opções e estilos de instalação. Esse tipo de porta de correr, desliza sobre um trilho na parte superior e isso dispensa o trilho na parte de baixo.
A vantagem da porta de correr suspensa é que não há o trilho no chão, dispensando obras para instalar esse trilho, além de não acumular sujeirinhas no trilho no chão (o que é bem comum de acontecer).
Quadriculada
Outro modelo bastante usual nas portas de correr são as versões quadriculadas. Esse tipo de porta tem como característica a base em um material de metal ou madeira e quadriculados que são fechados com vidro.
A porta quadriculada com vidros é perfeita tanto para a área externa quanto para a área interna, e não divide o ambiente completamente por conta do vidro.
Sanfonada
Entre os modelos de portas, a versão de correr e camarão, como também costuma ser chamada, é uma ótima opção para grandes aberturas, onde não há tanto espaço para a porta se acumular.
Nesse modelo, as folhas da porta de correr ao serem abertas vão se acumulando uma ao lado da outra e formam uma espécie de sanfona, o que exige menos espaço que uma porta de correr tradicional.
Fotos de Ambientes com Porta de Correr
Para Quarto
Para quem está pensando em adotar a porta de correr no quarto, uma proposta bem interessante é incluir esse tipo de abertura para o closet ou guarda-roupas.
Neste caso, a porta otimiza espaço e é ideal para aproveitar melhor esses espaços.
Para Sala
Como inspiração para usar a porta de correr na sala, este projeto traz duas inspirações em um só ambiente.
Na primeira proposta, a porta de várias folhas foi usada para separar sala de TV da sala de jantar; e na outra parede a porta simples de correr foi usada para separar a sala de jantar do restante da casa.
Para Banheiro
Se a ideia é criar uma porta que ocupe pouco espaço no banheiro, a ideia aqui foi de usar a porta de correr separando o banheiro do quarto, e assim a suíte fica com o espaço melhor aproveitado.
Para Cozinha
A cozinha integrada foi a grande sacada deste projeto, pois traz a modernidade dos ambientes integrados, mas com o truque da porta de correr, que permite fechar a cozinha e separar os ambientes quando houver necessidade.
Nesse caso, a porta de várias folhas tem design de madeira quadriculada e que cria um painel super charmoso para a decoração do ambiente.
Para Área Externa
Para a área externa é possível escolher diversos modelos de portas com abertura de correr, e para esta proposta a ideia foi pela versão de vidro, que integra a cozinha com o pequeno jardim na área externa.
Agora que você já conhece cada detalhes dos modelos e tipos de porta de correr, é hora de dar início à obra e adotar esse tipo de abertura no projeto.