Porta-treco – 90 Ideias criativas + passo a passo descomplicado!
O porta-treco é um acessório que faz toda a diferença na organização de uma casa, de um carro, ou de qualquer outro local.
Como o próprio nome revela, você pode usar esse compartimento para colocar uma série de objetos. Assim, evita que fiquem jogados e desordenados.
Melhor que isso é saber que existe uma variedade incrível de tipos de porta-treco. Além disso, você mesmo pode confeccionar de modo artesanal, utilizando diversos materiais.
Para conhecer todos os modelos de porta-treco e escolher a melhor versão, acompanhe o post e inspire-se.
O porta-treco é um compartimento no qual podem ser guardados vários acessórios. É totalmente versátil e pode mudar quanto ao tamanho, formato, cor, material, enfim.
Você pode comprar em lojas de artigos para casa ou fazer passo a passo. Assim, é possível seguir várias tendências e confeccionar do jeito que você achar conveniente.
Fotos e modelos de porta-treco
Selecionamos diversas fotos com modelos de porta-treco. Veja como é possível ser criativo e manter sua casa com a máxima organização.
Porta-treco de tecido
O porta-treco de tecido é um dos tipos mais convencionais. Você pode utilizar uma variedade de estampas ou tecidos coloridos, seja “vestindo” um compartimento ou fabricando um modelo de parede – que ajuda a otimizar o espaço.
Porta-treco de garrafa PET
A garrafa PET é um material que caiu nas graças dos especialistas em artesanato. É simples de usar e rende muitas artes diferentes, como um porta-treco temático.
Nesse caso, você pode utilizar tanto a garrafa inteira quanto cortá-la, depende do padrão desejado. Depois disso, começa a customização. Use tecidos, papéis estampados, EVA, enfim, há muitos materiais auxiliares.
Para se ter ideia, alguns trabalhos ficam tão perfeitos que nem parecem de garrafa PET. De fato, é uma opção perfeita para organizar e economizar!
Porta-treco de crochê
Quem gosta de fazer crochê ou se encanta com os objetos confeccionados com essa técnica pode se inspirar com diferentes modelos de porta-treco, seja para deixar na mesa ou pendurar na parede.
São vários padrões interessantes de acordo com a sua necessidade. Alguns modelos lembram bolsas e possuem diversos espaços para guardar inúmeros acessórios. Por outro lado, há versões mais compactas. Nesse caso, a customização também faz toda a diferença.
Porta-treco de EVA
EVA é um material perfeito para confeccionar os mais diversos tipos de artesanato. É barato, versátil, colorido e fácil de trabalhar, sendo uma das melhores opções para criar um porta-treco.
Você pode fazer o compartimento com o próprio EVA ou usá-lo para forrar estruturas como caixas e latas. Faça recortes e pense em versões temáticas para deixar o porta-treco lindo e criativo.
Porta-treco de caixa de leite
Você não precisa mais eliminar as caixinhas de leite. É possível utilizá-las para confeccionar diversos tipos de artesanato, como um porta-treco temático.
Sendo assim, com duas ou três caixas você consegue personalizar e montar um compartimento para deixar os mais diversos acessórios. A customização faz toda a diferença, por isso é essencial se inspirar com algumas ideias.
Porta-treco de parede
O porta-treco de parede é perfeito para otimizar espaço e ainda ornamentar a decoração do cômodo. Além disso, chama atenção pela versatilidade, pois é indicado para qualquer espaço.
Você pode pendurá-lo em uma estrutura ou confeccionar uma espécie de varal próprio para isso. Do mesmo modo, é possível customizar. Os modelos de tecido estampado são os mais convencionais, embora haja também versões de outros materiais, como EVA ou crochê.
Porta-treco para escritório
Há vários tipos de porta-treco específicos para o uso no escritório. Os modelos de plástico com divisórias são boas alternativas para deixar papéis e materiais gerais da mesa que precisam estar sempre à mão.
Do mesmo modo, você pode usar a sua criatividade para investir em versões simples e originais, com latas, EVA e caixinhas personalizadas, por exemplo.
Porta-treco para banheiro
Além de um compartimento primordial para guardar os acessórios utilizados no banheiro, o porta-treco pode ser temático para ornamentar a decoração do cômodo. São várias tendências. Nesse caso, modelos de acrílico ou vidro são ótimas opções.
Porta-treco de bebê
O quarto do bebê precisa sempre estar limpo e organizado. Sendo assim, o porta-treco é essencial para evitar a bagunça. Você pode utilizar vários modelos para guardar acessórios de higiene – como lenços e fraldas – e até brinquedos.
Aposte em versões estampadas e com cores claras, que combinem com o estilo de decoração do quarto. O formato é diverso, pode ser no estilo caixinhas ou sacola, para deixar em uma estante, na parede ou no berço.
Porta-treco para carros
Uma forma de evitar que seu veículo fique bagunçado é instalar um porta-treco para carros. Os modelos ficam acoplados nos bancos, assim você pode colocar os objetos nos compartimentos e evitará que o aparato ocupe muito espaço.
