Fachadas de Muros: Materiais indicados, dicas e + de 80 modelos!

Quando criamos o projeto da nossa casa é natural pensarmos em todos os detalhes e deixarmos as fachadas de muros para depois, pois é o que, de certa forma, dará o toque especial para o local. Um muro bem feito e decorado é a chance que você tem de finalizar a obra em grande estilo.

Afinal, todo mundo vai se deparar com o muro de sua casa e idealizar o que é que vai encontrar lá dentro. Além disso, ele pode fazer parte do paisagismo do ambiente e contar com elementos decorativos que embelezam a residência desde o início. Por isso é importante dar uma atenção específica para esse quesito para o resultado ficar como você sempre sonhou.

Nesse artigo vamos te mostrar as principais ideias em fachadas de muros, que inclusive estão super em alta no que se trata de arquitetura atualmente. São vários estilos de revestimentos e decorações para muros que prometem deixar qualquer moradia mais incrível. Quer conhecer? Acompanhe o post até o final!

fachadas-de-muros-dicas

São muitos modelos de fachadas de muros para se inspirar!

Fotos e Modelos de Fachadas de Muros

Com vidro

Quando você pensa em uma fachada de muro de vidro pode ser que venha a palavra”insegurança” à cabeça. Isso por que o vidro transparente deixa visível sua casa por dentro. Entretanto, esse elemento pode trazer segurança se for de qualidade e colocado por profissionais qualificados também.

O vidro pode fazer parte da decoração do muro de sua casa, já que sua transparência pode promover alta sofisticação. Ele vai exibir o jardim de sua casa, que nessa caso poderá ganhar toques exclusivos de paisagismo. Todo mundo que passar em frente ao local vai se deparar com uma decoração de fachada bem linda.

fachadas-de-muros-de-vidro-com-grade

Fachadas de muros de vidro podem ser feitas para residências e para estabelecimentos comerciais. As placas de vidro vêm em diferentes tamanhos e podem ser feitas sob medida caso você prefira, digo no caso da altura, e obviamente, um profissional precisará analisar qual a área que você tem para o seu muro.

Você pode requisitar placas de vidro para fachadas lisas e sem detalhes, e também aquelas que vêm acompanhadas de molduras, que geralmente são de ferro. Aí seu muro ficará mais personalizado.

fachadas-de-muros-de-vidro-com-moldura

fachadas-de-muros-de-vidro-comercial

fachadas-de-muros-de-vidro-dicas

O legal é que o vidro pode ser trabalhado na fachada para dar um charme a mais, mesclando com outros tipos de materiais no muro. Por exemplo, você pode colocar vidro combinado com um muro de pedras naturais. Ou então de concreto tradicional mesmo. Vale tudo para deixar a entrada de sua casa do jeito que você quer.

Dá para fazer fachadas de muros de vidro em casas térreas e sobrados, assim como em ambientes comerciais.

fachadas-de-muros-de-vidro-e-pedra

fachadas-de-muros-de-vidro-em-sobrado

fachadas-de-muros-de-vidro-parede-cinza

Mas se você não quiser incluir nenhum outro tipo de material no muro, pode incluir no projeto uma parede de vidro inteiriça. Mas lembre-se, é muito importante verificar o material comprado, os vidros temperados são os mais indicados por sua segurança, por oferecer menos riscos ao estilhaçar. É de sua opção também escolher um modelo que tenha proteção contra vandalismo.

fachadas-de-muros-de-vidro-grande

fachadas-de-muros-de-vidro-ideia

Como falamos, os muros de vidro são perfeitos para exibir o paisagismo criado na frente de sua casa. É muito comum nos projetos residenciais atuais criar um jardim verde, contando também com uma decoração específica desse tipo de ambiente. É bacana um caminho de pedras decorativas, planejar uma fonte, colocar pinheiros e arbustos e finalizar com uma iluminação especial.

Aliás, uma iluminação pode deixar uma fachada de vidro ainda mais estilosa e sofisticada. À noite quando você ligar as luzes vai criar um efeito muito bonito.

fachadas-de-muros-de-vidro-parsagismo

fachadas-de-muros-de-vidro-transparente

fachadas-de-muros-vidro-casas

É importante frisar também que não importa o tamanho do muro de vidro, pode ser baixo ou bem alto, combinado com outros materiais ou não, coloridos ou transparentes, o que vale é que sua casa ficará personalizada e muito moderna.

fachadas-de-muros-vidro

fachadas-de-muros-vidros

Com porcelanato / revestimentos

O porcelanato é o revestimento que mais se modernizou nos últimos 10 anos. Ele se tornou figurinha carimbada em todos os setores da arquitetura residencial ou comercial, pois é muito versátil e de muita qualidade. Você pode utilizar o porcelanato para revestimento praticamente qualquer canto de sua casa, incluindo as fachadas de muros.

