Mini cactos – 35 fotos apaixonantes e como cuidar corretamente!

Os mini cactos estão super na moda, mas não é à toa, não. Além de fofos, eles cabem em qualquer espaço e são uma ótima opção para quem deseja levar um pouco de verde para sua casa mesmo sem ter tempo para cuidar. Também são excelentes para presentear e dar como lembrancinhas de festas.

Ideias de mini cactos para festas

Ideias de mini cactos para festas

Super fáceis de cultivar, os cactos de modo geral conquistaram o gosto de muitas pessoas. Sem necessitar de tantas regas e se adaptando bem em diversos ambientes, eles têm brotado nas casas, nos apartamentos, bem como nos escritórios.

Juntamente com as suculentas, que são consideradas suas “primas” bem próximas, eles têm potencial ornamental impressionante. Mesmo as versões minúsculas conseguem transformar a decoração.

Mini cactos 4

Mini cactos estão na moda atualmente.

Por estar em voga, o mercado se aproveita para lançar tendências atrás de tendências. Então você encontra cactos de tudo quanto é jeito por aí. E vale dizer que conseguimos encontrar exemplares até mesmo em supermercados, para se ter uma ideia do quanto estão disseminados.

O que acha de conhecer mais sobre os mini cactos? Elaboramos um post completo para falar acerca dos principais cuidados, preços e formas de aproveitá-los na decoração de ambientes e festas. Acompanhe agora mesmo!

Mini cactos 3

Conheça com a gente tudo sobre os mini cactos

Como cuidar de mini cactos?

Antes de sair comprando mini cactos a torto e a direito, é bacana conhecer quais são as características dessas pequenas plantas. Para começar, elas fazem parte da família botânica Cactaceae, que atualmente possuem mais de 2 mil espécies representativas.

Fisicamente, os cactos, mini ou tradicionais, apresentam espinhos em toda a sua extensão. Só que esses espinhos são, na verdade, folhas não desenvolvidas e que ganharam novas funcionalidades. Eles a protegem contra predadores, evitam grandes perdas d’água e ajudam na respiração.

Mini cacto super fofo

Pela capacidade de acumular água em grandes quantidades em seu interior por muito tempo, os cactos conseguiram se adaptar ao longo dos séculos em ambientes áridos e semi áridos, com temperaturas elevadíssimas. Dessa forma, se mostram plantas pouco exigentes no que se refere às regas e incidência de sol.

Por isso que eles são tão procurados por pessoas que têm rotina corrida e que não têm tempo para cuidar de plantas diariamente! Os mini cactos decoram, dão um toque de natureza e ainda não dão trabalho. São a escolha perfeita!

Lembrancinhas em latas decoradas

Mini cactos em latas decoradas

Confira algumas dicas preciosas para você cultivar e cuidar de seus mini cactos!

Lugar ao sol

Os cactos vêm de climas áridos e secos, ou deseja, habitats desérticos. Sendo assim, necessitam muito do sol por completo, tanto da luz quanto do calor.

A dica é que você coloque seus mini cactos em conexão direta com o sol pelo menos 3 vezes por semana. Mesmo que eles fiquem dentro de casa ou em janelas que não batam sol, segundo especialistas, é indicado proporcionar esses momentos.

Há a tendência de decorar banheiros com essas pequenas plantas, no entanto, se esse é seu desejo, perceba se ali bate o mínimo de sol para elas sobreviverem.

Mini cactos

Mini cactos se desenvolvem muito bem em locais com luz e calor solar

Flores falsas x verdadeiras

Hoje em dia é muito comum encontrarmos mini cactos floridos à venda. Eles são vendidos que nem água, às vezes mais do que os demais modelos até, pois as flores bem coloridas realmente chamam a atenção.

No entanto, segundo especialistas, geralmente esses exemplares foram alterados e a flor ali existente é falsa, não faz parte da estrutura do cacto. Se você comprar modelos assim, a indicação é que essa florzinha seja retirada para dar a possibilidade dos cactos se desenvolverem sem restrições. Caso contrário, sua planta não terá uma sobrevida tão longa quanto deveria.

Por outro lado, devemos frisar que os cactos dão sim flores. Elas são bem delicadas e finas, nascendo quase sem que ninguém perceba e indo embora após quatro ou cinco dias.

