PISO DE PEDRA: 40 Ideias, Dicas, Onde usar!
O piso de pedra ainda é um elemento mais tradicional de ambientes externos, mas com a busca por projetos modernos aos poucos se torna possível ver a aplicação deste tipo de revestimento também na área interna. E como dá para notar, o material é bem versátil, então, se você precisa de inspiração para valorizar o chão de uma maneira diferente, vamos ao post.
Espaço interno

Na cozinha, parede de lousa
Este projeto mostra que mesmo com pouco espaço é possível ter uma cozinha moderna. Aqui os revestimentos e acabamentos – pedra portuguesa, piso cerâmico, madeira, parede de lousa – apesar de serem bem diferentes se complementam e dão um toque bem especial ao ambiente.

No banheiro, revestimento de madeira para a bancada e para o nicho
O seixo telado, foi a escolha para revestir toda a área do box é uma ótima escolha para ambientes molhados e úmidos. O termo um tanto diferente, se refere a uma telinha já pronta que vem com as pedras seixo e que permitem a fácil aplicação tanto no chão, como nas paredes.

O tapete listrado é capaz de ampliar o ambiente
Contrariando qualquer paradigma de as pedras são indicadas somente para a área externa, este projeto mostra que é possível introduzir o elemento até mesmo na sala de estar. Aqui a ideia foi de fazer o chão com pedrinhas portuguesas que se encaixam como um mosaico, e para deixar o espaço mais aconchegante, o ideal é utilizar um tapete.
Paredes de vidro deixam o ambiente bem iluminado
Mais uma maneira audaciosa e super charmosa de usar este tipo de piso dentro de casa foi neste projeto. Aqui o revestimento São Tomé predomina no corredor, e consegue integrar de maneira natural o ambiente externo e interno através das paredes de vidro.
Seguindo a ideia anterior de integrar o lado interno ao externo, a proposta é utilizar o mesmo revestimento no chão para ambos os ambientes. Neste caso a ideia é o mosaico de pedra portuguesa que dá um toque rústico e elegante aos espaços.

A pia esculpida compõe a bancada do lavabo
A proposta para este lavabo é o revestimento todo em pedra. No chão, a versão portuguesa branca e para as paredes a amarela criam um contraste interessante e valorizam o pequeno espaço.
Se a intensão é seguir uma decoração rústica para o ambiente, aposte nos revestimentos para dar esse estilo. Neste projeto, a proposta foi de usar seixos escuros que aparecem desde a escada até o ambiente da sala; e para contrastar um pouco, na região central, a cerâmica avermelhada dá o mesmo destaque que um tapete.
Mais fotos

O tapete felpudo deixa a área da sala de TV aconchegante

Quadrinhos decoram a prateleira

A escada serve de suporte para toalhas

Na parede, espelho redondo com moldura de madeira

A sala integra-se ao ambiente externo
Espaço externo

A estrutura de tijolinho a vista serve como parte decorativa do ambiente
A escolha da pedra como piso para área externa é ideal, já que o revestimento não fica escorregadio em contato com água. E uma maneira de adotar esse estilo, é usando o elemento como piso para a área da churrasqueira. Neste caso, a pedra portuguesa ocupa a maior parte do espaço, e no centro o ladrilho hidráulico dá destaque.

Diferentes espécies de plantas compõem a jardinagem
Outra possibilidade de uso para o espaço externo é de usar mosaicos de pedrinhas como caminhos em meio ao jardim. A aposta é ótima para conservar o gramado e ainda dá toque especial ao espaço verde.
Em torno da piscina, as pedras naturais também são ótimas escolhas e dão muito charme ao espaço de lazer. O mais comum é o uso da pedra São Tomé, que pode ser cortada em retângulos ou em formas irregulares para aplicação como mosaico.

O formato arredondado deixa a piscina moderna
Outra sugestão para o em piso em volta da piscina é o revestimento de arenito. Apesar de menos comum, a coloração levemente avermelhada dá destaque ao azul do revestimento da piscina e a área verde ao entorno.
Além de muito utilizadas nas áreas de lazer, os revestimentos naturais para piso também podem ser usados para dar charme às calçadas. Neste caso, a indicação é o uso de pedras mais ásperas e que não fiquem escorregadias em contato com água, de modo que essa área fique segura para o deslocamento das pessoas.

Vasos com buxinhos decoram a área externa
Para a área externa da casa, a aposta foi pelo basalto serrado em formato de quadrado. A coloração mais clara e com leves manchas mais escuras, fica linda para o espaço de fora e combina muito bem com jardins e gramados.
Mais fotos

As amplas portas abertas integram os espaços

Na área da churrasqueira, mesas com cadeiras

Samambaias penduradas decoram a varanda

O deck de madeira decora parte do chão e das paredes externas
Agora que você já sabe mais sobre os usos e ambientes ideais para piso de pedra, é só se render ao uso do revestimento e dar um toque especial em diferentes espaços da casa.