Por ter bastante resistências a intempéries, o porcelanato é uma boa opção para decorar áreas externas. E escolher um modelo pode ser mais fácil, já que existem muitas cores e estilos que pode agradar diferentes perfis.

fachadas-de-muros-porcelanato-ideia

fachadas-de-muros-de-porcelanato-bege

fachadas-de-muros-revestimentos-diferentes

Ele pode ser fosco ou com brilho, e de qualquer forma deixa sua fachada diferente, já que esse tipo de revestimento é relativamente novo e não tradicional por ora. Para deixar ainda mais exclusivo e bonito, você pode combinar duas cores no muro, como o bege e marrom, por exemplo.

fachadas-de-muros-de-porcelanato-dicas

fachadas-de-muros-de-porcelanato-moderno

fachadas-de-muros-revestimentos

O mais legal é que há porcelanatos de todos os tipos hoje em dia, até aqueles que imitam outros materiais. O que imita madeira é o que mais impressiona pela semelhança e qualidade e portanto, é uma excelente ideia para revestir seu muro.

Esse material é fácil de limpar e tem bastante durabilidade. Você deve chamar um profissional para fazer a aplicação dele por se tratar de um item que necessita de cuidados.

fachadas-de-muros-de-porcelanato

fachadas-de-muros-de-madeira

fachadas-de-muros-porcelanato

Além do porcelanato, existem outros tipos de revestimentos interessantes para fachadas de muros. Por que não investir em madeira natural?

A madeira pode ser utilizadas para essa finalidade sem problemas, desde que seja certificada e que seja tratada, já que ficará exposta ao tempo e a outros agentes externos. Você pode utilizar grades de madeira combinadas com muros de alvenaria, placas de madeiras de demolição ou até troncos, dependendo do estilo que você procura.

Conte com a ajuda de um decorador e arquiteto, sempre.

fachadas-de-muros-diferentes

fachadas-de-muros-tipos-de-revestimentos

fachadas-de-muros-de-madeira-escura

Um tipo de muro bem bacana e que fica lindo e diferente é o com peças de cobogó, bem brasileiras e que estão super em alta no ramo de decoração. Ele pode ser colocado dentro de casa, mas também no muro. São peças vazadas e que deixam qualquer fachadas exclusiva.

fachadas-de-muros-cobogo

fachadas-de-muros-tipos-de-revestimentos-cobogo

Outra maneira delicada e bem natural de revestir e decorar muros é com plantas, que podem ser trepadeiras ou outra espécie que você preferir. Flores coloridas também garantem o charme da “porta principal” de sua residência, vale a pena cogitar a ideia.

fachadas-de-muros-de-madeira-plantas

fachadas-de-muros-de-flores

Com pedra

Fachadas de muros de pedra são tradicionais. Existem muitas inspirações para que a gente possa criar nosso próprio projeto, mas por que escolher esse tipo de material? Bom, as pedras disponíveis para esse fim são naturais e por isso, muito resistentes, vão durar muitos e muitos anos! Elas também oferecem beleza, já que são diferentes entre si.

E qual é o melhor tipo de pedra para minha casa? Existem diversos tipos de pedras para revestir muros, desde os mais tradicionais aos mais modernos. Veja a classificação das pedras utilizadas pela construção civil:

  • Pedras silicosas: predomina a sílica. Possui maior resistência, sendo a mais durável de todas.
  • Pedras calcárias: predomina o carbonato de cálcio (CaCO3). Possui boa resistência e média durabilidade.
  • Pedras argilosas: predomina a argila. Possui menor resistência e menor durabilidade.

fachadas-de-muros-de-pedra-com-portao

fachadas-de-muros-de-pedra-como-fazer

Veja as pedras mais utilizadas para revestiementos:

  • Ardósia: pedra macia e fácil de ser cortada, risca com certa facilidade, é usada ao natural ou impermeabilizada com resina acrílica. Concentra muito calor.
  • Arenito: antiderrapante. Costuma ser usado no estado bruto. Aceita polimento.
  • Chuva-de-prata: possui superfície irregular e é resistente a intempéries.
  • Dolomita: possui superfície irregular, restringe o uso a detalhes ornamentais. É aplicada em estado bruto.
  • Itacolomi: é usada com as bordas serradas ou na forma bruta. Possui aspecto semelhante ao da pedra mineira, porém mais rústica e antiderrapante.
fachadas-de-muros-de-pedra-decorativa

Esse é um modelo de muro revestido de pedra São Tomé

  • Miracema: usada geralmente em estado bruto. Possui superfície irregular ou plana. É antiderrapante, mancha facilmente com óleos e produtos químicos. Resiste a choques mecânicos e às intempéries.
  • Moledo: possui forma arredondada, é resistente a intempéries e aplicada em estado bruto.
  • Pedra Jaraguá: semelhante à pedra Moledo, porém é mais plana. Usada em estado bruto.
  • Pedra-madeira: antiderrapante. Possui textura irregular, é aplicada em estado bruto ou com as bordas serradas.

