60 MODELOS DE PORTÕES: Dicas e Fotos!
O ditado “a primeira impressão é a que fica” também é válido para o lar, por isso na hora de focar na fachada é preciso analisar quais modelos de portões são coerentes com seu projeto para garantir um visual harmonioso e marcado pela boa impressão.
Opções de materiais
Portão de madeira
O material é lindo para quem está em busca de um projeto que siga a linha campestre ou rústica, mas também é possível combinar com estilos contemporâneos.
O uso da madeira para a confecção da peça exige que o material seja de origem legal, e que passe por impermeabilização para evitar a deformação. A manutenção desse tipo de portão deve ser anual para manter a beleza da fachada.
Nesse projeto, o modelo segue a linha horizontal vazado e para manter o material sem envergar é preciso ter apoio na parte de dentro.
A casa branca de linhas retas apesar de contemporânea ganhou uma versão de destaque para a entrada. A opção de fazer o muro de madeira de demolição também seguiu para o portão de entrada que ainda ganhou detalhes em ferro.
Nas fachadas, o ícone tomou diferentes formas e foi combinado com sobrado moderno com revestimento de madeira, com tijolos a vista e até muro de alvenaria com cores claras.
A casa no campo também pode ganhar uma entrada ao estilo, como foi o caso desse modelo de madeira e muro também do mesmo material.
Portão de ferro
O material é ideal para quem busca modelos resistentes e com formas que valorizem os detalhes desde a entrada. No entanto, apesar de lindo esse material exige que a pintura esteja sempre renovada para evitar que enferruje (não indicado para cidades litorâneas).
A pintura em tons terrosos é delicada, mas o destaque fica por conta do modelo de ferro trabalhado pintado de azul que dá mais vida e charme a fachada.
Para quem busca um modelo menos trabalhado e que se integre a fachada, as linhas retas são lindas e a pintura marrom fica harmoniosa com a construção.
Aqui o modelo marrom combina com os tons de bege do lar, e as linhas arredondadas e com detalhes deixam o projeto mais gracioso e detalhado.
Portão de alumínio
A versão em alumínio é mais leve que os modelos em ferro, e mais resistentes a corrosão (ideal para a locais de praia). Esse modelo costuma ser mais indicado quando há intenção de automatizar a entrada, já que a leveza do material permite usar tal recurso com mais facilidade.
Os detalhes da entrada ficaram sutis por conta da fachada não ter detalhes e ser de cor clara, mantendo o projeto delicado.
A versatilidade desse material é enorme e por isso é possível inovar bastante na escolha dos detalhes, que podem ser feitos somente com barras lisas ou incorporar desenhos e composições como a madeira.
O metal pintado de branco e com detalhes geométricos destacou a entrada da casa e ao mesmo tempo combinou com o guarda-corpo da sacada.
Portão de vidro
Para combinar com o contemporâneo da fachada, o portão moderno de vidro é lindo e além de dar visibilidade ao lar, ainda mantém a entrada clean.
A escolha desse tipo de material exige cuidados, como o vidro temperado, a fim de evitar acidentes; o que pode deixar o custo um pouco mais elevado que os modelos anteriores.
A fachada clean do sobrado foi complementado pelo muro e portões de vidro, garantindo harmonia com as janelas do lar e permitindo a visão completa da casa.
Mais uma vez o vidro temperado com fundo verde foi utilizado na entrada da casa. Para manter a estrutura, o uso de metal branco foi delicado e combinou com detalhes da casa.
Os diferentes projetos e fachadas tem em comum o uso do vidro na entrada, que serve com marcador de limites, mas sem pesar e carregar a frente do lar.
Mecanismos
Automático
O uso de motor é ideal para quem quer automatizar o portão. A abertura fica mais prática já que é possível abrir a entrada a partir de um controle de dentro do carro e pode ser uma forma mais segura, já que evita sair de dentro do veículo para abrir a entrada.
Ao escolher o motor, também é preciso atentar-se ao tempo de abertura, já que o tempo médio fica em torno de 18 segundos, mas há opções mais rápidas que garantem a entrada em menos tempo.
Outro ponto antes de instalar a abertura automática, é em relação ao modelo e material do portão, que deve ser analisado antes para a escolha correta. Assim, um material mais leve (alumínio) exige motor que faça menos força, ao contrário do ferro que é mais pesado.