Vasinho colorido com cactos floridos

Crescimento

O crescimento dos cactos é algo bem interessante. Isso por que é delimitado por questões humanas. Isto é, de acordo com os seus cuidados e suas escolhas, o cacto mostrará um tipo de desenvolvimento.

Os substratos, por exemplo, são potencializadores do tamanho dos cactos. Além disso, se forem plantados em vasos médios ou grandes, vão se sentir “à vontade” para acompanhar isso e crescer também, até preencher o espaço disponível.

A saber, o crescimento desordenado surge por falta de luz – por isso a necessidade das 3 vezes no mínimo de luz solar.

A fim de manter o cacto em seu tamanho mini, basta plantá-lo em vasos pequenininhos, com pouca terra e substrato suficiente.

Mini cactos 2

Quanto maior for o vaso, maior o cacto será. Então você pode limitar o seu crescimento.

Água

As regas, como falamos anteriormente, estão entre os processos mais simples quando falamos de mini cactos. Elas devem ser realizadas a cada 15 ou 20 dias, de acordo com os especialistas em jardinagem. Os vasos devem ser furados para fazer o escoamento adequado e não deixar água acumulada na terra.

Para mini cactos que fiquem expostos diretamente no sol, você pode diminuir esse intervalo de rega para 8 ou 10 dias. Confira se terra está seca e já pode fazer a rega novamente.

Mini cactos 1

Mini cactos podem apresentar flores finas e delicadas que somem dentro de 4 dias

Mini cactos + outras plantas

Os arranjos utilizando mini cactos são muito procurados. No entanto, não é possível misturar qualquer planta a eles.

É preciso que sejam espécies com características semelhantes: adaptáveis a ambientes com sol, quentes e que podem ficar dias sem receber regas. Sendo assim, é muito mais usual fazer um mix de cactos com suculentas.

Continue aprendendo!

🌵 Como Cuidar de Cactos【GUIA COMPLETO】plantar e cultivar!

Vasinhos com mini cactos

Misture mini cactos com plantas que têm características semelhantes

Quanto custa em média? #preço

Ter mini cactos em casa não é só algo pouco trabalhoso. É barato também. O preço baixo é uma outra vantagem dessas plantinhas pequeninas, aumentando ainda mais a sua popularidade.

Sendo facilmente encontrados em casas de jardinagem, lojas de decoração e paisagismo, de utilidades domésticas, bem como supermercados, apresentam um valor bem camarada.

vasinhos divertidos para mini cactos e suculentas

3 reais é a média de preço por unidade dos mini cactos. Geralmente, quando se compra em grande quantidade para lembrancinhas, por exemplo, as lojas tendem a fechar um preço por pacote.

Sugestões de modelos de mini cactos para comprar:

Claro que você pode encontrar modelos que custam mais caro, dependendo da loja, da região, bem como do arranjo em que os mini cactos estiverem. Os vasos e demais ornamentos também podem encarecer o produto.

Mini cacto de lembrança de chá de bebê

Mini cacto de lembrança de chá de bebê

Fotos de mini cactos na decoração

Agora que você já sabe como cuidar, assim como quanto custam os mini cactos, que tal descobrir como incluí-los na decoração?

Pequenos e graciosos, apesar de seus tradicionais espinhos, eles podem ser colocados no décor de qualquer espaço, seja residencial ou comercial.

Mini cactos em vasos coloridos

Na hora de escolher o local, no entanto, lembre-se somente das dicas essenciais para mantê-los bem desenvolvidos: sol e sem umidade.

Os mini cactos podem decorar, por exemplo:

  1. Salas
  2. Cozinhas
  3. Banheiros
  4. Halls de entrada
  5. Quartos
  6. Varandas
  7. Sacadas
  8. Jardins de inverno
  9. Jardins verticais
  10. Escritórios / home office
  11. Lojas
  12. Salas de aula
  13. Festas

Enfim, são plantinhas consideradas coringas da decoração. Então você não terá dificuldades para usá-la em qualquer local que seja.

Cactos como lembrancinhas em vasos

Selecionamos os principais tipos de mini cactos usados atualmente na decoração e mostramos fotos super inspiradoras. Veja só!

