Casas geminadas: dicas, plantas e projetos!
Se antigamente, as casas geminadas ficavam restritas apenas a condomínios, hoje em dia é cada vez mais comum ver esse tipo de construção se espalhando pelas cidades. E a verdade é que esse tipo de projeto é ideal para quem pretende construir a própria casa e ainda ganhar dinheiro com aluguel ou a venda do segundo imóvel. É claro, que você também pode optar por vender ou alugar todas as casas geminadas, e fazer disso uma proposta bem lucrativa.
Para conhecer um pouco mais das casas geminadas e ver projetos e plantas, vamos ao post!!!
Vantagens e desvantagens de casas geminadas
Vantagens
- Construção: o processo da obra tende a ser mais vantajoso na construção lado a lado, isso porque toda a estrutura é compartilhada, e com o direcionamento de instalações, como rede de água e esgoto, é possível atender duas casas. Outros pontos da estrutura também são compartilhados, como paredes, telhado, etc.
- Terreno: dependendo do tamanho do terreno e das dimensões do projeto, é possível aproveitar um único terreno para a construção de mais de uma casa, tornando o espaço melhor aproveitado.
- Custo: todos os fatores apresentados acima refletem no custo, já que compartilhamento estrutural e até de terreno tornam a obra mais barata, uma vez que o valor total se divide em duas casas ou mais.
Desvantagens
- Ausência de sol em um dos lados: pensando que uma casa fica colada na outra, já dá para imaginar que um dos lados de cada casa não pegará sol, e isso pode deixar a casa mais fria (ideal para regiões quentes) e até causar problemas de infiltração, caso o projeto não seja bem executado.
- Janelas: como são casas espelho, ou seja coladas, um dos lados vai sofrer com a ausência de janelas, o que pode impactar na circulação de ar pela casa. Por isso, é preciso escolher um bom projeto para não enfrentar problemas, como falta de luminosidade e ausência de ventilação.
- Barulho: se você já morou em prédio, provavelmente, já conviveu com os barulhos do vizinho. Nas casas geminadas não é muito diferente, e isso acontece porque as paredes são muito próximas. Para evitar o incômodo, é ideal investir em materiais que façam isolamento acústico.
Projetos e plantas de casas geminadas
Agora que você já conhece as principais vantagens e desvantagens das casas geminadas, vamos a uma seleção de plantas e projetos 3D que podem te ajudar a até inspirar no momento da obra.
Casas térreas geminadas
Neste projeto de casa térrea, a construção é de 84m² para cada casa. Em cada casa a composição é de uma suíte e mais dois quartos, sala de jantar integrada a cozinha e sala de estar/ TV separada. Na área externa ainda há uma pequena área de serviço que tem acesso pela cozinha e na frente garagem sem cobertura para um carro. Para combater o possível problema de falta de circulação, a parede compartilhada torna-se apenas um caminho para o corredor, e quartos e banheiros ficam direcionados para o lado oposto, permitindo que todos os ambientes da casa tenham janelas.
Nesta proposta para a casa térrea, a fachada tem um design arquitetônico mais moderno por conta das janelas de vidro, que garantem luminosidade para a casa, e do telhado embutido. O projeto da casa conta com 69m² e com 3 dormitórios, sendo uma suíte. Para aproveitar melhor o espaço, a sala é integrada à cozinha americana, e o balcão substitui o uso de uma mesa de jantar.
Para quem está em busca de um projeto de casa geminada com garagem coberta, esta proposta é uma ótima escolha. O planta é de uma casa com 83m² e dois dormitórios (sendo uma suíte). No espaço interno, há um jardim de inverno que garante a circulação de ar e dá um toque de verde para a decoração. Uma maneira de valorizar os espaços e dar amplitude a casa, foi através da estratégia de usar ambientes integrados – sala, sala de jantar e cozinha americana.
Se a ideia é investir em um casa térrea pequena e simples, este projeto é ideal. Aqui a área total construída de cada casa é de 55m² e a residência tem dois quartos, que dividem o mesmo banheiro, que também funciona como banheiro social. Na entrada, o espaço é dividido entre sala, sala de jantar e cozinha, mantendo todo o espaço integrado.
Com 70m² de construção, o projeto e planta incluem uma fachada de casa térrea com telhado aparente, e na área interna, sala de estar integrada com cozinha. No restante do projeto, ainda há uma suíte e mais dois quartos; e para garantir a circulação de ar no banheiros, a estratégia foi por um pequeno jardim de inverno.
Mais projetos
Sobrados geminados
Se a frente do terreno é estreita, mesmo assim dá para dividir a área para um projeto de sobrado geminado, como nessa proposta. A área total de construção é de 135m² para cada sobrado. O andar térreo se divide entre sala, sala de jantar, lavabo, cozinha, despensa, lavanderia e mais uma banheiro. Já o pavimento superior é composto pelos quartos – sendo um suíte com sacada e mais dois dormitórios que dividem um banheiro.
Se a intenção é de um sobrado pequeno, este projeto com 71m² é ideal. Na proposta, os cômodos são menores, e no andar térreo cozinha e sala se integram. Já o segundo é composto por dois quartos, ambos com sacada e um banheiro. O projeto inclui ainda uma garagem coberta que fica na frente da casa.
A proposta para o sobrado geminado neste projeto é de uma construção de 90 m², onde o andar térreo conta com garagem coberta, sala integrada a sala de jantar, lavabo, hall para a escada e cozinha separada. O pavimento superior fica reservado para os quartos – sendo 2, banheiro, e mais uma suíte, com uma pequena sacada que fica direcionada para a fachada da casa.
Com 75m² de construção o sobrado tem dois dormitórios, ambos com sacada e localizados no andar superior da casa. Já no andar térreo, ficam os ambientes integrados – sala e cozinha americana; um lavabo e uma área de serviço que tem acesso pela cozinha. Para a arquitetura da fachada, a escolha foi pelo telhado aparente, e detalhes em pedras decorativas, que dão um charme especial para a pintura e valorizam a frente da casa. O recúo na construção cria um espaço na frente da casa, que é ideal para guardar um carro, mas o projeto não conta com garagem coberta.
Mais fotos
Gostou das dicas e projetos de casas geminadas? Conta qual o seu modelo preferido nos comentários.