Aço corten – O que é? + 72 ideias incríveis de uso na decoração!
Na construção civil e nos projetos arquitetônicos há uma infinidade de materiais, alguns são mais comuns e frequentes, e outros podem ser tendências que chegam para valorizar ainda mais o projeto, como é o caso do aço corten, um material que tem se tornado cada vez frequente nos projetos.
E se você já ouviu falar sobre esse tipo de material ou isso ainda é novidade para você, é hora de descobrir mais sobre esse tipo de aço e ver as aplicações que o material pode ganhar, seja no projeto de construção ou na área decorativa.
Dúvidas frequentes – FAQ
O que é aço corten?
O aparecimento desse material aconteceu por volta dos anos 30 no Estados Unidos, e inicialmente esse tipo de aço era usado apenas na construção de vagões.
A partir da década de 60 o material se difundiu para a área de construção civil e arquitetura, e assim passou a ser usado com mais frequência para projetos residenciais e até comerciais.
Apesar de ser bastante conhecido como aço corten, o nome original desse material é aço patinável, já que o aço passa por um processo de pátina, onde sofre uma oxidação e cria uma película anti-ferrugem. Esse processo de pátina deixa o aço com características de enferrujado e coloração avermelhada.
O nome popular se refere à marca Corten, Cor-Ten. Além disso, também é frequente ver esse tipo de aço nomeado como aço Cosacor ou Niocor, que também referem-se a fabricantes.
Quais suas vantagens?
- Leveza: apesar de ser um tipo de aço, essa versão é mais leve que o aço comum, o que possibilita maiores chances de aplicação do material.
- Resistência: o processo que dá aparência de ferrugem ao aço não diminui a vida útil do material, pelo contrário, esse tipo de aço é mais resistente que o aço comum e o processo de pátina faz com que o aço tenha mais resistência a corrosão, podendo ser três vezes mais resistente que o aço comum.
- Sustentabilidade: o material de metal é uma boa escolha para projetos sustentáveis, já que é 100% reciclável.
- Beleza: um ponto indiscutível do aço patinável é o caráter estético que o material adiciona ao projeto, agregando ainda mais valor ao resultado final.
- Instalação: um dos pontos positivos da escolha desse material é o fato de ser de fácil instalação, uma vez que as chapas de aço podem ser instaladas rapidamente.
- Manutenção: ao contrário de muitos outros materiais e revestimentos, o aço patinável tem a vantagem de ser bastante resistente e duradouro o que dispensa manutenções frequentes.
Existem desvantagens?
O aço patinável é um material repleto de vantagens e uma delas é a resistência a corrosão, mas isso não indica que o material não sofra com desgaste, e esse é um ponto negativo.
Apesar de ser bastante resistente, em algumas condições o aço patinável pode sim ter um processo mais acelerado de corrosão, como é o caso de ser exposto a condições de maresia ou enterrado em local úmido.
Apesar de ser um ponto negativo, esse problema pode ser evitado com uma camada de tinta anticorrosiva, evitando que o aço venha a sofrer corrosão.
Quanto custa em média? #preço
Para quem está pensando em investir nesse tipo de aço, o preço médio da chapa é de R$ 178,51 m², em vendedores do Mercado Livre.
Dicas de decoração com aço corten
Aço corten na fachada
O aço patinável é um material com bastante versatilidade de uso, mas uma escolha frequente é do uso de aço em fachadas modernas, como mostra este projeto.
Para a ideia de aplicação de aço na fachada, a proposta aqui traz uma casa com características de arquitetura moderna, marcada por linhas retas e telhado embutido.
A arquitetura moderna também traz o mix de materiais, e aqui o destaque fica para o aço patinável, que aparece em detalhes da fachada contrastando com a alvenaria branca e com as janelas em vidro.
Aço corten na sala
A aplicação do aço não precisa ficar restrita apenas ao ambiente externo, pelo contrário, o material de metal é uma ótima aposta para dar um mix de moderno e industrial ao interior do lar.
Como ideia para usar aço patinável na sala, a proposta aqui foi para um projeto moderno em que a parede ao fundo do sofá foi revestida com as chapas de aço.
No projeto, a parede de aço ainda traz o charme de um nicho embutido, que chama atenção para essa parede.
Para o revestimento de metal ficar integrado ao restante do ambiente a aposta foi por usar cores neutras no restante do projeto, como cinza, e trazer detalhes em metal preto, como a mesinha de centro e a escultura de parede fixada sobre o aço, mantendo assim a harmonia entre os elementos de metal.
Aço corten na cozinha
Entre as aplicações do aço patinável em projetos de interiores uma das possibilidades é usar o material na cozinha, como mostra este projeto de uma cozinha moderna.
O ambiente da cozinha traz armários planejados com vidro reflecta, passando um estilo mais contemporâneo.
Para criar uma proposta moderna e com mix de materiais, uma parede pequena da cozinha foi revestida com aço patinável, que passa a ideia de um metal enferrujado.
O contraste entre o vidro reflecta e o metal criam um efeito incrível e assim a cozinha fica com ares super modernas, tendo o mix perfeito entre elementos de diferentes estilos.
Aço corten no quarto
O material em metal pode trazer uma aparência mais fria para o ambiente, e para usar o material no quarto sem passar sensação de frieza, uma das possibilidades é usar o elemento em móveis, como mostra o projeto.
Para o ambiente, a ideia foi de fazer uma estante de aço corten suspensa, que traz nichos e espaço para a TV.
O móvel suspenso combina com o quarto em estilo industrial, e a escolha por elementos de cores mais fortes tira dá o equilíbrio perfeito para o quarto ficar com sensação de aconchegante.
Aço corten no banheiro
Entre as ideias para aplicar o uso de metal no ambiente do banheiro, uma da possibilidade é substituir os clássicos revestimentos cerâmicos por chapas de aço, como mostra este projeto.
Para a inspiração, a ideia foi de usar chapas de aço patinável revestindo as paredes internas do box, o que cria um efeito de destaque para essa área do banheiro, uma vez que o restante do espaço é composto por cores neutras, como branco.
Para destacar ainda mais o revestimento em metal, o box de vidro incolor é a escolha perfeita, pois mantém em destaque a visão interna do box.
Nesse caso, é indicado o uso de uma camada anticorrosiva sobre as chapas, uma vez que o metal ficará em contato direto com água.
Aço corten na área externa
O aço corten é um material bastante resistente e por isso pode ser usado em projetos de áreas externas, como mostra esta proposta.
Para a ideia da área externa, o aço aparece como estrutura do telhado de vidro, formando toda a cobertura da varanda, e criando o mix perfeito para o estilo moderno.
O metal ainda aparece como revestimento de uma das paredes da varanda, criando um ponto de equilíbrio entre os diferentes usos do aço e sendo uma opção moderna de revestimento para varanda.
Porta de aço corten
As possibilidades de uso para o aço corten são inúmeras, e uma das aplicações desse material é em portas, como mostra este modelo de porta principal.
No projeto, a porta pivotante em aço patinável foi a escolha para ser usada como porta principal, e a escolha foi perfeita, uma vez que o material é bastante resistente para ficar exposto, além de acrescentar um toque moderno e industrial para a casa.
Na proposta, a porta tem design simples e o charme fica para o metal com características enferrujadas.
Você já conhecia esse material? Conta aqui nos comentários o que achou da proposta e qual aplicação você mais gosta.