PISO DE PEDRA: 40 Ideias, Dicas, Onde usar!

O piso de pedra ainda é um elemento mais tradicional de ambientes externos, mas com a busca por projetos modernos aos poucos se torna possível ver a aplicação deste tipo de revestimento também na área interna. E como dá para notar, o material é bem versátil, então, se você precisa de inspiração para valorizar o chão de uma maneira diferente, vamos ao post.

 

Espaço interno

cozinha moderna

Na cozinha, parede de lousa

Este projeto mostra que mesmo com pouco espaço é possível ter uma cozinha moderna.  Aqui os revestimentos e acabamentos – pedra portuguesa, piso cerâmico, madeira, parede de lousa – apesar de serem bem diferentes se complementam e dão um toque bem especial ao ambiente.

bancada de madeira

No banheiro, revestimento de madeira para a bancada e para o nicho

O seixo telado, foi a escolha para revestir toda a área do box é uma ótima escolha para ambientes molhados e úmidos. O termo um tanto diferente, se refere a uma telinha já pronta que vem com as pedras seixo e que permitem a fácil aplicação tanto no chão, como nas paredes.

sala de estar moderna

O tapete listrado é capaz de ampliar o ambiente

            Contrariando qualquer paradigma de as pedras são indicadas somente para a área externa, este projeto mostra que é possível introduzir o elemento até mesmo na sala de estar. Aqui a ideia foi de fazer o chão com pedrinhas portuguesas que se encaixam como um mosaico, e para deixar o espaço mais aconchegante, o ideal é utilizar um tapete.

corredor

Paredes de vidro deixam o ambiente bem iluminado

            Mais uma maneira audaciosa e super charmosa de usar este tipo de piso dentro de casa foi neste projeto. Aqui o revestimento São Tomé predomina no corredor, e consegue integrar de maneira natural o ambiente externo e interno através das paredes de vidro.

pedra portuguesa

Seguindo a ideia anterior de integrar o lado interno ao externo, a proposta é utilizar o mesmo revestimento no chão para ambos os ambientes. Neste caso a ideia é o mosaico de pedra portuguesa que dá um toque rústico e elegante aos espaços.

lavabo pequen

A pia esculpida compõe a bancada do lavabo

A proposta para este lavabo é o revestimento todo em pedra. No chão, a versão portuguesa branca e para as paredes a amarela criam um contraste interessante e valorizam o pequeno espaço.

decoração rústica

Se a intensão é seguir uma decoração rústica para o ambiente, aposte nos revestimentos para dar esse estilo. Neste projeto, a proposta foi de usar seixos escuros que aparecem desde a escada até o ambiente da sala; e para contrastar um pouco, na região central, a cerâmica avermelhada dá o mesmo destaque que um tapete.

 

Mais fotos 

sala de jantar com sala de TV

O tapete felpudo deixa a área da sala de TV aconchegante

piso interno

decoração cozinha rústica

Quadrinhos decoram a prateleira

banheiro com banheira

A escada serve de suporte para toalhas

piso banheiro

espelho redondo

Na parede, espelho redondo com moldura de madeira

lajotas de pedra

A sala integra-se ao ambiente externo

tipos pedras

Espaço externo

ladrilho hidráulico

A estrutura de tijolinho a vista serve como parte decorativa do ambiente

A escolha da pedra como piso para área externa é ideal, já que o revestimento não fica escorregadio em contato com água. E uma maneira de adotar esse estilo, é usando o elemento como piso para a área da churrasqueira. Neste caso, a pedra portuguesa ocupa a maior parte do espaço, e no centro o ladrilho hidráulico dá destaque.

jardim com caminho

Diferentes espécies de plantas compõem a jardinagem

            Outra possibilidade de uso para o espaço externo é de usar mosaicos de pedrinhas como caminhos em meio ao jardim. A aposta é ótima para conservar o gramado e ainda dá toque especial ao espaço verde.

casa com pisina

Em torno da piscina, as pedras naturais também são ótimas escolhas e dão muito charme ao espaço de lazer. O mais comum é o uso da pedra São Tomé, que pode ser cortada em retângulos ou em formas irregulares para aplicação como mosaico.

arenito

O formato arredondado deixa a piscina moderna

Outra sugestão para o em piso em volta da piscina é o revestimento de arenito. Apesar de menos comum, a coloração levemente avermelhada dá destaque ao azul do revestimento da piscina e a área verde ao entorno.

piso calçada

Além de muito utilizadas nas áreas de lazer, os revestimentos naturais para piso também podem ser usados para dar charme às calçadas. Neste caso, a indicação é o uso de pedras mais ásperas e que não fiquem escorregadias em contato com água, de modo que essa área fique segura para o deslocamento das pessoas.

basalto serrado

Vasos com buxinhos decoram a área externa

Para a área externa da casa, a aposta foi pelo basalto serrado em formato de quadrado. A coloração mais clara e com leves manchas mais escuras, fica linda para o espaço de fora e combina muito bem com jardins e gramados.

 

Mais fotos decoração externa

casa de vidro

As amplas portas abertas integram os espaços

churrasqueira decorada

Na área da churrasqueira, mesas com cadeiras

piscina com cascata

jardim pequeno

varanda decorada

Samambaias penduradas decoram a varanda

área churrasqueira moderna

O deck de madeira decora parte do chão e das paredes externas

escada de madeira

jardim pequeno decorado

Agora que você já sabe mais sobre os usos e ambientes ideais para piso de pedra, é só se render ao uso do revestimento e dar um toque especial em diferentes espaços da casa.


Você pode gostar...