Piso Sobre Piso – Vale a Pena? + Cuidados e Melhores Pisos!

O que é piso sobre piso? Já ouviu falar nessa técnica comum na reforma e decoração de comércios e residências?

De fato, é uma opção prática e sustentável que está agradando cada vez mais pessoas. Para entender melhor sobre a ideia, preparamos este conteúdo completo.

Entenda melhor, saiba quais são as vantagens, melhores tipos e como é feita a aplicação passo a passo.

piso sobre piso

Piso sobre piso: que técnica é essa? | Getty Images

Os revestimentos de uma casa sofrem desgaste com o tempo. Por isso, é essencial se atentar à manutenção. Se necessário, fazer a troca de um modelo por outro.

Entretanto, muitas pessoas ficam desanimadas, pois não querem quebrar todo o piso. De fato, causa a maior sujeira, dá muito trabalho e demanda tempo.

Por isso, especialistas desenvolveram uma técnica muito interessante. Já pensou em instalar outro tipo de piso no revestimento já existente?

Você pode assentar uma opção nova e evitar todos os problemas típicos da troca. Além disso, é uma opção sustentável, que não gera resíduos, além de renovar plenamente a decoração.

piso sobre piso dicas

Aprenda a instalar piso sobre piso passo a passo | Pinterest

Vantagens do piso sobre piso

Quais são as grandes vantagens do piso sobre piso?

Gera muita economia – você evita todo o trabalho de quebrar o piso inteiro, não gera sujeira e tempo de serviço. Assim, não precisa de caçamba para remover os entulhos, de mão de obra especializada, bem como uma série de pontos que levam a gastar um dinheirão.

Sustentável – de fato, o piso sobre piso não gera uma série de resíduos e lixo oriundo da quebra do revestimento antigo. Imagina aonde seria descartado tudo isso? Ao evitar esse problema, o meio ambiente agradece.

piso sobre piso 1

Atente-se ao nivelamento antes da instalação | Pinterest

Reduz serviços e tempo – você não precisa quebrar nem contratar pedreiros para realizar esse serviço. É uma economia de dinheiro e ainda de tempo. Afinal, o novo piso já pode ser instalado diretamente sobre o revestimento existente.

Versatilidade – vale destacar que a técnica serve tanto para o piso (chão) quanto para outras estruturas: paredes, bancadas, pias, cubas, mobiliários, etc.

piso sobre piso 2

Piso escuro combina com amadeirado | Pinterest

piso sobre piso 3

Ideia para renovar a entrada da sua casa | Pinterest

piso sobre piso 4

Diferença entre um cômodo e outro | Pinterest

piso sobre piso 5

Atente-se às diferenças entre os ambientes | Pinterest

piso sobre piso 6

Veja uma opção interessante para renovar a décor da sala | Pinterest

piso sobre piso 7

Uma versão amadeirada também é elegante | Pinterest

Renovação total – a troca pode ser feita quando o revestimento está velho ou quebrado, mas também se você pretende dar um up na decoração da sua casa. Assim, você pode renovar com um piso bem diferente, de outra cor, material, estampa, enfim.

Há alguma desvantagem na técnica piso sobre piso?

Segundo especialistas, em alguns casos, a sobreposição causa uma elevação no piso, o que fica evidente se você instala em apenas um ambiente.

Por exemplo: se a técnica é aplicada somente na sala, você verá uma diferença de um cômodo para o outro. Então, preste atenção na hora do assentamento.

piso sobre piso ideias

Renove a sua cozinha com essa técnica | Pinterest

Melhores tipos de piso para usar

Vale destacar que essa técnica não é indicada para todos os tipos de piso. Sendo assim, você deve escolher a versão ideal para instalar. Entre os melhores estão:

Pisos vinílicos

Segundo especialistas, os vinílicos são os mais indicados para a técnica piso sobre piso. Chamam atenção pela versatilidade e pela fácil instalação.

O sistema de assentamento é simples e rápido, de boa aderência. Além disso, possuem espessura de cerca de 3mm, evitando o problema de desnível no chão.

Os pisos vinílicos são fáceis de limpar e garantem um bom visual na decoração do cômodo. Também podem ser instalados em áreas molhadas e úmidas, bem como em lugares mais quentes.

Para um bom nivelamento, é essencial que a área esteja bem limpa e preparada para a instalação. Assim, você pode colocar pisos vinílicos da estampa e cor que mais gosta. Em todo caso, conte sempre com a ajuda de um profissional.

piso sobre piso 8

A opção preta deixa a decoração sofisticada | Pinterest

piso sobre piso 9

Piso lindo que renova o ambiente | Pinterest

Pisos laminados

Outra opção perfeita: pisos laminados, ideais para áreas secas e que não sofrem com a alta umidade. São fáceis de instalar e chamam atenção pela praticidade.