Mini cactos com flor

Os mini cactos com flor, como falamos anteriormente, têm sido muito procurados para ornamentação de ambientes ou então lembrancinhas.

Os mais conhecidos e usados são os que têm flores acopladas artificialmente em sua estrutura, não permitindo que a planta continue se desenvolvendo. Mas também encontramos modelos com flores naturais lindas.

Mini cacto com flor pequena

Mini cacto com flor pequena

De uma forma ou de outra, são mini cactos que chamam a atenção e decoram com facilidade. Também são excelentes dicas para presentear ou dar de lembrancinhas em festas diversas (falaremos mais no próximo tópico).

Confira abaixo modelos lindíssimos de mini cactos com flores:

Cacto com flor amarela ornamental

Cacto com flor amarela ornamental

Cactos com flores

Decoração com mini cactos floridos

Decoração com mini cactos floridos

Flores rosas em mini cactos

Mini cacto com flor super delicada

Mini cacto com flor super delicada

Mini cactos com flores coloridinhas

Mini cactos com flores coloridinhas

Trio de vasinhos com mini cactos com flores

Trio de vasinhos com mini cactos com flores

Vaso azul com cactos pequenos floridos

Vaso azul com cactos pequenos floridos

Vaso com suculentas e mini cactos com flores

Vaso com suculentas e mini cactos com flores

Mini cactos para lembrancinha

Dar plantinhas de lembrancinhas se tornou uma tendência moderna. Muita gente tem buscado reformular o formato dos mimos para seus convidados, adotando um olhar sustentável.

Os mini cactos surgem como itens perfeitos para esse conceito, já que possuem tamanho ideal para lembrancinhas de festas.

Cactos para lembrancinhas de casamento

Cactos para lembrancinhas de casamento

Eles são usados para lembrancinhas de quaisquer tipos de festas, desde chás de bebê até casamentos.

Normalmente são requisitados para comemorações que tenham tema rústico ou então que sejam realizadas em ambientes campestres e de veraneio, como sítios ou praias.

Dica de mini cacto de crochê para lembrancinha

Dica de mini cacto de crochê para lembrancinha

No entanto, não há regras para escolher tanto os cactos quanto as suculentas para oferecer de lembrancinhas.

Você pode escolher vasinhos que combinem com a decoração do ambiente / tema e até escrever mensagens de motivação.

Inspire-se com ideias lindas de vasinhos de mini cactos para lembrancinhas:

Diversos mini cactos para lembrancinhas

Diversos mini cactos para lembrancinhas

Mini cacto em vasinho de cerâmica

Lembrancinhas de casamento

Lembrancinhas de casamento

Vasinhos com mini cactos 1

Vasinhos coloridos com mini cactos

Vasinhos coloridos com mini cactos

Mini cactos para lembrancinhas com juta

Mini cacto para lembrancinha de empresa

Mini cactos de EVA

Sabia que também dá para criar mini cactos artesanais? Apostar no EVA é uma das maneiras mais simples e econômicas.

Hoje em dia há até modeladores para EVA em forma de cactos variados. Você pode usar outros materiais para imitar os espinhos.

Frisor para cacto de EVA

Frisor para cacto de EVA

Esses modelos são ótimos para decorar quartos de bebê / infantis, dar de presentes para crianças e de lembrancinhas em festas.

Confira como podem ser os mini cactos em EVA:

Diversos modelos de cactos de EVA

Diversos modelos de cactos de EVA

Mini cacto com flor de EVA

Mini cacto de EVA

Mini cacto decorativo de EVA

Vasos quadrados com cactos de EVA

Vasos quadrados com cactos de EVA

Leia mais sobre o tema:

Cacto de Feltro – 20 Modelos Lindos e Passo a Passo!


E então, curtiu conhecer mais sobre os mini cactos? Esperamos que sim! Qualquer dúvida que tenha sobre essas pequenas plantas, deixe um comentário para a gente abaixo.

Aproveite para ler outros artigos relacionados:

Luminária de Cacto – 40 Modelos Fofos & Dicas de Onde Comprar!

Tipos de suculentas – Principais espécies e 72 lindas inspirações!

Como Cuidar de Suculentas: Guia Completo!

Volte mais vezes para acompanhar novidades sobre decoração. Até uma próxima!

Você pode gostar...