Portão de Metalon: +36 Modelos Incríveis, Preços e Vantagens!
O portão de metalon é um modelo bastante utilizado nos lares brasileiros, e a escolha do material versátil é comum para quem pensa em fazer um portão para a fachada.
E apesar de ser bastante comum, você sabe quais as vantagens do portão de metalon? Para entender melhor sobre esse tipo de portão e conferir modelos, é só seguir a leitura e descobrir mais sobre portão de metalon.
O que é metalon?
Metalon é um termo utilizado para denominar um tubo de aço carbono, e que é comum em formatos quadrados ou retangulares.
Para dar o formato quadrado ou retangular ao tubo de aço carbono, é feita uma espécie de costura em uma de suas quinas, mantendo o tubo fechado.
Há também a opção de metalon galvanizado, em que a estrutura de tubo que recebe uma fina camada de zinco, o que garante a denominação de galvanização e dá maior resistência ao material, que fica resistente a corrosão e ações do tempo.
Vantagens do portão de metalon
O portão metalon apresenta muitas vantagens comparadas a outras versões de portões, e alguns dos pontos positivos desse tipo de material para portão são:
- Resistência,
- Versatilidade,
- Ação antioxidante e anticorrosiva,
- Leveza,
- Funcionalidade,
- Ação decorativa,
- Facilidade de conservação.
Fotos e modelos de portão de metalon
Portão de metalon de correr
Uma das opções mais clássicas do modelo em metalon é o portão de correr, uma opção versátil para otimizar o espaço, uma vez que modelo desliza sobre trilhos e corre para o lado.
O metalon para o portão de correr é bastante versátil, pois é leve e fácil de deslizar o portão, seja manual ou automático.
O metalon no portão de correr ainda é uma vantagem em relação à sua versatilidade, podendo criar estilos únicos para complementar a decoração e estilo da fachada.
Portão de metalon basculante
O modelo basculante também é conhecido como portão de elevação, e é uma alternativa para quem sofre com a falta de espaço para abertura do portão, uma vez que ao ser aberto o portão é elevado e fica no sentido horizontal.
A versão basculante em metalon traz inúmeras vantagens, e a principal delas é a leveza do material, sendo uma ótima opção para que o portão de elevação não fique pesado ao ser aberto.
Dessa maneira, a escolha do metalon para a abertura basculante deixa o portão mais leve e se torna uma ótima opção para ser automatizado, exigindo um motor menos potente, e consequentemente mais barato, para a elevação do portão.
Portão de garagem em metalon
O metalon é um material bastante versátil para diferentes projetos e se torna uma ótima opção para o portão da garagem.
O modelo para garagem pode seguir diferentes estilos, reunindo opções de correr, de elevação, ou até mesmo 2 folhas, de acordo com a necessidade do projeto.
Por conta da versatilidade do metalon, é possível escolher diferentes estilos de abertura para a garagem, além da variação nos desenhos que podem ser feitos através dos tubos de aço, combinando o portão com o estilo da fachada.
Portão simples e pequeno de metalon
Entre os variados estilos para abertura de metalon, uma das opções pode ser a versão pequena e simples.
A versão simples costuma ser uma escolha bastante comum para quem deseja fazer uma entrada social ou até mesmo para um portão de garagem funcional, e que dispensa a necessidade de ser um modelo com design único.
As versões simples de metalon costumam utilizar os tubos nos sentidos horizontal ou vertical, dando características simples para o modelo de portão e combinando com diferentes estilos de projetos.
Quanto custa em média? #preço
O preço do portão feito de tubos de aço pode variar bastante, e fatores determinantes para a variação de preço são dimensões do portão e estilo.
As versões mais baratas são os portões simples e sem galvanização, tendo custo mais acessível que modelos de portão em ferro.
Um modelo de abertura social em metalon costuma custar a partir de R$ 400, enquanto uma versão maior para garagem não sai por menos de R$ 1000.
Você já conhecia esse tipo de portão? Compartilhe conosco o que acha desse material e se já considerou utilizá-lo na frente da residência.