Salas planejadas: dicas e 70 projetos lindos!

Saber ocupar bem o espaço é a melhor maneira de deixar o ambiente aconchegante e bonito, e se os móveis prontos não estão sendo adequados para o seu projeto da sala, uma opção são as salas planejadas, assim os móveis sob medida vão se adequar a cada cantinho do ambiente e deixar o cômodo mais bonito e aconchegante.

Se você precisa de dicas para salas planejadas, ideias de móveis e estilos, vamos ao post!

modelos

 

Dicas úteis na hora de projetar os móveis

  • Integre os ambientes: se a ideia é apostar pelos móveis planejados, o ideal é escolher por um projeto que deixe os ambientes integrados, assim vai dar sensação de espaço maior.
cadeira de acrílico decoração

Na bancada, cadeiras de acrílico transparente Louis Ghost

  • Cores: a escolha das cores dos móveis também merece atenção. Se o espaço é pequeno, nada melhor que projetos para salas planejadas com móveis claros, como madeira clara ou móveis brancos. Se você quer um pouquinho de cor na decoração do ambiente, vale acrescentar um detalhe ou ponto de cor ao projeto.
sala pequena branca

No sofá branco, almofadas coloridas

  • Espelhos: usar espelhos na decoração é um ótimo truque para dar sensação de amplitude ao ambiente, e a ideia aqui é de incluir o elemento nos móveis sob medida. Aposte nos espelhos como fundo do móvel, aproveitando o item para dar sensação de espaço maior.

móveis com espelho

  • Atemporal: trocar os móveis planejados é algo mais difícil e mais caro ($$$), então no momento de escolher entre os projetos de salas planejadas uma dica é dar prioridade aos projetos com cores e estilos mais duradouros, ao invés da tendência, assim você vai ter uma sala atemporal e sempre elegante ao passar dos anos.
decoração atemporal

A sanca aberta com iluminação decora o teto

garden seat decoração

Na decoração, dois garden seats

  • Espaço vertical: saber aproveitar paredes é uma grande aposta para as salas planejadas. O espaço vertical é ideal, pois cria mais espaço para organização e decoração da sala sem ocupar muito espaço do ambiente. Para quem tem salas pequenas, a dica de aproveitar o espaço vertical é uma ótima escolha, assim você terá móveis para a decoração, mas sem diminuir o espaço de transição do ambiente.

móveis planejados

  • Aproveite os espaços: já que você está apostando nos móveis planejados para o projeto da sala, não tenha dúvida de fazer modelos de móveis multiuso e com função baú, assim você pode aproveitar espaços extras para deixar tudo organizado no ambiente.
móvel multiuso

Os nichos ficam escondidos

Modelos de salas planejadas

Grande – Estar e Jantar 

ambientes integrados decoração

As almofadas do sofá combinam com as cadeiras da mesa de jantar

Se a ideia é fazer um projeto que integre a sala de TV com a sala de jantar, uma inspiração é este projeto. Aqui a aposta para a sala de TV foi pelo rack branco e a mesma cor de móvel se repete na bancada do buffet que ocupa a sala de jantar.

sala de jantar com sala de tv

No chão, porcelanato amadeirado

Para a inspiração da decoração da sala de jantar pequena a aposta pode ser por uma parede de espelho para ampliar o ambiente. No espaço, a aposta foi por usar a mesa branca com tampo de madeira, combinando com as cores usadas na sala.

decoração sala de jantar

Nesta proposta de decoração para os ambientes integrados a aposta foi por estender o buffet da sala de jantar por todo o ambiente. Ao chegar na sala de estar, a bancada não se estende, mas as portas do móvel continuam e isso mantém a integração dos ambientes.

sala de jantar pequena

O espelho na parede ajuda a ampliar o espaço da sala de jantar

Nesta proposta de decoração para salas planejadas, a aposta foi por usar as mesmas cores entre sala de TV e sala de jantar. Além disso, na sala de jantar ainda tem o truque de usar o tampo de vidro na mesa e parede de espelho, elementos que ajudam a dar sensação de espaço maior.

 

Mais fotos

parede cinza

A parede cinza dá um toque moderno ao ambiente

decoração de luxo

Os lustres valorizam o ambiente

sala de tv pequena

bambu decoração

No canto do ambiente, vaso decorativo com bambu

decoração apartamento

decoração sofisticada

As orquídeas brancas deixam a mesa de jantar sofisticada

parede turquesa

A parede turquesa dá um toque de cor à decoração

mesa de jantar de vidro

Os nichos iluminados são modernos

vidro reflecta

O vidro reflecta compõe o armário

Pequena / Apartamento 

tapete colorido

Para os ambientes pequenos, vale seguir a dica de móveis planejados com cores claras, como é o caso deste projeto. O rack que preenche toda a parede é branco e com nichos para decorar, na composição do restante do espaço as cores claras são mantidas, e para dar um toque de cor, a escolha foi por um tapete roxo.

sala apartamento decoração

Detalhes em azul turquesa decoram a sala

Se você procura inspiração para a decoração de apartamento pequeno, esse ambiente é perfeito. Aqui o móvel planejado ocupa o espaço disponível na parede e deixa um espaço livre embaixo, sendo ideal para deixar alguns puffs, e assim aumentar o número de assentos no ambiente.

sala com espelhos

O quadro acima do sofá decora a parede

            Neste projeto de decoração para salas planejadas a ideia foi de fazer um móvel painel que ocupa o espaço vertical. A escolha da cor para o móvel foi por um tom de madeira clara com branco, e com espelhos na parte de cima, seguindo as dicas que ajudam a valorizar o espaço pequeno e dar sensação de ambiente maior.

piso laminado

O piso laminado reveste o chão

Nesta proposta de móvel planejado para a sala, a ideia mostra a dica de móveis multiuso e com função baú. E por isso a portinha fechada foi planejada para esconder o ar condicionado e deixar a decoração mais clean.