fachadas-de-muros-pedras

  • Pedra mineira: antiderrapante. Não propaga calor. Aceita polimento e resina impermeabilizante.
  • Pedra Goiás: antiderrapante e brilhante (possui mica na superfície). Aceita polimento e retém pouco calor.
  • Pedra-sabão: resistente a sol e chuva. Aceita polimento e lustro. Exige manutenção com pano úmido, deve-se evitar abrasivos.
  • Pedra Santa Izabel: é resistente a choques mecânicos. É de fácil manutenção, não requer tratamentos especiais. Possui superfície irregular e é antiderrapante.

fachadas-de-muros-de-pedra-dica

fachadas-de-muros-de-pedra-dicas

Os muros de pedra combinam com qualquer estilo de decoração e por isso podem ser requisitados para qualquer tipo de fachada. Além disso, eles são super seguros, é muito difícil um muro com esse material necessitar de manutenção

O que você vai precisar investir é na limpeza das pedras, que deve ser feita com materiais específicos e muitas não são fáceis de limpar. O ideal é manter uma constância de limpeza para que não acumule muita sujeira, pois aí fica mais complicado.

fachadas-de-muros-de-pedra-ideia

fachadas-de-muros-de-pedra-ideias

Combine as pedras naturais com outros materiais, como o concreto pintado em cortes que combinem, outros tipos de pedras transformando o muro em algo moderno, com madeira, entre outros.

Veja só:

fachadas-de-muros-de-pedra

fachadas-de-muros-de-pedras-diferentes

Dica moderna de muro com pedras e madeira:

fachadas-de-muros-modelo-de-pedra

fachadas-de-muros-modelo-pedra

fachadas-de-muros-pedra-decorativa

A pedra ferro também se modernizou bastante nos últimos tempos e realmente conquistou muita gente por oferecer um resultado bem bonito, sobretudo nas fachadas de muros. A combinação dos tons preto e marrom, com uma desarmonia super elegante deixa qualquer fachada incrível.

Também conhecida como Topázio, a pedra ferro é uma rocha vulcânica, chamada por esse nome porque passa por um processo de oxidação, apresentando diferentes formas, texturas e cores, possui uma tonalidade escura variando entre um marrom, ferrugem até um preto, tornando – a única. Veja ideias:

fachadas-de-muros-pedra-ferro

fachadas-de-muros-pedra-preta

Dê uma olhadinha em como fazer a colocação de pedra ferro:

Para a limpeza diária das pedras:

Basta um pano úmido com água ou detergente neutro diluído em água. Nunca use produtos abrasivos ou ácidos. Não é recomendado lavar com água sanitária, sapólio e outros produtos similares. Utilizar produtos desconhecidos podem danificar as pedras (manchar, deteriorar…) Para cuidados maiores, é recomendado consultar uma empresa especialista e até contratar seus serviços.

fachadas-de-muros-pedra

fachadas-de-muros-pedras

Simples com textura

Ainda que haja muitos estilos de decoração de fachadas de muros e revestimentos modernos, a pintura simples com textura ainda prevalece entre a maioria dos projetos. É algo que cabe perfeitamente em qualquer orçamento e combina com tudo, já que você vai escolher uma cor que te agrade e que tenha a ver com o restante da decoração.

Os estilos de texturização são diversos e cada época surgem novas tendências. Algumas técnicas você pode se aventurar a fazer em sua casa, mas outras é melhor requisitar um profissional.

fachadas-de-muros-com-textura-tipos

São muitas maneiras de criar texturas em muros, selecionamos alguns para você conhecer e ficar inspirado em fazer igual em sua casa.

Além da textura você pode apostar em uma iluminação sofisticada, como esta:

fachadas-de-muros-com-textura-chique

Dá para adotar uma estilização diferente, como rejuntes de concreto e a pintura com textura:

fachadas-de-muros-com-textura

São tantas inspirações e cores para escolher que a dúvida é normal aparecer:

fachadas-de-muros-com-texturas

Muros com texturas também podem ser combinados com muros de vidro:

fachadas-de-muros-de-textura

Combine a cor do muro texturizado com a do portão de sua casa:

fachadas-de-muros-simples-amarelo

O muro com textura pode ter dois tons que se complementam e ainda ter plantas decorativas à frente:

fachadas-de-muros-simples-com-texturas

Tons quentes estão na moda, vale a pena ver com seu decorador essa ideia:

fachadas-de-muros-simples-texturas

Veja que uma parte do muro conta com textura e outra é lisa, fica interessante também:

fachadas-de-muros-textura-chique

Você pode apostar em um vidro fosco também, caso não queira que a fachada fique visível:

fachadas-de-muros-textura

Veja um estilo diferentes de textura para paredes:

fachadas-de-muros-texturizado

Em vez de escolher uma cor só, você pode combinar de duas a três. O resultado pode ficar ótimo. Veja:

fachadas-para-muros-grafiato

Pense direitinho na tonalidade que você vai colocar no muro de sua casa para não se arrepender depois!

fachadas-para-muros-verde

As fachadas de muros são importantes para o projeto desde sua concepção, não deixe para definir as cores e revestimentos somente no final. Coloque ele como uma das prioridades também, pois depois pode ser difícil de combinar com o restante do paisagismo e decoração. Qualquer dúvida, deixe um recado para a gente!

Você pode gostar...