Como fazer porta-treco? – Passo a passo
Aprenda a fazer porta-treco passo a passo com esses tutoriais práticos e fáceis.
Tutorial 1 – com caixa de leite
- 2 caixas de leite;
- Lápis;
- Régua;
- Tesoura comum;
- Papelão;
- Cola branca ou pistola de cola quente;
- Papel ou tecido de sua preferência;
- Enfeites de sua preferência para decorar a sua peça.
Separe todos os materiais que você vai utilizar em seu artesanato. Corte as 2 caixas de leite com o mesmo tamanho, porém com um dos lados com tamanho maior, para ser a alça do meio.
Encape todo o seu organizador com o papel ou com o tecido, usando pedaços únicos de papel ou de tecido ou ainda encapando pedaços de papelão e colando em cada parte do porta-treco.
Encape também a parte interna. Para finalizar a sua peça, decore o seu organizador com os enfeites desejados. Fonte: Artesanato Passo a Passo.
Tutorial 2 – com garrafa PET
- Garrafas pet
- Tesoura
- Régua
- Estilete
- Fita dupla face
Comece cortando a garrafa pet. Você irá descartar as duas pontas e usar somente a parte do meio. Para cortar, a dica é começar com o estilete e terminar com a tesoura.
Depois de descartar as pontas, corte a parte do meio da garrafa que sobrou de modo que você obtenha uma faixa comprida de plástico. Para uma caixinha de tamanho médio, você precisará de 2 garrafas de 2 litros.
Com a ajuda de uma régua, corte tiras de dois centímetros de largura com o estilete. Use a tesoura aberta para esticar o plástico, já que a tendência é que ele volte a enrolar por causa do formato da garrafa.
Feito isso, o próximo passo é traçar oito tiras. Para isso, coloque quatro tiras uma ao lado da outra sobre uma mesa e faça o trançado com as outras tiras. Elas devem se cruzar no centro e perpendicularmente (formando ângulo de 90 graus).
Segure o traçado com a régua e force as tiras de plástico soltas para dentro para que a caixinha comece a ganhar forma. Repita este processo dos quatro lados do quadrado que você acabou de formar.
Pegue outro pedaço de tira e dobre-a em quatro partes iguais. Prenda uma ponta na outra com um pequeno pedaço de fita dupla face a fim de que um quadrado se forme. Repita este processo quatro vezes.
Em seguida, encaixe estes quadradinhos na base feita anteriormente. Para encaixá-los, é necessário fazer um novo trançado. Feito isso, a caixinha está quase pronta.
Dobre os pedaços de tira que ficaram sobrando e prenda-os dentro do trançado. Se alguma tira estiver muito grande, você pode apará-la com a tesoura. Finalize colando as pontinhas com fita dupla face e coloque clipes nas laterais para não soltar. Fonte: Vix.
Tutorial 3 – com latas de metal (para escritório)
- Latas de metal
- Pedaço de madeira em formato retangular
- Lixa para madeira n° 120
- Tinta acrílica – com a cor de sua preferência
- Tintas em spray – com as cores de sua preferência
- Primer em spray multiuso
- Jornal – para proteger a superfície
- Fita adesiva ou papel contact
- Cola quente
- Tesoura
- Pincel
Comece limpando as latas. Retire os rótulos e lave os recipientes com água e detergente neutro. Seque-as bem para que não apareça ferrugem. Corte e pregue a fita adesiva sobre as latas, crie desenhos e formas de acordo com o seu gosto.
Em seguida, aplique sobre as latas uma camada de primer em spray. Com o primer seco, aplique lentamente uma fina camada de tinta em spray. Nesse projeto foi utilizada tinta na cor dourada. Depois que a primeira camada de tinta estiver seca, aplique mais uma para garantir uma cobertura uniforme.
Com a tinta completamente seca, remova as fitas adesivas e veja os desenhos que elas formaram. Aplique o primer nas partes das latas que ainda não foram pintadas. Usando o pincel, pinte a parte restante da lata com a tinta acrílica.
Lixe a madeira para remover imperfeições, brilho e verniz. Limpe o pó com um pano seco. Aplique o primer sobre toda a superfície da madeira. Após aguardar o tempo de secagem recomendado pelo fabricante, pinte a madeira com uma camada de tinta em spray na cor de sua escolha.
Aplique outras demãos de tinta em spray até alcançar a tonalidade desejada. Aguarde o tempo de secagem da tinta entre cada aplicação. Quando a madeira e todas as latas estiverem secas, use a cola quente para colar as latas sobre o pedaço de madeira. Fonte: Revista Artesanato.
Dica: pesquise em sites de vídeos para encontrar tutoriais com outros materiais.
Essas foram as nossas dicas de porta-treco. Escolha o melhor para a sua casa e tente até fazer passo a passo seguindo os tutoriais. Gostou? Comente e compartilhe! Boa sorte e até a próxima!