Plataforma Elevatória【2024】– O que é | Tipos | Quanto Custa

Muitos aparelhos e materiais são necessidades construtivas que favorecem a execução de diversos serviços. Um grande exemplo é a plataforma elevatória.

O nome parece confuso e remete a outros termos, mas esse aparelho é muito comum nas obras e em locais que precisam de trabalhos em altura.

Para entender melhor do que se trata, quais são os tipos, o preço e outras características, acompanhe o conteúdo com muitas informações relevantes.

plataforma elevatoria tesoura

Saiba o que é plataforma elevatória | Pinterest

plataforma elevatoria tesoura grande

Modelo usado em diversos projetos | Pinterest

plataforma elevatoria para galpao

Essencial para obras e uma série de projetos em altura | Pinterest

O que é plataforma elevatória?

Como o próprio nome indica, plataforma elevatória é um tipo de máquina para realização de trabalhos em altura, capaz de transportar os profissionais a qualquer local, como uma espécie de elevador industrial.

Segundo especialistas, é essencial para obras e construções, sobretudo para ações em fachadas ou construção de prédios e locais com mais de dois pavimentos. Além disso, é amplamente utilizada em galpões, em fábricas, em pavilhões, etc.

como e uma plataforma elevatoria

São várias alturas diferentes, de 8 a 40 metros | Pinterest

De modo geral, a plataforma eleva a pessoa a lugares de difícil acesso, controlada de forma automática e de acordo com as necessidades do usuário. Assim, o trabalhador pode realizar manutenções, pinturas e uma série de serviços de forma efetiva, prática e segura.

As plataformas elevatórias costumam ser chamadas também de plataformas aéreas e substituem tranquilamente escadas e andaimes, obviamente, com total segurança. São versáteis e fáceis de manipular, essenciais para o trabalho de pintores, eletricistas, estoquistas, operários, etc.

plataforma elevatoria em construcoes

Opção para obras e construções | Pinterest

O uso acontece tanto em áreas externas quanto internas. Para isso, há muitos tipos disponíveis que podem ser comprados ou alugados, de acordo com a necessidade do contratante. Por fim, funciona em diversos tipos de solo, mas quanto mais reto e nivelado, melhor.

plataforma elevatoria ideias

Opção para trabalhos externos | Pinterest

Tipos de plataforma elevatória

Antes de conhecer melhor os dois tipos de plataforma elevatória, é importante saber detalhes do funcionamento. Em ambos casos, elas são capazes de elevar a grandes alturas.

Em questão de segurança, todas devem seguir as instruções e normas baseadas em órgãos competentes. Já a manipulação é toda automatizada, executada de forma simples.

como usar plataforma elevatoria

Opção para galpões e fábricas | Pinterest

Além disso, existem os modelos a diesel e elétricos. O primeiro é indicado para pisos irregulares e locais abertos, como obras e construções. Funciona a base de óleo, sem necessidade de eletricidade.

Já a outra versão precisa de gerador ou tomada, indicada para ambientes internos e externos, geralmente em piso regular para garantir uma boa manipulação. Por ser elétrica, ela vem sempre com bateriais e carregadores.

plataforma elevatoria na obra

Trabalhos simples usam essa plataforma em vez de escadas | Pinterest

Veja os tipos mais convencionais:

Plataforma articulada

Para se ter ideia, a plataforma articulada alcança mais de quarenta metros de altura, seja de modo horizontal ou vertical. A base é movida por rodas e o braço é comprido e, como o próprio nome revela, articulado.

Sendo assim, é um modelo bem versátil, para trabalhos que precisam de ambos tipos de elevação. Por isso, é a versão mais convencional e conhecida do mercado.

Segundo especialistas, é fácil de manipular, é manobrável e não gera ruídos, principalmente se for elétrica. Além disso, altura e posicionamento são facilmente ajustáveis. Uma boa opção para áreas internas e externas.

plataforma articulada

Modelo de plataforma articulada – Foto: Armac

Plataforma tesoura

A plataforma tesoura tem um formato peculiar, em que seu mecanismo funciona como se fosse uma tesoura fazendo um recorte. É uma versão mais básica capaz de atingir até 14 metros de altura.

