PÉ DIREITO DUPLO: 45 Fotos e Dicas de como Decorar!
A construção civil é um ramo em ascensão no país, e em meio ao turbilhão de novidades na área, uma delas é o pé direito duplo, já que o recurso é ideal para dar sensação de amplitude ao lar e segue tendências atuais.
O que é pé direito duplo?
Para quem não conhece o termo, pé direito é a distância entre o chão e teto da uma construção. Em residências, essa distância costuma ir de 2,60 a 3,00 m; e quando usado o termo recebe a terminação “duplo”, significa que ela tem o dobro da tradicional, ou seja, em torno de 5,20 m para cima.
Benefícios
Se você já está pensando em fazer uma casa com pé direito duplo, leia os benefícios que esse recurso pode oferecer.
- Estética: É uma característica linda e por isso tem sido muito utilizada.
- Atual: o recurso além de lindo é moderno. Para ter um lar com tendências atuais, construir uma casa (ou até apartamento duplex) com pé direito duplicado é uma aposta certeira para ter um lar moderno.
- Amplitude: a altura significativa é uma característica capaz de dar impressão de amplitude ao ambiente. Ao comparar dois espaços com a mesma metragem, sendo um normal e o outro com pé duplo, este parece ser muito maior visualmente. A sensação de cômodo maior se dá por conta da grande distância entre chão e teto.
- Integração: por conta da duplicação de altura é possível criar cômodos em outros níveis da residência, sem que esses sejam totalmente separados, de modo que os ambientes tenham maior integração. Imediatamente vem à mente os conceitos “loft” e “mezanino“.
- Valorização: nada mais atrativo que ter um imóvel bem valorizado, e é isso que o pé duplicado oferece. A altura elevada garante maior entrada de luz e circulação de ar, o que é um excelente plus na hora de vender a casa ou apartamento.
Dicas para pé direito duplo
- Regiões quentes: para cidades quentes, o ideal é apostar em pé direito duplo com mais altura para aumentar a circulação de ar. Para aumentar o vento e um pouco de incidência solar, o ideal é que a construção seja voltada para o nascente.
- Regiões frias: se você vai construir em uma região mais fria, faça a fachada direcionada para o poente, de modo que a circulação de ar seja menor e resfrie menos o seu lar.
- Eco: uma de suas características negativas é o eco. No entanto, isso também pode ser revertido. Usar recursos que aliviam a reverberação é ideal. Para isso, aposte em cortinas de tecido estendidas, que peguem parte das paredes e janelas, bem como tapetes. Usar teto de gesso também é uma solução. Outra ideia bacana é usar pedras decorativas, revestimentos 3d board ou outros que possuam relevo e textura.
- Local para usar: se você está mirando em sobrados com pé direito duplo, o ideal é usar o artifício arquitetônico em ambientes de uso comum, como sala de estar, jantar e TV.
- Reforma: se você já tem seu lar construído, mas gostaria de acrescentar paredes com o dobro de altura, isso pode ser possível; desde que haja o acompanhamento de um profissional qualificado (engenheiro civil/arquiteto) para instruir sobre as mudanças necessárias, sem comprometer a obra.
Dicas de Decoração e Iluminação
A decoração de pé direito duplo segue algumas peculiaridades. Uma das grandes vantagens desse estilo é que você pode agregar muita informação nas paredes e no espaço em si sem deixá-lo pesado, já que sua vasta amplitude ameniza tudo, além de lhe possibilitar fazer uso de recursos decorativos que seriam inviáveis em uma casa comum. De todo modo, vamos a algumas dicas para você não errar na ornamentação:
Harmonia
Um loft com pé direito duplo faz com que ambientes se integrem, e por isso é primordial que as decorações de todos eles sejam harmônicas entre si e deem a sensação de continuidade natural entre um cômodo e outro. Portanto, se você quer acrescentar cores, certifique-se de que há um pouquinho delas em cada canto e que tudo case perfeitamente e siga um mesmo estilo principal. Veja bem, a mistura de estilos é permitida e muito atual, mas nesse caso deve haver um estilo predominante e outros secundários para manter a leveza do espaço.
