Como Plantar Cebola?【2025】– Dicas e Passo a Passo Fácil
A cebola é um ingrediente comum na cozinha e faz parte de diversas receitas, mas além de ser curinga na culinária, esse alimento também é repleto de benefícios, e pode fazer parte de um horta caseira, mas você sabe como plantar cebola?
Se você sempre foi às compras e garantiu a cebola no mercado ou hortifrúti, é provável que você não saiba como plantar cebola, mas nunca é tarde para aprender.
Então, quem sabe agora não é a hora de ter uma horta em casa e aproveitar as dicas e passo de como plantar cebola?! Assim, você pode garantir esse alimento sempre fresco na alimentação, aproveitando todos os benefícios para a saúde.
Benefícios da cebola
A cebola é um alimento repleto de benefícios à saúde, e algumas da vantagens de consumir esse alimento são:
- Combate gripes e resfriados: a alicina é uma substância presente na cebola e obtida com quando o alimento é triturado, trazendo propriedades antivirais, antibacterianas e antifúngicas. Essas propriedades ajudam no combate a resfriados e infecções. Além disso, a cebola também tem vitaminas A e C, que ajudam no fortalecimento do sistema respiratório.
- Auxilia no emagrecimento: o alimento com poucas calorias tem como vantagem ter uma boa quantidade de fibras, promovendo a sensação de saciedade e auxiliando no funcionamento intestinal. Além disso, o alimento também ajuda na eliminação de toxinas, prevenindo a prisão de ventre e retenção de líquidos. O auxílio no emagrecimento também pode vir de uma substância chamada quercetina e presente na cebola, que ajuda a acelerar o metabolismo e queimar gordura.
- Proteção ao coração: a quercetina presente na cebola ajuda na prevenção a formação de coágulos no sangue, o que melhora a circulação sanguínea e regula as taxas de colesterol. Outra substância presente no alimento é o sílicio, que previne o envelhecimento de veias e artérias, garantindo proteção ao coração.

A cebola é um alimento repleto de benefícios à saúde
- Combate o envelhecimento: a concentração de vitaminas A, C e E, além de enxofre, selênio e antocianina tornam a cebola um alimento antioxidante, o que combate os radicais livres, que causam o envelhecimento precoce. Além disso, a vitamina C é importante na produção de colágeno, dando firmeza a pele e prevenindo a formação de rugas e marcas de expressão.
- Auxilia no controle a hipertensão: a presença de potássio na cebola é ideal para eliminar líquidos do corpo, diminuindo o excesso de sódio no organismo, o que pode causar a elevação da pressão arterial.
- Controle da diabetes: ao triturar a cebola é possível obter uma sustância chamada glucoquinina, que é uma espécie de insulina vegetal, auxiliando a regular a presença de açúcar no sangue e controlar a diabetes.
Como plantar cebola? – Passo a passo
Para o plantio de cebolas, uma dica importante é o ambiente, e nesse caso é ideal que as cebolas sejam cultivadas em local com bastante incidência de luz solar e durante a maior parte do dia.

A cebola deve ser cultivada em local com bastante incidência de sol
Escolhendo o local de cultivo, o plantio pode ser feito de 3 maneiras:
- Semeadura direta: processo realizado em uma só etapa, em que as sementes são distribuídas no local definitivo de plantio.

O plantio por sementes no local de cultivo é chamado semeadura direta
- Transplante de mudas: nesse processo, a parte inicial é de semear a cebola em canteiros ou recipientes para fazer mudinhas, como bandejas. A segunda etapa é quando as mudas já estão desenvolvidas e com 2 ou 3 folhas, sendo transferidas para o plantio na área definitiva para o cultivo.
- Plantio por bulbinhos: o processo começa pela semeadura densa e após a colheita dos bulbinhos é necessário esperar pela quebra de dormência, que pode demorar até 30 dias. Com a quebra da dormência, é possível transferir os bulbinhos para o local de cultivo.
Para o processo de semeadura, a melhor época de plantio é entre maio e junho, períodos com menores índices pluviométricos, o que evita a formação de fungos nos bulbos.
Para a plantação através de bulbinhos (cebolas miúdas), a indicação é que o plantio seja feito de fevereiro a abril.
Passo a passo para plantar cebola em vaso
Se você não tem espaço para uma horta grande, uma alternativa é o plantio em vasos, o que também é uma possibilidade para cultivar cebolas. E para que você possa recorrer a essa alternativa de plantar cebola em vaso, vamos ao passo a passo.
- Para iniciar o processo de como plantar cebola, corte a cebola reservando a parte da raiz;
- Coloque essa parte com a raiz em um recipiente em que a raiz fique em contato com água, mas sem molhar toda a cebola;
- Mantenha a raiz em contato com água por aproximadamente 2 semanas e trocando a água a cada 2 dias;

A raiz deve tocar a água
- Quando a cebola começar a brotar, é hora de fazer o plantio;
- Misture terra com húmus de minhoca e preencha um vaso que tenha ao menos 30 cm de profundidade;
- Plante a cebola que está brotando na terra e mantenha as folhinhas para fora;
- Mantenha o vaso em local que receba bastante luz solar ao longo do dia;
- Faça regas diárias, evitando molhar o vaso em horários com sol;
- Depois de 3 a 5 meses é possível fazer a colheita de cebolas.
Você já conhecia o método de plantio desse alimento? Se você está pensando em fazer um horta caseira, aproveite nossas dicas para plantar o alimento que faz parte de diversas receitas do dia a dia e ainda traz benefícios à saúde.