Geralmente, são aplicados sobre uma manta, principalmente quando a base está bem nivelada. Para se ter ideia, os pisos laminados são mais variados que os vinílicos.

Sendo assim, você pode comprar modelos que lembram madeira, concreto, assim como várias cores e estampas diferentes. Faça uma boa pesquisa nas lojas e escolha o ideal.

piso sobre piso 10

Você também pode instalar em paredes e outras superfícies | Pinterest

piso sobre piso 11

O piso branco é ideal para iluminar o ambiente | Pinterest

Piso estilo cimento queimado

Muitos especialistas recomendam o piso estilo cimento queimado. De fato, é uma opção super resistente ao desgaste, uma das melhores opções para cobrir um piso feio e que precisa ser trocado.

Chama atenção pelo preço acessível, assim como a manutenção simples e impermeabilidade (resistência à água). A versatilidade é tanta que o piso cimento queimado pode ser instalado em outras estruturas, como paredes e móveis.

Entretanto, a parte ruim é que esse piso absorve bastante sujeira e líquidos. Sendo assim, pegue firme na limpeza frequente para manter o ambiente com uma ótima aparência. Por fim, não é indicado para áreas molhadas, pois fica escorregadio em contato com a água.

piso sobre piso 12

Veja como é simples a instalação | Pinterest

Como é feita a aplicação? #dicas

Como aplicar o piso sobre piso passo a passo? Antes de instalar, tenha em mente algumas dicas. 

  • Se a porta abre para dentro, ou seja, no sentido interno do ambiente, atente-se ao nível do piso. Se necessário, faça um ajuste de altura.
  • O piso novo deve ter uma aderência perfeita ao antigo.
  • Caso note problemas como piso oco ou estufado, é sinal de problema. Nesse caso, se afeta mais de uma peça, a melhor coisa é remover tudo mesmo, refazendo o revestimento completamente.
  • Atente-se ao escoamento e o caimento de água. O novo piso deve ter caimento direcionado para o ralo, para evitarn problemas futuros.
  • Conte sempre com o trabalho de um profissional para realizar a técnica piso sobre piso. Faça orçamentos e escolha os melhores especialistas para que o assentamento fique impecável.
  • Escolha um piso bonito e adequado para o ambiente. Pense também na decoração do espaço.
piso sobre piso 13

Uma opção simples de instalar | Pinterest

Instalação do piso sobre piso

Limpeza

Comece com uma boa limpeza por toda a área. Atente-se ao estado do piso antigo e retire peças ocas, soltas e estufadas. Além disso, retire toda a sujeira.

Tenha em mente que o piso estufado ou oco pode ser sinal de um vazamento ou infiltração. Então, corrija o problema antes de fazer a instalação.

Outra dica é retirar pelo menos uma peça do piso antigo para verificar o estado do contrapiso. Se estiver tudo certo, o assentamento pode ser realizado tranquilamente.Por fim, limpe bem toda a superfície usando produtos como detergentes e desinfetantes.

Reajuste e marcação no piso

Para manter tudo nivelado, escolha um revestimento de cerca de três milímetros. Os modelos vinílicos, laminados e de cimento queimado são os mais indicados. Mas, se necessário, é primordial fazer o reajuste para que o piso fique com a mesma altura em todos os ambientes.

Depois, comece a marcação do piso. Posicione cada placa inteira antes de aplicar a argamassa. Desse modo, você verá como serão feitos os recortes de piso para os cantos.

piso sobre piso 14

Piso branco sobre madeira | Pinterest

Aplicação da argamassa

Faça a preparação da argamassa segundo as instruções do fabricante. Depois, aplique na base do piso antigo e na parte de trás do piso novo.

No assentamento, aplique a argamassa nas extremidades e no centro da peça. Essa técnica, conhecida como sistema de borrões, evita a movimentação das placas ou que descolem posteriormente.

Limpeza do piso novo

Para evitar manchas nas placas novas, limpe usando uma esponja. Espere secar bem antes de fazer aquela limpeza geral. Assim, o cômodo fica plenamente renovado.

piso sobre piso 15 1

Modelo branco para piso sobre piso | Pinterest


Enfim, o que achou da técnica piso sobre piso? Pretende investir nessa alternativa? Siga as dicas e deixe um comentário caso tenha dúvidas. Boa sorte e até mais.

Você pode gostar...