Iluminação natural
Fazer essa aposta arquitetônica lhe dá a possibilidade de ter um ambiente mais bem iluminado. Para isso, use janelas de vidro que se estendam do teto ao chão, e a iluminação natural vai estar garantida. Se quiser controlar a entrada de luz durante o dia, cortinas são ideais para isso, podendo ser inclusive motorizadas para um melhor conforto. Nesses cômodos altos, as cortinas mais usadas são as voil e rolô.
Lustres
Para o uso de iluminação artificial, os lustres são uma ótima escolha. Mas não pode ser qualquer lustre… É preciso escolher um (ou mais) grande e imponente, pois, caso contrário, ele ficará desproporcional e apagado. Há diversos modelos que ficam maravilhosos, como os candelabros e os longos de cristais que são encontrados em diversos formatos.
E para garantir que o objeto tenha mais que a função de iluminar, ou seja, que também seja decorativo, opte por um com corrente para que fique em uma altura mais próxima dos olhos, a não ser, é claro, que a própria peça seja longa. Vale lembrar também, que se o lustre estiver mais baixo torna-se mais fácil para uma possível troca de lâmpada queimada e manutenção em geral.
Luminárias
Outra boa opção para iluminar o ambiente em horários em que não é possível recorrer a iluminação direta, é usar luminárias de chão de canto. Assim fica acessível variar a iluminação para colocar uma luz mais aconchegante. Há vários modelos e os que de inox que seguem uma linha mais moderna e minimalista estão super em alta.
Quadros e painéis
É comum que ambientes com pé direito duplo tenham paredes grandes sem aberturas, portanto, na hora de decorar, opte por quadros e painéis igualmente imponentes para ficarem proporcionais e harmoniosos. Essa é sua chance de evidenciar seu estilo de pinturas e artes plásticas preferido, seja clássico, surrealista, abstrato, cubista, etc.
Uma forte tendência são os quadros vivos, ou seja, os jardins verticais. Imagina só uma parede com um painel enorme de folhagens ou suculentas e musgos? Fica um luxo só. Contudo, requer manutenção e pode não ser muito prático. Então um quadro não tão grande é o mais indicado.
Revestimentos
Uma ideia interessante para um pé direito duplo decorado é escolher uma das paredes para usar revestimentos especiais. Que tal um toque rústico ao espaço com uma parede de tijolos ou pedras? Ou então revestimentos em relevo de gesso ou mármore? Há uma infinidade de opções para todos os estilos, e lhe garanto que você vai ser difícil escolher!
Outra boa pedida são os boiseries. Era um artifício usado pela realeza na época barroca, mas que hoje é tendência… Estamos falando, é claro, de uma releitura mais atualizada e clean. Fica lindo e super original.
Cores escuras
Se você deseja criar um ambiente mais intimista pode usar uma das paredes com cor mais escura, o que vai dar uma achatada no ambiente que é caracterizado por sua “vastidão”. A iluminação indireta nessa parede mais escura também é uma maneira de dar destaque ao lugar e criar uma sensação de aconchego.
Peças grandes
Os ambientes assim costumam ser espaçosos, por isso é possível usar peças e móveis robustos na decoração, mas não vale exagerar e criar um ambiente carregado e com a circulação prejudicada. Afinal, o maior motivo de fazer uma casa com pé direito duplo decorada é o de causar a sensação de amplitude, então não queremos arruiná-la, certo?
E isso vale não só para a dimensão dos itens decorativos, mas também para seu peso na decoração. Portanto, se for usar cores pesadas e fortes, contrabalanceie-as com tons mais suaves. Se for usar um lustre imponente, não arrisque usar um modelo totalmente diferente na mesa de jantar do mesmo espaço. Se optar por quadros extravagantes, cuidado com a escolha do papel de parede, e por aí vai.
Fotos de Casas e Salas com Pé Direito Duplo Decoradas
Para quem está interessado em adotar esse recurso arquitetônico no lar, separamos algumas fotos de decoração de salas com pé direito duplo!
Você gosta de casa com pé direito duplo? Agora é só seguir as dicas e adotar o recurso em seu lar sem errar na construção e decoração.