 

Mais fotos

sala pequena como decorar

No chão, tapete de listras

parede de madeira

sala com cortina

A cortina de tecido leve é ideal para o ambiente pequeno

mesa de centro moderna

A mesa de centro branca é moderna

decoração clássica

decoração moderna

Atrás da TV, painel cinza

móvel madeira de demolição

O painel de madeira de demolição decora o ambiente

decoração com espelhos

Os espelhos deixam o ambiente moderno

decorações

 

Conjugada com cozinha americana

cozinha americana

A cozinha tem armários planejados

Saber integrar sala e cozinha americana com móveis planejados é uma boa proposta para dar sensação de mais espaço em ambos os ambientes. Nesta proposta, a integração dos espaços foi feita com a bancada amarela que serve de mesa para refeições e se estende até o painel da TV, funcionando como uma prateleira.

bancada cozinha americana

Na bancada, banquetas de acrílico transparente

            Neste projeto de sala planejada com cozinha americana, a ideia segue a mesma proposta do exemplo anterior, a bancada da cozinha se estende até o painel, que ganha uma prateleira para decoração. Outra sugestão importante desse projeto é o uso das cores claras, que ajudam a deixar a sala pequena mais leve e com sensação de mais espaço.

sala com cozinha integrada

O tapete delimita o espaço da sala

A sugestão para salas planejadas com cozinha integrada também pode ser a partir desta ideia. Aqui a bancada planejada se estende e torna-se parte da sala, combinando com as cores do ambiente da sala de estar e deixando todo o espaço integrado através da composição da cartela de cores.

 

Mais fotos

decoração moderna parede preta

decoração cozinha americana

Na cozinha, o detalhe laranja dá destaque ao ambiente

cadeira bancada cozinha

A bancada de madeira tem revestimento com vidro

decoração moderna em sala pequena

O disco de vinil decora a parede

cadeira charles eames eiffel

decoração contemporânea

A mesa de centro preta é baixinha e moderno

decoração sala apartamento

No sala, puff baú

decoração cinza

O tapete de listras ajuda a ampliar o ambiente

sala simples com cozinha americana

decoração sala com cozinha americana

Moderna e Simples

decoração colorida

Quadros com fotos decoram a parede

Nesta proposta decorativa para a sala moderna a aposta foi por fazer um aparador de madeira clara abaixo da TV e com prateleira acima. E apesar do móvel seguir uma cor atemporal, a aposta foi por incluir cores nos itens decorativos, como almofadas e enfeites que compõem o espaço.

decoração cinza e azul

A mesa de centro geométrica é moderna

A escolha das cores também pode resultar em um ambiente moderno, e este espaço mostra isso. Aqui o móvel planejado foi o rack, que tem cor cinza clara e já dá um toque atual ao projeto. A composição do restante do ambiente também aumenta essa sensação de modernidade e a escolha da composição com azul marinho foi uma aposta certeira.

cimento queimado decoração

A parede de cimento queimado dá um toque industrial à decoração

Seguindo a ideia de um ambiente moderno, neste projeto para a sala a aposta foi por fazer um móvel planejado que tem mix de madeira e azul mais escuro. A composição com cores adiciona um ponto importante para o ambiente, e pode ser a base para o restante da decoração.

 

Mais fotos

decoração moderna e simples

decoração sala azul

O papel de parede com listras decora a parede

sala com sanca de gesso

O teto tem detalhes da sanca de gesso

sofá colorido decoração

O sofá roxo determina a decoração

sala pequena com escritório

cores sala

Cores claras decoram o ambiente

tapete sala

O tapete felpudo deixa a sala aconchegante

trilhos de luz

A iluminação é feita com trilhos de luz

móveis modernos

Os nichos funcionam como estante de livros 

móvel planejado decoração

 

Quanto custa? Preço

Falar de preços é sempre uma questão que varia, mas sempre há uma média, e assim você pode ter noção se vale a pena ou não investir nas salas planejadas.

O custo médio para um projeto de sala com móveis planejados fica em torno de R$ 2500  a 3 mil. E tudo bem que esse valor pode ser um pouco mais elevado que comprar todos os móveis, mas tem a vantagem de ser tudo sob medida, com espaços e divisões que serão de acordo com suas necessidades e aproveitando o espaço sem deixar o ambiente sobrecarregado com móveis que não são compatíveis com o espaço disponível.

 

 

Encontrou uma inspiração entre as salas planejadas? Conta aqui nos comentários qual estilo de móveis planejados você mais gosta para a sala.

 

Você pode gostar...