Sendo assim, é ideal para pequenas obras e para trabalhos que não demandam tanta altura, para galpões e fábricas. O modelo de elevação é vertical, ideal para ações rápidas, como organização de prateleiras, pintura de fachadas e pequenas manutenções.

Além disso, a plataforma tesoura é ideal para carregar pouco peso, cerca de 150 quilos, sem grandes volumes, pois sua cesta tem cerca de 1 a 2 metros de comprimento.

Ou seja: é um modelo automatizado, prático e super seguro, ainda mais em comparação com andaimes e escadas, por isso está fazendo sucesso em muitos projetos.

plataforma tesoura

Modelo de plataforma tesoura – Foto: Armac

Quais os requisitos de segurança?

A utilização da plataforma elevatória é baseada em alguns requisitos de segurança. Os principais se referem às normas regulamentadoras 11 e 35.

A NR 11 dispõe em relação ao transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais, além de normas de segurança para operação de elevadores, guindastes, transportadores industriais e máquinas transportadoras. Já a NR 35 é referente à segurança do trabalho em alturas além dos 2 metros.

Sendo assim, para a utilização da plataforma elevatória, é essencial que o profissional faça o curso referente e tenha o certificado.

plataforma elevatoria estilo tesoura

Modelo tesoura convencional no mercado | Pinterest

plataforma elevatoria para manutencao

Ideal para fazer manutenções com segurança | Pinterest

plataforma elevatoria em ambiente interno

A plataforma é essencial para manutenções em shoppings e grandes lojas | Pinterest

Da mesma forma, deve saber como funciona o equipamento, os controles de operações, quais são os modelos, o padrão de elevação, sistema de ar, funcionamento elétrico ou hidráulico, enfim. O bom uso da plataforma garante segurança ao profissional e eficiência no trabalho.

De modo geral, é fácil aprender como manusear a plataforma elevatória. Indicamos, porém, que você tenha um empregado especializado e designado para esse serviço, sempre com base nas normas técnicas.

plataforma elevatoria para fachada

Para a pintura e manutenção de fachadas | Pinterest

plataforma elevatoria em galpao

Para pequenas manutenções no teto | Pinterest

Quanto custa em média? #preço

Se você pretende contar com a plataforma elevatória em seu projeto, vale adquirir em uma loja específica ou alugar em empresas especializadas.

De modo geral, há modelos que elevam a partir de 12 metros até mais de 40 metros. Tudo depende da sua necessidade, se pretende contar com uma versão articulada ou tesoura.

Há uma série de versões e marcas disponíveis no mercado. Uma plataforma básica custa a partir de 5 mil reais. Já as mais sofisticadas custam cerca de 30/60 mil reais.

plataforma elevatoria grande

As plataformas são pesadas e devem ser transportadas em caminhões | Pinterest

Por isso, muitas pessoas preferem alugar. Nesse caso, o preço varia conforme a sua região, o tipo de plataforma e os dias de utilização. Sendo assim, pesquise e faça orçamentos.

Em muitos sites, é possível simular de acordo com: ambiente de trabalho (interno ou externo), nivelamento do piso, serviço a ser executado (manutenção, montagem, instalação, pintura, eventos, etc; a altura necessária (de 8 a mais de 20 metros).

plataforma elevatoria como usar

Acima de tudo, muitas empresas vendem e alugam plataformas de vários modelos | Pinterest

Avalie o serviço a ser realizado e contate as empresas de aluguel. Com certeza sai mais em conta do que comprar – ao menos que você precise de um equipamento desses com frequência, todos os dias, por exemplo.

plataforma elevatoria grande ideias

Pesquise e encontre a plataforma elevatória ideal para o seu projeto | Pinterest

plataforma elevatoria aluguel

De fato, você pode alugar em muitas empresas específicas | Pinterest


Enfim, a plataforma elevatória é um acessório que ganha cada vez mais relevância em vários projetos, seja em obras ou em outras necessidades.

Gostou de saber mais sobre essa máquina? Tem dúvidas? Conte pra gente! Boa sorte e até mais!

Você pode gostar...