Manual
Se a opção automática não estiver dentro do orçamento, vale apostar nas aberturas manuais. Sendo que a opção de correr em trilhos é a melhor escolha para esse modelo já que abre mais facilmente.
A abertura manual em trilhos também é ótima, pois pode ser facilmente adaptada o modo automático, permitindo assim uma melhoria futura sem a necessidade de trocar o portão.
Tipos de abertura
Portão basculante/ de elevação
A fachada pequena e estreita exige atenção no projeto; e uma maneira de solucionar a entrada com pouco espaço foi utilizar o portão de levantar, já que esse usa apenas espaço vertical.
O modelo de elevação que suspende ao ser aberto, pode ser feito de diferentes materiais, mas o ferro é o menos indicado já que costuma ficar com peso excessivo.
A ideia pode ser estendida para mais de uma entrada e assim tornar toda a frente da casa como garagem, permitindo a entrada lado a lado dos veículos.
A única ressalva para esse modelo de abertura é que exige uma pequena distância de estruturas (casa e árvores), pois nada pode impedir a elevação do item.
Portão de correr
Esse modo de abertura é indicado para quem tem espaço na frente, já que o item vai correr para a direção contrária ocupando espaço do muro.
O mecanismo simples é prático e pode ser utilizado manualmente (ideal para isso) ou facilmente adaptado para receber um motor e tornar o ato de abrir mais fácil.
Além dos modelos em metal, a entrada também pode ser feita em madeira e a manutenção para esse modelo requer apenas lubrificação para garantir que as rodinhas deslizem com facilidade nos trilhos.
Com duas folhas de abrir
O abrimento em duas folhas, nada mais é que o modelo tradicional que abre em duas partes. A vantagem desse tipo de portão é que é simples, mas em contrapartida exige espaço para dentro ou para fora para ser aberto.
Apesar de tradicional, esse modelo também permite ser aberto através de automatização, deixando o ato mais prático.
E não é porque é mais comum que não pode ser trabalhado e fazer parte de uma fachada moderna.
Estilos
Liso
O modelo liso é ideal para quem não quer detalhes na fachada. E o por ser todo fechado garante maior privacidade, o que pode ser um tanto ruim já que não permite a visão externa e pode dificultar que os vizinhos acompanhem movimentações estranhas, por isso o ideal para melhorar a segurança da casa é incluir um sistema de monitoramento através de câmeras.
Além de ser instalado na frente, esse modelo também costuma ser instalado diretamente na porta da garagem, o que é ideal para casas em condomínio e para garantir a segurança do veículo.
Com grades horizontais ou verticais/ vazado
O modelo que feito de estrutura metálica vazada no sentido horizontal costuma ter um ótimo custo-benefício, e permite a visão da entrada do lar.
O mesmo modelo pode ser usado em projetos menos elaborados ou em fachadas contemporâneas e modernas.
A opção aqui foi de utilizar o metal no sentido vertical e os portões (garagem e entrada) foram instalados diretamente na parede, dificultando a invasão no lar.
Para esse projeto a opção de um modelo vertical e espaçado seguiu um modelo mais tradicional, mas que ficou harmonioso com o restante da casa.
A opção de usar o metal em linhas mais finas também fica bacana, mas já tem sido menos usada.
Com listras/ frisado
Para fugir do modelo liso, o metal ganhou frisados dando um toque mais delicado a chapa de metálica.
Aqui as listras seguiram o sentido vertical e para dar visão, a ideia foi de mesclar com partes vazadas.
Mais uma vez a orientação vertical apareceu na entrada, mas dessa vez os telhados vazados foram posicionados apenas parte superior do portão.
Trançado
Para quem vai fechar toda a visão, o modelo trançado é delicado e uma opção diferente do tradicional. No entanto, não fica bacana com a fachada da casa visível já que pode deixar o projeto com visão carregada demais.
Outros
Se você ainda não encontrou o tipo ideal para a entrada da sua casa, separamos mais algumas ideias de como combinar o portão com a casa.
Com tantas opções, dicas e modelos de portões a vai ficar bem mais fácil de escolher a melhor entrada para manter a segurança e harmonia com seu projeto.